Suzuki RM-Z250 completamente nova chega ao mercado internacional no início de 2019
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Suzuki
Suzuki RM-Z250 2019 
Em julho a Suzuki apresentou 
fotos da nova RM-Z250 2019, mas ficou devendo os detalhes técnicos e principais novidades, que emergiram agora em setembro. No entanto, nem todos os detalhes foram revelados. A ficha técnica, por exemplo, ainda não tem os dados de dimensões e peso.
A previsão é que o modelo chegue às mãos dos consumidores europeus e norte-americanos a partir de fevereiro de 2019, com alguns meses de atraso em relação aos concorrentes.
Suzuki RM-Z250 2019 
A histórica ligação da Suzuki com o motocross foi um pouco abalada nos últimos anos. A marca deixou o Campeonato Mundial ao final de 2017 e já há vários anos sua equipe nos Estados Unidos é terceirizada, com um envolvimento limitado no desenvolvimento e preparação das motocicletas.
O menor envolvimento nas competições, entretanto, não impediu o desenvolvimento da linha de motocross. Depois da RM-Z450 2018, chegou a vez da RM-Z250 completamente nova.
Principais novidades
Motor
O motor recebeu profundas mudanças com foco no aumento da potência e usabilidade.
- Novo formato da câmara de combustão que eleva os números de potência máxima em conjunto com os novos canais de admissão e escape, que elevam o fluxo da mistura ar/combustível e o aproveitamento da mesma.
- Comando de admissão com novo desenho e maior abertura de válvulas, proporcionando melhor respostas do motor em uma faixa de uso mais ampla.
Comparação Motor 2018 (E) / 2019 (D) 
- Tensionador da corrente de comando completamente novo, com material, formato e ajuste aprimorados.
- Abertura do filtro de ar 30% maior.
- A alimentação passa a ser feita por um injetor de combustível duplo. O injetor principal continua no corpo do acelerador, enquanto o adicional foi posicionado próximo ao filtro de ar. A nova configuração aumenta o tempo para a atomização da mistura antes da combustão.
- A pressão dos injetores é 17% maior em relação ao modelo anterior.
- O corpo do acelerador também foi redesenhado.
- Novo conjunto escape/ponteira 99mm maior que o anterior proporciona maior potência em todos os giros, mas especialmente em baixos regimes.
Os dois bicos injetores. Um na saída da caixa de ar e outro próximo da borboleta 
Assim como a irmã maior de 450, a 250 não recebeu partida elétrica, já presente em praticamente toda a concorrência.
Chassis
A diminuição do peso e melhora da maneabilidade foram os objetivos nesta área de desenvolvimento.
- Novo quadro mantém a mesma rigidez longitudinal, enquanto a rigidez torsional cresceu em 10%.
- O peso do quadro foi reduzido em 370g.
- O novo processo de hidroformação do braço oscilante traseiro reduziu o peso em 80g. Mais 30g foram reduzidos no guia de corrente.
- O subquadro ficou mais rígido e seu novo formato facilita a remoção do filtro de ar.
- O motor foi reposicionado no quadro e fica 8,5mm mais elevado.
- Os suportes fixadores do motor foram redesenhados e o alumínio substituiu o aço, reduzindo em mais 90g o peso da motocicleta.
- O guidão Renthal tem novo formato e facilita a movimentação a frente do piloto. A peça fica 7,4mm mais a frente e é 3,8mm mais baixo.
- As pedaleiras foram realocadas 3.3mm mais a frente e 5.2mm mais altas.
- Mais peso foi eliminado com os novos reservatórios de combustível (312g) e assento (274g).
Suspensões
Suzuki RM-Z250 2019 
A Suzuki foi mais uma fabricante japonesa a substituir as molas "a ar" pelas convencionais. O conjunto é fornecido pela KYB que também fornece o amortecedor traseiro completamente novo. Nesta área a redução de peso ficou por conta da nova mola traseira com perfil de aço mais estreito, construído com tecnologia derivada da MotoGP.
Suzuki RM-Z250 2019 
Freios
O disco dianteiro cresceu de 250mm para 270mm de diâmetro, que praticamente se tornou o padrão atual. Novas pastilhas prometem produzir uma melhor sensibilidade aos comandos do piloto.
Atrás um novo burrinho de freio melhora a vedação do sistema assim como fica posicionado de forma a evitar agarrar na bota do piloto.
Rodas
As rodas foram equipadas com novos aros mais leves: 40g a menos na frente e 60g atrás.
Eletrônica
A motocicleta vem equipada com S-HAC - Suzuki Holeshot Assist Control - com dois modos para otimizar as reações da motocicleta nas largadas.
Suzuki RM-Z250 2019 
O modo A atrasa a ignição entregando a potência de maneira mais suave, maximizando a tração em terrenos de baixa aderência. O modo B é para uso em condições normais ou com boa aderência, adiantando a ignição e proporcionando uma aceleração mais vigorosa.
Ambos os modos são desligados quando uma das três situações seguintes acontece: após 6 segundos (presumivelmente contados a partir do momento que a moto entra em movimento), quando é engatada a quarta marcha ou o acelerador é fechado.
Vídeo
Ficha Técnica
 
  
   
  
  
   | Motor | 
   4 Tempos rRfrigerado a Água DOHC | 
  
  
   | Diâmetro x Curso | 
   77mm x 53,6mm | 
  
  
   | Cilindrada | 
   249cm3 | 
  
  
   | Taxa de compressão | 
   13.75:1 | 
  
  
   | Alimentação | 
   Eletrônica com duplo injetor | 
  
  
   | Partida | 
   Pedal | 
  
  
   | Lubrificação | 
   Bomba semi-seca | 
  
  
   | Capacidade de óleo | 
   1.1 L | 
  
  
   | Ignição | 
   Eletrônica CDI | 
  
  
   | Câmbio | 
   5 marchas | 
  
  
   | Relação primária | 
   3.315 (63/19) | 
  
  
   | Relação Final | 
   3.846 (50/13) | 
  
  
   | Suspensão dianteira | 
   KYB Invertida com molas e hidráulico | 
  
  
   | Suspensão traseira | 
   Monoamortecedor KYB com links | 
  
  
   | Cáster / Trail | 
   N/A | 
  
  
   | Freio dianteiro | 
   Disco 270mm | 
  
  
   | Freio traseiro | 
   Disco | 
  
  
   | Pneu dianteiro | 
   80/100-21 51M | 
  
  
   | Pneu traseiro | 
   100/90-19 57M | 
  
  
   | Capacidade Combustível | 
   6.3 litros | 
  
  
   | Comprimento | 
   N/A | 
  
  
   | Largura | 
   N/A | 
  
  
   | Altura | 
   N/A | 
  
  
   | Entre-eixos | 
   N/A | 
  
  
   | Distância livre do solo | 
   N/A | 
  
  
   | Altura do assento | 
   N/A | 
  
  
   | Peso | 
   N/A |