Na vitória de Eli Tomac, Jason Anderson se fortalece no campeonato
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Octopi / Simon Cudby / Divulgação
O Monster Energy AMA Supercross, como é tradição, voltou à Anaheim para a disputa da terceira etapa da temporada 2018. A sede da abertura do campeonato teve a pista completamente reformulada e estreou o novo formato da tríplice coroa, que dividiu opiniões.
Largada 450
Este inédito formato estará presente em mais duas etapas e eliminou as baterias classificatórias e a última chance do evento noturno que foi condensado em três finais para cada categoria.
Clique aqui para uma explicação detalhada do formato.
Os pontos altos destacados entre os que aprovaram, foram a agressividade e a explosão dos pilotos nas baterias mais curtas, e como a disputa abriu a porta para novos vencedores. As críticas foram principalmente para os longos intervalos entre as finais sem nenhum entretenimento na pista, exceto uma bateria rápida de três voltas com a gurizada da KTM 50cc.
Uma das características "problemáticas" da tríplice coroa é que as finais, individualmente, não pagam pontos pelo campeonato, apenas a soma das três pelo formato olímpico. Isso pode levar a uma situação de acomodação na terceira final, justamente a mais longa, onde um piloto pode ceder uma, duas ou mais posições sem afetar a posição geral e sem nenhum prejuízo no campeonato. No sistema de duas baterias do Motocross, isso não acontece, já que toda posição (entre os 20 primeiros) vale pontos.
Para finalizar, a pista não colaborou muito com o espetáculo com sequências de obstáculos nada criativas e sem muitos pontos que incentivassem as ultrapassagens.
Destaques
Eli Tomac
Impressionante como
Eli Tomac foi de uma situação onde não conseguiu correr num final de semana para vencedor na semana seguinte. Ainda está evidente que seu ombro e ritmo não estão plenamente recuperados, mas depois de um 5º lugar na esquizofrênica final de 8 minutos mais uma volta, Eli venceu a segunda final e chegou em segundo na terceira onde mesmo sem ter velocidade para acompanhar Jason Anderson, ficou longe dos demais adversários. Como não tem ninguém com o sobrenome Dungey na ponta da tabela, sobram-lhe 14 etapas e uma pontinha de esperança de alcançar o título.
Cole Seely
Cole Seely - Foi sem dúvida uma das melhores apresentações de Seely em sua carreira. Foi arrojado o bastante para vencer a briga de foice generalizada que foi a primeira final e encostou em Tomac e por pouco não o superou na segunda. Uma péssima largada (14º) na terceira final lhe tirou as chances de vencer no geral, mas ele também, já sem tanta disposição não conseguiu avançar além da sétima posição. Precisaria de uma quarto lugar para faturar a etapa.
Jason Anderson
Jason Anderson é quem sai mais fortalecido após as três etapas no campeonato. Na primeira largada se enroscou numa confusão durante a primeira volta e ainda salvou um sétimo lugar. Sua segunda corrida foi outra prova de recuperação onde avançou até o terceiro posto depois de largar fora dos dez primeiros. Na final confirmou a condição de mais rápido alcançando, ultrapassando e abrindo de Tomac para vencer sem muita dificuldade.
Sobre Anderson é preciso notar também seu amadurecimento como piloto e real pretendente ao título. Lembram que há dois anos ele não tinha muita paciência e tentava as ultrapassagens a qualquer custo? Geralmente sobravam um ou dois no chão. Este ano ele está bem metódico e durante as três finais de Anaheim 2 soube escolher o melhor momento e desenhar as linhas para ultrapassagens perfeitas. Com 11 pontos de vantagem sobre Cole Seely, 14 sobre Roczen e 43 sobre Tomac, tem que manter o foco no cenário mais amplo até o final da temporada. Anderson foi o único a subir no pódio das três etapas.
Justin Brayton, Cole Seely e Weston Peick
Justin Brayton também deve ter curtido esse novo formato, pois teve a oportunidade de vencer a primeira final e marcou um belo terceiro lugar na última corrida da noite. Largou bem nas três oportunidades, só deslizou na segunda bateria onde foi de segundo para o sexto lugar por conta de alguns erros.
Weston Peick foi o quinto colocado pela terceira etapa consecutiva. A consistência e boas largadas têm rendido frutos ao piloto da Suzuki. Anaheim 2 só não foi melhor por conta de uma queda na segunda final.
Justin Barcia
Três largadas fora dos dez primeiros interromperam a sequência de pódios de
Justin Barcia, mas ele ainda protagonizou uma das imagens mais marcantes da noite ao "passear" fora da pista durante a disputa com Chad Reed. O 8-5-9 nas baterias foi apenas para um oitavo lugar geral, mas a terceira posição no campeonato após três provas é, com certeza, mais do que muita gente esperava dele. Depois da terceira final bateu boca com Cooper Webb por algum lance não captado pelas câmeras. A verdade é que o clima nas tendas da Yamaha não deve estar nada leve ultimamente entre os pilotos. Cooper Webb, o oficial, não chegou na frente de Justin Barcia (substituto de David Millsaps) em nenhuma das cinco finais até o momento.
Ken Roczen
Ken Roczen - o alemão teve um encontro difícil com o cenário que quase lhe custou o braço esquerdo exatamente um ano depois do acidente. Negou qualquer superstição ao alinhar com um uniforme com as mesmas cores do dia do acidente, mas pelas redes sociais revelou que lutou contra os fantasmas imaginários durante toda a noite. Não foi o mesmo Roczen das duas primeiras etapas, mas mesmo caindo para a quarta posição, sai de Anaheim vivo no campeonato.
Marvin Musquin
Marvin Musquin teve uma noite dura, embora à tarde tenha classificado com o segundo tempo, logo atrás de Jason Anderson. Se enroscou na primeira largada, mas ainda salvou um honroso nono lugar na curtíssima final. Foi 11º na segunda e, possivelmente sentindo o ombro machucado em Houston, abandonou a terceira final. No campeonato ainda está duas posições e 9 pontos à frente de Tomac. Mas enquanto a expectativa para o piloto da Kawasaki seja de alta, a situação do francês parece que vai no sentido oposto. Entretanto, como vimos nesta semana, muita coisa pode mudar num prazo de sete dias.
Pódio 450
250 - Joey Savatgy consegue primeira vitória da temporada
Joey Savatgy
Com 1-2-1 o piloto da Pro Circuit Kawasaki foi o vencedor indiscutível do primeiro evento da tríplice coroa na 250 Oeste. Com o resultado, Savatgy empatou na liderança da classificação geral com Shane Mcelrath, segundo colocado no evento. Aaron Plessinger, líder depois de Houston, teve uma noite abaixo de seu potencial com um sexto lugar via 6-4-7. A boa surpresa da noite veio pelas mãos de Christian Craig que teve sua melhor noite na temporada com a terceira posição na etapa, via 2-3-5.
Jean Ramos
Jean Ramos - Foto: Guilherme Lima
O paranaense continua cumprindo, e bem, sua jornada pelos Estados Unidos. Desta vez conquistou sua vaga para as finais direto nas tomadas de tempo com a 16ª melhor volta, sem precisar passar pela última chance.
Seus resultados têm sido consistentes e a cada etapa Jean se mostra mais à vontade no meio do "pega pra capar" que são as corridas da 250. Com 16-16-14, Jean ficou com a 15ª posição da etapa. Confira abaixo os vídeos com os Highlights e mais um episódio do GoRamos, onde o piloto conta sua experiência na etapa.
Pódio 250 Oeste
Vídeos:
Resultados
1 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw Kx 450f |
5 |
1 |
2 |
26 |
Monster Energy Kawasaki |
2 |
14 |
Cole Seely |
Hon Crf 450 |
1 |
2 |
7 |
23 |
Team Hon Hrc |
3 |
21 |
Jason Anderson |
Hus Fc450 |
7 |
3 |
1 |
21 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
4 |
10 |
Justin Brayton |
Hon Crf 450 |
2 |
6 |
3 |
19 |
Smartop/Mcr/Hon |
5 |
34 |
Weston Peick |
Suz Rm-z450 |
4 |
9 |
5 |
18 |
Autotrader/Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racing |
6 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw Kx 450f |
6 |
4 |
8 |
17 |
Monster Energy Kawasaki |
7 |
4 |
Blake Baggett |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
3 |
10 |
6 |
16 |
Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps |
8 |
51 |
Justin Barcia |
Yam Yz450f |
8 |
5 |
9 |
15 |
Monster Energy/Knich/Factory Yam Team |
9 |
94 |
Ken Roczen |
Hon Crf 450 |
11 |
12 |
4 |
14 |
Team Hon Hrc |
10 |
2 |
Cooper Webb |
Yam Yz450f |
10 |
7 |
11 |
13 |
Monster Enery/Knich/Factory Yam Team |
11 |
27 |
Malcolm Stewart |
Suz Rm-z450 |
16 |
8 |
14 |
12 |
Jgr Autotrader/Yoshimura/Suz Factory Racing, Km |
12 |
6 |
Jeremy Martin |
Hon Crf 450 |
15 |
15 |
10 |
11 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
13 |
25 |
Marvin Musquin |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
9 |
11 |
21 |
10 |
Ktm, Red Bull, Motorex, Wp, Akrapovic, Du |
14 |
22 |
Chad Reed |
Hus Fc450 |
12 |
17 |
16 |
9 |
Cr22 |
15 |
69 |
Tyler Bowers |
Kaw Kx 450f |
13 |
16 |
17 |
8 |
|
16 |
20 |
Broc Tickle |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
22 |
13 |
12 |
7 |
Ktm,red Bull,motorex,akrapovic,wp,dunlo |
17 |
55 |
Vince Friese |
Hon Crf 450 |
18 |
19 |
13 |
6 |
Smartop Motoconcepts |
18 |
15 |
Dean Wilson |
Hus Fc450 |
14 |
14 |
22 |
5 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
19 |
39 |
Kyle Cunningham |
Suz Rm-z450 |
17 |
20 |
15 |
4 |
H.e.p. Motorsports/Fxr/Suz |
20 |
91 |
Alex Ray |
Yam Yz450f |
19 |
18 |
18 |
3 |
Cycletrader Rock River Yamaha |
21 |
90 |
Dakota Tedder |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
20 |
21 |
19 |
2 |
Team Tedder/Monster Energy/Ktm/Lucas Oil |
22 |
907 |
Ben Lamay |
Hon Crf 450 |
21 |
22 |
20 |
1 |
Tpj/Fly Racing,lbeardsleycpa,rts Inc,uofmx, Eks |
1 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw Kx 250f |
1 |
2 |
1 |
26 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
2 |
28 |
Shane Mcelrath |
Ktm 250 Sx-f |
5 |
1 |
4 |
23 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ Ktm |
3 |
32 |
Christian Craig |
Hon Crf 250 |
2 |
3 |
5 |
21 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
4 |
92 |
Adam Cianciarulo |
Kaw Kx 250f |
4 |
5 |
2 |
19 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
5 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
Yam Yz250f |
3 |
6 |
6 |
18 |
Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam |
6 |
23 |
Aaron Plessinger |
Yam Yz250f |
6 |
4 |
7 |
17 |
Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam |
7 |
63 |
Hayden Mellross |
Yam Yz250f |
7 |
10 |
8 |
16 |
51fifty Energy Drink Yam |
8 |
40 |
Chase Sexton |
Hon Crf 250 |
15 |
8 |
3 |
15 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
9 |
54 |
Phillip Nicoletti |
Suz Rm-z250 |
8 |
7 |
11 |
14 |
Autotrader/ Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racing |
10 |
1 |
Justin Hill |
Suz Rm-z250 |
11 |
9 |
9 |
13 |
Autotrader/Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racing |
11 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam Yz250f |
9 |
11 |
10 |
12 |
51fifty Energy Drink Yam |
12 |
59 |
Cole Martinez |
Hus Fc250 |
10 |
14 |
13 |
11 |
Aje Motorsports / Skase' Mx Husqvarna |
13 |
30 |
Mitchell Harrison |
Hus Fc250 |
18 |
12 |
12 |
10 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
14 |
217 |
Ryan Breece |
Kaw Kx 250f |
12 |
17 |
16 |
9 |
Rockwell/Nuclear Blast/Fxr/Mastel Linen/Dunlop/Tor |
15 |
992 |
Jean Ramos |
Yam Yz250f |
16 |
16 |
14 |
8 |
Wk Pool & Spa/Yam/Geração/Avtech/Two Stroke/ |
16 |
53 |
Bradley Taft |
Yam Yz250f |
13 |
13 |
20 |
7 |
Cycletrader Rock River Yamaha Roostmx Moose |
17 |
68 |
Justin Starling |
Hus Fc250 |
17 |
15 |
15 |
6 |
Aje Motorsports / Skase' Mx Husqvarna |
18 |
902 |
Killian Auberson |
Ktm 250 Sx-f |
19 |
20 |
17 |
5 |
Dcr Camshaft/Pearson Brothers Winery/Shift/Fox |
19 |
81 |
Chase Marquier |
Hus Fc250 |
20 |
18 |
18 |
4 |
Jmc Motorsports |
20 |
42 |
Dakota Alix |
Ktm 250sx-f Factory Editi |
14 |
21 |
21 |
3 |
Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps |
21 |
388 |
Brandan Leith |
Kaw Kx 250f |
21 |
19 |
19 |
2 |
Stewarts Racing,strikt,triple Effect Graphics, |
22 |
67 |
Justin Hoeft |
Yam Yz250f |
22 |
22 |
22 |
1 |
Ib Corp Racing/Eterra/Skidsteer Solutions |
Classificação Geral
1 |
21 |
Jason Anderson |
70 |
2 |
14 |
Cole Seely |
59 |
3 |
51 |
Justin Barcia |
57 |
4 |
94 |
Ken Roczen |
56 |
5 |
34 |
Weston Peick |
54 |
6 |
10 |
Justin Brayton |
52 |
7 |
33 |
Joshua Grant |
45 |
8 |
4 |
Blake Baggett |
43 |
9 |
20 |
Broc Tickle |
37 |
10 |
2 |
Cooper Webb |
37 |
11 |
25 |
Marvin Musquin |
36 |
12 |
6 |
Jeremy Martin |
36 |
13 |
3 |
Eli Tomac |
27 |
14 |
55 |
Vince Friese |
26 |
15 |
27 |
Malcolm Stewart |
24 |
16 |
22 |
Chad Reed |
24 |
17 |
39 |
Kyle Cunningham |
20 |
18 |
69 |
Tyler Bowers |
17 |
19 |
907 |
Ben Lamay |
15 |
20 |
91 |
Alex Ray |
14 |
21 |
90 |
Dakota Tedder |
7 |
22 |
15 |
Dean Wilson |
5 |
23 |
80 |
Aj Catanzaro |
5 |
24 |
722 |
Adam Enticknap |
5 |
25 |
58 |
Matthew Bisceglia |
4 |
26 |
48 |
Henry Miller |
4 |
27 |
981 |
Austin Politelli |
1 |
|
1 |
17 |
Joey Savatgy |
68 |
2 |
28 |
Shane Mcelrath |
68 |
3 |
23 |
Aaron Plessinger |
66 |
4 |
32 |
Christian Craig |
57 |
5 |
92 |
Adam Cianciarulo |
56 |
6 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
52 |
7 |
40 |
Chase Sexton |
51 |
8 |
1 |
Justin Hill |
42 |
9 |
11 |
Kyle Chisholm |
39 |
10 |
63 |
Hayden Mellross |
34 |
11 |
53 |
Bradley Taft |
34 |
12 |
30 |
Mitchell Harrison |
29 |
13 |
54 |
Phillip Nicoletti |
26 |
14 |
42 |
Dakota Alix |
26 |
15 |
68 |
Justin Starling |
20 |
16 |
67 |
Justin Hoeft |
18 |
17 |
992 |
Jean Ramos |
18 |
18 |
217 |
Ryan Breece |
15 |
19 |
902 |
Killian Auberson |
15 |
20 |
62 |
Justin Cooper |
14 |
21 |
59 |
Cole Martinez |
11 |
22 |
388 |
Brandan Leith |
5 |
23 |
81 |
Chase Marquier |
4 |
24 |
77 |
Ryan Surratt |
4 |
25 |
805 |
Carlen Gardner |
3 |
26 |
26 |
Alex Martin |
2 |
27 |
137 |
Martin Castelo |
2 |
28 |
117 |
Julio Zambrano |
1 |
|