Novo modelo fora de estrada da Kawasaki desembarca no Brasil
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Piloto: Maurício Arruda - Fotos: Lucidio Arruda / Kawasaki
Aos poucos o mercado brasileiro vai preenchendo todas as suas lacunas em opções fora de estrada. Cada vez fica mais fácil achar a motocicleta na sua medida exata, que combine tanto com o biotipo, como com as pretensões do piloto.
 Kawasaki KLX 140G 2017
Kawasaki KLX 140G 2017 Freio traseiro a disco
Freio traseiro a disco
A Kawasaki KLX 140G chega como uma boa opção de entrada para adolescentes e iniciantes no mundo fora de estrada. As mulheres, mesmo as já crescidas, também vão gostar de suas dimensões compactas e facilidade de pilotagem. A pequena Kawasaki também tem estrutura e força para levar um adulto a praticamente qualquer trilha, mas pilotos a partir de 1,70m já não vão se sentir muito à vontade com a ergonomia. Para os pilotos maiores, apesar de não ser a escolha adequada para desbravar as trilhas brasileiras, ela pode se tornar uma competente 
pit bike. Não estranhem se no sítio o pai "tomar" a moto das crianças e demorar a devolver.
Em termos de tamanho, a 140G fica exatamente entre as Honda CRF 150F e CRF 230F. Tem rodas tamanho grande,  21 polegadas na frente e 18 atrás - 19/16 na 150F - mas um corpo um pouco menor que a 230F.  A receita entre esses modelos é basicamente a mesma que atende o mercado recreativo ao redor do mundo. Simplicidade, facilidade de manutenção e, mais ainda, facilidade de pilotagem. No exterior o modelo conta ainda com duas versões de rodas menores.
 Kawasaki KLX140G 2017
Kawasaki KLX140G 2017 Amortecedor traseiro ajustável
Amortecedor traseiro ajustável
A Kawasaki se destaca em alguns pontos: no quadro perimetral em aço, amortecedor traseiro com reservatório de expansão, regulagens na mola e compressão, além do freio traseiro a disco, contra o ultrapassado sistema a tambor das concorrentes diretas.
O motor de 144cm3, 4 tempos, refrigerado a ar, tem comando único, cabeçote de duas válvulas e é alimentado por um carburador de 20mm. A taxa de compressão "tranquila" permite o uso de gasolina comum sem maiores preocupações. O câmbio tem 5 marchas bem escalonadas e relação final pinhão/coroa 13/57 dentes. A partida é elétrica, sem pedal como segunda opção.
Apesar de nosso piloto de testes com tamanho (1,84m, 82kg) um 
pouquinho acima do público alvo, experimentamos a novidade no circuito de baixo do CT Kalango Cego, em Itupeva (SP).
Pilotando
Graças aos comandos bem desenhados e a espuma do banco na densidade correta, a primeira impressão ao sentar na motocicleta é de qualidade.
Tudo foi bem pensado e feito na medida correta. Mesmo com o piloto full size, nas retas não há nenhuma dificuldade para encaixar os pés para as trocas de marcha ou acionar o freio traseiro.
Pela ausência de radiadores, achamos que o guidão poderia esterçar mais um pouquinho, entretanto as dimensões diminutas não causam nenhum problema em manobras apertadas, aquelas que se faz praticamente parado.
O pequeno motor não decepciona. Também não empolga, mas leva de forma competente o piloto grandalhão sem reclamar. Com boa força em baixos giros, enfrentou as subidas com disposição, sem necessidade de malabarismos com o câmbio. Nas descidas o negócio é jogar marchas e se surpreender com a sensação de segurança e estabilidade que a pequena transmite. É aquele tipo de moto obediente, que não contraria as vontades do patrão. Vai na direção que você quer sem nenhuma ação contrária de resistência.
As pequenas dimensões e o centro de gravidade baixinho permitem atacar as entradas de curvas com velocidade e seus limites de aderência não se apresentam nada cedo. Muito maneável!
Com 190mm de curso na frente e 200mm atrás, as suspensões dão boa conta do recado na buraqueira e até mesmo nos saltos mais leves. A nossa impressão é que a traseira permite mais abuso que a dianteira, contudo o comportamento geral é bem equilibrado. As rodas tamanho adulto contribuem bastante para isso, facilitando a transposição de obstáculos e tornando os buracos "menores". Os freios são ótimos, potentes e com modulação adequada.
 Pneus Pirelli nacionais são a principal diferença do modelo montado em Manaus em relação às fotos de estúdio.
Pneus Pirelli nacionais são a principal diferença do modelo montado em Manaus em relação às fotos de estúdio.
Foto: Johanes Duarte
A conclusão é de um projeto muito bem executado para a proposta. Conjunto de motor, chassi, suspensões e freios bem equilibrados, fácil de tocar, câmbio suave e preciso, leve, boa nas retas e curvas. Quem escolher a KLX 140G para descobrir o fora de estrada, terá uma excelente companheira, pronta para auxiliar no aprendizado.
O preço sugerido (sem frete ou seguro) é de R$ 12.490, valor competitivo e bem próximo do que os norte-americanos pagam por ela. Na América do Norte os U$ 3.699 ficariam ao redor de R$ 11.830, considerando a taxa de câmbio a R$ 3,20. Com certeza a operação da marca em Manaus (AM) contribuiu para baixar a etiqueta.
* valores em agosto de 2016
Ficha Técnica
 
  
   
  
  
   | Tipo | Monocilíndrico, 4 tempos | 
  
   | Cilindrada | 144 cc | 
  
   | Diâmetro x curso | 58,0 x 54,4 mm | 
  
   | Taxa de compressão | 9,5:1 | 
  
   | Sistema de válvulas | SOHC, 2 válvulas | 
  
   | Sistema de combustível | Carburador PB20 | 
  
   | Ignição | DC-CDI digital | 
  
   | Partida | Elétrica | 
  
   | Lubrificação | Lubrificação forçada (cárter úmido) | 
  
   | Arrefecimento | Refrigeração a ar | 
  
   
  
  
   | Tipo | Perimetral em aço de alta elasticidade | 
  
   | Curso da roda: Dianteiro | 190 mm | 
  
   | Curso da roda: Traseiro | 200 mm | 
  
   | Pneu: Dianteiro | 80/100-21 M/C 51M | 
  
   | Pneu: Traseiro | 100/100-19 M/C 59M | 
  
   | Caster (rake) | 27,0º | 
  
   | Trail | 116 mm | 
  
   | Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 41º / 41º | 
  
   
  
  
   | Transmissão | 5 velocidades | 
  
   | Sistema de acionamento | Corrente de transmissão | 
  
   | Relação de redução primária | 2,880 (72/25) | 
  
   | Relações de marcha: 1a | 2,667 (40/15) | 
  
   | Relações de marcha: 2a | 1,895 (36/19) | 
  
   | Relações de marcha: 3a | 1,474 (28/19) | 
  
   | Relações de marcha: 4a | 1,182 (26/22) | 
  
   | Relações de marcha: 5a | 1,000 (24/24) | 
  
   | Relação de redução final | 4,385 (57/13) | 
  
   | Embreagem | Manual, discos múltiplos em banho de óleo | 
  
   
  
  
   | Dianteira: | Garfo telescópico de ø33 mm | 
  
   | Traseira: | Amortecedor em alumínio do tipo Uni- Trak; reservatóriodo tipo piggyback; pré- carga ajustável; compressão ajustável eamortecimento de retorno. | 
  
   
  
  
   | Dianteiro: Tipo | Disco simples de ø220 mm formato de margarida | 
  
   | Dianteiro: Pinça | Pistões duplos | 
  
   | Traseiro: Tipo | Disco simples de ø190 mm formato de margarida | 
  
   | Traseiro: Pinça | Pistão simples | 
  
   
  
  
   | Comprimento total | 2.005 mm | 
  
   | Largura total | 790 mm | 
  
   | Altura total | 1.135 mm | 
  
   | Entre eixos | 1.330 mm | 
  
   | Altura mínima do solo | 315 mm | 
  
   | Altura do assento | 860 mm | 
  
   | Peso em ordem de marcha | 99 kg | 
  
   | Capacidade do tanque | 5,8 litros |