Tomac vence mais uma em noite difícil para o líder do campeonato
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Divulgação / Simon Cudby
Cianciarulo fatura 250 Leste em casa
Largada 450 Daytona 2017
Daytona, Daytona! O mais diferenciado dos eventos do AMA Supercross trouxe uma noite espetacular de corridas, uma das melhores da temporada 2017. Daytona é tão diferente e sua tradição tão forte que pode se dar ao luxo de executar as próprias regras. O evento deixou para trás as provas por tempo, para usar o regulamento do ano passado com 15 voltas definidas para a final da 250 e 20 para a 450. Uma ótima decisão, caso contrário as finais teriam duas ou três voltas a menos.
O evento na Flórida teve seus heróis e surpresas num sábado onde os líderes do campeonato tiveram finais nada fáceis. Vamos aos pontos principais de Daytona 2017.
Corridas
Eli Tomac conquista a quinta vitória no ano
Jeremy Martin (6) liderou mais da metade da bateria final
A largada da 450 foi tumultuada para os pilotos que escolheram a ponta esquerda do gate. Entre eles alguns dos favoritos. Jason Anderson ameaçou largar antes da hora e fez Marvin Musquin avançar sobre o gate. O dispositivo não travou, pelo contrário, caiu para frente liberando o francês, que só não fez o holeshot, porque teve bom senso e segurou a aceleração.
O fato é que a confusão teve efeito também sobre Ryan Dungey que fez uma de suas piores largadas no ano. Para completar Justin Barcia - que venceu sua classificatória e tinha o quarto gate - caiu na primeira curva trancando a passagem tanto de Musquin como de Dungey. Deste grupo Anderson se saiu melhor, completando a primeira volta na nona posição. Dungey passou em 17º.
Lá na frente o estreante na categoria Jeremy Martin largou em primeiro e impediu que Eli Tomac lhe roubasse a liderança nas primeiras voltas. O desempenho de Martin na final foi, de certa forma, surpreendente. Com resultados medíocres na 250 Oeste durante a primeira fase da temporada, a chance de correr Daytona com a moto de Ken Roczen parece ter acendido alguma faísca no piloto.
Com a contribuição de Jeremy Martin, Eli Tomac experimenta o sabor das areias da Flórida
Próximos, Martin e Tomac se isolaram dos demais. O piloto da Kawasaki teve a tranquilidade de escolher o melhor momento para atacar. "Martin estava pilotando muito bem e preferi não arriscar no início. As primeiras voltas não eram o melhor momento para forçar a ultrapassagem", avaliou.
Tomac estava certo. Com a bateria cheia Martin seria muito mais enérgico na defesa da liderança. Como não sofria pressão do terceiro colocado (Justin Brayton) era natural aguardar que o estreante na 450 perdesse ritmo com o passar das voltas.
Entretanto a energia de Martin durou mais do que o esperado. Único além de Tomac a girar na casa de 1min11seg, Martin manteve a dianteira por 5, 6, 7 voltas... ele mesmo deve ter se surpreendido ao passar metade da corrida na liderança. Na volta número 11 Tomac finalmente partiu para o ataque definitivo. O estreante até tentou revidar, mas sabia que defender a ponta seria uma tarefa muito difícil. Com a liderança nas mãos, Tomac abriu quatro segundos em duas voltas, vantagem que chegou a 17 segundos na bandeirada.
Jason Anderson
Após a apresentação única no Supercross 450, Martin espera que o bom desempenho influencie quando a 250 Oeste voltar: "Hoje (sábado) foi meu oitavo dia com a moto. Tinha a 18ª escolha de gate, então sabia que minha única chance seria atacar com tudo aquela parede externa (na primeira curva)", avaliou o piloto da Geico Honda que confessou ter achado a 450 oficial muito forte. "Amansamos a moto umas quatro ou cinco vezes até eu me sentir confortável com ela."
Embora Jason Anderson tenha feito um avanço respeitável da nona até a terceira posição, fora da liderança todos os olhos se voltaram para onde estava Dungey. Num traçado com poucas chances de ultrapassagem o esforço do líder na pontuação foi quase heroico. A cereja do bolo foi a conquista da quarta posição sobre Cole Seely, definida praticamente na última curva. A Manobra ganha mais pontos ainda ao notarmos que a duas voltas da bandeirada a diferença era de quase 4 segundos entre os dois pilotos.
Ryan Dungey
Outros destaques
Chad Reed, que acumula algumas vitórias em Daytona, fez uma boa apresentação na quarta posição até perder o controle num dos esses e literalmente ser ejetado de sua Yamaha. O veterano levantou e ainda garantiu o sexto lugar.
Chad Reed
Com a atropelada sobre o gate, uma queda na areia e a 15ª posição na final, Marvin Musquin dá, na prática, adeus as esperanças de título. Caiu para quarto lugar na pontuação, atrás de Cole Seely, que não mostrou grandes flashes de velocidade durante o ano, mas tem sido bem mais consistente que o francês.
Mike Alessi andou boa parte da prova na oitava posição, posto que marcaria seu melhor resultado na temporada. Chegou a ocupar a sétima posição por uma volta, mas cansou no final e chegou em 10º, repetindo resultado já alcançado no ano.
Por falar em cansaço, Malcolm Stewart seguiu em Daytona o roteiro que tem marcado suas corridas nesse ano. Ele até alcança uma boa posição intermediária e tem velocidade para mantê-la, o problema, ao que parece, é o preparo físico. Invariavelmente o irmão de James vai ficando para trás conforme a bandeirada se aproxima. Em Daytona, circuito reconhecidamente mais exigente, não seria diferente. Depois de ocupar a nona posição, chegou em 16º a uma volta dos líderes.
Pódio Daytona 450 com Jeremy Martin, Eli Tomac e Jason Anderson
250 - Cianciarulo vence, Osborne conquista um quinto lugar suado
Adam Cianciarulo
Joey Savatgy
Na classe 250 Leste Adam Cianciarulo fez uma corrida perfeita para voltar ao topo do pódio após dois anos marcados por lesões. A grande jogada do piloto foi a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe Joey Savatgy na segunda curva.
"Sabia que precisava de uma boa largada para ter sucesso aqui. A pista tinha apenas uma linha boa em quase todo o trajeto, especialmente na parte de areia. Savatgy saiu do gate melhor que eu e apenas o segui e fui capaz de cortar seu traçado. Se eu não o ultrapassasse ali, provavelmente teria chegado em segundo. Toda vez que chegávamos na parte de areia tentava lhe dar um banho (de areia) e abrir um pouco de vantagem".
Dylan Ferrandis
Zach Osborne
Os dois pilotos da Pro Circuit abriram dos demais rapidamente, mas atrás a corrida também foi bastante animada. O venezuelano Lorenzo Locúrcio fez uma excelente largada na terceira posição. Foi ultrapassado no início por Zach Osborne, mas o líder do campeonato caiu logo em seguida e devolveu o terceiro posto a Locúrcio que segurou a posição até a décima volta, quando foi superado pelo francês Dylan Ferrandis. Logo depois Jordon Smith e Osborne também ultrapassaram o venezuelano para em seguida, junto com Ferrandis, travarem uma bela batalha pela terceira posição.
Osborne tentou de todas as formas passar Smith, e até conseguiu se posicionar a sua frente por um breve momento, mas o piloto da TLD KTM segurou a quarta posição. O francês Ferrandis manteve o terceiro lugar e comemorou seu primeiro pódio nos EUA.
Pelo campeonato, a vantagem de Osborne sobre Savatgy caiu para apenas seis pontos. A nove pontos do líder, a vitória colocou Cianciarulo de volta à disputa pelo título.
Pódio 250 Leste com Joey Savatgy, Adam Cianciarulo e Dylan Ferrandis
No próximo sábado o campeonato retorna ao confinamento dos estádios com a 11ª etapa, em Indianápolis.
Vídeos
Corridas Completas
Resultados
1 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw KX 450F |
20 Laps |
1:11.671 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
2 |
6 |
Jeremy Martin |
Hon CRF 450 |
+17,618 |
1:11.736 |
GEICO Hon |
3 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
+26,659 |
1:12.413 |
ROCKSTAR ENERGY HUSQVARNA FACTORY RACIN |
4 |
1 |
Ryan Dungey |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
+33,638 |
1:13.620 |
RED BULL KTM, MOTOREX, AKRAPOVIC, DUNLOP, F |
5 |
14 |
Cole Seely |
Hon CRF 450 |
+34,440 |
1:13.709 |
Hon HRC |
6 |
22 |
Chad Reed |
Yam YZ450F |
+42,471 |
1:13.455 |
Monster Energy-Yamalaube-Chaparral-Yam Financa |
7 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
+47,934 |
1:13.692 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM - WPS |
8 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw KX 450F |
+57,068 |
1:14.007 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
9 |
10 |
Justin Brayton |
Hon CRF 450 |
+58,998 |
1:14.085 |
Smartop/MotoConcepts/Hon/Yoshimura |
10 |
800 |
Mike Alessi |
Hon CRF 450 |
+59,655 |
1:14.161 |
Smartop MotoConcepts Hon Racing |
11 |
51 |
Justin Barcia |
Suz RM-Z450 |
+1:03.431 |
1:15.140 |
Autotrader/JGR/Suz/Toyota/Monster Energy/NFAB/W |
12 |
18 |
David Millsaps |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
+1:07.172 |
1:15.168 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM - WPS |
13 |
15 |
Dean Wilson |
Hus FC450 |
+1:08.557 |
1:14.945 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing/Bel-Ray/FM |
14 |
20 |
Broc Tickle |
Suz RM-Z450 |
+1:09.707 |
1:14.951 |
RCH Yoshimura Suz Factory Racing |
15 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
+1:17.433 |
1:13.787 |
RED BULL KTM, MOTOREX, AKRAPOVIC, DUNLOP, T |
16 |
47 |
Malcolm Stewart |
Suz RM-Z450 |
19 Laps |
1:14.322 |
Ride365.com / Stewart Racing |
17 |
12 |
Jacob Weimer |
Suz RM-Z450 |
+07,513 |
1:14.552 |
Autotrader/JGR/Suz/Toyota/Monster Energy/NFAB/W |
18 |
11 |
Kyle Chisholm |
Hon CRF 450 |
+45,307 |
1:17.610 |
Keen's Buildings/Xtreme Powersports/Team Chiz/Motoc |
19 |
61 |
Vince Friese |
Hon CRF 450 |
+1:15.759 |
1:14.828 |
Smartop Motoconcepts |
20 |
75 |
Nick Schmidt |
Suz RM-Z450 |
18 Laps |
1:18.282 |
No DSC Construction TPJ Racing/Fly Racing/Suz |
21 |
95 |
Aj Catanzaro |
Kaw KX 450F |
+12,382 |
1:19.589 |
Pilgrim Powersports/East Coast Fiberglass/Complex Bui |
22 |
76 |
Scott Champion |
Yam YZ450F |
17 Laps |
1:21.187 |
Mx culture/Hitch hotel/Bprmx/Dedicated ride co./Champi |
1 |
36 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX 250F |
15 Laps |
1:13.655 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
2 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw KX 250F |
+04,018 |
1:13.991 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
3 |
108 |
Dylan Ferrandis |
Yam YZ250F |
+16,045 |
1:13.849 |
Yamalube/Thor/Yam/Rockstar/Parts Unlimited |
4 |
44 |
Jordon Smith |
KTM 250SX-F Factory Editi |
+17,463 |
1:14.241 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ KTM |
5 |
16 |
Zach Osborne |
Hus FC250 |
+18,770 |
1:13.788 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing, Bel- |
6 |
183 |
Lorenzo Locurcio |
Yam YZ250F |
+30,394 |
1:14.605 |
CycleTrader Rock River YAMAHA GPI |
7 |
42 |
Kyle Cunningham |
Suz RM-Z250 |
+34,356 |
1:15.283 |
Autotrader/JGR/Yoshimura/Suz |
8 |
26 |
Alex Martin |
KTM 250SX-F Factory Editi |
+39,773 |
1:14.160 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ KTM |
9 |
50 |
Luke Renzland |
Yam YZ250F |
+54,171 |
1:16.180 |
Traders Racing - Tic Tabs / Ohlins USA / Yam |
10 |
70 |
Dakota Alix |
KTM 250 SX-F |
+1:00.383 |
1:16.655 |
MTF/Fox/Factory Connection/FMF |
11 |
54 |
Gannon Audette |
Kaw KX 250F |
+1:02.051 |
1:17.219 |
Kissimmee Motorsports |
12 |
49 |
Anthony Rodriguez |
Yam YZ250F |
+1:02.895 |
1:16.689 |
Venex Mx/MTF/PHX/BAckflips/bell/rekluse/fmf/on |
13 |
72 |
Cole Thompson |
KTM 250 SX-F |
+1:03.908 |
1:16.771 |
KTM Canada/Parts Canada/Thor |
14 |
48 |
Christian Craig |
Hon CRF 250 |
+1:04.443 |
1:16.181 |
GEICO Hon |
15 |
62 |
Jesse Wentland |
Hon CRF 250 |
+1:06.029 |
1:16.938 |
TiLUBE Hon Racing |
16 |
40 |
Fredrik Noren |
Hon CRF 250 |
+1:08.576 |
1:16.647 |
Tilube/Hon Racing/O'Neal/Sidi/Eks Brand/Dedi |
17 |
93 |
Joshua Cartwright |
Yam YZ250F |
14 Laps |
1:18.097 |
EBR/Altus/FXR/TXS/MXculture/FMF/SandBoxKin |
18 |
285 |
Tony Archer |
Hon CRF 250 |
+09,283 |
1:19.318 |
K1 Speed, BWR Engines, SSi Decals, Race-Tech |
19 |
558 |
Jerry Robin |
Yam YZ250F |
+35,636 |
1:16.543 |
Blue Buffalo Slater Skins |
20 |
559 |
Dylan Merriam |
Yam YZ250F |
+37,049 |
1:19.546 |
TPJ/Fly Racing/Alpinestars/Dunlop/Von Zipper/O |
21 |
313 |
Kyle Swanson |
Kaw KX 250F |
+40,730 |
1:19.543 |
Team PR-MX.CA/Strikt/Pelletier Kaw |
22 |
45 |
Mitchell Harrison |
Yam YZ250F |
10 Laps |
1:15.352 |
Yamalube/Thor/Yam/Rockstar/Parts Unlimited |
Classificação Geral
1 |
1 |
Ryan Dungey |
214 |
2 |
3 |
Eli Tomac |
197 |
3 |
14 |
Cole Seely |
169 |
4 |
25 |
Marvin Musquin |
163 |
5 |
21 |
Jason Anderson |
143 |
6 |
18 |
David Millsaps |
121 |
7 |
22 |
Chad Reed |
116 |
8 |
4 |
Blake Baggett |
113 |
9 |
15 |
Dean Wilson |
105 |
10 |
20 |
Broc Tickle |
103 |
11 |
33 |
Joshua Grant |
88 |
12 |
10 |
Justin Brayton |
79 |
13 |
2 |
Cooper Webb |
71 |
14 |
12 |
Jacob Weimer |
66 |
15 |
61 |
Vince Friese |
57 |
16 |
800 |
Mike Alessi |
56 |
17 |
47 |
Malcolm Stewart |
52 |
18 |
94 |
Ken Roczen |
51 |
19 |
19 |
Justin Bogle |
46 |
20 |
32 |
Weston Peick |
39 |
21 |
41 |
Trey Canard |
34 |
22 |
51 |
Justin Barcia |
31 |
23 |
6 |
Jeremy Martin |
22 |
24 |
75 |
Nick Schmidt |
18 |
25 |
67 |
Jimmy Albertson |
11 |
26 |
85 |
Thomas Hahn |
11 |
27 |
377 |
Christophe Pourcel |
10 |
28 |
314 |
Alex Ray |
7 |
29 |
11 |
Kyle Chisholm |
6 |
30 |
80 |
Cade Clason |
6 |
31 |
722 |
Adam Enticknap |
4 |
32 |
981 |
Austin Politelli |
3 |
33 |
374 |
Cody Gilmore |
3 |
34 |
40 |
Fredrik Noren |
2 |
35 |
76 |
Scott Champion |
2 |
36 |
606 |
Ronnie Stewart |
1 |
37 |
95 |
Aj Catanzaro |
1 |
|
1 |
16 |
Zach Osborne |
86 |
2 |
17 |
Joey Savatgy |
80 |
3 |
36 |
Adam Cianciarulo |
77 |
4 |
44 |
Jordon Smith |
70 |
5 |
108 |
Dylan Ferrandis |
54 |
6 |
39 |
Colt Nichols |
49 |
7 |
50 |
Luke Renzland |
43 |
8 |
26 |
Alex Martin |
42 |
9 |
56 |
Kyle Peters |
37 |
10 |
48 |
Christian Craig |
36 |
11 |
31 |
Rj Hampshire |
36 |
12 |
49 |
Anthony Rodriguez |
34 |
13 |
40 |
Fredrik Noren |
30 |
14 |
183 |
Lorenzo Locurcio |
29 |
15 |
62 |
Jesse Wentland |
28 |
16 |
54 |
Gannon Audette |
27 |
17 |
128 |
Cameron Mcadoo |
26 |
18 |
45 |
Mitchell Harrison |
24 |
19 |
42 |
Kyle Cunningham |
23 |
20 |
72 |
Cole Thompson |
22 |
21 |
70 |
Dakota Alix |
14 |
22 |
285 |
Tony Archer |
8 |
23 |
93 |
Joshua Cartwright |
5 |
24 |
65 |
Paul Coates |
3 |
25 |
88 |
John Short |
2 |
26 |
558 |
Jerry Robin |
2 |
27 |
81 |
Henry Miller |
2 |
28 |
559 |
Dylan Merriam |
1 |
29 |
34 |
Benny Bloss |
1 |
30 |
313 |
Kyle Swanson |
1 |
|
|