Anderson vence e assume comando do campeonato em etapa com Musquin e Tomac ausentes da final
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Jeff Brown / Divulgação
Largada Final 450
Marvin Musquin
Foi um início de temporada difícil, não só para dois dos principais favoritos, mas também para os fãs que logo na segunda etapa não assistiram Eli Tomac e Marvin Musquin correr a final da segunda etapa do AMA Supercross 2018. O primeiro, sofrendo no ombro as consequências da queda em Anaheim. Lembremos que Tomac operou ambos os ombros em 2015, após uma forte queda quando liderava o AMA Motocross e, agora com mínimas chances de correr atrás do título, será pouco provável que retorne às competições antes de se recuperar plenamente.
A situação de Musquin ainda é uma incógnita. Caiu nas costelas e deslocou o ombro esquerdo durante sua bateria classificatória.
"Vou passar por exames assim que chegar em casa e saberemos mais nos próximos dias. A temporada é longa e farei de tudo para alinha em Anaheim 2".
No traçado de Houston, um dos pontos chaves eram exatamente as seções de costelas cuja velocidade de entrada, dependendo da vontade do piloto, podia ser bem alta. Uma estratégia que podia cortar um bom tempo por volta, mas também muito arriscada. Musquin foi uma das vítimas, mesmo não usando a estratégia de "atropelar" o obstáculo, mas saltando em lotes. Um encaixe errado acabou com sua noite e colocou a temporada do francês em risco.
Situação das costelas antes da chegada, ainda durante a tarde
Corridas
Jason Anderson logo após ultrapassar Justin Barcia
Jason Anderson
Os destaques deste sábado são exatamente os pilotos que subiram no pódio. Justin Barcia provou que seu pódio na semana passada não foi um golpe de sorte. Fez uma excelente largada e liderou a primeira volta. Foi ultrapassado por Ken Roczen na segunda volta, mas manteve contato por algum tempo e deu um calor no alemão. Com o passar das voltas perdeu um pouco de ritmo e cometeu alguns erros, como quando abortou um triplo e foi ultrapassado por Jason Anderson. Depois errou mais algumas vezes e foi ultrapassado por Cole Seely, que vinha em noite inspirada.
Barcia respirou fundo e se reencontrou na pista para recuperar o terceiro posto.
"Meu mecânico me disse que cometi uma centena de erros em Anaheim, então se errasse apenas 50 vezes esta noite me sairia bem melhor. Em certos momentos cometi erro seguido de erro, mas me acalmei e consegui me recuperar. 100 erros semana passada, 50 nesta, quem sabe apenas 25 semana que vem."
Ken Roczen
Continuando com desempenho similar, Barcia realmente pode colocar a administração da equipe Yamaha em uma saia justa quando David Millsaps retornar. O contrato do terceiro colocado no campeonato (empatado em pontos com o segundo), por enquanto é de apenas seis etapas.
Ken Roczen teve uma boa noite vencendo sua classificatória e liderando a final da segunda até a ultima volta. Mas não teve muito como se defender de Jason Anderson quando este assumiu o segundo posto. A diferença entre os dois caiu de quase 3,5 segundos para nada em cerca de três voltas. O alemão foi consciente ao evitar um confronto sangrento pela vitória e garantir a segunda posição. É um campeonato longo que não seria de maneira alguma vencido em Houston, mas podia muito bem ser perdido lá, já que no final da noite a situação do terreno já estava bastante degradada.
A boa performance de Barcia pode lhe assegurar uma vaga permanente na Yamaha?
Por outro lado é apenas a segunda corrida de Roczen após quase um ano fora das competições. Só esse fato, independente da lesão no braço esquerdo, já seria suficiente para quebrar o ritmo de qualquer piloto. Sentir o gostinho do pódio após tudo que passou só fará crescer a determinação de lutar mais e mais por este título.
"Justin e eu tivemos algumas boas batalhas e foi limpo e divertido. Nas primeiras voltas, tive que proteger a linha interna e não consegui me distanciar. Então, da volta dois ou três, eu comecei a abrir minhas curvas um pouco e pude me afastar. Minha atitude continua a mesma. Você não pode enlouquecer e se tornar super agressivo. Mentalmente, vou manter o mesmo foco durante o ano e tentar não cometer grandes erros."
Pódio 450
Encerradas as duas primeiras etapas é fácil apontar que hoje Jason Anderson é melhor preparado na categoria 450. Em Anaheim impediu Musquin de relaxar até a bandeirada e fez uma corrida perfeita em Houston. Mostrou que amadureceu ao passar 10 voltas atrás de Barcia e mesmo assim não tentar uma de suas ultrapassagens a qualquer custo, tão comuns num passado não tão distante. Com pista livre, não teve dificuldade para encostar rapidamente em Roczen.
"Foi provavelmente o dia mais perfeito em toda a minha carreira. Venci toda vez que entrei na pista, tanto nos treinos, como a classificatória e a final. Foi uma batalha, mas foi incrível. Estou no ponto, mas ao mesmo tempo não quero dar um passo maior que a perna. Me sinto bem e estou numa situação favorável.
Outros destaques
Cole Seely
- Foi uma boa noite também para Cole Seely, que mostrou velocidade para acompanhar Roczen na classificatória e também andou muito bem na final, embora tenha perdido um pouco o ritmo após ultrapassar Barcia. Um bom quarto lugar que agradou a equipe Honda.
- Weston Peick conquistou o quinto lugar pelo segundo final de semana consecutivo, mesmo segurando o forte ataque do "australiano" Justin Brayton nas voltas finais.
- Malcolm Stewart foi 11º em sua estreia com a Suzuki oficial. O irmão de James, que tem uma grande popularidade junto aos fãs, disse que está preparado para continuar o campeonato com uma Kawasaki privada quando tiver que devolver a vaga para Justin Bogle.
- Cooper Webb caiu na primeira curva e levantou em último, longe dos demais. Completou a prova em 12º sem o manete de embreagem.
250 - Vitória maiúscula de Aaron Plessinger
Largada da 250. Repare Jean Ramos no cantinho esquerdo (apenas o ombro e o capacete), largando bem apesar da escolha de gate desfavorável
A 250 Oeste começou com muita briga pela liderança entre Joey Savatgy, Shane McElrath e Adam Cianciarulo. Savatgy pilotando de forma defensiva sob constante ataque de Mcelrath que corria com um olho na frente e outro atrás para não ser surpreendido por Cianciarulo.
Com todos os olhos voltados à disputa pelo primeiro posto, Aaron Plessinger fazia corrida marcante após uma péssima largada onde contornou a primeira curva próximo da ponta traseira do pelotão. Depois de completar a primeira volta em décimo, Plessinger era o piloto mais rápido da pista, mas isso só ficou claro a partir da oitava ou nona volta, quando ele se "enturmou" no pelotão da frente.
Aaron Plessinger ultrapassando Joey Savatgy pela vitória
Jean Ramos (992) teve uma noite dura, mas produtiva
Em pouco tempo Plessinger superou todo mundo e ainda abriu cinco segundos de vantagem a caminho da bandeirada.
"As primeiras voltas foram uma loucura. Não tenho certeza como passei por elas, mas ao final da terceira percebi que estava em quinto ou sexto e estava alcançando os ponteiros bem rápido. A pista estava bem destruída, mas era do meu tipo. Pernas compridas."
Dentre os que brigaram pela ponta no início, apenas Savatgy não cometeu erros maiores, mantendo uma tocada constante até o final. McElrath errou alguns encaixes e chegou a passear fora da pista, enquanto Cianciarulo sofreu duas quedas. Isso abriu caminho para o pódio de Chase Sexton, que desde o início flutuou entre o quinto e o sexto posto, mas fez um final de prova mais consistente.
Plessinger colocou a Yamaha na liderança da categoria com quatro pontos de vantagem sobre Mcelrath. Savatgy, quarto em Anaheim, passou para a terceira posição na classificação geral, superando o companheiro de equipe Adam Cianciarulo.
Jean Ramos teve uma noite de boas largadas, mas também alguns problemas. Na classificatória largou entre os primeiros, mas não encaixou um obstáculo e perdeu ritmo e muitas posições na sequência da segunda reta. Na terceira curva tomou uma estampada de alguém que o derrubou e perdeu qualquer chance de classificar direto.
Na repescagem largou na frente e liderou quase toda a prova para garantir a classificação com o segundo lugar. Fez outra boa largada na final (sexto na linha do holeshot) mesmo com a escolha de gate desfavorável e completou a corrida na 17ª posição. O piloto brasileiro marcou 10 pontos em duas provas e é o 18º na classificação geral.
Aaron Plessinger comemora a liderança do campeonato
Vídeos
***Novo*** - Como foi a participação do brasileiro Jean Ramos:
Resultados
1 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
23 Laps |
53,975 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
2 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF 450 |
+03,244 |
54,121 |
Team Hon HRC |
3 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ450F |
+16,530 |
54,561 |
Monster Energy/Knich/Factory Yam team |
4 |
14 |
Cole Seely |
Hon CRF 450 |
+20,539 |
54,157 |
Team Hon HRC |
5 |
34 |
Weston Peick |
Suz RM-Z450 |
+23,622 |
54,779 |
Autotrader/JGR/Yoshimura/Suz Factory Racing |
6 |
10 |
Justin Brayton |
Hon CRF 450 |
+26,024 |
55,089 |
Smartop/MCR/Hon |
7 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F FE |
+33,225 |
54,770 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM - WPS |
8 |
20 |
Broc Tickle |
KTM 450 SX-F FE |
+36,438 |
55,720 |
KTM,RED BULL,MOTOREX,AKRAPOVIC,WP,DUNLOP |
9 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw KX 450F |
+41,362 |
55,520 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
10 |
6 |
Jeremy Martin |
Hon CRF 450 |
+43,200 |
55,747 |
GEICO Hon/AMSOIL/Factory Connection |
11 |
27 |
Malcolm Stewart |
Suz RM-Z450 |
+1:00.922 |
55,940 |
JGR Autotrader/Yoshimura/Suz Factory Racing, KMC |
12 |
2 |
Cooper Webb |
Yam YZ450F |
22 Laps |
54,828 |
Monster Enery/Knich/Factory Yam Team |
13 |
55 |
Vince Friese |
Hon CRF 450 |
+03,942 |
55,782 |
Smartop Motoconcepts |
14 |
39 |
Kyle Cunningham |
Suz RM-Z450 |
+09,703 |
56,516 |
H.E.P. Motorsports/FXR/Suz |
15 |
907 |
Ben Lamay |
Hon CRF 450 |
+49,112 |
57,227 |
TPJ/Fly Racing, LbeardsleyCPA, RTS inc, UofMX, Eks B |
16 |
22 |
Chad Reed |
Hus FC450 |
+53,439 |
57,335 |
CR22 |
17 |
91 |
Alex Ray |
Yam YZ450F |
21 Laps |
57,912 |
CycleTrader Rock River YAMAHA |
18 |
80 |
Aj Catanzaro |
Kaw KX 450F |
+57,729 |
59,777 |
Team Rockwell Racing |
19 |
48 |
Henry Miller |
Suz RM-Z450 |
20 Laps |
1:01.082 |
H.E.P. Motorsports/FXR/Suz |
20 |
722 |
Adam Enticknap |
Hon CRF 450 |
19 Laps |
1:01.736 |
Rocky Mountain ATV MC, Hon, Cal coast plumbing, V |
21 |
90 |
Dakota Tedder |
KTM 450 SX-F FE |
17 Laps |
58,778 |
Team Tedder/Monster Energy/KTM/Lucas Oil |
22 |
981 |
Austin Politelli |
Hon CRF 450 |
2 Laps |
1:07.641 |
U Of MX/TXS Productions/HRT Racing/California Coast |
1 |
23 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ250F |
18 Laps |
55,184 |
Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam |
2 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw KX 250F |
+04,638 |
55,977 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
3 |
40 |
Chase Sexton |
Hon CRF 250 |
+05,940 |
55,852 |
GEICO Hon/AMSOIL/Factory Connection |
4 |
28 |
Shane Mcelrath |
KTM 250 SX-F |
+07,665 |
56,173 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ KTM |
5 |
32 |
Christian Craig |
Hon CRF 250 |
+11,033 |
56,336 |
GEICO Hon/AMSOIL/Factory Connection |
6 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
Yam YZ250F |
+14,625 |
55,496 |
Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam |
7 |
92 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX 250F |
+23,582 |
55,906 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
8 |
53 |
Bradley Taft |
Yam YZ250F |
+30,497 |
56,486 |
CycleTrader Rock River YAMAHA RoostMX Moo |
9 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam YZ250F |
+34,454 |
56,499 |
51FIFTY Energy Drink Yam |
10 |
1 |
Justin Hill |
Suz RM-Z250 |
+37,301 |
57,121 |
Autotrader/JGR/Yoshimura/Suz Factory Racin |
11 |
42 |
Dakota Alix |
KTM 250SX-F FE |
+41,002 |
57,987 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM - WPS |
12 |
54 |
Phillip Nicoletti |
Suz RM-Z250 |
+46,677 |
57,733 |
Autotrader/ JGR/Yoshimura/Suz Factory Racin |
13 |
30 |
Mitchell Harrison |
Hus FC250 |
+49,578 |
57,407 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
14 |
67 |
Justin Hoeft |
Yam YZ250F |
17 Laps |
57,682 |
|
15 |
63 |
Hayden Mellross |
Yam YZ250F |
+05,190 |
58,131 |
51FIFTY Energy Drink Yam |
16 |
68 |
Justin Starling |
Hus FC250 |
+09,158 |
58,581 |
AJE MOTORSPORTS / SKASE' MX HUSQVARN |
17 |
992 |
Jean Ramos |
Yam YZ250F |
+20,703 |
59,595 |
Wk Pool & Spa/Yam/Geração/Avtech/Two Str |
18 |
902 |
Killian Auberson |
KTM 250 SX-F |
+35,596 |
59,529 |
DCR camshaft/pearson brothers winery/SHIFT/Fo |
19 |
77 |
Ryan Surratt |
KTM 250 SX-F |
+41,329 |
59,871 |
Nut Up, Fly, Enzo, FMF, Gaerne, ODI, X Brand, S |
20 |
805 |
Carlen Gardner |
Hon CRF 250 |
16 Laps |
59,913 |
BWR|RaceTech|Mx Athletics|SSI Decal|L-TECH | |
21 |
137 |
Martin Castelo |
Yam YZ250F |
+08,997 |
59,549 |
|
22 |
117 |
Julio Zambrano |
Hus TC250 |
15 Laps |
1:00.404 |
tenis guadalajara/ kang racing |
Classificação Geral
1 |
21 |
Jason Anderson |
49 |
2 |
94 |
Ken Roczen |
42 |
3 |
51 |
Justin Barcia |
42 |
4 |
14 |
Cole Seely |
36 |
5 |
34 |
Weston Peick |
36 |
6 |
10 |
Justin Brayton |
33 |
7 |
20 |
Broc Tickle |
30 |
8 |
33 |
Joshua Grant |
28 |
9 |
4 |
Blake Baggett |
27 |
10 |
25 |
Marvin Musquin |
26 |
11 |
6 |
Jeremy Martin |
25 |
12 |
2 |
Cooper Webb |
24 |
13 |
55 |
Vince Friese |
20 |
14 |
39 |
Kyle Cunningham |
16 |
15 |
22 |
Chad Reed |
15 |
16 |
907 |
Ben Lamay |
14 |
17 |
27 |
Malcolm Stewart |
12 |
18 |
91 |
Alex Ray |
11 |
19 |
69 |
Tyler Bowers |
9 |
20 |
80 |
Aj Catanzaro |
5 |
21 |
722 |
Adam Enticknap |
5 |
22 |
90 |
Dakota Tedder |
5 |
23 |
58 |
Matthew Bisceglia |
4 |
24 |
48 |
Henry Miller |
4 |
25 |
981 |
Austin Politelli |
1 |
26 |
3 |
Eli Tomac |
1 |
|
1 |
23 |
Aaron Plessinger |
49 |
2 |
28 |
Shane Mcelrath |
45 |
3 |
17 |
Joey Savatgy |
42 |
4 |
92 |
Adam Cianciarulo |
37 |
5 |
40 |
Chase Sexton |
36 |
6 |
32 |
Christian Craig |
36 |
7 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
34 |
8 |
1 |
Justin Hill |
29 |
9 |
53 |
Bradley Taft |
27 |
10 |
11 |
Kyle Chisholm |
27 |
11 |
42 |
Dakota Alix |
23 |
12 |
30 |
Mitchell Harrison |
19 |
13 |
63 |
Hayden Mellross |
18 |
14 |
67 |
Justin Hoeft |
17 |
15 |
62 |
Justin Cooper |
14 |
16 |
68 |
Justin Starling |
14 |
17 |
54 |
Phillip Nicoletti |
12 |
18 |
992 |
Jean Ramos |
10 |
19 |
902 |
Killian Auberson |
10 |
20 |
217 |
Ryan Breece |
6 |
21 |
77 |
Ryan Surratt |
4 |
22 |
805 |
Carlen Gardner |
3 |
23 |
388 |
Brandan Leith |
3 |
24 |
26 |
Alex Martin |
2 |
25 |
137 |
Martin Castelo |
2 |
26 |
117 |
Julio Zambrano |
1 |
|