X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

Edgers Racing

RX Graphics

JPS Racing

Ohlins

DLua Racing

Toro Sports

> Competição > AMA Supercross

2018 Anaheim1 - CA - 1ª etapa
Publicado em: 07/01/2018

Marvin Musquin começa temporada 2018 na frente
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Simon Cudby e Divulgação


Largada 450 Anaheim 1


Roger Decoster contente. Será que encontrou em Marvin Musquin um novo Ryan Dungey?
Após muita expectativa, o Monster Energy AMA Supercross deu a largada para a temporada 2018. A primeira etapa culminou com a KTM vencendo ambas as categorias. Marvin Musquin foi o melhor piloto na classe 450 e Shan McElrath dominou a final da 250 Oeste. Vamos aos fatos mais importantes desta primeira etapa.

+ Artigo especial - Fotos do AMA Supercross 2018 - Galeria de Imagens de Anaheim 1

O circuito - Já é uma tradição a pista da primeira etapa ser mais "tranquila" e ao longo do campeonato as sequências e obstáculos ficarem mais e mais difíceis. Gostei dessa pista mais suave e até bastante rápida em alguns pontos, que promove uma maior disputa entre os pilotos e não entre esses e as próprias pistas. As melhores disputas pela liderança aconteceram nas classificatórias, mas acho também que a melhor fluidez dos pilotos pelo traçado deixa as coisas mais interessantes para o público, que mais uma vez lotou o Angel Stadium.

Marvin Musquin - O francês não foi o mais rápido nos treinos (fez o quinto tempo), não venceu a classificatória (onde terminou em quarto), mas entregou o resultado que interessa na final. Acho que passou tempo suficiente com Ryan Dungey para incorporar a estratégia que funciona para vencer o campeonato.


Marvin Musquin

Musquin largou a final em quinto e manteve a finesse em sua tocada consistente para superar os oponentes sem se afobar. Passou por Jeremy Martin, Weston Peick e, por fim, Justin Barcia, ainda a tempo de liderar as 14 voltas finais. Talvez, muito provavelmente, não alcançasse Eli Tomac, mas o piloto da Kawasaki tratou de facilitar as coisas para os adversários.


Jason Anderson

Jason Anderson - El Hombre andou veloz e consistente durante toda a noite, venceu sua classificatória e manteve Musquin atento até a bandeirada. De fato, chegou a diminuir a diferença para o francês nas voltas finais. Anderson tem velocidade para brigar pelo título, precisa ficar longe dos erros comuns nas temporadas passadas.


Justin Barcia

Justin Barcia - Foi a melhor surpresa da noite. Marcou um tempo muito bom os treinos cronometrados (a apenas 0,2 do mais rápido), venceu sua classificatória e liderou três voltas após a queda de Tomac. Tive a impressão que ele perdeu um pouco de ritmo após os dez minutos, mas fez a segunda melhor volta da final, atrás apenas de Tomac. Vale lembrar que Barcia está numa situação que o motiva, que o tira da zona de conforto, pois tem a moto de fábrica da Yamaha garantida por apenas seis etapas, enquanto Davi Millsaps se recupera. Se ele estiver a frente de Cooper Webb e, mais importante, próximo dos líderes do campeonato, será muito difícil a Yamaha justificar sua dispensa no meio da temporada. Vamos acompanhar essa que será uma história interessante na temporada.


Ken Roczen e Marvin Musquin trocaram de posições várias vezes durante a classificatória

Ken Roczen - Confesso que o desempenho de Roczen superou minhas expectativas. A limitação de movimento no pulso esquerdo não afetou tanto assim sua velocidade como seria de se imaginar, tanto que ele registrou a melhor volta dos treinos. Outro fator a se esperar seria um piloto mais cauteloso, algo absolutamente normal para quem estava praticamente um ano completo sem competir, mas o alemãozinho foi bastante agressivo tanto com a pista, como com as disputas diretas com os adversários. Seu desempenho na final avançando da 10ª para a quarta posição, por si já é uma vitória após a 11 cirurgias para reconstruir pulso e cotovelo esquerdos.

Mas... Roczen passou também alguns "bons" momentos na final, como quando quase perdeu o controle as vésperas de saltar o triplo, e no processo devolveu posições para Jeremy Martin e Cole Seely que ainda teve de recuperar depois. Terminou a corrida sem a pala magnética de seu capacete, perdida pela pista quando recebeu um lote de terra do competidor a frente.

Weston Peick - Piloto que tem uma longa relação com a Suzuki, agora como piloto de fábrica, Peick parece ter voltado aos seus bons tempos de privado onde conquistava resultados entre os cinco primeiros. Não conseguiu tempos animadores nos classificatórios (13º em sua melhor bateria), mas uma boa largada em segundo na final o ajudou a entregar a boa quinta posição na temporada.

Eli Tomac - O que dizer de Tomac... É um caso sério. Fez o holeshot na final e pilotava isolado na frente com quase 5 segundos de vantagem (e abrindo) sobre Justin Barcia. Sofreu uma queda bastante similar e no mesmo local de Benny Bloss na repescagem.


Eli Tomac

Quedas acontecem e todos estão sujeitos, mesmo liderando isolado, mas o que veio depois mostra a diferença psicológica em relação a campeões como Ryan Dungey ou Ricky Carmichael. O próprio Carmichael não se cansava de repetir que "são nos piores dias que se ganha um campeonato" e Tomac parece que entra em colapso quando algo sai fora do planejado.

Após a queda parou para afivelar a calça que abriu. Atitude necessária, mas executada da forma errada. Se tivesse parado nos pits seria mais rápido com a ajuda do mecânico, além de não deixar o motor apagar. Depois de voltar em último deu algumas voltas em ritmo lento e decidiu abandonar a corrida.

Mais tarde a Kawasaki comunicou que Tomac lesionou um dos ombros na queda, razão do abandono. Lembremos que em 2015 ele operou os dois ombros. É impossível saber, mas aparentemente a lesão não seria tão seria para obrigar o abandono da etapa. Não para quem está determinado a ganhar o título.


Pódio 450 com Jason Anderson, Marvin Musquin e Justin Barcia

Quem ficou de fora da final foi Dean Wilson que durante a bateria classificatória virou de frente num obstáculo e caiu com o ombro direto na rampa de lançamento de um dos triplos.

250 - Shane McElrath de ponta a ponta


Largada 250

Com Shane McElrath liderando de ponta a ponta, a final da 250 teve menos animação na disputa pela vitória que pelas posições intermediárias. Aaron Plessinger fez um bom trabalho indo de quarto na largada para a segunda posição na quinta volta, mas não conseguiu reduzir a distância para McElrath durante o restante da corrida. Adam Cianciarulo largou em sexto e chegou em terceiro.


Shane Mcelrath

Jean Ramos na final

Jean Ramos voltou aos Estados Unidos para as seis primeiras etapas do campeonato. O brasileiro foi 11º na classificatória (os 9 primeiros classificam direto) e teve que conseguir a vaga na última chance, o que foi bastante emocionante. Numa corrida de apenas 4 minutos mais uma volta, largou em quinto e logo assumiu a quarta posição, última vaga para a final. Estava mais rápido que o terceiro e chegou a assumir momentaneamente o posto para depois cometer um erro quando tentava recuperar o posto. Caiu para quinto, mas recuperou a quarta posição que lhe deu a vaga na final.


Jean Ramos

Na final encontrou logo na primeira volta Phill Nicoletti caído após um salto e não havia maneira de desviar. Acabou debaixo da moto de outro piloto que vinha atrás e também se envolveu no acidente.

A boa notícia é que Jean aparentemente não se machucou e pôde completar a corrida. Semana que vem tem mais em Houston, Texas.

Confira abaixo um rápido bate-papo do piloto com nosso colunista Edu Erbs durante os intervalos entre os treinos da tarde.

Aperte o play para ouvir a entrevista com Jean Ramos:



Vídeos







Resultados

P. # 450 Moto Dif M.V. Equipe
1 25 Marvin Musquin Ktm 450 Sx-f Factory Edit 24 Laps 53,156 Ktm, Red Bull, Motorex, Wp, Akrapovic, Dunl
2 21 Jason Anderson Hus Fc450 +02,579 53,340 Rockstar Energy Hus Factory Racing
3 51 Justin Barcia Yam Yz450f +04,629 53,018 Monster Energy/Knich/Factory Yam Team
4 94 Ken Roczen Hon Crf 450 +12,826 53,676 Team Hon Hrc
5 34 Weston Peick Suz Rm-z450 +15,694 53,632 Autotrader/Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racing
6 14 Cole Seely Hon Crf 450 +18,772 53,758 Team Hon Hrc
7 10 Justin Brayton Hon Crf 450 +26,580 54,489 Smartop/Mcr/Hon
8 20 Broc Tickle Ktm 450 Sx-f Factory Edit +27,668 54,330 Ktm,red Bull,motorex,akrapovic,wp,dunlop
9 33 Joshua Grant Kaw Kx 450f +29,491 54,599 Monster Energy Kawasaki
10 2 Cooper Webb Yam Yz450f +30,494 54,324 Monster Enery/Knich/Factory Yam Team
11 6 Jeremy Martin Hon Crf 450 +31,199 54,419 Geico Hon/Amsoil/Factory Connection
12 4 Blake Baggett Ktm 450 Sx-f Factory Edit +33,129 53,920 Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps
13 55 Vince Friese Hon Crf 450 +55,230 54,994 Smartop Motoconcepts
14 69 Tyler Bowers Kaw Kx 450f 23 Laps 55,336  
15 22 Chad Reed Hus Fc450 +15,642 56,067 Cr22
16 39 Kyle Cunningham Suz Rm-z450 +17,470 56,116 H.e.p. Motorsports/Fxr/Suz
17 907 Ben Lamay Hon Crf 450 +19,924 55,843 Tpj/Fly Racing, Lbeardsleycpa, Rts Inc, Uofmx, Eks B
18 91 Alex Ray Yam Yz450f +30,744 55,848 Cycletrader Rock River Yamaha
19 58 Matthew Bisceglia Suz Rm-z450 +40,793 56,356 Living 100, Nut Up Industries, Suz
20 90 Dakota Tedder Ktm 450 Sx-f Factory Edit 22 Laps 56,053 Team Tedder/Monster Energy/Ktm/Lucas Oil
21 722 Adam Enticknap Hon Crf 450 +20,480 57,015  
22 3 Eli Tomac Kaw Kx 450f 10 Laps 52,575 Monster Energy Kawasaki


Pódio 250 Oeste com Aaron Plessinger, Shane Mcelrath e Adam Cianciarulo

P. # 250 Oeste Moto Dif M.V. Equipe
1 28 Shane Mcelrath Ktm 250 Sx-f 18 Laps 53,547 Troy Lee Designs/ Red Bull/ Ktm
2 23 Aaron Plessinger Yam Yz250f +02,521 53,681 Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam
3 92 Adam Cianciarulo Kaw Kx 250f +04,609 53,973 Monster Energy Pro Circuit Kawasaki
4 17 Joey Savatgy Kaw Kx 250f +08,508 54,100 Monster Energy Pro Circuit Kawasaki
5 32 Christian Craig Hon Crf 250 +16,061 54,478 Geico Hon/Amsoil/Factory Connection
6 52 Mitchell Oldenburg Yam Yz250f +22,859 54,043 Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam
7 1 Justin Hill Suz Rm-z250 +23,074 54,599 Autotrader/Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racin
8 40 Chase Sexton Hon Crf 250 +26,742 54,639 Geico Hon/Amsoil/Factory Connection
9 62 Justin Cooper Yam Yz250f +39,892 54,985 Monster/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yam
10 11 Kyle Chisholm Yam Yz250f +44,300 55,472 51fifty Energy Drink Yam
11 53 Bradley Taft Yam Yz250f +48,803 54,506 Cycletrader Rock River Yamaha Roostmx Moo
12 42 Dakota Alix Ktm 250sx-f Factory Editi +50,604 56,075 Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps
13 63 Hayden Mellross Yam Yz250f +51,310 55,693 51fifty Energy Drink Yam
14 30 Mitchell Harrison Hus Fc250 17 Laps 55,936 Rockstar Energy Hus Factory Racing
15 67 Justin Hoeft Yam Yz250f +17,542 55,736  
16 68 Justin Starling Hus Fc250 +21,456 57,113 Aje Motorsports/Skase' Mx/Hus Racing
17 217 Ryan Breece Kaw Kx 250f +37,975 56,889 Rockwell/Nuclear Blast/Fxr/Mastel Linen/Dunlop
18 902 Killian Auberson Ktm 250 Sx-f +42,382 57,247 Dcr Camshaft/Pearson Brothers Winery/Shift/Fo
19 992 Jean Ramos Yam Yz250f 16 Laps 57,097 Wk Pool & Spa/Yam/Geração/Avtech/Two Str
20 388 Brandan Leith Kaw Kx 250f +22,833 58,015 Duffs, Stewart's Racing
21 26 Alex Martin Ktm 250 Sx-f 14 Laps 54,701 Troy Lee Designs/Red Bull/Ktm
22 54 Phillip Nicoletti Suz Rm-z250 Dns   Autotrader/ Jgr/Yoshimura/Suz Factory Racin

P. # 450 Moto Largada V. em 1º Pts
1 25 Marvin Musquin KTM 450 SX-F Factory Edit 5 14 26
2 21 Jason Anderson Hus FC450 6 0 23
3 51 Justin Barcia Yam YZ450F 2 3 21
4 94 Ken Roczen Hon CRF 450 12 0 19
5 34 Weston Peick Suz RM-Z450 4 0 18
6 14 Cole Seely Hon CRF 450 7 0 17
7 10 Justin Brayton Hon CRF 450 9 0 16
8 20 Broc Tickle KTM 450 SX-F Factory Edit 17 0 15
9 33 Joshua Grant Kaw KX 450F 13 0 14
10 2 Cooper Webb Yam YZ450F 8 0 13
11 6 Jeremy Martin Hon CRF 450 3 0 12
12 4 Blake Baggett KTM 450 SX-F Factory Edit 11 0 11
13 55 Vince Friese Hon CRF 450 15 0 10
14 69 Tyler Bowers Kaw KX 450F 10 0 9
15 22 Chad Reed Hus FC450 14 0 8
16 39 Kyle Cunningham Suz RM-Z450 18 0 7
17 907 Ben Lamay Hon CRF 450 16 0 6
18 91 Alex Ray Yam YZ450F 20 0 5
19 58 Matthew Bisceglia Suz RM-Z450 19 0 4
20 90 Dakota Tedder KTM 450 SX-F Factory Edit 22 0 3
21 722 Adam Enticknap Hon CRF 450 21 0 2
22 3 Eli Tomac Kaw KX 450F 1 7 1

P. # 250 Oeste Moto Largada V. em 1º Pts
1 28 Shane Mcelrath KTM 250 SX-F 1 18 26
2 23 Aaron Plessinger Yam YZ250F 4 0 23
3 92 Adam Cianciarulo Kaw KX 250F 6 0 21
4 17 Joey Savatgy Kaw KX 250F 8 0 19
5 32 Christian Craig Hon CRF 250 3 0 18
6 52 Mitchell Oldenburg Yam YZ250F 13 0 17
7 1 Justin Hill Suz RM-Z250 7 0 16
8 40 Chase Sexton Hon CRF 250 5 0 15
9 62 Justin Cooper Yam YZ250F 18 0 14
10 11 Kyle Chisholm Yam YZ250F 9 0 13
11 53 Bradley Taft Yam YZ250F 15 0 12
12 42 Dakota Alix KTM 250SX-F Factory Editi 10 0 11
13 63 Hayden Mellross Yam YZ250F 11 0 10
14 30 Mitchell Harrison Hus FC250 16 0 9
15 67 Justin Hoeft Yam YZ250F 19 0 8
16 68 Justin Starling Hus FC250 14 0 7
17 217 Ryan Breece Kaw KX 250F 12 0 6
18 902 Killian Auberson KTM 250 SX-F 20 0 5
19 992 Jean Ramos Yam YZ250F 21 0 4
20 388 Brandan Leith Kaw KX 250F 17 0 3
21 26 Alex Martin KTM 250 SX-F 2 0 2
22 54 Phillip Nicoletti Suz RM-Z250   0 1





Curso MotoX
Brasil Racing
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet