Marvin Musquin começa temporada 2018 na frente
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Simon Cudby e Divulgação
Largada 450 Anaheim 1
Roger Decoster contente. Será que encontrou em Marvin Musquin um novo Ryan Dungey?
Após muita expectativa, o Monster Energy AMA Supercross deu a largada para a temporada 2018. A primeira etapa culminou com a KTM vencendo ambas as categorias. Marvin Musquin foi o melhor piloto na classe 450 e Shan McElrath dominou a final da 250 Oeste. Vamos aos fatos mais importantes desta primeira etapa.
+ Artigo especial - Fotos do AMA Supercross 2018 - Galeria de Imagens de Anaheim 1
O circuito - Já é uma tradição a pista da primeira etapa ser mais "tranquila" e ao longo do campeonato as sequências e obstáculos ficarem mais e mais difíceis. Gostei dessa pista mais suave e até bastante rápida em alguns pontos, que promove uma maior disputa entre os pilotos e não entre esses e as próprias pistas. As melhores disputas pela liderança aconteceram nas classificatórias, mas acho também que a melhor fluidez dos pilotos pelo traçado deixa as coisas mais interessantes para o público, que mais uma vez lotou o Angel Stadium.
Marvin Musquin - O francês não foi o mais rápido nos treinos (fez o quinto tempo), não venceu a classificatória (onde terminou em quarto), mas entregou o resultado que interessa na final. Acho que passou tempo suficiente com Ryan Dungey para incorporar a estratégia que funciona para vencer o campeonato.
Marvin Musquin
Musquin largou a final em quinto e manteve a finesse em sua tocada consistente para superar os oponentes sem se afobar. Passou por Jeremy Martin, Weston Peick e, por fim, Justin Barcia, ainda a tempo de liderar as 14 voltas finais. Talvez, muito provavelmente, não alcançasse Eli Tomac, mas o piloto da Kawasaki tratou de facilitar as coisas para os adversários.
Jason Anderson
Jason Anderson - El Hombre andou veloz e consistente durante toda a noite, venceu sua classificatória e manteve Musquin atento até a bandeirada. De fato, chegou a diminuir a diferença para o francês nas voltas finais. Anderson tem velocidade para brigar pelo título, precisa ficar longe dos erros comuns nas temporadas passadas.
Justin Barcia
Justin Barcia - Foi a melhor surpresa da noite. Marcou um tempo muito bom os treinos cronometrados (a apenas 0,2 do mais rápido), venceu sua classificatória e liderou três voltas após a queda de Tomac. Tive a impressão que ele perdeu um pouco de ritmo após os dez minutos, mas fez a segunda melhor volta da final, atrás apenas de Tomac. Vale lembrar que Barcia está numa situação que o motiva, que o tira da zona de conforto, pois tem a moto de fábrica da Yamaha garantida por apenas seis etapas, enquanto Davi Millsaps se recupera. Se ele estiver a frente de Cooper Webb e, mais importante, próximo dos líderes do campeonato, será muito difícil a Yamaha justificar sua dispensa no meio da temporada. Vamos acompanhar essa que será uma história interessante na temporada.
Ken Roczen e Marvin Musquin trocaram de posições várias vezes durante a classificatória
Ken Roczen - Confesso que o desempenho de Roczen superou minhas expectativas. A limitação de movimento no pulso esquerdo não afetou tanto assim sua velocidade como seria de se imaginar, tanto que ele registrou a melhor volta dos treinos. Outro fator a se esperar seria um piloto mais cauteloso, algo absolutamente normal para quem estava praticamente um ano completo sem competir, mas o alemãozinho foi bastante agressivo tanto com a pista, como com as disputas diretas com os adversários. Seu desempenho na final avançando da 10ª para a quarta posição, por si já é uma vitória após a 11 cirurgias para reconstruir pulso e cotovelo esquerdos.
Mas... Roczen passou também alguns "bons" momentos na final, como quando quase perdeu o controle as vésperas de saltar o triplo, e no processo devolveu posições para Jeremy Martin e Cole Seely que ainda teve de recuperar depois. Terminou a corrida sem a pala magnética de seu capacete, perdida pela pista quando recebeu um lote de terra do competidor a frente.
Weston Peick - Piloto que tem uma longa relação com a Suzuki, agora como piloto de fábrica, Peick parece ter voltado aos seus bons tempos de privado onde conquistava resultados entre os cinco primeiros. Não conseguiu tempos animadores nos classificatórios (13º em sua melhor bateria), mas uma boa largada em segundo na final o ajudou a entregar a boa quinta posição na temporada.
Eli Tomac - O que dizer de Tomac... É um caso sério. Fez o holeshot na final e pilotava isolado na frente com quase 5 segundos de vantagem (e abrindo) sobre Justin Barcia. Sofreu uma queda bastante similar e no mesmo local de Benny Bloss na repescagem.
Eli Tomac
Quedas acontecem e todos estão sujeitos, mesmo liderando isolado, mas o que veio depois mostra a diferença psicológica em relação a campeões como Ryan Dungey ou Ricky Carmichael. O próprio Carmichael não se cansava de repetir que "são nos piores dias que se ganha um campeonato" e Tomac parece que entra em colapso quando algo sai fora do planejado.
Após a queda parou para afivelar a calça que abriu. Atitude necessária, mas executada da forma errada. Se tivesse parado nos pits seria mais rápido com a ajuda do mecânico, além de não deixar o motor apagar. Depois de voltar em último deu algumas voltas em ritmo lento e decidiu abandonar a corrida.
Mais tarde a Kawasaki comunicou que Tomac lesionou um dos ombros na queda, razão do abandono. Lembremos que em 2015 ele operou os dois ombros. É impossível saber, mas aparentemente a lesão não seria tão seria para obrigar o abandono da etapa. Não para quem está determinado a ganhar o título.
Pódio 450 com Jason Anderson, Marvin Musquin e Justin Barcia
Quem ficou de fora da final foi
Dean Wilson que durante a bateria classificatória virou de frente num obstáculo e caiu com o ombro direto na rampa de lançamento de um dos triplos.
250 - Shane McElrath de ponta a ponta
Largada 250
Com Shane McElrath liderando de ponta a ponta, a final da 250 teve menos animação na disputa pela vitória que pelas posições intermediárias. Aaron Plessinger fez um bom trabalho indo de quarto na largada para a segunda posição na quinta volta, mas não conseguiu reduzir a distância para McElrath durante o restante da corrida. Adam Cianciarulo largou em sexto e chegou em terceiro.
Shane Mcelrath
Jean Ramos na final
Jean Ramos voltou aos Estados Unidos para as seis primeiras etapas do campeonato. O brasileiro foi 11º na classificatória (os 9 primeiros classificam direto) e teve que conseguir a vaga na última chance, o que foi bastante emocionante. Numa corrida de apenas 4 minutos mais uma volta, largou em quinto e logo assumiu a quarta posição, última vaga para a final. Estava mais rápido que o terceiro e chegou a assumir momentaneamente o posto para depois cometer um erro quando tentava recuperar o posto. Caiu para quinto, mas recuperou a quarta posição que lhe deu a vaga na final.
Jean Ramos
Na final encontrou logo na primeira volta Phill Nicoletti caído após um salto e não havia maneira de desviar. Acabou debaixo da moto de outro piloto que vinha atrás e também se envolveu no acidente.
A boa notícia é que Jean aparentemente não se machucou e pôde completar a corrida. Semana que vem tem mais em Houston, Texas.
Confira abaixo um rápido bate-papo do piloto com nosso
colunista Edu Erbs durante os intervalos entre os treinos da tarde.
Aperte o play para ouvir a entrevista com Jean Ramos:
Vídeos
Resultados
1 |
25 |
Marvin Musquin |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
24 Laps |
53,156 |
Ktm, Red Bull, Motorex, Wp, Akrapovic, Dunl |
2 |
21 |
Jason Anderson |
Hus Fc450 |
+02,579 |
53,340 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
3 |
51 |
Justin Barcia |
Yam Yz450f |
+04,629 |
53,018 |
Monster Energy/Knich/Factory Yam Team |
4 |
94 |
Ken Roczen |
Hon Crf 450 |
+12,826 |
53,676 |
Team Hon Hrc |
5 |
34 |
Weston Peick |
Suz Rm-z450 |
+15,694 |
53,632 |
Autotrader/Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racing |
6 |
14 |
Cole Seely |
Hon Crf 450 |
+18,772 |
53,758 |
Team Hon Hrc |
7 |
10 |
Justin Brayton |
Hon Crf 450 |
+26,580 |
54,489 |
Smartop/Mcr/Hon |
8 |
20 |
Broc Tickle |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
+27,668 |
54,330 |
Ktm,red Bull,motorex,akrapovic,wp,dunlop |
9 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw Kx 450f |
+29,491 |
54,599 |
Monster Energy Kawasaki |
10 |
2 |
Cooper Webb |
Yam Yz450f |
+30,494 |
54,324 |
Monster Enery/Knich/Factory Yam Team |
11 |
6 |
Jeremy Martin |
Hon Crf 450 |
+31,199 |
54,419 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
12 |
4 |
Blake Baggett |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
+33,129 |
53,920 |
Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps |
13 |
55 |
Vince Friese |
Hon Crf 450 |
+55,230 |
54,994 |
Smartop Motoconcepts |
14 |
69 |
Tyler Bowers |
Kaw Kx 450f |
23 Laps |
55,336 |
|
15 |
22 |
Chad Reed |
Hus Fc450 |
+15,642 |
56,067 |
Cr22 |
16 |
39 |
Kyle Cunningham |
Suz Rm-z450 |
+17,470 |
56,116 |
H.e.p. Motorsports/Fxr/Suz |
17 |
907 |
Ben Lamay |
Hon Crf 450 |
+19,924 |
55,843 |
Tpj/Fly Racing, Lbeardsleycpa, Rts Inc, Uofmx, Eks B |
18 |
91 |
Alex Ray |
Yam Yz450f |
+30,744 |
55,848 |
Cycletrader Rock River Yamaha |
19 |
58 |
Matthew Bisceglia |
Suz Rm-z450 |
+40,793 |
56,356 |
Living 100, Nut Up Industries, Suz |
20 |
90 |
Dakota Tedder |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
22 Laps |
56,053 |
Team Tedder/Monster Energy/Ktm/Lucas Oil |
21 |
722 |
Adam Enticknap |
Hon Crf 450 |
+20,480 |
57,015 |
|
22 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw Kx 450f |
10 Laps |
52,575 |
Monster Energy Kawasaki |
Pódio 250 Oeste com Aaron Plessinger, Shane Mcelrath e Adam Cianciarulo
1 |
28 |
Shane Mcelrath |
Ktm 250 Sx-f |
18 Laps |
53,547 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ Ktm |
2 |
23 |
Aaron Plessinger |
Yam Yz250f |
+02,521 |
53,681 |
Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam |
3 |
92 |
Adam Cianciarulo |
Kaw Kx 250f |
+04,609 |
53,973 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
4 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw Kx 250f |
+08,508 |
54,100 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
5 |
32 |
Christian Craig |
Hon Crf 250 |
+16,061 |
54,478 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
6 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
Yam Yz250f |
+22,859 |
54,043 |
Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam |
7 |
1 |
Justin Hill |
Suz Rm-z250 |
+23,074 |
54,599 |
Autotrader/Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racin |
8 |
40 |
Chase Sexton |
Hon Crf 250 |
+26,742 |
54,639 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
9 |
62 |
Justin Cooper |
Yam Yz250f |
+39,892 |
54,985 |
Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam |
10 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam Yz250f |
+44,300 |
55,472 |
51fifty Energy Drink Yam |
11 |
53 |
Bradley Taft |
Yam Yz250f |
+48,803 |
54,506 |
Cycletrader Rock River Yamaha Roostmx Moo |
12 |
42 |
Dakota Alix |
Ktm 250sx-f Factory Editi |
+50,604 |
56,075 |
Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps |
13 |
63 |
Hayden Mellross |
Yam Yz250f |
+51,310 |
55,693 |
51fifty Energy Drink Yam |
14 |
30 |
Mitchell Harrison |
Hus Fc250 |
17 Laps |
55,936 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
15 |
67 |
Justin Hoeft |
Yam Yz250f |
+17,542 |
55,736 |
|
16 |
68 |
Justin Starling |
Hus Fc250 |
+21,456 |
57,113 |
Aje Motorsports/Skase' Mx/Hus Racing |
17 |
217 |
Ryan Breece |
Kaw Kx 250f |
+37,975 |
56,889 |
Rockwell/Nuclear Blast/Fxr/Mastel Linen/Dunlop |
18 |
902 |
Killian Auberson |
Ktm 250 Sx-f |
+42,382 |
57,247 |
Dcr Camshaft/Pearson Brothers Winery/Shift/Fo |
19 |
992 |
Jean Ramos |
Yam Yz250f |
16 Laps |
57,097 |
Wk Pool & Spa/Yam/Geração/Avtech/Two Str |
20 |
388 |
Brandan Leith |
Kaw Kx 250f |
+22,833 |
58,015 |
Duffs, Stewart's Racing |
21 |
26 |
Alex Martin |
Ktm 250 Sx-f |
14 Laps |
54,701 |
Troy Lee Designs/Red Bull/Ktm |
22 |
54 |
Phillip Nicoletti |
Suz Rm-z250 |
Dns |
|
Autotrader/ Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racin |
1 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
5 |
14 |
26 |
2 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
6 |
0 |
23 |
3 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ450F |
2 |
3 |
21 |
4 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF 450 |
12 |
0 |
19 |
5 |
34 |
Weston Peick |
Suz RM-Z450 |
4 |
0 |
18 |
6 |
14 |
Cole Seely |
Hon CRF 450 |
7 |
0 |
17 |
7 |
10 |
Justin Brayton |
Hon CRF 450 |
9 |
0 |
16 |
8 |
20 |
Broc Tickle |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
17 |
0 |
15 |
9 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw KX 450F |
13 |
0 |
14 |
10 |
2 |
Cooper Webb |
Yam YZ450F |
8 |
0 |
13 |
11 |
6 |
Jeremy Martin |
Hon CRF 450 |
3 |
0 |
12 |
12 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
11 |
0 |
11 |
13 |
55 |
Vince Friese |
Hon CRF 450 |
15 |
0 |
10 |
14 |
69 |
Tyler Bowers |
Kaw KX 450F |
10 |
0 |
9 |
15 |
22 |
Chad Reed |
Hus FC450 |
14 |
0 |
8 |
16 |
39 |
Kyle Cunningham |
Suz RM-Z450 |
18 |
0 |
7 |
17 |
907 |
Ben Lamay |
Hon CRF 450 |
16 |
0 |
6 |
18 |
91 |
Alex Ray |
Yam YZ450F |
20 |
0 |
5 |
19 |
58 |
Matthew Bisceglia |
Suz RM-Z450 |
19 |
0 |
4 |
20 |
90 |
Dakota Tedder |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
22 |
0 |
3 |
21 |
722 |
Adam Enticknap |
Hon CRF 450 |
21 |
0 |
2 |
22 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw KX 450F |
1 |
7 |
1 |
1 |
28 |
Shane Mcelrath |
KTM 250 SX-F |
1 |
18 |
26 |
2 |
23 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ250F |
4 |
0 |
23 |
3 |
92 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX 250F |
6 |
0 |
21 |
4 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw KX 250F |
8 |
0 |
19 |
5 |
32 |
Christian Craig |
Hon CRF 250 |
3 |
0 |
18 |
6 |
52 |
Mitchell Oldenburg |
Yam YZ250F |
13 |
0 |
17 |
7 |
1 |
Justin Hill |
Suz RM-Z250 |
7 |
0 |
16 |
8 |
40 |
Chase Sexton |
Hon CRF 250 |
5 |
0 |
15 |
9 |
62 |
Justin Cooper |
Yam YZ250F |
18 |
0 |
14 |
10 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam YZ250F |
9 |
0 |
13 |
11 |
53 |
Bradley Taft |
Yam YZ250F |
15 |
0 |
12 |
12 |
42 |
Dakota Alix |
KTM 250SX-F Factory Editi |
10 |
0 |
11 |
13 |
63 |
Hayden Mellross |
Yam YZ250F |
11 |
0 |
10 |
14 |
30 |
Mitchell Harrison |
Hus FC250 |
16 |
0 |
9 |
15 |
67 |
Justin Hoeft |
Yam YZ250F |
19 |
0 |
8 |
16 |
68 |
Justin Starling |
Hus FC250 |
14 |
0 |
7 |
17 |
217 |
Ryan Breece |
Kaw KX 250F |
12 |
0 |
6 |
18 |
902 |
Killian Auberson |
KTM 250 SX-F |
20 |
0 |
5 |
19 |
992 |
Jean Ramos |
Yam YZ250F |
21 |
0 |
4 |
20 |
388 |
Brandan Leith |
Kaw KX 250F |
17 |
0 |
3 |
21 |
26 |
Alex Martin |
KTM 250 SX-F |
2 |
0 |
2 |
22 |
54 |
Phillip Nicoletti |
Suz RM-Z250 |
|
0 |
1 |