X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > AMA Supercross

1ª etapa - Anaheim 1 - CA
Publicado em: 08/01/2017
Clique e saiba mais

Ken Roczen domina prova de abertura em sua estreia na Honda
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Feld Entertainment

Shane McElrath conquista primeira vitória na 250 Oeste


Ken Roczen

Já começou! A prova mais aguardada pelos fãs de Supercross deu a largada na temporada 2017 e o que se viu foi uma performance dominante de Ken Roczen que foi o mais rápido durante toda a noite. O alemão liderou a final desde o início e cruzou a bandeirada com a confortável vantagem de 16 segundos sobre o atual campeão Ryan Dungey.

Foi também a noite de estreia com o novo formato das corridas, agora por tempo, não mais por voltas. As finais correm em 20 minutos mais uma volta na classe 450 e 15 minutos mais uma volta na 250. Nessa primeira etapa, com as voltas acima de um minuto, não houve qualquer mudança prática. A 450 teve exatamente 20 voltas e os pilotos da 250 rodaram 15 voltas na final. Mas em estádios menores podemos aguardar corridas com até 25 voltas, ou mais.

A pista da abertura contribuiu para o espetáculo. Rápida, sem pontos travados e aproveitando muito bem toda a área interna do estádio. Os pilotos puderam acelerar com velocidade sem trechos que quebrassem demasiadamente o ritmo.

As impressões da abertura


Ryan Dungey


Jason Anderson
Ken Roczen, óbvio, foi o grande vencedor da noite. Não foi apenas uma demonstração que a generosa oferta da Honda para retomar o título após 13 anos foi acertada. Foi também acertada a decisão de Roczen de evitar todas as distrações pós e pré-temporada -como Nações - para dedicar-se ao acerto de seu novo equipamento.

Roczen e a Honda CRF450 do HRC chegaram ao início do campeonato completamente íntimos, como se fossem casados há anos. A boa largada facilitou sua final. Sofreu a oposição de Marvin Musquin por apenas uma reta, depois, foi o rei da noite desfilando sua técnica para os quase 50 mil presentes no estádio. A final foi um retrato de sua determinação: quer o título e nada menos que isso.

Ryan Dungey não fez a melhor das largadas, porém se virou na primeira volta para alcançar a quarta posição. Ultrapassou seu companheiro Musquin na quinta volta e assumiu a segunda posição na nona, ao superar Eli Tomac. A essa altura Roczen já administrava mais de dez segundos de vantagem. O início do campeonato de Dungey foi trivial. Um bom resultado, no pódio, marcando seus pontos no campeonato e longe dos erros. O atual campeão mostrou que não tem muitos problemas na pista, a não ser aquele que veste a camisa número 94.

O francês Marvin Musquin completou o pódio. Poderia ter partido para cima de Roczen no início, mas faltou velocidade. O alemão, em sua volta mais rápida colocou ao menos 1,1 segundo sobre os demais (exceto Tomac a 0,3seg). Depois disso foi consistente. Não conseguiu segurar Dungey quando esse veio para cima, mas também não faz muito sentido obstruir o atual campeão quando ele é seu companheiro de equipe e de treinos. Depois disso aproveitou para recuperar o terceiro posto quando Tomac deu mole na segunda metade da prova. Musquin vem mais maduro na classe 450 em 2017 e os pódios devem ser bem mais frequentes que no ano passado.


Marvin Musquin
Jason Anderson fez uma típica corrida de Jason Anderson. Largou fora dos dez primeiros e veio recuperando posições. No meio do caminho não poderia faltar a disputa com Cole Seely, com quem, podemos dizer, não compartilha a melhor das amizades. Depois ficou com a quarta posição roubada de Tomac a três voltas do fim.

Eli Tomac foi a decepção da noite. Era o único tão rápido quanto Roczen. Na verdade venceu uma das classificatórias em tempo menor que o alemão venceu a dele. Na final passou Musquin pelo segundo posto já na segunda volta e até tentou acompanhar Roczen, que foi abrindo pouco a pouco. Pouco antes da metade da corrida tinha a posse tranquila do segundo lugar, até que um problema comum aos pilotos amadores o afetou: arm pump! O popular travamento de braço. E aí, meu amigo, não há mandinga possível para evitar a queda de ritmo. Tomac despencou até a quinta posição, ainda sofrendo pressão de Cole Seely nas voltas finais. A ocorrência de arm pump geralmente não está relacionada à questão do preparo físico, mas normalmente à tensão, principalmente no caso dos pilotos profissionais. O atleta não pilota tão relaxado como deveria e os músculos do braço acabam inchando e "travando".

Será que Tomac cobrou muito de si mesmo? O quinto lugar não é ruim, mas considerando as circunstâncias da corrida do piloto da Kawasaki e a velocidade que o capacitava a brigar pela vitória, tenho certeza que Eli Tomac quer deixar esse início de campeonato para trás o mais rápido possível.

Quem mais vale a pena mencionar? David Millsaps correu com uma costela quebrada e resistiu na sétima posição. Um feito! Cooper Webb estreou no supercross 450 com a 10ª posição. Nada mal, mas também nada acima das expectativas. Será um ano de aprendizado para o bicampeão na 250. Jake Weimer substitui Justin Barcia (com o pulso lesionado) na JGR Suzuki com a 11ª posição. Chad Reed se chocou com Weston Peick durante uma tentiva de ultrapassagem e quebrou a tampa da bomba d´água de sua Yamaha, sendo forçado a abandonar pouco depois. Trey Canard caiu durante as classificatórias e não largou na final.

250  Oeste - Shane McElrath larga na frente


Shane McElrath largando na frente


Aaron Plessinger ultrapassa Martin Dávalos
Shane McElrath conquistou sua primeira vitória no Supercross 250. Liderando de ponta a ponta a vitória tem um gostinho ainda melhor. Sendo em Anaheim, na abertura do campeonato tudo fica ainda mais doce.

O piloto da Troy Lee KTM assumiu a ponta na largada seguido de Martin Dávalos e Dan Reardon. Hayden Mellross entrou na briga, mas foi obrigado a abandonar com problemas mecânicos logo no início.

Com McElrath na frente, mas não muito distante, a briga pela segunda posição foi a mais interessante com Aaron Plessinger atacando e superando o equatoriano na nona volta. Plessinger ainda tentou partir para cima do líder, que conseguiu manter distância.


Martin Dávalos

Confira abaixo os vídeos com as finais completas da abertura do Monster Energy AMA Supercross 2017.





Veja também os vídeos com os resumos com os melhores momentos das corridas da 450 e da 250.

Resultados

P. # 450 Moto Diff M.v. Equipe
1 94 Ken Roczen Hon Crf 450 20 Laps 1:01.859 Hon Hrc
2 1 Ryan Dungey Ktm 450 Sx-f Factory Edit +16,200 1:03.110 Red Bull Ktm, Motorex, Akrapovic, Dunlop, F
3 25 Marvin Musquin Ktm 450 Sx-f Factory Edit +17,598 1:03.193 Red Bull Ktm, Motorex, Akrapovic, Dunlop, T
4 21 Jason Anderson Hus Fc450 +25,990 1:03.516 Rockstar Energy Husqvarna Factory Racin
5 3 Eli Tomac Kaw Kx 450f +28,869 1:02.111 Monster Energy Kawasaki
6 14 Cole Seely Hon Crf 450 +30,386 1:03.823 Hon Hrc
7 18 David Millsaps Ktm 450 Sx-f Factory Edit +41,678 1:04.535 Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps
8 32 Weston Peick Suz Rm-z450 +47,657 1:04.648 Autotrader/Jgr/Suz/Bad Boy Offroad/Wienershnitzel/
9 33 Joshua Grant Kaw Kx 450f +50,626 1:04.911 Monster Energy Kawasaki
10 2 Cooper Webb Yam Yz450f +57,229 1:05.052 Monster Energy-yamalube-chaparral-yam Financial
11 12 Jake Weimer Suz Rm-z450 +58,889 1:04.460 Autotrader/Jgr/Suz/Toyota/Monster Energy/Nfab/W
12 19 Justin Bogle Suz Rm-z450 +1:04.727 1:04.516 Rch Suz Factory Racing
13 15 Dean Wilson Yam Yz450f 19 Laps 1:04.893  
14 4 Blake Baggett Ktm 450 Sx-f Factory Edit +03,015 1:04.383 Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps
15 10 Justin Brayton Hon Crf 450 +05,747 1:05.296 Smartop/Motoconcepts/Hon
16 20 Broc Tickle Suz Rm-z450 +07,624 1:04.583 Rch Suz Factory Racing
17 61 Vince Friese Hon Crf 450 +28,338 1:05.417 Smartop Motoconcepts Hon
18 67 Jimmy Albertson Suz Rm-z450 +43,562 1:07.446 Suz/Fmf/Merge Racing/Rekluse/Seven/Acerbis/Bell
19 75 Nick Schmidt Suz Rm-z450 +1:05.367 1:06.158 Team3br Suz Tpj Milestonemx
20 22 Chad Reed Yam Yz450f 13 Laps 1:04.419 Monster Energy-yamalaube-chaparral-yam Financa
21 800 Mike Alessi Hon Crf 450 10 Laps 1:05.809 Smartop Motoconcepts Racing
22 41 Trey Canard Ktm 450 Sx-f Factory Edit Dns   Ktm, Red Bull, Akrapovic, Motorex, Wp, Dunl

P. # 250 Oeste Moto Diff M.v. Equipe
1 38 Shane McElrath Ktm 250sx-f Factory Editi 15 Laps 1:03.999 Troy Lee Designs/ Red Bull/ Ktm
2 23 Aaron Plessinger Yam Yz250f +02,299 1:03.588 Yamalube/Thor/Yam/Rockstar/Parts Unlimited
3 30 Martin Davalos Hus Fc250 +10,779 1:03.982 Rockstar Energy Hus Factory Racing, Bel-
4 28 Mitchell Oldenburg Ktm 250sx-f Factory Editi +13,249 1:04.395 Troy Lee Designs/ Red Bull/ Ktm
5 46 Justin Hill Kaw Kx 250f +16,829 1:05.336 Monster Energy Pro Circuit Kawasaki
6 6 Jeremy Martin Hon Crf 250 +18,859 1:04.826 Geico Hon
7 122 Dan Reardon Yam Yz250f +24,516 1:05.640 Yamalube/Thor/Rockstar/Parts Unlimited/Yam
8 24 Austin Forkner Kaw Kx 250f +26,992 1:04.860 Monster Energy Pro Circuit Kawasaki
9 57 James Decotis Hon Crf 250 +32,736 1:05.375 Geico Hon
10 11 Kyle Chisholm Hon Crf 250 +36,461 1:06.392 Honda/Smarttop/Motoconcepts/Sidi/Hj
11 52 Tyler Bowers Yam Yz250f +56,132 1:07.097 51fifty Energy Drink Yam
12 99 Chase Marquier Hon Crf 250 +1:04.388 1:07.805 Hon, Proven Moto
13 74 Bradley Taft Yam Yz250f +1:06.093 1:07.381 Cycletrader Rock River Yamaha Gpi Evs
14 138 Blake Lilly Ktm 250 Sx-f +1:07.861 1:08.471 Cj Wilson Ktm Of Murrieta/Toyota Of Escondido/
15 902 Killian Auberson Ktm 250 Sx-f 14 Laps 1:08.120 Ktm Switzerland/Ktm/Motorex/Shift
16 71 Justin Starling Ktm 250 Sx-f +05,744 1:08.578 Slaton Racing/Jmr/Ktm
17 37 Phillip Nicoletti Suz Rm-z250 +06,480 1:06.869 Autotrader/Jgr/Yoshimura/Suz
18 53 Cole Martinez Yam Yz250f +11,508 1:07.561 Ib Corp Racing Powered By Rock River/Radikal R
19 203 Zachary Commans Kaw Kx 250f +16,770 1:07.056 Rockwell/Nuclear Blast/Homeland Munitions/Kaw
20 95 Aj Catanzaro Yam Yz250f +38,663 1:09.758 Blue Buffalo, Slater Skins, Waynesburg Yam,
21 64 Hayden Mellross Yam Yz250f Dnf   51fifty Energy Drink Yam
22 179 Jon Ames Yam Yz250f Dns   Fox, Pro Circuit, Twisted Development











© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet