Modelo completamente novo teve seus detalhes revelados hoje
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação Honda
Honda CRF250R 2018
A Honda divulgou nesta segunda-feira, 31 de julho, detalhes da sua nova Honda CRF250R 2018. O modelo da classe MX2 foi completamente reformulado compartilhando quadro e suspensões com a irmã 450. O motor é completamente novo, com duplo comando no cabeçote em vez do comando único com braços - sistema Uni-Cam - usado até a versão 2017. A motocicleta ganha também partida elétrica.
Honda CRF250R 2018
Motor
As extensivas mudanças no motor, já usadas pela equipe da fábrica no Japonês de Motocross, trouxeram um ganho de potência da ordem de 9% e maior usabilidade em altas rotações. Segundo a marca, com o novo motor as arrancadas de 0 a 30 metros ficaram 3,6% mais rápidas.
Honda CRF250R 2018 - Novo motor com duplo escapamento
Motor Honda CRF250R 2018
Motor Honda CRF250R 2018
Motor Honda CRF250R 2018
A taxa de compressão subiu para 13,9:1 (ante 13,8:1) e os gráficos mostram ganho de potência numa faixa superior a 2000rpm. O corte de alimentação ocorre também 900rpm acima. O ponto central para o ganho de força é o maior fluxo da mistura de combustível na nova configuração de motor. As novas medidas do motor também contribuíram. O diâmetro subiu de 76.8 para 79mm enquanto o curso foi reduzido de 53.8 para 50.9. Isto significa que o crescimento das rotações também é mais rápido. O diâmetro maior do cilindro permite o uso de válvulas (de titânio) maiores: 33mm na admissão (30.5mm na 2017) e 26mm na exautão (25mm na 2017).
A abertura de válvulas também cresceu para 10.5mm (de 9.2mm) na admissão e 9.5mm (de 8.4mm) no escape. O ângulo das válvulas também é mais compacto baixando de 21.5º para 20.5º. As árvores de comando recebem o tratamento DLC (Diamond Like Carbon) uma fina camada que favorece a resistência e durabilidade do material. O corpo do acelerador de 46mm foi reposicionado e o duto de admissão recebe o fluxo de forma simétrica.
Motor Honda CRF250R 2018
Pistão Honda CRF250R 2018
Motor Honda CRF250R 2018
Chama a atenção a saída dupla de escape. A CRF250R agora possui dois canos (e a respectiva ponteira) completamente independentes, não mais apenas um cano que se divide em duas ponteiras. Um detalhe curioso, mas que não foi comentado na descrição técnica, é o fato de apenas o cano do lado direito possuir a câmara de expansão.
Novo também é o formato
Bridged Box do pistão, com perfil que une a saia à caixa do pino, promovendo maior rigidez. Apesar do aumento em seu diâmetro, a massa do pistão permanece a mesma. O virabrequim também tem um novo desenho e é 350g mais leve enquanto mantém a mesma massa inercial. Para tornar o motor o mais compacto possível, a distância entre o eixo virabrequim e do balanceador foi reduzida em 0,5 mm e 1 mm até as engrenagens primárias. A corrente de comando está agora à direita, para encurtar a distância entre o eixo e o gerador de corrente alternada (ACG).
Novo subquadro e caixa do filtro de ar - Honda CRF250R 2018
A CRF250R elimina o pedal de partida. O novo lay-out do virabrequim permitiu a instalação de um motor de arranque localizado bem próximo ao centro de gravidade da motocicleta. O peso do motor com o novo acessório subiu ao redor de 1kg. Uma bateria de íon-lítio provê o armazenamento de energia para a partida.
Outra novidade do motor é que o óleo volta a ser compartilhado com a embreagem e o câmbio. O volume total de lubrificante foi reduzido de 1,6 para 1,250 litro. O caminho do bombeamento do óleo para o comando de válvulas foi simplificado e encurtado. As mangueiras do circuito de refrigeração também são novas e tiveram a espessura da parede reduzidas de 4mm para 3mm.
Bateria de Íon-Lítio - Honda CRF250R 2018
A embreagem permanece exatamente com as mesma dimensões, mas a campana teve seu desenho revisado e as flanges utilizam um novo material. Novo também é o acionador que teve o desenho simplificado. O câmbio de cinco marchas é construído com um novo aço de alta resistência e ficou 200g mais leve. As relações de 1ª e 2ª marchas foram levemente encurtadas enquanto na relação final a coroa baixou de 49 para 48 dentes.
Do lado esquerdo do guidão, o botão do
Engine Stop e do seletor de mapas foram agrupados num único suporte. São três os modos disponíveis: padrão, suave e agressivo. Uma pequena luz indica o modo selecionado. Do lado direito fica o botão de partida. O comando do acelerador também é novo, assim como o cabo, que incorpora o deslizador que anteriormente ficava no comando.
Chassis
Honda CRF250R 2018
Honda CRF250R 2018
Honda CRF250R 2018
Honda CRF250R 2018
A CRF 250R 2018 incorpora mesmo quadro e suspensões da atual CRF450R. O quadro é 340g mais leve que o anterior e o conjunto muda algumas medidas importantes. O entre-eixos foi encurtado em 3mm. A distância entre o pivô do braço oscilante (220g mais leve) e o eixo traseiro foi reduzida em 15mm. O centro de gravidade baixou 1.4mm.
O subquadro traseiro agora é produzido em alumínio extrudado, não mais forjado, e ficou 20% mais leve. A altura do assento ficou 6mm maior, a nova configuração aumentou também o espaço livre do solo em 5mm. Apesar de todas as novidades para economizar na balança, o peso total da motocicleta subiu 2,5kg, a óbvia vilã foi a adição da partida elétrica.
Balança traseira mais curta - Honda CRF250R 2018
Na suspensão dianteira a Honda abandonou a Showa SFF-TAC com molas a ar e voltou às boas e velhas conhecidas molas helicoidais. O novo garfo Showa de 49mm não é uma evolução do antigo de 48mm, mas uma versão do kit fornecido às equipes do Campeonato Japonês. Na traseira o amortecedor Showa tem a montagem superior posicionada 39mm mais baixa.
Opcional, o tanque de combustível de titânio, assim como na CRF450R, é 513g mais leve que a peça em plástico.
Tanque de combustível de titânio - Honda CRF250R 2018
Confira mais fotos da nova motocicleta.
Honda CRF250R 2018
Honda CRF250R 2018
Honda CRF250R 2018
Honda CRF250R 2018
Honda CRF250R 2018
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Vídeos
Ficha Técnica Honda CRF250R 2018
Tipo |
Monocilindrico 4 tempos refrigerado à àgua DOHC |
Cilindrada |
249.4cc |
Diâmetro x Curso |
79mm x 50.9mm |
Taxa de Compresão |
13.9 : 1 |
Capacidade de óleo |
1250cm3 |
Alimentação |
|
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Capacidade de combustível |
6.3 Litros |
Ignição |
Transistor |
Partida |
Elétrica |
Embreagem |
Multidisco banhada em óleo |
Câmbio |
5 marchas |
TransmissãoFinal |
Corrente |
Quadro |
Alumínio Perimetral |
Dimensões |
2183mm x 827mm x 1274mm |
Entre-eixos |
1,486mm |
Cáster |
27.5º |
Trail |
116mm |
Altura do Assento |
957mm |
Distância livre do solo |
327mm |
Peso (Em ordem de marcha, sem combustível) |
103,3kg |
Suspensão Dianteira |
49mm Showa com mola |
Suspensão Traseira |
Showa monoshock Hon Pro-Link |
Roda dianteira |
Raiada em alumínio |
Roda traseira |
Raiada em alumínio |
Pneu dianteiro |
80/100-21 Dunlop MX3S |
Pneu traseiro |
100/90-19 Dunlop MX3S |
Freio dianteiro |
Disco 260mm pétala duplo pistão |
Freio traseiro |
Disco 240mm pétala |