X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Supermoto

Como tudo começou, no Brasil e no mundo...
Publicado em: 10/07
Clique e saiba mais

Coluna Supermoto 
Por Rafa Paschoalin  - Fotos: Idário Café Araújo  


O piloto Rafael Paschoalin em ação em um trecho de asfalto

Como tudo começou, no Brasil e no mundo...

O Supermotard ou Supermoto nasceu na Califórnia, na década de 70, como uma espécie de corrida maluca para definir o melhor piloto de motocicletas da época. Uma pista mista com trechos de terra e asfalto foi cuidadosamente elaborada para receber então os corajosos motociclistas que migravam de suas categorias para se enfrentarem no evento anual. Cada competidor utilizava sua moto, independente da categoria que fosse. 

A competição durou alguns anos, mas logo perdeu força e foi deixada de lado pelos norte-americanos. Os franceses então pegaram aquela idéia e transformaram no que temos hoje: motos off-road com rodas de asfalto, competindo em uma pista fechada com cerca de 70% de asfalto e 30% de terra. 

O Campeonato Mundial de Supermoto já existe há quatro anos, porém se limita a Europa e não conta com uma organização digna de "mundial". Já o Campeonato norte-americano junta grandes astros no motocross e da motovelocidade em eventos alucinantes patrocinados por grandes empresas de energéticos. A modalidade foi incorporada também nos X-Games, se tornando imediatamente uma das maiores atrações do evento. 

No Brasil a história começou em 2002, graças a um carioca com nome de francês: Jean Pierre Colinvaux, um grande incentivador da modalidade que deu o sangue para que a moda pegasse também no Brasil. Além de promover algumas provas, Jean trouxe o Francês Alex Thiebault, piloto de mundial que ministrou 2 cursos em São Paulo. Um outro nome importante na história do Supermotard nacional foi Marcos Branco, que realizou os primeiros torneios de Supermoto, denominados então: Copa Moto Esporte Brasil de Supermoto. Em 2004 a Confederação Brasileira de Motociclismo fez o primeiro desafio Supermoto e em seguida, em 2005 e 2006, os Campeonatos Brasileiros de Supermoto. 

Hoje em dia o esporte já é mania, com campeonatos regionais em diversas cidades e um número expressivo de pilotos. Nas ruas virou rotina ver Tornado, Falcon e XT com rodas pequenas no melhor do estilo "motard", o que evidencia a popularidade do esporte. 

Para saber mais acesse os sites:
www.cbm.esp.br  
www.overdrivesm.com.br  
www.supermotard.com.br 
www.amasupermoto.com  


Rafael Paschoalin foi um dos primeiros pilotos brasileiros a dedicar-se ao Supermoto. Hoje compete nos principais campeonatos da modalidade realizados no Brasil, pela equipe Sundown de Supermoto, além de ser o responsável pelos cursos da Overdrive Escola de Pilotagem.

Contato: contato@overdrivesm.com.br 







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet