X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Reportagens > Motos

Yamaha T7 - Conceito Adventure apresentado na EICMA
Publicado em: 08/11/2016

Espírito da Ténéré influencia projeto que aponta a aventureira mais para o fora de estrada
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Divulgação / Yamaha


 

Há 33 anos a legendária e icônica Yamaha XT600Z Téneré era lançada. Embalada pelo seu sucesso no Rally Paris-Dakar a marca trouxe para as estradas e trilhas uma evolução da "big trail", capaz de cobrir grandes distâncias num piscar de olhos. Aquele tanque de combustível enorme era um complicador no fora de estrada mais travado, mas isso não impediu que a motocicleta se tornasse um sucesso de vendas e fosse cultuada por inúmeros fã clubes ao redor do mundo. Em seus primeiros dez anos de vida - entre 1984 e 1994 - a Ténéré vendeu 61 mil unidades na Europa.


 

E então as big trail evoluíram para o conceito adventure - talvez a igualmente lendária Africa Twin seja a maior expoente desse seguimento - que ficaram cada vez maiores, mais estradeiras e menos capazes de se afastar do asfalto. A Yamaha acha que é hora de apontar a adventure novamente para seu espírito original, aventuras onde o fora de estrada tenha mais e mais presença.

Nova Yamaha T7


Yamaha T7 Concept

Um modelo conceito não é exatamente algo projetado para entrar em produção. Pelo menos não em sua forma original. Os conceitos servem para explorar visões e fórmulas que podem, ou não, se tornarem "reais". No desenvolvimento de um conceito os projetistas e engenheiros têm maior autonomia e liberdade de criação, sem a interferência (e a tesoura) dos contadores de tostões.


Yamaha T7 Concept


A Yamaha T7 nasceu desenvolvida por um grupo de engenheiros e desenhistas provenientes de três fontes: o time oficial de Yamaha de Rally, na França, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, na Itália, e do laboratório GK Design, na Holanda. A equipe recebeu a missão de criar algo que se encaixasse nas necessidades do piloto aventureiro e representasse a visão da Yamaha sobre o futuro das motos dessa categoria.


 

A Yamaha T7 Concept é um protótipo 1005 funcional que procura o equilíbrio perfeito entre as capacidades de estrada e fora de estrada. A motocicleta recebeu um projeto completamente novo de quadro e suspensões, impulsionados pelo reconhecido e capaz motor CP2 de 700 cm3.

Equipada com reservatório de combustível em alumínio, farol com 4 projetores de LED, carenagem e protetor de cárter em fibra de carbono, escape artesanal Akrapovic e suspensões KYB 'racing', a T7 interpreta um papel importante no desenvolvimento da nova linha adventure da Yamaha.


 

O primeiro filhote de produção dessa nova linhagem deve nascer em meados de 2018.

Vídeo














© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet