X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Motos

Husqvarna Apresenta Minicross Elétrica no Salão de Milão
Publicado em: 06/11/2018
Clique e saiba mais

Primeira cross elétrica da Husqvarna deve chegar ao mercado europeu em meados de 2019
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Husqvarna Motorcycles


Husqvarna EE 5 2020

A Husqvarna apresentou no Salão de MIlão uma minicross elétrica para a gurizada. O modelo usa como base a TC 50, que tem o quadro ligeiramente modificado para receber o novo motor e bateria. A nova motocicleta, denominada EE 5, referência a potência em KW do motor, foi apresentada já como modelo 2020 e tem previsão de chegada aos concessionários europeus durante o inverno do Hemisfério Norte, ou seja, entre junho e julho de 2019. 


Husqvarna EE 5 2020

Informações Técnicas

Destaques Gerais
. Motor elétrico de última geração com potência máxima de 5 kW
. 6 modos de condução diferentes, fáceis de selecionar
. Bateria de íon-lítio de 907 Wh
. Recarga rápida
. Chassi de alta qualidade com tecnologia comprovada em corridas
. Design inspirado no estilo sueco
. Carroceria ergonômica e altura ajustável do assento
. Suspensão WP - Garfo pneumático XACT e amortecedor traseiro WP - para desempenho e controle avançados



Husqvarna EE 5 2020

Transmissão

O motor elétrico de ímã permanente possui design avançado e excelente confiabilidade. Produzindo uma potência máxima de 5 kW, o motor é alimentado por 84 células Li-Ion, que fornecem uma capacidade de 907 Wh em uma configuração de 48 V.

Uma unidade de controle inteligente e de última geração é integrada ao pacote e garante uma entrega de energia espontânea, mas controlável. O uso de um motor elétrico significa que há uma unidade permanente, eliminando a necessidade de uma embreagem ou caixa de câmbio. Isto resulta numa experiência de condução simples e descomplicada para os jovens pilotos.


Husqvarna EE 5 2020


Husqvarna EE 5 2020
Motor elétrico

O motor elétrico apresenta um design extremamente compacto e fino, adequado ao chassi menor. Devido à sua disposição à prova de poeira e água, o motor refrigerado a ar é sem desgaste e sem manutenção. A unidade de controle integrada (ECU) garante uma entrega de energia direta, mas muito controlável.

Bateria

A EE 5 é equipada com uma moderna bateria com 84 células de íon-lítio, em um robusto invólucro de alumínio fundido montado logo acima do motor. A energia armazenada é de 907 Wh, o suficiente para mais de duas horas de pilotagem para iniciantes ou 25 minutos para os mais rápidos, dependendo do terreno e das condições.

O sistema integrado de gerenciamento de bateria (BMS) garante a segurança e a longevidade da mesma.

Painel de instrumentos multifuncional

Um painel de instrumentos multifuncional, localizado entre a caixa de direção e o assento, permite que o usuário selecione seis modos de passeio com diferentes características de potência disponíveis para atender iniciantes puros e pilotos experientes. Além disso, o painel de instrumentos exibe a carga restante da bateria.

Carregador

O carregador externo que fornece até 900 W pode ser conectado a qualquer soquete de 110 ou 230 volts e se conecta diretamente à bateria para facilitar o carregamento.
- Tempo de carregamento de 80%: 45 minutos
- Tempo de carregamento de 100%: 70 minutos


Segurança

A EE 5 é equipada com um interruptor de desligamento do sensor de rolagem que corta a energia quando necessário. O sistema conta com um talabarte de segurança preso entre o pulso do motociclista e o interruptor de desligamento do motor, acionado quando removido, ou no caso de uma queda inesperada do motociclista. Os modos de condução podem ser salvos com um dongle localizado abaixo do assento, o que impede que os passageiros mais jovens mudem para modos de condução mais potentes por conta própria.


Guidão tem extremidades com diâmetro reduzido, apropriado para melhor pegada das crianças

Design

Os plásticos da EE 5 seguem a linha da gama de motocross adulto. Isso permite oferecer aos pequenos as mesmas sensações ergonômicas, proporcionando confiança e conforto em todas as condições de pilotagem. Além disso, a ergonomia e o conforto permitem que se pilote por longos períodos de tempo.

Quadro

A estrutura de aço cromomolibdênio  de alta resistência é levemente adaptada para abrigar o trem de força elétrico e integra parâmetros cuidadosamente calculados de rigidez longitudinal, flexão e torção para beneficiar a maneabilidade e funcionamento das suspensões. Estas características garantem fácil manuseio e curvas precisas, além de excelente estabilidade.

Suspensão dianteira

Com a mais recente tecnologia em suspensão, a EE 5 está equipada com os revolucionários garfos WP XACT. Além de serem muito leves, os garfos a ar de 35 mm de diâmetro apresentam características excepcionais de amortecimento e conforto, permitindo que o motociclista supere seus limites com total confiança.

Com 205 mm de curso na roda, a unidade de ar do garfo esquerdo também pode ser ajustada facilmente com o uso de uma bomba de ar. Isso permite um ajuste rápido em benefício às preferências do piloto, peso ou condições da pista.

Suspensão traseira

Ligado diretamente ao braço oscilante, o monoamortecedor da WP é perfeitamente adaptado aos garfos dianteiros para obter as melhores características de equilíbrio e amortecimento. Além disso, o amortecedor traseiro oferece 185 mm de curso na roda, é totalmente ajustável e pode ser adaptado às preferências do piloto ou às condições da pista.


 

Freios

Apresentando o mesmo nível de tecnologia oferecido na linha de motocross de tamanho completo, a EE 5 é equipada com pinças de freio operadas hidraulicamente e discos de freio dianteiros e traseiros. O sistema garante sensação de frenagem avançada e desempenho de parada em todas as condições.

Rodas

Espelhando a gama de motocross de tamanho completo, a EE 5 usa aros de liga de alumínio anodizado preto que fornecem os mais altos níveis de resistência e confiabilidade. Os pneus Maxxis padrão asseguram aderência progressiva em uma variedade de diferentes terrenos.

Altura do assento
 
A EE 5 permite que a altura do assento seja ajustada em vários níveis. O modelo padrão vem com uma altura de assento de 698 mm, que pode ser facilmente reduzida em duas etapas para 653 mm. Isso é feito baixando o assento e montando o amortecedor traseiro em uma posição alternativa, juntamente com a redução dos garfos dianteiros na mesa.

Além disso, com um Kit de Rebaixamento de Suspensão do catálogo de Acessórios para Motocicletas da Husqvarna, as unidades de suspensão podem ser reduzidas para uma altura mínima de apenas 556 mm, que acomoda passageiros de quatro anos de idade, ou até mais jovens.


Essas são as cores da versão da KTM, denominada SX-E 5


Guidão

O guidão NEKEN cônico é feito de liga de alumínio de alta qualidade para máxima resistência e segurança. De um diâmetro central de 28 mm a 18 mm nas extremidades, as barras são equipadas com um de fixação ODI no lado esquerdo, enquanto um conjunto de acelerador recentemente desenvolvido para o acionamento eletrónico, com um punho vulcanizado, é montado à direita. O diâmetro mais fino de ambas as manoplas aumenta o controle e reduz a fadiga de pilotos mais jovens com mãos menores.

Gráficos

Inspirado nas motos de motocross de tamanho normal, a EE 5 apresenta gráficos impressionantes e modernos em branco e amarelo, com azul claro para diferenciar a propulsão elétrica. Além disso, os gráficos são aplicados usando um processo in-mold para garantir a melhor durabilidade e qualidade.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet