fechar
X Fechar
X Fechar

X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

RM - Motocross Racing

Edgers Racing

RX Graphics

JPS Racing

Ohlins

DLua Racing

Toro Sports

Clique e saiba mais

> Notícias > Últimas Notícias

MXGP dos Estados Unidos abre reta final do Mundial de Motocross 2017
Publicado em: 01/09/2017

Atrações da etapa vão bem além das disputas pelos títulos
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Max Zanzani / Jeff Kardas


WW Motocross Park

Antepenúltima etapa do Mundial de Motocross 2017, o MXGP dos Estados Unidos marca a entrada da reta final do campeonato. É também a primeira prova com possibilidade de termos um título definido. Basta que Antonio Cairoli mantenha vantagem superior a 100 pontos em relação a seus oponentes.

WW Motocross Park

Interessante como as incursões da Youthstream em território norte-americano não acontecem sem um bom nível de drama. As tentativas tanto de provas do Mundial, como do Motocross das Nações sempre tiveram seus altos e baixos. No Mundial, geralmente a presença de público nunca foi das melhores e o Nações invariavelmente sofreu cancelamentos. Foi o caso deste ano com a mudança da sede anunciada de Glen Helen, na Califórnia, para Matterley Basin, na Inglaterra. Não sei se vocês se lembram, mas essa edição 2017 do Nações chegou a ser anunciada aqui no Brasil durante a realização de etapa do Mundial no Beto Carrero.



Para firmar o campeonato definitivamente em solo norte-americano a Youthstream finalmente se associou com a MX Sports, promotora do campeonato nacional de motocross, e não por acaso escolheu uma data logo após o encerramento deste. Entretanto a organização também sofreu com alguns sobressaltos.

+ Coluna do Edu Erbs: Motocross dos EUA no divã

O clássico circuito de Gatorback, em Gainesville, Flórida, passou por uma disputa comercial entre a família dona do terreno e o operador da pista. Dizem por aí que os proprietários tentaram elevar o aluguel em 10x para assumir a operação agora que o circuito voltaria a ficar em evidencia internacional. Durante os anos 80, Gatorback foi sede por vários anos da abertura do AMA Motocross.

Sem acordo na guerra comercial, a MX Sports precisou encontrar outra sede na mesma região. A mudança para pistas em diferentes estados no vasto território norte-americano resultaria em um pesadelo logístico, já que passagens de avião e o frete das motocicletas e equipamentos - tanto para ir, como para voltar - já estavam acertados com os respectivos transportadores.

O WW Motocross Park é um circuito com o típico solo arenoso da Flórida, obviamente nada próximo da região belga-holandesa comum aos pilotos do Mundial. Originalmente com um traçado de média para alta velocidade, ganhou uma boa reforma e novos obstáculos para se enquadrar no padrão do campeonato. Podemos dizer que a nova pista será um território neutro nas disputas entre europeus e norte-americanos.

Decisão de Título?


Jeffrey Herlings

Para conquistar seu nono título mundial já nesta etapa, Antonio Cairoli precisa chegar a frente de Jeffrey Herlings e manter a vantagem superior a 100 pontos sobre o companheiro de equipe, e também sobre Gautier Paulin e Clement Desalle (clique para ver a classificação geral até a 16ª etapa). Ninguém mais tem chances matemáticas nessa briga.

A grande questão é: o experiente Cairoli vai lutar pela vitória neste GP ou vai preparar o terreno para Assen, Holanda, semana que vem? Além de seus adversários habituais o italiano terá alguns nomes de ponta do AMA e uma penca de pilotos locais intermediários que, provavelmente, dará trabalho como retardatário. Acredito que após os primeiros treinos, Cairoli definirá sua estratégia. Na minha opinião deve pender mais para conservador do que arrojado.

EUA x Europa


Eli Tomac

Não só na classe principal, mas também na MX2 o desafio entre pilotos baseados nos dois lados do Atlântico deve animar as provas deste final de semana. Na MXGP acredito que Eli Tomac é o único nome de peso que, atualmente, esteja apto a disputar a vitória. Geralmente discreto fora das corridas e pouco afeito aos holofotes, não tem feito declarações ou criado expectativas sobre a prova ou mesmo sobre a possível revanche com Jeffrey Herlings. Tomac é do tipo que prefere deixar seus resultados falarem por si. A questão é quão motivado o piloto do Colorado - que declinou do Motocross das Nações alegando a extensão do calendário - está para essa prova. Lembremos que sua última vitória (com um convincente 1-1) foi em Southwick e depois disso tratou de correr mais administrativamente - do que agressivamente - nas cinco etapas finais do campeonato e venceu "apenas" uma das dez últimas baterias do nacional.

Os outros nomes fortes do AMA na categoria serão Justin Barcia - ainda em busca de contrato para 2018 - e Cooper Webb, que estreia a Yamaha YZ450F 2018 no evento.


Pauls Jonass

Na classe MX2 o veloz Pauls Jonass tem 45 pontos de vantagem sobre Jeremy Seewer. Se o letão pode se dar ao luxo de administrar a pontuação, o suíço precisa de todas as formas da vitória. Mas para isso vai enfrentar um bom pelotão de ianques. Basicamente são três as equipes norte-americanas de ponta que participam da prova: Pro Circuit Kawasaki (Austin Forkner), Star Racing Yamaha (Dylan Ferrandis) e Geico Honda (Jeremy Martin). Joey Savatgy, que faltou na final do AMA, já confirmou que corre.

Ferrandis está fora com uma fratura no pulso. Benoit Paturel, seu substituto na seleção francesa para o Motocross das Nações, também não deve correr neste final de semana já que passou alguns dias no hospital com hemorragia interna (fígado) após uma queda treinando.


Jeremy Seewer

Herlings e Gajser na Flórida


Tim Gajser

Jeffrey Herlings, como você já sabe, viajou antes para a Flórida para se aclimatar e treinar com Aldon Baker na Baker Factory (clique aqui para assistir um vídeo). Esta semana o holandês passou visitando outras pistas também, como o rancho de James Stewart. O esloveno Tim Gajser também chegou mais cedo e fez uma visitinha a Ricky Carmichael onde participou, ao lado do anfitrião, de uma sessão de fotos para a Fox.


Ricky Carmichael e Tim Gajser
Gajser e Honda HRC, por sinal, acabam de confirmar participação na Monster Energy Cup em Las Vegas, dia 14 de outubro. Enquanto Herlings tem dito que continuará firme com sua carreira na Europa, Gajser não esconde a vontade de se mudar para a América. O esloveno tem contrato para continuar no Mundial em 2018, mas não se espantem se em 2019 ele aparecer no AMA Supercross.

Como acompanhar

No sábado as classificatórias acontecem a partir das 16h15. As provas principais neste domingo (03/09) largam entre 8h e 12h e podem ser acompanhadas na MXGP-TV, ao vivo ou sob demanda em pacotes pagos por etapa ou por todo o campeonato. O site da BandSports informa a transmissão (VT) das baterias MXGP a partir das 19h.

No MotoX a cronometragem e resultados ao vivo ficam disponíveis no link:
www.motox.com.br/liveresults/mundialmx/

Sábado 2 de setembro
16:15 - MX2 Qualifying
17:00 - MXGP Qualifying

Domingo 3 de setembro
13:00 - MX2 Race 1
14:00 - MXGP Race 1
16:00 - MX2 Race 2
17:00 - MXGP Race 2

Confira abaixo as listas completas de inscritos. Em negrito os pilotos não regulares do Mundial.

Lista de Inscritos MXGP dos Estados Unidos

MXGP

  # Sobrenome Nome Moto País Fed. Team
1 2 Webb Cooper Yam USA AMA Monster Energy-360FLY-Chaparral-Yam
2 3 Tomac Eli Kaw USA AMA Monster Energy Kaw Racing Team
3 7 Leok Tanel Hus EST EMF 8Biano Racing Hus
4 12 Nagl Maximilian Hus GER DMSB Rockstar Energy Hus Factory Racing
5 21 Paulin Gautier Hus FRA MCM Rockstar Energy Hus Factory Racing
6 22 Strijbos Kevin Suz BEL FMB Suz World MXGP
7 24 Simpson Shaun Yam GBR ACU Wilvo Yam MXGP
8 25 Desalle Clement Kaw BEL FMB Monster Energy Kaw Racing Team
9 27 Jasikonis Arminas Suz LTU LMSF Suz World MXGP
10 51 Barcia Justin Suz USA AMA Autotrader/JGR/Suz team
11 77 Lupino Alessandro Hon ITA FMI Hon Redmoto
12 84 Herlings Jeffrey KTM NED KNMV Red Bull KTM Factory Racing
13 89 Van Horebeek Jeremy Yam BEL FMB Monster Energy Yam Factory MXGP Team
14 99 Anstie Max Hus GBR ACU Rockstar Energy Hus Factory Racing
15 100 Searle Tommy Kaw GBR ACU Monster Energy DRT Kaw
16 139 LaPorte Nathen Yam USA AMA  
17 184 Walker Jeffrey Hon USA AMA  
18 191 Romancik Jaromir KTM CZE ACCR  
19 222 Cairoli Antonio KTM ITA FMI Red Bull KTM Factory Racing
20 243 Gajser Tim Hon SLO AMZS Team HRC MXGP
21 259 Coldenhoff Glenn KTM NED KNMV Red Bull KTM Factory Racing
22 295 Sigismondi Jack KTM USA AMA  
23 332 Bloss Benny KTM USA AMA BTO Sports - KTM - WPS
24 369 Astudillo Jason Hon USA AMA  
25 409 Short Carlos Yam USA AMA  
26 412 Lesher Jared KTM USA AMA  
27 429 Craven Drew Hon USA AMA  
28 461 Febvre Romain Yam FRA FFM Monster Energy Yam Factory MXGP Team
29 462 Starace Michael Hon USA AMA  
30 517 Hicks Jared Kaw USA AMA  
31 684 Heckendorf Justis Suz USA AMA  
32 711 Lane Tristan KTM USA AMA  
33 715 Russell Kele Hus USA AMA  
34 718 Tomita Toshiki Hon JPN MFJ Team HRC MXGP
35 777 Bobryshev Evgeny Hon RUS MFR Team HRC MXGP
36 911 Tixier Jordi Kaw FRA FFM Monster Energy Kaw Racing Team
37 913 Cordovez Miguel KTM ECU FEM  
38 927 Porter Jamal Hon USA AMA  
39 995 Lykens Christopher KTM USA AMA  
40 999 Goncalves Rui Hus POR FMP 8Biano Racing Hus

MX2

  Nmbr Surname First Name Brand Nat. Fed. Team
1 5 Hill Justin Kaw USA AMA Monster Energy Pro Circuit Kaw
2 6 Paturel Benoit Yam FRA FFM Kemea Yam Yamalube Racing Team MX2
3 10 Vlaanderen Calvin KTM NED KNMV HSF Motorsport Team
4 18 Brylyakov Vsevolod Kaw RUS MFR Monster Energy DRT Kaw
5 19 Olsen Thomas Kjer Hus DEN DMU Rockstar Energy Hus Factory Racing
6 29 Jacobi Henry Hus GER DMSB STC RACING
7 31 Hampshire RJ Hon USA AMA GEICO Hon
8 33 Lieber Julien KTM BEL FMB LRT KTM
9 41 Jonass Pauls KTM LAT LAMSF Red Bull KTM Factory Racing
10 44 Lesiardo Morgan Kaw ITA FMI Monster Energy Kaw MX2 Racing
11 46 Pootjes Davy KTM NED KNMV HSF Motorsport Team
12 57 Sanayei Darian Kaw USA AMA Monster Energy DRT Kaw
13 61 Prado Garcia Jorge KTM ESP RFME Red Bull KTM Factory Racing
14 64 Covington Thomas Hus USA MUL Rockstar Energy Hus Factory Racing
15 70 Alix Dakota KTM USA AMA BTO Sports - KTM - WPS
16 83 Renkens Nathan KTM BEL FMB  
17 91 Seewer Jeremy Suz SUI FMS Team Suz World MX2
18 96 Lawrence Hunter Suz AUS MA Team Suz World MX2
19 108 Ferrandis Dylan Yam FRA AMA Yamalube Star Racing Yam
20 118 Rubini Stephen Kaw FRA FFM Monster Energy Kaw MX2 Racing
21 129 Lionnet Bradley Kaw USA AMA  
22 140 Root Austin Hus USA AMA  
23 144 Cianciarulo Adam Kaw USA AMA Monster Energy Pro Circuit Kaw
24 145 Mellross Hayden Yam AUS MA  
25 161 Östlund Alvin Yam SWE SVEMO Kemea Yam Yamalube Racing Team MX2
26 172 Van doninck Brent Yam BEL FMB Kemea Yam Yamalube Racing Team MX2
27 176 Savatgy Joey Kaw USA AMA Monster Energy Pro Circuit Kaw
28 183 Locurcio Lorenzo Yam VEN FMV  
29 189 Bogers Brian KTM NED KNMV HSF Motorsport Team
30 191 Cooper Justin Yam USA AMA Yamalube Star Racing Yam
31 245 Harrison Mitchell Yam USA AMA Yamalube Star Racing Yam
32 266 Wilkins Gavin Yam USA AMA  
33 297 Gole Anton TM SWE SVEMO TM Racing Factory Team
34 345 Prior Josh Yam USA AMA  
35 486 Sexton Chase Hon USA AMA GEICO Hon
36 640 Zielfelder Aaron Hon USA AMA GEICO Hon
37 646 Hancher Nicholas Kaw USA AMA  
38 747 Cervellin Michele Hon ITA FMI Team HRC MX2
39 919 Watson Ben KTM GBR ACU Hitachi KTM UK
40 934 Medeiros Brian Yam USA AMA  

Classificação Geral

P # MXGP Nat. Moto Pts
1 222 Cairoli, A. ITA KTM 631
2 84 Herlings, J. NED KTM 530
3 21 Paulin, G. FRA HUS 526
4 25 Desalle, C. BEL KAW 519
5 243 Gajser, Tim SLO HON 453
6 461 Febvre, Romain FRA YAM 441
7 89 Van Horebeek, J. BEL YAM 377
8 12 Nagl, M. GER HUS 364
9 259 Coldenhoff, G. NED KTM 352
10 777 Bobryshev, E. RUS HON 344
11 4 Tonus, Arnaud SUI YAM 328
12 99 Anstie, Max GBR HUS 328
13 27 Jasikonis, A. LTU SUZ 283
14 7 Leok, Tanel EST HUS 184
15 77 Lupino, A. ITA HON 164
16 22 Strijbos, K. BEL SUZ 149
17 24 Simpson, Shaun GBR YAM 140
18 17 Butron, Jose ESP KTM 122
19 999 Goncalves, Rui POR HUS 108
20 911 Tixier, Jordi FRA KAW 79
21 92 Guillod, V. SUI HON 61
22 9 de Dycker, Ken BEL HON 60
23 71 Graulus, Damon BEL HON 46
24 151 Kullas, Harri EST HUS 40
25 141 Desprey, M. FRA KAW 28
26 100 Searle, Tommy GBR KAW 26
27 664 Bengtsson, F. SWE KTM 18
28 45 Nicholls, Jake GBR KTM 15
29 191 Romancik, J. CZE KTM 14
30 212 Dewulf, J. BEL KTM 14
31 221 Ratsep, Priit EST HON 13
32 32 Potisek, Milko FRA YAM 12
33 595 Mikhaylov, E. RUS HUS 10
34 121 Boog, Xavier FRA HON 8
35 201 Martens, Y. BEL HUS 6
36 301 Golovkin, V. RUS KTM 6
37 49 Irt, Jernej SLO HUS 5
38 232 Michek, Martin CZE KTM 4
39 37 Krestinov, G. EST HON 4
40 249 Larsen, N. DEN KTM 4
41 60 Salazar, Jetro ECU HON 4
42 251 Getteman, Jens BEL KAW 4
43 73 Irt, Peter SLO YAM 4
44 551 Leonov, V. RUS KTM 4
45 149 Ullrich, D. GER KTM 3
46 685 Lenoir, Steven FRA KAW 3
47 909 Neurauter, L. AUT KTM 3
48 920 Valentin, A. ESP HON 2
49 494 Van der Mierden, S. NED HUS 2
50 179 Poli, Joaquin ARG HON 1
51 82 Baumgartner, A. SUI KTM 1
52 36 Bonini, Matteo ITA KAW 1
53 38 Peixe, Sandro POR HON 1
54 824 Kouwenberg, N. NED YAM 1
55 261 Hendro Fahrodjie , F. INA KAW 1
P # MX2 Nat. Moto Pts
1 41 Jonass, Pauls LAT KTM 669
2 91 Seewer, Jeremy SUI SUZ 624
3 6 Paturel, B. FRA YAM 504
4 19 Olsen, T. DEN HUS 497
5 33 Lieber, Julien BEL KTM 436
6 64 Covington, T. USA HUS 417
7 61 Prado Garcia, J. ESP KTM 392
8 189 Bogers, Brian NED KTM 331
9 96 Lawrence, H. AUS SUZ 284
10 172 Van doninck, B. BEL YAM 273
11 747 Cervellin, M. ITA HON 254
12 57 Sanayei, D. USA KAW 242
13 10 Vlaanderen, C. NED KTM 209
14 919 Watson, Ben GBR KTM 199
15 426 Mewse, Conrad GBR HUS 192
16 161 Östlund, Alvin SWE YAM 189
17 18 Brylyakov, V. RUS KAW 129
18 98 Vaessen, Bas NED SUZ 120
19 321 Bernardini, S. ITA TM 111
20 66 Larranaga Olano, I. ESP HUS 105
21 81 Hsu, Brian GER HUS 97
22 29 Jacobi, Henry GER HUS 88
23 297 Gole, Anton SWE TM 78
24 811 Sterry, Adam GBR KAW 72
25 128 Monticelli, I. ITA KTM 61
26 46 Pootjes, Davy NED KTM 56
27 88 van der Vlist, F. NED KTM 52
28 118 Rubini, S. FRA KAW 49
29 338 Herbreteau, D. FRA KAW 45
30 107 van Berkel, L. NED HUS 42
31 127 Rodriguez, A. VEN HON 34
32 152 Petrov, Petar BUL KAW 32
33 223 Tropepe, G. ITA HUS 30
34 67 Klingsheim, M. NOR KAW 26
35 56 Weltin, M. USA KAW 20
36 14 Beaton, Jed AUS HON 19
37 170 Ward, Caleb AUS HUS 14
38 132 Kutsar, Karel EST HUS 14
39 95 De Waal, M. NED HON 12
40 951 Furlotti, S. ITA YAM 10
41 76 Fernandez, R. ESP KAW 9
42 44 Lesiardo, M. ITA KAW 8
43 83 Renkens, N. BEL KTM 7
44 411 Dercourt, N. FRA YAM 5
45 110 Verhaeghe, A. FRA KTM 4
46 480 Bengtson, Ken SWE YAM 3
47 102 Sikyna, R. SVK KTM 2
48 142 Petrov, Ivan BUL HUS 1
49 48 Wilson, Jay AUS YAM 1
50 97 Ivanov, M. BUL HON 1
51 199 Zaragoza, J. ESP YAM 1
52 218 Tanti, Aaron AUS HUS 1
53 28 Notsuka, C.












Vídeos MotoX Connect



Acompanhe o MotoX no Facebook

Curso MotoX
Brasil Racing
JPS Racing

© 2000 - 2017 MotoX MX1 Internet