Novo modelo da marca foi apresentado durante o 11º encontro de trilheiros Bananalama
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Divulgação
MXF 250RX 2018
*Atualizada em 24/08/2017 com informações corrigidas sobre a medida do vão livre do solo e acrescentados os dados sobre o curso de suspensões, fornecidos pelo Diretor Técnico da MXF Motors Luiz Henrique.
MXF 250RX 2018 Detalhes do motor
Com preço sugerido de R$ 20.000, a MXF 250RX pretende ocupar o "vácuo" existente em nosso mercado fora de estrada, entre as motocicletas nacionais com motor 230cm
3 e as importadas profissionais. A motocicleta chega com boas características como o motor com cilindrada de 250cm3 4 tempos, refrigerado à água e cabeçote com 4 válvulas. A potência máxima divulgada pelo fabricante é de bons 28cv a 9 mil rpm.
Visualmente não há como negar que os plásticos foram inspirados na linha KTM. O porte é similar às endureiras austríacas, um pouco menor. Comparando com a KTM 250 EXC e a Honda CRF230, a MXF250RX tem o assento apenas 1cm mais baixo que o modelo da marca europeia e 7,8cm mais alto que o da japonesa. O entre-eixos é 1.450mm, 3,2cm mais curto que a KTM e 8cm maior que a Honda. A distância livre do solo é de 30cm, comparável aos 30,5 na Honda e 37 na KTM. O peso divulgado é exatamente o mesmo da 230 nacional,107 kg, um bom sinal, considerando o motor maior e mais moderno com componentes extras como radiadores.
MXF 250RX 2018
Ainda no motor se destacam as mangueiras de silicone coloridas no circuito de refrigeração. A alimentação é feita por um carburador Nimota. A motocicleta recebeu um cano de escape com câmara de expansão que fornece um cavalinho a mais, conforme os dados da fábrica.
Para conter o peso, são utilizadas diversos peças de alumínio, como as mesas da suspensão dianteira fabricadas no sistema CNC, braço oscilante, subquadro e guidão tipo "twin wall". O quadro é em aço. A suspensão dianteira - com câmara dupla - e o amortecedor traseiro são fornecidos pela taiwanesa Fast Ace. O curso de 260mm em ambas as rodas fica entre os 240/230mm da CRF230 e os 300/310mm das importadas topo de linha.
MXF 250RX 2018
A energia para a partida elétrica é armazenada numa moderna bateria de lítio, mas o bom e velho pedal de partida permanece como opção. Ainda podemos destacar a lanterna traseira e o painel multifunção em LED, os plásticos UFO e a corrente de transmissão Afam.
Ficha Técnica
Quadro |
Em aço cromo-mobibdenio de alta resistência |
Motor |
250cc - 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado à água |
Câmbio |
6 marchas |
Potência máxima |
28CV / 9000 rpm |
Torque máximo |
23N.m. / 7000 rpm |
Sistema de transmissão secundária |
corrente, coroa e pinhão |
Ignição |
C.D.I. |
Partida |
partida elétrica e pedal |
Dimensões Gerais C x L x A |
2.160 x 830 x 1.300 mm |
Entre-eixos |
1.450 mm |
Altura do assento |
950 mm |
Vão Livre do solo |
300 mm |
Suspensão Diant. |
Invertida Fast Ace - Regulagens de Compressão e retorno - 260mm |
Suspensão Tras. |
Monoamortecedor com links - Regulagens de Compressão e retorno - 260mm |
Peso |
107 kg |
Freios (dianteiro / traseiro) |
Hidráulicos a disco - Diâmetros não informados |
Pneu (roda), dianteira |
80/100-21 (1.60-21) |
Pneu (roda), traseira |
100/90-18 (2.15-18) |
Capacidade do tanque |
9 litros |
Capacidade do reservatório de óleo |
1.1 litro |
Capacidade de carga |
150 kg |
Velocidade máxima |
160 km/h |