Eli Tomac é o terceiro piloto a conquistar o Monster Million em Las Vegas
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Octopi / Simon Cudby
Eli Tomac tornou-se o terceiro piloto a conquistar um milhão de dólares em nove anos de Monster Energy Cup, o maior prêmio em um evento individual no motociclismo off-road. Antes dele Ryan Villopoto e Marvin Musquin já haviam realizado o feito, que exige a vitória nas três baterias finais da noite.
Pódio com Jason Anderson, Eli Tomac e Joey Savatgy
Tomac foi disparado o melhor piloto, vencendo com facilidade as duas primeiras baterias. Na terceira fez uma largada no meio do pelotão e teve que suar a camisa em busca da primeira posição. Tarefa nada fácil em uma corrida de pouco mais de dez minutos.
E a última volta da terceira final marcou o evento decidindo o prêmio de um milhão. Não por uma disputa emocionante ou ultrapassagem arriscada, mas porque o companheiro de equipe e então líder, Joey Savatgy, não apenas facilitou a ultrapassagem de Tomac, mas até fez sinal com a mão, deixando a combinação bem óbvia para todo mundo.
Tomac e Savatgy na última volta. O público todo em pé
Estreante na equipe Monster Kawasaki 450, Savatgy fez o que deveria fazer, provavelmente possibilidade já acertada antes da largada. A gentileza renderia um milhão ao companheiro de equipe. Dificultar e possivelmente evitar uma ultrapassagem por uma mera vitória na bateria - e não na geral - criaria um clima pesado por um longo período na equipe. Além disso muitos aventam a possibilidade de um flashback da final 250 de 2016, neste mesmo estádio, onde sofreu uma "Osbounada" na última curva, tenha pesado na sua decisão. Ao final das contas a Monster Energy também lucrou com a exposição e, tenho certeza, ficou feliz por pagar o prêmio a um piloto Monster, ao contrário do ano passado quando o milhão foi parar na conta de um atleta Red Bull.
Mais destaques do evento
Savatgy pegou rápido o jeito com a 450 e poderia até ter completado a noite na segunda posição geral caso vencesse a última bateria da noite. Com 5-6-2 subiu ao pódio na terceira posição geral, nada mal para uma estreia na categoria. Deixou uma boa impressão para a temporada do AMA Supercross a partir de janeiro.
Cooper Webb na KTM
Já a estreia de Cooper Webb na equipe KTM não foi tão animadora assim, apesar de uma razoável sexta posição na primeira bateria. Webb caiu na largada da segunda e completou apenas em 19º, último entre os que ainda estavam na pista. Na última bateria do dia, Webb completou em nono, o que lhe valeu a 12ª posição geral, logo a frente do "desaposentado" Ryan Villopoto.
Jason Anderson, pra variar com a camisa pra fora da calça
Jason Anderson ficou com a segunda posição geral via 3-5-4. O piloto afirmou que teve pouco tempo para se preparar e pilotou apenas dois dias no supercross antes do evento.
Justin Barcia
Justin Barcia conquistou a quarta posição geral. Depois de um quarto e um segundo lugar, teve que correr atrás do prejuízo após uma péssima largada na última bateria. Veio praticamente de último para a sétima posição, mas o pódio escapou pelo desempate de pontos contra Savatgy, melhor colocado na última bateria.
Marvin Musquin
A noite de Marvin Musquin até que começou bem, com a segunda posição na primeira bateria. Depois disso foi ladeira abaixo. Enroscou a perna na moto de Chad Reed na segunda corrida e caiu na largada da última bateria, quando desistiu de completar a prova.
Por falar em Chad Reed, a noite do australiano foi inversa a do francês, já que conseguiu uma boa última bateria com a terceira posição, depois de passar a maior parte da corrida em segundo. O velhinho mostrou que ainda tem chances de eventualmente brilhar no campeonato 2019. Só falta acertar com alguma equipe. As negociações devem estar rolando com a JGR Suzuki - equipe pela qual competiu na final do motocross e neste sábado em Las Vegas. Deve faltar apenas a questão de fechar o orçamento.
Quem também deve estar atrás de orçamento para a temporada 2019 é Malcolm Stewart, que conquistou um respeitável quinto lugar geral. É obvio que as baterias mais curtas de apenas 10 voltas contaram a seu favor, mas Malcolm mostrou boa velocidade e capacidade de bloquear ultrapassagens como ninguém. Seu carisma também conta pontos na busca por uma vaga nas equipes.
Para finalizar, a Monster inovou esse ano e ofereceu a um espectador, sorteado na plateia, a chance de ganhar outro milhão caso algum dos pilotos conquistasse o prêmio na pista. Uma iniciativa legal e também, óbvio, uma estratégia de marketing para expandir a audiência para além dos fãs conectados com motos, talvez uma audiência ligada em reality shows. O problema para nós, fãs de motos, é que transmissão insistiu demais em mostrar o sujeito gritando feito um alucinado na arquibancada enquanto o pau rolava na pista. Um tremendo anti-climax, completado pela mãozinha de Savatgy.
Participe da nossa enquete. O que você faria se fosse Joey Savatgy na última volta da última bateria?
Vídeos
Resultados
1 |
3 |
Eli Tomac |
Cortez, CO |
3 |
1 |
1 |
1 |
2 |
21 |
Jason Anderson |
Rio Rancho, NM |
12 |
3 |
5 |
4 |
3 |
17 |
Joey Savatgy |
Thomasville, GA |
13 |
5 |
6 |
2 |
4 |
51 |
Justin Barcia |
Greenville, FL |
13 |
4 |
2 |
7 |
5 |
27 |
Malcolm Stewart |
Haines City, FL |
17 |
7 |
4 |
6 |
6 |
33 |
Joshua Grant |
Wildomar, CA |
19 |
8 |
3 |
8 |
7 |
42 |
Vince Friese |
Cape Girardeau, MO |
22 |
10 |
7 |
5 |
8 |
22 |
Chad Reed |
Dade City, FL |
28 |
9 |
16 |
3 |
9 |
28 |
Jordon Smith |
Belmont, NC |
31 |
13 |
8 |
10 |
10 |
4 |
Blake Baggett |
Grand Terrace, CA |
32 |
11 |
10 |
11 |
11 |
1 |
Marvin Musquin |
CLERMONT, FL |
32 |
2 |
9 |
21 |
12 |
2 |
Cooper Webb |
Newport, NC |
34 |
6 |
19 |
9 |
13 |
2RV |
Ryan Villopoto |
Seattle, WA |
36 |
12 |
11 |
13 |
14 |
60 |
Justin Starling |
Deland, FL |
43 |
18 |
13 |
12 |
15 |
114 |
Nick Schmidt |
Lake Elsinore, Ca |
44 |
15 |
15 |
14 |
16 |
338 |
Ryan Surratt |
Corona, CA |
45 |
16 |
14 |
15 |
17 |
62 |
Alex Ray |
Milan, TN |
49 |
17 |
12 |
20 |
18 |
645 |
Cheyenne Harmon |
Newark, TX |
55 |
20 |
17 |
18 |
19 |
526 |
Colton Aeck |
Simi Valley, CA |
56 |
19 |
20 |
17 |
20 |
122 |
Chris Howell |
Spokane Valley, WA |
58 |
21 |
21 |
16 |
21 |
43 |
Tyler Bowers |
Lake Elsinore, Ca |
58 |
14 |
22 |
22 |
22 |
54 |
Dylan Merriam |
Corona, CA |
59 |
22 |
18 |
19 |
Resultados das Baterias
1 |
3 |
E. Tomac |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:05.830 |
5 |
1:12.450 |
--.--- |
--.--- |
Active |
2 |
1 |
M. Musquin |
KTM 450 SX-F Fac |
10 |
1:06.033 |
3 |
1:11.901 |
3.300 |
3.300 |
Active |
3 |
21 |
J. Anderson |
Husqvarna FC450 |
10 |
1:06.306 |
5 |
1:06.610 |
4.385 |
1.085 |
Active |
4 |
51 |
J. Barcia |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:06.426 |
4 |
1:07.434 |
6.520 |
2.134 |
Active |
5 |
17 |
J. Savatgy |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:06.407 |
4 |
1:14.637 |
10.483 |
3.963 |
Active |
6 |
2 |
C. Webb |
KTM 450SXF Facto |
10 |
1:07.043 |
4 |
1:08.198 |
18.428 |
7.944 |
Active |
7 |
27 |
M. Stewart |
Honda CRF450R |
10 |
1:07.755 |
7 |
1:12.524 |
19.458 |
1.030 |
Active |
8 |
33 |
J. Grant |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:07.838 |
8 |
1:08.596 |
20.385 |
0.927 |
Active |
9 |
22 |
C. Reed |
Suzuki RMZ450 |
10 |
1:07.875 |
8 |
1:15.053 |
21.656 |
1.270 |
Active |
10 |
42 |
V. Friese |
Honda CRF 450 |
10 |
1:07.756 |
4 |
1:13.663 |
21.967 |
0.310 |
Active |
11 |
4 |
B. Baggett |
KTM 450 SX-F Fac |
10 |
1:07.598 |
6 |
1:10.908 |
23.942 |
1.975 |
Active |
12 |
2RV |
R. Villopoto |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:07.281 |
3 |
1:09.898 |
26.547 |
2.604 |
Active |
13 |
28 |
J. Smith |
KTM 250 SX-F |
10 |
1:07.607 |
3 |
1:09.322 |
29.934 |
3.387 |
Active |
14 |
43 |
T. Bowers |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:08.400 |
5 |
1:10.238 |
40.340 |
10.405 |
Active |
15 |
114 |
N. Schmidt |
Suzuki RM-Z450 |
10 |
1:09.284 |
3 |
1:11.604 |
43.923 |
3.582 |
Active |
16 |
338 |
R. Surratt |
Kawasaki KX450F |
10 |
1:10.090 |
8 |
1:11.173 |
45.646 |
1.722 |
Active |
17 |
62 |
A. Ray |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:09.698 |
8 |
1:10.472 |
49.364 |
3.718 |
Active |
18 |
60 |
J. Starling |
Husqvarna FC250 |
10 |
1:09.285 |
5 |
1:10.717 |
52.620 |
3.255 |
Active |
19 |
526 |
C. Aeck |
Honda CRF 450 |
10 |
1:10.511 |
3 |
1:14.145 |
56.814 |
4.193 |
Active |
20 |
645 |
C. Harmon |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:11.344 |
3 |
1:13.377 |
1:00.318 |
3.504 |
Active |
21 |
122 |
C. Howell |
Husqvarna FC350 |
10 |
1:10.402 |
3 |
1:11.907 |
1:00.835 |
0.516 |
Active |
22 |
54 |
D. Merriam |
Husqvarna FC450 |
10 |
1:11.756 |
2 |
1:14.198 |
1:06.835 |
6.000 |
Active |
1 |
3 |
E. Tomac |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:05.523 |
2 |
1:15.401 |
--.--- |
--.--- |
Active |
2 |
51 |
J. Barcia |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:06.273 |
6 |
1:08.049 |
4.109 |
4.109 |
Active |
3 |
33 |
J. Grant |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:06.759 |
7 |
1:07.753 |
5.996 |
1.887 |
Active |
4 |
27 |
M. Stewart |
Honda CRF450R |
10 |
1:06.733 |
5 |
1:12.835 |
8.016 |
2.019 |
Active |
5 |
21 |
J. Anderson |
Husqvarna FC450 |
10 |
1:05.800 |
8 |
1:07.994 |
9.981 |
1.965 |
Active |
6 |
17 |
J. Savatgy |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:06.795 |
4 |
1:09.914 |
11.164 |
1.182 |
Active |
7 |
42 |
V. Friese |
Honda CRF 450 |
10 |
1:07.518 |
5 |
1:13.759 |
14.600 |
3.436 |
Active |
8 |
28 |
J. Smith |
KTM 250 SX-F |
10 |
1:07.427 |
8 |
1:08.806 |
16.159 |
1.558 |
Active |
9 |
1 |
M. Musquin |
KTM 450 SX-F Fac |
10 |
1:06.876 |
8 |
1:07.760 |
18.566 |
2.406 |
Active |
10 |
4 |
B. Baggett |
KTM 450 SX-F Fac |
10 |
1:08.111 |
5 |
1:09.392 |
22.801 |
4.235 |
Active |
11 |
2RV |
R. Villopoto |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:08.697 |
5 |
1:09.893 |
29.247 |
6.445 |
Active |
12 |
62 |
A. Ray |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:08.935 |
4 |
1:10.082 |
33.325 |
4.078 |
Active |
13 |
60 |
J. Starling |
Husqvarna FC250 |
10 |
1:08.861 |
6 |
1:10.283 |
35.727 |
2.402 |
Active |
14 |
338 |
R. Surratt |
Kawasaki KX450F |
10 |
1:09.390 |
8 |
1:11.015 |
40.474 |
4.746 |
Active |
15 |
114 |
N. Schmidt |
Suzuki RM-Z450 |
10 |
1:09.911 |
8 |
1:11.401 |
43.551 |
3.076 |
Active |
16 |
22 |
C. Reed |
Suzuki RMZ450 |
10 |
1:07.755 |
2 |
1:09.508 |
53.592 |
10.041 |
Active |
17 |
645 |
C. Harmon |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:11.612 |
3 |
1:12.294 |
55.502 |
1.910 |
Active |
18 |
54 |
D. Merriam |
Husqvarna FC450 |
10 |
1:11.407 |
4 |
1:17.674 |
57.998 |
2.496 |
Active |
19 |
2 |
C. Webb |
KTM 450SXF Facto |
10 |
1:07.775 |
8 |
1:14.433 |
59.831 |
1.832 |
Active |
20 |
526 |
C. Aeck |
Honda CRF 450 |
9 |
1:12.294 |
6 |
1:17.276 |
1 lap |
1 lap |
Active |
21 |
122 |
C. Howell |
Husqvarna FC350 |
9 |
1:11.890 |
4 |
1:14.848 |
3.802 |
3.802 |
Active |
22 |
43 |
T. Bowers |
Kawasaki KX 450F |
0 |
00.000 |
0 |
00.000 |
10 laps |
9 laps |
OUT |
1 |
3 |
E. Tomac |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:04.963 |
9 |
1:11.075 |
--.--- |
--.--- |
Active |
2 |
17 |
J. Savatgy |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:05.744 |
4 |
1:14.276 |
2.093 |
2.093 |
Active |
3 |
22 |
C. Reed |
Suzuki RMZ450 |
10 |
1:06.504 |
4 |
1:07.112 |
6.382 |
4.289 |
Active |
4 |
21 |
J. Anderson |
Husqvarna FC450 |
10 |
1:06.123 |
5 |
1:12.577 |
7.449 |
1.066 |
Active |
5 |
42 |
V. Friese |
Honda CRF 450 |
10 |
1:06.536 |
4 |
1:12.465 |
8.725 |
1.275 |
Active |
6 |
27 |
M. Stewart |
Honda CRF450R |
10 |
1:06.568 |
4 |
1:12.976 |
10.437 |
1.712 |
Active |
7 |
51 |
J. Barcia |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:05.893 |
7 |
1:07.481 |
12.821 |
2.383 |
Active |
8 |
2RV |
R. Villopoto |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:06.763 |
5 |
1:09.208 |
16.662 |
3.841 |
Active |
9 |
33 |
J. Grant |
Kawasaki KX 450F |
10 |
1:06.456 |
5 |
1:12.215 |
16.885 |
0.222 |
Active |
10 |
2 |
C. Webb |
KTM 450SXF Facto |
10 |
1:06.307 |
3 |
1:14.573 |
18.776 |
1.891 |
Active |
11 |
28 |
J. Smith |
KTM 250 SX-F |
10 |
1:06.846 |
5 |
1:26.468 |
27.710 |
8.933 |
Active |
12 |
4 |
B. Baggett |
KTM 450 SX-F Fac |
10 |
1:07.148 |
5 |
1:12.388 |
29.009 |
1.299 |
Active |
13 |
60 |
J. Starling |
Husqvarna FC250 |
10 |
1:07.797 |
3 |
1:12.439 |
32.897 |
3.887 |
Active |
14 |
114 |
N. Schmidt |
Suzuki RM-Z450 |
10 |
1:08.553 |
4 |
1:12.403 |
42.930 |
10.033 |
Active |
15 |
338 |
R. Surratt |
Kawasaki KX450F |
10 |
1:10.061 |
9 |
1:10.346 |
45.312 |
2.381 |
Active |
16 |
122 |
C. Howell |
Husqvarna FC350 |
10 |
1:10.523 |
7 |
1:11.946 |
56.204 |
10.892 |
Active |
17 |
526 |
C. Aeck |
Honda CRF 450 |
10 |
1:10.938 |
3 |
1:15.258 |
1:05.629 |
9.424 |
Active |
18 |
645 |
C. Harmon |
Yamaha YZ450F |
10 |
1:11.440 |
3 |
1:15.688 |
1:12.782 |
7.153 |
Active |
19 |
54 |
D. Merriam |
Husqvarna FC450 |
4 |
1:10.519 |
4 |
1:10.519 |
6 laps |
6 laps |
OUT |
20 |
62 |
A. Ray |
Yamaha YZ450F |
4 |
1:08.608 |
3 |
1:13.594 |
0.481 |
0.481 |
OUT |
21 |
1 |
M. Musquin |
KTM 450 SX-F Fac |
0 |
00.000 |
0 |
00.000 |
10 laps |
4 laps |
OUT |
22 |
43 |
T. Bowers |
Kawasaki KX 450F |
0 |
00. |