França conquista a quinta vitória consecutiva na 72ª edição do evento. Norte-americanos perdem em casa
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Ray Archer / J. P. Acevedo /
Motocross das Nações 2018
Motocross das Nações 2018
Mais um épico Motocross das Nações passou, a prova da modalidade onde o patriotismo, tanto dos pilotos, como dos torcedores, se sobrepõe aos desejos pessoais. Nenhuma outra prova no mundo chega perto em termos de envolvimento mundial, paixão e, principalmente, drama. A 72ª edição não foi diferente, vamos conferir os principais vencedores e perdedores do evento 2018.
Vencedores
França
A França, obviamente, ao conquistar a quinta vitória consecutiva sai mais fortalecida do que nunca. Desde o processo de seleção até a formação definitiva da equipe o país foi da posição de favorito a quase uma zebra da competição. Sem Romain Febvre (machucado) e Marvin Musquin (que recusou ser substituto após não ser selecionado na primeira convocação), os franceses recrutaram Jordi Tixier, que passou mais da metade da temporada fora de ação e quando retornou, não foi nada brilhante. Mas Tixier ainda entregou um resultado decente (15º) que foi o suficiente para conquistar o título. Claro que contaram com o azar e trapalhadas de outros times, mas qual Nações não é assim?
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+ Vídeos do Motocross das Nações
França comemora o quinto título consecutivo
Gautier Paulin
Gautier Paulin
Paulin foi uma escolha criticada, principalmente porque sua temporada no Mundial tinha sido bem mais modesta que o esperado. Mas o capitão de quatro vitórias (até então) francesas era conhecido também por se superar na disputa por equipe. Mesmo em edições mais antigas, quando a vitória francesa escapou, Paulin conquistou vitórias em baterias ou individuais em sua categoria. Não tenho certeza, mas dizem que Paulin foi o primeiro a mandar o
LaRocco's Leap, na terceira volta dos treinos livres.
Cinco Títulos no Nações para Gautier Paulin
"As condições ficaram longe do ideal durante todo o fim de semana aqui em RedBud, mas nós a fizemos trabalharem a nosso favor. Eu dei o meu melhor em ambas as baterias e continuei forçando até o final. Um agradecimento especial a todos os membros da minha equipe Rockstar Energy Husqvarna. Ganhar este troféu com o Team France é a melhor maneira de encerrar uma longa temporada."
O piloto, que fez sua última corrida pela Husqvarna e seguirá no Campeonato Mundial pela Wilvo Yamaha, acaba de escrever seu nome entre os maiores do Nações, ao lado de Stefan Everts e David Bailey, cada um com cinco vitórias por equipes. Só perde para Roger DeCoster, belga e atual chefe do time norte-americano, com seis.
Holanda
Jeffrey Herlings e Glenn Coldenhoff
A equipe da Holanda venceu todas as baterias de domingo e teve um final de semana quase perfeito, exceto por um fator: Calvin Vlaanderen abandonou sua primeira corrida com uma quebra mecânica. Durante o intervalo foi ao ambulatório médico para verificar um olho que havia sofrido uma pedrada que estava com sangramento interno e foi impedido de largar na segunda bateria. Um 28º lugar de Vlaanderen - que é natural da África do Sul - teria colocado a Holanda no topo do pódio pela primeira vez na história. Mesmo sem um piloto o país alcançou a terceira posição geral, um feito e tanto.
Glenn Coldenhoff
Coloquei Glenn antes de Jeffrey Herlings porque ele foi realmente a surpresa do evento. Assim como Paulin, sua temporada no Mundial não das mais brilhantes. Apesar de algumas esporádicas boas apresentações, Coldenhoff não chegou a subir ao pódio em nenhum GP e perdeu o posto de piloto de fábrica - apesar de ainda contar com o apoio da marca em uma equipe satélite em 2019.
Glenn Coldenhoff
Mas Coldenhoff encontrou uma pista "al dente" em RedBud, que casava perfeitamente com sua pilotagem e sua infância nos circuitos belgas e holandeses. O que ninguém imaginava era que ele seria capaz de chegar na frente do próprio Herlings na última bateria. Glenn teve a vantagem de escolher o primeiro gate - e não desperdiçou a chance de largar na frente - mas não pensem que Herlings aliviou a mão quando percebeu que a Holanda tinha 1-2 na bateria. Ambos continuaram acelerando tudo até a bandeirada. Não se abre mais de um minuto num pelotão com Paulin, Cairoli e Tomac usando metade do acelerador. Coldenhoff e Herlings fizeram isso.
"Isso definitivamente é bom e foi uma certa loucura conseguir 1-1 no Motocross das Nações. Não tenho palavras. Acho que essa é uma ótima e linda pista e as condições estavam ótimas. É apenas uma pena para Calvin; ele poderia ter terminado entre os top quinze com facilidade na primeira bateria, mas teve alguns problemas e, em seguida, ele não pôde largar na segunda bateria. Nós éramos os mais fortes hoje."
Jeffrey Herlings
Jeffrey Herlings
Após o Nações, Herlings tornasse oficialmente o piloto de motocross mais rápido do mundo na atualidade. Venceu o Mundial de Motocross de forma avassaladora e não teve dificuldade em superar seus adversários baseados no outro lado do Atlântico. Ano passado chegou a calçar as sandálias da humildade enquanto ainda tentava se acertar na classe 450. Após todo o sucesso de 2018 voltou a dar declarações consideradas arrogantes em entrevistas, mas ninguém pode acusá-lo de exagerado. Herlings é hoje o piloto capaz de largar como favorito em qualquer pista de MOTOCROSS do mundo.
"Eu e Glenn fizemos um ótimo trabalho. Ganhei a minha primeira corrida e ele foi 1-1: merecemos vencer e foi uma pena não termos conseguido os resultados com o nosso piloto MX2. Chegamos tão perto, mas a equipe francesa foi melhor hoje e devemos respeitar isso. Fico feliz em terminar a temporada. No ano que vem, será em Assen, em casa, e se Glenn tomar o mesmo café da manhã e tivermos outro resultado, então podemos definitivamente ganhar. Foi um bom dia."
Jorge Prado
Jorge Prado
O jovem espanhol de apenas 17 anos liderou mais da metade da primeira bateria com uma 250, numa pista pesada onde qualquer cv a mais faria diferença. Entre os pilotos da categoria só ficou para trás de Hunter Lawrence na segunda bateria. Irônico que nas semanas antecedentes à prova muitos fãs norte-americanos questionavam se Prado teria algo a mostrar contra Aaron Plessinger. O pequeno espanhol ficou as duas baterias bem a frente de Eli Tomac...
"Foi legal vir aqui como o novo Campeão Mundial na MX2. Eu gostei de hoje, mesmo com a pista difícil, mas eu tive duas boas largadas - o que é bem legal em uma moto MX2. Liderei a primeira bateria por vinte minutos ... estou muito feliz. Este é o segundo ano em que ganho o Ricky Carmichael Award, por isso quero agradecer à equipe e também ao time espanhol. Fizemos um bom trabalho chegando aqui e estávamos perto do topo. "
KTM
Notou alguma semelhança entre os três pilotos acima? É, isso mesmo, após dominar tudo no Mundial de Motocross, a KTM fez barba, cabelo e bigode no Motocross das Nações. Além de vencer tudo individualmente entre os pilotos, ainda "infiltrou" Jordi Tixier na equipe campeã. Os austríacos não podem reclamar da temporada 2018 no Motocross.
Itália
Alessandro Lupino, Antonio Cairoli e Michele Cevellin
Apesar do sempre forte Antonio Cairoli, a Itália não tinha uma oportunidade tão boa de vencer o Nações desde 2002 em Belpuig, Espanha, quando Andrea Bartolini, Alessio Chiodi e Alessandro Puzar levaram o caneco para casa. Duas "cabeçadas" importantes evitaram a vitória da azurra: a queda de Cairoli jogando fora uma largada quase perfeita na primeira bateria, e a falta de comunicação entre o time na terceira e derradeira corrida. Alessandro Lupino não percebeu que Cairoli vinha atrás sem óculos e não facilitou a passagem do companheiro de equipe.
Brasil
Após uma década nosso país voltou a figurar entre os 20 classificados para as grandes finais mesmo com três pilotos especialistas em motos 250, Enzo Lopes, Fabio Santos e Gustavo Pessoa. Um dos times mais jovens de nossa história, mas extremamente determinado a entregar o seu máximo na competição. O grande momento de nosso time foi, obviamente, a sexta colocação de Enzo Lopes na classificatória MX2.
Seleção Brasileira com Gustavo Pessoa, Enzo Lopes, Fabio Santos e Cacau Hermano
Entre os contrastes de nossa equipe tínhamos Enzo com a mesma moto oficial e estrutura utilizadas durante o AMA Motocross e Gustavo Pessoa que pegou uma 450 original na pista após a temporada com uma 250 semi-oficial na Europa. Durante as finais todos os três pilotos tiveram seus pontos altos e dificuldades. Não superamos ou igualamos nosso melhor resultado (14º nas duas classificações anteriores), mas mostramos um time muito capaz de evoluir.
RedBud
RedBud
O circuito em Michigan ao longo dos anos vem ganhando porções e mais porções de areia. A preparação da pista foi perfeita para as condições climáticas e ainda ofereceu um excelente espetáculo. Provavelmente outra pista com a mesma quantidade de chuva teria se transformado num atoleiro, mas em RedBud todos os saltos ainda estavam possíveis, inclusive o famoso triplo do LaRocco (pelo menos para as 450).
Na verdade o castigo maior da chuva aconteceu nos boxes e áreas de estacionamento, uma delas chegou inclusive a ser interditada no domingo.
TM
Max Nagl
A pequena fábrica italiana não consegue se encaixar nas regras de produção do AMA que exigem 400 unidades (de cada modelo) a venda nos EUA no início das temporadas. Com o Nações finalmente conseguiu um palco nos Estados Unidos para mostrar suas motos de cross em competições oficiais.
Max Nagl fez um holeshot e conseguiu resultados razoáveis com um 8º e 11º nas baterias de domingo.
Venezuela
Anthony Rodriguez
A seleção venezuelana conquistou a classificação pela primeira vez na história. Formado por Anthony Rodriguez, Lorenzo Locurcio e Carlos Badiali, o time conquistou a 15ª posição geral. Os três moraram alguns anos juntos no Millsaps Training Facility.
Principais Perdedores
Estados Unidos
Eli Tomac
Well, well... em qualquer esporte que os norte-americanos levem a sério, o segundo lugar já é uma derrota retumbante. Os EUA nunca haviam perdido um Nações em casa, mas sempre tem uma primeira vez. O problema é que os norte-americanos nem chegaram próximos de lutar pela vitória e ficaram longe do pódio com a sexta posição.
As desculpas são inúmeras: essa não era uma RedBud "de verdade", as condições climáticas favoreceram os europeus, a turma do AMA estava há seis semanas sem competir e por aí vai. Se fosse no seco o resultado poderia ser diferente? Com certeza sim, mas o fato inegável é que os europeus - entenda-se por europeu quem corre o Mundial - têm capacidade de enfrentar uma gama muito maior de condições e tipos de circuitos. Até na escolha de pneus os norte-americanos acabaram batendo cabeça. Numa das baterias Justin Barcia arriscou usar pneus intermediários, enquanto a grande maioria usava pneu traseiro com cravos tipo concha.
Justin Barcia
No caso da seleção norte-americana Thomas Covington poderia ter se saído bem melhor que Aaron Plessinger, mas nunca seria uma escolha aceita na época do anúncio da seleção. A pergunta que fica é: ano que vem vão mandar uma equipe para as areias de Assen?
Motocross Norte-Americano
Não só a seleção dos EUA sofreu em RedBud, como a maioria dos pilotos baseados no AMA, que não superaram os seus adversários da Europa. O próprio Ken Roczen ficou bem abaixo da expectativa durante todo o final de semana, apesar de uma boa largada na terceira bateria, que completou em nono. Dylan Ferrandis, mesmo campeão por equipes e com resultados mais que decentes nas baterias, não enfrentou os mais rápidos com as motos 250 como Prado e Lawrence. Na segunda bateria chegou se aproximar do pelotão com a interessante disputa entre Prado, Lawrence e Ben Watson, mas caiu e ficou longe do grupo.
E olha que faltaram Tim Gajser, Pauls Jonass....
Confiabilidade das motocicletas
As condições estavam difíceis, mas não terríveis. Mesmo assim a quebradeira geral de motocicletas marcou essa edição do Nações. Eli Tomac (no sábado), Tommy Searle (quando ocupava a quarta posição), Calvin Vlaanderen, Clement Desalle e a lista segue....
Não me lembro de tantas motos quebradas em Matterley Basin, Inglaterra, no ano passado. A lama estava bem pior, mas a temperatura mais baixa também. A combinação de barro, que restringe a passagem de ar pelos radiadores, e calor fez muitas motos superaquecerem e soltarem vapor branco já nas voltas iniciais das baterias. Tá aí um assunto para os engenheiros das fábricas se debruçarem.
Pódio Motocross das Nações 2018
Vídeos
Resultado Geral
|
|
2 |
Race 1 |
1 |
PAULIN, Gautier |
MCM |
Husqvarna |
|
3 |
Race 3 |
1 |
PAULIN, Gautier |
MCM |
Husqvarna |
|
7 |
Race 1 |
2 |
FERRANDIS, Dylan |
AMA |
Yamaha |
|
8 |
Race 2 |
2 |
FERRANDIS, Dylan |
AMA |
Yamaha |
|
15 |
Race 3 |
3 |
TIXIER, Jordi |
FFM |
KTM |
|
32 |
Race 2 |
3 |
TIXIER, Jordi |
FFM |
KTM |
|
|
|
4 |
Race 3 |
19 |
CAIROLI, Antonio |
FMI |
KTM |
|
5 |
Race 3 |
21 |
LUPINO, Alessandro |
FMI |
Kawasaki |
|
6 |
Race 1 |
19 |
CAIROLI, Antonio |
FMI |
KTM |
|
10 |
Race 1 |
20 |
CERVELLIN, Michele |
FMI |
Yamaha |
|
12 |
Race 2 |
21 |
LUPINO, Alessandro |
FMI |
Kawasaki |
|
14 |
Race 2 |
20 |
CERVELLIN, Michele |
FMI |
Yamaha |
|
|
|
1 |
Race 3 |
6 |
COLDENHOFF, Glenn |
KNMV |
KTM |
|
1 |
Race 2 |
6 |
COLDENHOFF, Glenn |
KNMV |
KTM |
|
1 |
Race 1 |
4 |
HERLINGS, Jeffrey |
KNMV |
KTM |
|
2 |
Race 3 |
4 |
HERLINGS, Jeffrey |
KNMV |
KTM |
|
36 |
Race 1 |
5 |
VLAANDEREN, Calvin |
KNMV |
Honda |
|
|
|
2 |
Race 2 |
17 |
LAWRENCE, Hunter |
MA |
Honda |
|
8 |
Race 1 |
17 |
LAWRENCE, Hunter |
MA |
Honda |
|
10 |
Race 2 |
18 |
EVANS, Mitchell |
MA |
KTM |
|
14 |
Race 3 |
18 |
EVANS, Mitchell |
MA |
KTM |
|
14 |
Race 1 |
16 |
GIBBS, Kirk |
MA |
KTM |
|
33 |
Race 3 |
16 |
GIBBS, Kirk |
MA |
KTM |
|
|
|
4 |
Race 2 |
8 |
WATSON, Ben |
ACU |
Yamaha |
|
6 |
Race 3 |
9 |
ANSTIE, Max |
ACU |
Husqvarna |
|
10 |
Race 3 |
7 |
SEARLE, Tommy |
ACU |
Kawasaki |
|
13 |
Race 2 |
9 |
ANSTIE, Max |
ACU |
Husqvarna |
|
15 |
Race 1 |
8 |
WATSON, Ben |
ACU |
Yamaha |
|
34 |
Race 1 |
7 |
SEARLE, Tommy |
ACU |
Kawasaki |
|
|
|
4 |
Race 1 |
25 |
TOMAC, Eli |
AMA |
Kawasaki |
|
7 |
Race 3 |
25 |
TOMAC, Eli |
AMA |
Kawasaki |
|
9 |
Race 2 |
27 |
BARCIA, Justin |
AMA |
Yamaha |
|
13 |
Race 3 |
27 |
BARCIA, Justin |
AMA |
Yamaha |
|
16 |
Race 2 |
26 |
PLESSINGER, Aaron |
AMA |
Yamaha |
|
18 |
Race 1 |
26 |
PLESSINGER, Aaron |
AMA |
Yamaha |
|
|
|
5 |
Race 1 |
10 |
DESALLE, Clement |
FMB |
Kawasaki |
|
6 |
Race 2 |
12 |
VAN HOREBEEK, Jeremy |
FMB |
Yamaha |
|
11 |
Race 3 |
12 |
VAN HOREBEEK, Jeremy |
FMB |
Yamaha |
|
13 |
Race 1 |
11 |
GEERTS, Jago |
FMB |
Yamaha |
|
18 |
Race 2 |
11 |
GEERTS, Jago |
FMB |
Yamaha |
|
27 |
Race 3 |
10 |
DESALLE, Clement |
FMB |
Kawasaki |
|
|
|
3 |
Race 2 |
53 |
PRADO, Jorge |
RFME |
KTM |
|
3 |
Race 1 |
53 |
PRADO, Jorge |
RFME |
KTM |
|
17 |
Race 1 |
52 |
BUTRON, Jose |
RFME |
KTM |
|
18 |
Race 3 |
52 |
BUTRON, Jose |
RFME |
KTM |
|
22 |
Race 3 |
54 |
CAMPANO, Carlos |
RFME |
Yamaha |
|
22 |
Race 2 |
54 |
CAMPANO, Carlos |
RFME |
Yamaha |
|
|
|
7 |
Race 2 |
24 |
KULLAS, Harri |
EMF |
Husqvarna |
|
12 |
Race 3 |
24 |
KULLAS, Harri |
EMF |
Husqvarna |
|
12 |
Race 1 |
22 |
LEOK, Tanel |
EMF |
Husqvarna |
|
19 |
Race 3 |
22 |
LEOK, Tanel |
EMF |
Husqvarna |
|
21 |
Race 2 |
23 |
ROOSIORG, Hardi |
EMF |
KTM |
|
24 |
Race 1 |
23 |
ROOSIORG, Hardi |
EMF |
KTM |
|
|
|
8 |
Race 3 |
60 |
NAGL, Maximilian |
DMSB |
TM |
|
9 |
Race 3 |
58 |
ROCZEN, Ken |
AMA |
Honda |
|
11 |
Race 2 |
60 |
NAGL, Maximilian |
DMSB |
TM |
|
25 |
Race 2 |
59 |
JACOBI, Henry |
DMSB |
Husqvarna |
|
25 |
Race 1 |
58 |
ROCZEN, Ken |
AMA |
Honda |
|
37 |
Race 1 |
59 |
JACOBI, Henry |
DMSB |
Husqvarna |
|
|
|
9 |
Race 1 |
37 |
FACCIOTTI, Colton |
CMA |
Honda |
|
20 |
Race 2 |
38 |
PETTIS, Jess |
CMA |
Yamaha |
|
21 |
Race 1 |
38 |
PETTIS, Jess |
CMA |
Yamaha |
|
23 |
Race 3 |
39 |
MEDAGLIA, Tyler |
CMA |
Kawasaki |
|
26 |
Race 3 |
37 |
FACCIOTTI, Colton |
CMA |
Honda |
|
34 |
Race 2 |
39 |
MEDAGLIA, Tyler |
CMA |
Kawasaki |
|
|
|
17 |
Race 3 |
30 |
GOLE, Anton |
SVEMO |
Yamaha |
|
20 |
Race 3 |
28 |
BENGTSSON, Filip |
SVEMO |
Yamaha |
|
22 |
Race 1 |
29 |
ÖSTLUND, Alvin |
SVEMO |
Yamaha |
|
23 |
Race 2 |
30 |
GOLE, Anton |
SVEMO |
Yamaha |
|
24 |
Race 2 |
29 |
ÖSTLUND, Alvin |
SVEMO |
Yamaha |
|
39 |
Race 1 |
28 |
BENGTSSON, Filip |
SVEMO |
Yamaha |
|
|
|
15 |
Race 2 |
126 |
RAUCHENECKER, Pascal |
AMF |
Husqvarna |
|
19 |
Race 1 |
124 |
EDELBACHER, Roland |
AMF |
KTM |
|
21 |
Race 3 |
126 |
RAUCHENECKER, Pascal |
AMF |
Husqvarna |
|
25 |
Race 3 |
124 |
EDELBACHER, Roland |
AMF |
KTM |
|
28 |
Race 1 |
125 |
STAUFFER, Marcel |
AMF |
KTM |
|
30 |
Race 2 |
125 |
STAUFFER, Marcel |
AMF |
KTM |
|
|
|
16 |
Race 1 |
44 |
BARR, Martin |
MCUI |
Husqvarna |
|
17 |
Race 2 |
44 |
BARR, Martin |
MCUI |
Husqvarna |
|
30 |
Race 3 |
43 |
GIBSON, Gary |
MCUI |
KTM |
|
31 |
Race 3 |
45 |
BIRD, Richard |
MCUI |
KTM |
|
33 |
Race 1 |
43 |
GIBSON, Gary |
MCUI |
KTM |
|
35 |
Race 2 |
45 |
BIRD, Richard |
MCUI |
KTM |
|
|
|
16 |
Race 3 |
129 |
LOCURCIO, Lorenzo |
FMV |
Yamaha |
|
19 |
Race 2 |
128 |
RODRIGUEZ, Anthony |
FMV |
Yamaha |
|
26 |
Race 1 |
128 |
RODRIGUEZ, Anthony |
FMV |
Yamaha |
|
33 |
Race 2 |
129 |
LOCURCIO, Lorenzo |
FMV |
Yamaha |
|
35 |
Race 1 |
127 |
BADIALI, Carlos |
FMV |
Yamaha |
|
37 |
Race 3 |
127 |
BADIALI, Carlos |
FMV |
Yamaha |
|
|
|
20 |
Race 1 |
64 |
KOVAR, Vaclav |
ACCR |
KTM |
|
26 |
Race 2 |
66 |
MICHEK, Martin |
ACCR |
KTM |
|
27 |
Race 2 |
65 |
KRC, Martin |
ACCR |
KTM |
|
28 |
Race 3 |
64 |
KOVAR, Vaclav |
ACCR |
KTM |
|
29 |
Race 1 |
65 |
KRC, Martin |
ACCR |
KTM |
|
38 |
Race 3 |
66 |
MICHEK, Martin |
ACCR |
KTM |
|
|
|
23 |
Race 1 |
68 |
LOPES, Enzo |
CBM |
Suzuki |
|
24 |
Race 3 |
67 |
DE SOUZA, Gustavo |
CBM |
Kawasaki |
|
28 |
Race 2 |
69 |
SANTOS, Fabio |
CBM |
Yamaha |
|
31 |
Race 2 |
68 |
LOPES, Enzo |
CBM |
Suzuki |
|
31 |
Race 1 |
67 |
DE SOUZA, Gustavo |
CBM |
Kawasaki |
|
36 |
Race 3 |
69 |
SANTOS, Fabio |
CBM |
Yamaha |
|
|
|
11 |
Race 1 |
61 |
COOPER, Cody |
MNZ |
Honda |
|
29 |
Race 2 |
62 |
HARWOOD, Hamish |
MNZ |
KTM |
|
32 |
Race 3 |
61 |
COOPER, Cody |
MNZ |
Honda |
|
35 |
Race 3 |
63 |
CARTER, Rhys |
MNZ |
Yamaha |
|
37 |
Race 2 |
63 |
CARTER, Rhys |
MNZ |
Yamaha |
|
38 |
Race 1 |
62 |
HARWOOD, Hamish |
MNZ |
KTM |
|
|
|
30 |
Race 1 |
50 |
SIPES, Ryan |
AMA |
Husqvarna |
|
32 |
Race 1 |
49 |
WINDHAM, Kevin |
AMA |
Honda |
|
36 |
Race 2 |
50 |
SIPES, Ryan |
AMA |
Husqvarna |
|
38 |
Race 2 |
51 |
PASTRANA, Travis |
AMA |
Suzuki |
|
39 |
Race 3 |
51 |
PASTRANA, Travis |
AMA |
Suzuki |
|
40 |
Race 3 |
49 |
WINDHAM, Kevin |
AMA |
Honda |
|
|
|
5 |
Race 2 |
15 |
SEEWER, Jeremy |
FMS |
Yamaha |
|
27 |
Race 1 |
13 |
GUILLOD, Valentin |
FMS |
KTM |
|
29 |
Race 3 |
13 |
GUILLOD, Valentin |
FMS |
KTM |
|
34 |
Race 3 |
15 |
SEEWER, Jeremy |
FMS |
Yamaha |
Classificação Individual por pilotos
1 |
4 |
Herlings, Jeffrey |
NED |
KTM |
1 |
2 |
3 |
2 |
1 |
Paulin, Gautier |
FRA |
Hus |
2 |
3 |
5 |
3 |
19 |
Cairoli, Antonio |
ITA |
KTM |
6 |
4 |
10 |
4 |
25 |
Tomac, Eli |
USA |
Kaw |
4 |
7 |
11 |
5 |
22 |
Leok, Tanel |
EST |
Hus |
12 |
19 |
31 |
6 |
10 |
Desalle, Clement |
BEL |
Kaw |
5 |
27 |
32 |
7 |
58 |
Roczen, Ken |
GER |
Hon |
25 |
9 |
34 |
8 |
52 |
Butron, Jose |
ESP |
KTM |
17 |
18 |
35 |
9 |
37 |
Facciotti, Colton |
CAN |
Hon |
9 |
26 |
35 |
10 |
61 |
Cooper, Cody |
NZL |
Hon |
11 |
32 |
43 |
11 |
7 |
Searle, Tommy |
GBR |
Kaw |
34 |
10 |
44 |
12 |
124 |
Edelbacher, Roland |
AUT |
KTM |
19 |
25 |
44 |
13 |
16 |
Gibbs, Kirk |
AUS |
KTM |
14 |
33 |
47 |
14 |
64 |
Kovar, Vaclav |
CZE |
KTM |
20 |
28 |
48 |
15 |
67 |
de Souza, Gustavo |
BRA |
Kaw |
31 |
24 |
55 |
16 |
13 |
Guillod, Valentin |
SUI |
KTM |
27 |
29 |
56 |
17 |
28 |
Bengtsson, Filip |
SWE |
Yam |
39 |
20 |
59 |
18 |
43 |
Gibson, Gary |
IRL |
KTM |
33 |
30 |
63 |
19 |
127 |
Badiali, Carlos |
VEN |
Yam |
35 |
37 |
72 |
20 |
49 |
Windham, Kevin |
PUR |
Hon |
32 |
40 |
72 |
1 |
6 |
Coldenhoff, Glenn |
NED |
KTM |
1 |
1 |
2 |
2 |
21 |
Lupino, Alessandro |
ITA |
Kaw |
12 |
5 |
17 |
3 |
12 |
Van Horebeek, Jeremy |
BEL |
Yam |
6 |
11 |
17 |
4 |
9 |
Anstie, Max |
GBR |
Hus |
13 |
6 |
19 |
5 |
60 |
Nagl, Maximilian |
GER |
TM |
11 |
8 |
19 |
6 |
24 |
Kullas, Harri |
EST |
Hus |
7 |
12 |
19 |
7 |
27 |
Barcia, Justin |
USA |
Yam |
9 |
13 |
22 |
8 |
18 |
Evans, Mitchell |
AUS |
KTM |
10 |
14 |
24 |
9 |
126 |
Rauchenecker, Pascal |
AUT |
Hus |
15 |
21 |
36 |
10 |
15 |
Seewer, Jeremy |
SUI |
Yam |
5 |
34 |
39 |
11 |
30 |
Gole, Anton |
SWE |
Yam |
23 |
17 |
40 |
12 |
54 |
Campano, Carlos |
ESP |
Yam |
22 |
22 |
44 |
13 |
3 |
Tixier, Jordi |
FRA |
KTM |
32 |
15 |
47 |
14 |
129 |
Locurcio, Lorenzo |
VEN |
Yam |
33 |
16 |
49 |
15 |
39 |
Medaglia, Tyler |
CAN |
Kaw |
34 |
23 |
57 |
16 |
69 |
Santos, Fabio |
BRA |
Yam |
28 |
36 |
64 |
17 |
66 |
Michek, Martin |
CZE |
KTM |
26 |
38 |
64 |
18 |
45 |
Bird, Richard |
IRL |
KTM |
35 |
31 |
66 |
19 |
63 |
Carter, Rhys |
NZL |
Yam |
37 |
35 |
72 |
20 |
51 |
Pastrana, Travis |
PUR |
Suz |
38 |
39 |
77 |
1 |
53 |
Prado, Jorge |
ESP |
KTM |
3 |
3 |
6 |
2 |
17 |
Lawrence, Hunter |
AUS |
Hon |
8 |
2 |
10 |
3 |
2 |
Ferrandis, Dylan |
FRA |
Yam |
7 |
8 |
15 |
4 |
8 |
Watson, Ben |
GBR |
Yam |
15 |
4 |
19 |
5 |
20 |
Cervellin, Michele |
ITA |
Yam |
10 |
14 |
24 |
6 |
11 |
Geerts, Jago |
BEL |
Yam |
13 |
18 |
31 |
7 |
44 |
Barr, Martin |
IRL |
Hus |
16 |
17 |
33 |
8 |
26 |
Plessinger, Aaron |
USA |
Yam |
18 |
16 |
34 |
9 |
38 |
Pettis, Jess |
CAN |
Yam |
21 |
20 |
41 |
10 |
128 |
Rodriguez, Anthony |
VEN |
Yam |
26 |
19 |
45 |
11 |
23 |
Roosiorg, Hardi |
EST |
KTM |
24 |
21 |
45 |
12 |
29 |
Östlund, Alvin |
SWE |
Yam |
22 |
24 |
46 |
13 |
68 |
Lopes, Enzo |
BRA |
Suz |
23 |
31 |
54 |
14 |
65 |
Krc, Martin |
CZE |
KTM |
29 |
27 |
56 |
15 |
125 |
Stauffer, Marcel |
AUT |
KTM |
28 |
30 |
58 |
16 |
59 |
Jacobi, Henry |
GER |
Hus |
37 |
25 |
62 |
17 |
50 |
Sipes, Ryan |
PUR |
Hus |
30 |
36 |
66 |
18 |
62 |
Harwood, Hamish |
NZL |
KTM |
38 |
29 |
67 |
19 |
5 |
Vlaanderen, Calvin |
NED |
Hon |
36 |
- |
36 |
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