X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Brasileiro de Motocross

Copa Brasil MX - 1ª etapa - Brasileiro Pró - 3ª etapa - Indaiatuba - SP
Publicado em: 20/08/2015
Clique e saiba mais

Copa Brasil e Brasileiro de Motocross reativam a tradicional pista de Indaiatuba no primeiro evento conjunto válido pelas duas competições
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda


Largada da categoria MX1

Neste domingo (16), os principais pilotos de motocross do país e estrangeiros que disputam as competições nacionais voltaram a acelerar em Indaiatuba (SP). A pista anexa ao Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) recebeu a aguardada primeira etapa da Copa Brasil de Motocross e a continuação da terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Motocross, evento que teve início no dia anterior com a realização da categoria Júnior - vencida por Leonardo de Almeida - em conjunto com a Copa São Paulo.

Idealizada por Wellington Valadares, chefe da equipe Honda, e Sandro Garcia, chefe da equipe Yamaha, a Copa Brasil terá a segunda e última etapa no dia 18 de outubro em São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina, que também será válida pela quinta etapa do Brasileiro. Mesmo sendo adversários nas disputas pelos títulos, ambos viram na união uma saída para o período adverso que a modalidade atravessa, com provas sendo adiadas neste momento de dificuldade da economia brasileira, tendo refelexo nas competições. A ideia de agregar outras atrações ao público e movimentar o mercado foi colocada em prática na prova de abertura com várias empresas expondo produtos relacionados ao motociclismo off-road, e também com uma praça de food trucks repleta de opções de alimentação.


Wellington Valadares, chefe da equipe Honda, e Sandro Garcia, chefe da equipe Yamaha, são os idealizadores da Copa Brasil de Motocross

Durante a coletiva de imprensa do evento, os empresários falaram da intenção de promover novamente o campeonato também na próxima temporada, definindo e mantendo o calendário com antecedência, pois este tem sido um dos grandes entraves para o crescimento do esporte na atualidade. Fortalecer os grandes palcos da modalidade, como este da estreia, um dos mais tradicionais do circuito e que estava afastado do calendário desde 2012, é uma das estratégias dos organizadores. Repetindo a receita em outros cenários, seja em parceria com o Campeonato Brasileiro ou, se for o caso, em uma competição separada no futuro, a Copa Brasil planeja contribuir para o fortalecimento do esporte.

Corridas


Jean Ramos


Paulo Alberto
Estavam previstas corridas de quatro categorias: MX1, MX2 e MX3 somando pontos para as duas competições, e MX Intermediária contando apenas para a Copa Brasil. Estavam, porque por um desacordo entre a organização e os pilotos da MX3 com relação ao tratamento da pista pouco antes da largada desta prova, provocou o cancelamento da classe. Após a volta de reconhecimento, diversos participantes abandonaram o gate de largada reclamando da manutenção feita, que segundo eles deixou o circuito perigoso, com pontos compactados molhados em excesso. Como o impasse não foi resolvido, a bateria não foi realizada.

Já as principais categorias, MX1 e MX2, tiveram duas corridas cada uma com boas disputas pelas primeiras posições. Na soma das baterias, Jean Ramos levou a melhor entre as 450 e Hector Assunção entre as 250, desta forma ambos também lideram a Copa Brasil. Hector ainda assumiu a ponta do Campeonato Brasileiro, enquanto Jean agora é o vice-líder na categoria principal, nove pontos atrás de Carlos Campano.

A primeira bateria da MX1 não foi das mais emocionantes. Quer dizer, isso no que diz respeito à briga pela primeira posição, já que o paranaense Jean Ramos disparou na frente e manteve um bom ritmo todo o tempo, controlando os concorrentes até a primeira vitória do dia. Na largada, uma queda coletiva envolveu Adam Chatfield, tirando o inglês radicado em Indaiatuba da briga pelo pódio.


Carlos Campano


Jorge Balbi
Atrás do ponteiro, Thales Vilardi segurou a vice-liderança por aproximadamente 20 minutos, mas nas últimas voltas perdeu ritmo e não sustentou a posição, caindo para o sétimo lugar. O experiente Jorge Balbi Júnior, que havia ultrapassado Paulo Alberto, tomou o segundo lugar, mas faltando poucas voltas para o final levou o troco do português e assim foram definidos os três primeiros lugares. Carlos Campano, após fechar a primeira volta em sexto teve dificuldades para avançar no pelotão, mas ainda conquistou o quarto lugar apesar da pressão de Wellington Garcia.

Campano voltou mais concentrado para a segunda corrida e desta vez saiu na frente, o que é fundamental em Indaiatuba, uma pista reconhecidamente de ultrapassagem difícil. Seguido por Jean Ramos desde o início, o espanhol teve que lidar com a pressão do companheiro de equipe em alguns momentos da prova, mas ambos foram abrindo vantagem sobre os demais e as posições foram mantidas até a bandeirada.

Thales Vilardi novamente conseguiu uma boa largada partindo em terceiro, só que poucas voltas depois Balbi assumiu a posição e o paulista novamente não manteve a mesma velocidade terminando a prova em nono. As cinco primeiras posições foram definidas antes da metade da bateria com Chatfield em quarto e Paulo Alberto em quinto.

Na somatória das baterias, Jean conquistou 47 pontos. Logo depois vieram Campano com 43 e Balbi com 40. Paulo Alberto foi o quarto colocado e Jetro Salazar ganhou na regularidade, depois de ter feito dois sextos lugares, o quinto lugar no fim de semana.


Pódio da categoria MX1

Cada vez com melhores resultados ao longo da temporada, Jean se firma como um dos grandes favoritos aos títulos. "Tenho tido uma boa concentração, acho que isso tem feito a maior diferença, e me sentido confortável com a moto. A cada etapa que consigo um bom resultado eu confio mais em mim e acho que esses pequenos detalhes têm feito uma grande diferença dentro da pista", destacou o vencedor.


Jetro Salazar
Para Campano a bateria inicial complicou suas chances de vitória na etapa. "Eu queria ganhar a primeira bateria, mas foi muito, muito difícil, larguei mal e molharam toda a pista, fiquei atrás do Balbi e do Paulo sem conseguir ultrapassar e gastei todos os tear-offs. Tentei muito, em qualquer canaleta, mas não deu. Na segunda sabia que a pista estaria melhor para mim, acabei largando bem. No início o Jean é sempre muito rápido, depois fui abrindo pouco a pouco", disse o espanhol.

Balbi revelou que só agora está competindo sem problemas físicos nesta temporada. "Eu tive um início de ano muito difícil, com vários problemas físicos, nada grave, mas primeiro tive uma lesão na cervical que me travava os braços e depois caí e machuquei os tornozelos. Não é fácil, essa é minha 18ª temporada profissional, estou com 34 anos, e o adversário mais próximo deve ser pelo menos seis anos mais novo (risos). Só agora eu estou 100% fisicamente. Brigar pelo Campeonato Brasileiro acho que é difícil, mas quero vencer uma prova até o final do ano", projetou o mineiro.

Para quem estava acostumado a ver Paulo Alberto brigando pela liderança, pode ter tido uma surpresa o desempenho mais discreto desta prova, mas o português explicou a razão. "Acabei de voltar de recuperação de uma lesão e cansei rápido na segunda bateria. Agora é intensificar os treinos para colocar o corpo em dia e alcançar melhores resultados nas próximas corridas", justificou Paulo.


Largada da categoria MX2

A disputa na MX2 começou movimentada. Na largada da primeira prova Hector Assunção assumiu a liderança, seguido por Caio Lopes e Enzo Lopes. Depois de algumas voltas, Gustavo Pessoa e Fábio 'Moranguinho' Santos subiram para segundo e terceiro na classificação que mudou novamente com uma queda de Hector, que voltou rápido na terceira posição. Gustavo assumiu o primeiro lugar, mas por pouco tempo. Poucas voltas depois ele também caiu e de forma mais forte, abandonando a prova com um ombro lesionado.


Hector Assunção

Com Gustavo fora, Fábio Santos teve seu momento na liderança já pressionado por Hector. Após cerca de três voltas o piloto da Honda conseguiu retomar a primeira posição, deixando Fabinho em segundo. Enzo Lopes foi o terceiro, seguido por Pepê Bueno e Dudu Lima. Caio Lopes completou a bateria na sexta posição.


Fábio Santos

Na segunda corrida, Leonardo Souza fez o holeshot, mas logo em seguida Hector assumiu a ponta. Conquistando uma folga maior desta vez, Hector comandou a bateria sem nenhum imprevisto. A briga pelo segundo lugar ficou em boa parte da bateria restrita à equipe Yamaha Grupo Geração, entre Fabinho e João Pedro Ribeiro. Na segunda metade da prova, João Pedro consolidou a posição e Fabinho precisou se preocupar com a aproximação de Dudu Lima. O piloto da Kawasaki saltou para o terceiro posto, e Fabinho terminou em quarto. Bem mais atrás, Anderson Amaral garantiu o quinto lugar e Frederico Spagnol o sexto.


João Pedro Ribeiro

Somando as duas provas, Hector acumulou 50 pontos no topo do pódio. Fabinho, com 40, foi o segundo e João Pedro, com 36, o terceiro. Dudu Lima e Caio Lopes, com 36 e 29 pontos, respectivamente, completaram o pódio.


Dudu Lima

O piloto da equipe Honda teve sensação de dever cumprido depois do bom aproveitamento 'em casa'. "É uma grande responsabilidade correr na casa da Honda, mas cumpri meu objetivo e levei a equipe ao lugar mais alto do pódio. A primeira corrida foi mais puxada, devido à minha queda, mas no final deu tudo certo. Na segunda, consegui uma boa vantagem e administrei. Gostei bastante do evento, que teve presença do público, que lotou as arquibancadas e área de box. Saio feliz e bem motivado para as próximas etapas, tanto da Copa Brasil quanto do Brasileiro de Motocross", analisou Hector.


Caio Lopes

Com 40 motos na pista, a Intermediária encerrou a programação. Diego Tavares liderou a primeira volta, mas em seguida cedeu a posição para Rodrigo Marçal que manteve o domínio até a bandeirada. Diego acabou a disputa na sexta colocação. Marcos Moraes não largou muito bem e teve trabalho para se recuperar até a segunda posição, enquanto Mateus Kunz, Daniel Mendes e Jacson Keil completaram os cinco primeiros.

Antes da final da Copa Brasil, em 18 de outubro, os pilotos disputam a quarta etapa do Brasileiro de Motocross, no dia 4 do mesmo mês, em Santa Maria (RS).


Rodrigo Marçal

Vídeo:



Clique aqui para ver os resultados de cada bateria

Classificação geral do Campeonato Brasileiro de Motocross após três etapas:

Pos MX1 Moto Equipe Pts
1 1 Carlos Campano Jimenez Yam Yamaha / Grupo Geração / Asw / Pirelli / Alpinestars / Lcm 138
2 10 Jean Carlo Ramos Yam Yamaha / Geração / Pirelli / Asw / Zeta / Drc / Jmr Escola De Motocross / Serginho Suspensoes 129
3 211 Paulo Alberto Hon Honda / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano 123
4 920 Jetro Salazar Hon Escuderia X / Honda / Xmotos Do Brasil / Belparts / Motul 98
5 3 Antonio Jorge Balbi Junior Kaw Pro Tork, Kawasaki / Tendas Ltda / Rfix / Samurais / Elementos Do Corpo 92
6 21 Wellington Garcia Matos Hon Honda / Ims / Pirelli / Mobil 91
7 22 Carlos Vicente Badiali Hernandez Yam Yamaha / Grupo Geração / Asw / Pirelli / Mtf 82
8 407 Adam Chatfield Hon Honda / Ims / Vulcano / Ipiranga / Levorin 79
9 101 Humberto Alejandro Martin Garaicoechea   Belparts E Borilli Pneus / Fly, 100%, Pod / Banda Audioparts / Stocoparts / Dedel Motos / Tutu Racing 70
10 5 Marcello Ferreira De Lima Kaw Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi 70
11 27 Thales Vilardi Felix Da Silva Yam Asw / Yamaha / Sub27 / Pirelli / Motul / Wladas 67
12 909 Miguel Cordovez Hon Escuderia X / Honda / Xmotos Do Brasil / Belparts / Motul 56
13 931 Rafael Zenni Hon Zenni Racing / Rafael Zenni Mx Training / Fox Rodas / Ims / Cobreq / 5inco Graphics 34
14 87 Otávio Pelegrino Chicaroni Yam Playstation / Alpinestars / Pista Do Alemão Motocross / Marcos Negretti Preparações / Gaia Mx / Faat Faculdades 31
15 700 Rodrigo Pereira Nhemihes Taborda Hon Belparts / Serginho Suspençoes 30
16 16 Gelson Almeida Carlos Kaw Margel Veiculos / Pix Graphics / Ims Racing 29
17 828 Marco Antonio Baptista De Oliveira Junior Hon Jc Racing / Paquinha Preparações / Gaiamx 16
18 35 Daniel Da Silva Pessanha   Race Tech / Lkl Log / Federal Motos / Braseg Drogaria / Pix Graphics / Ims 14
19 747 Herminio Marcelino De Oliveira Filho     8
20 77 Marcos Guilherme De Lima Hon Cleidmarracing / Academiapalazzo 7
20 117 Lucas Publio Ferreira Salviano Hon Refrigerantes Rinco / Gradual Máquinas / Lifeclub Academia / Mxr Camisetas / Comelli / Sucatão Rv 7
20 740 Diego Rogerio Tavares Hon Belparts / Spy Evs Twinair Flomotorsports / Serginho Suspencoes / Deftfamily / Grifft Graficos / Ogio 7
23 33 Raul Guilherme Gonçalves Yam Moto-x Yamaha / Race-tech / Mormaii / Motorex 6
23 150 Daniel Reichhardt Hon   6
25 782 Rodolfo Da Cunha Urbano Kaw   3
26 992 Douglas Scartazzini Parise Hon Escuderia X / Borilli Racing / Bsc / Moto & Cia / Polibra 2
27 841 Ricardo Paes Ktm   1
Pos MX2 Moto Equipe Pts
1 1 Hector Freitas Assunçao Hon Honda / Mobil / Ims / Pirelli,yoshimura / Riffel / Vulcano. 135
2 2 Eduardo Ferreira Lima Kaw Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi 112
3 282 Joao Pedro Pinho Ribeiro Yam Yamaha/M3suspensoes / Grupo Geração / Pirelli/Drc/Zeta / Asw / Falmar Graficos / Yamalube 97
4 16 Enzo Lazaro Pedo Lopes Ktm Pirelli/Oakley / Motul/Ktm-dafra / Red Bull / Circuit / Fox / Works Suspension 94
5 97 Pedro Henrique Rosa Bueno Ktm Protork- Jett- Troylee Desingn / Sacramento Racing / Serginho Suspencion / Feirãomx / 5inco 91
6 891 Gustavo Pessoa De Souza Hon Ims / Honda / Levorim / Ipiranga / Itamaracá 89
7 987 Fabio Aparecido Dos Santos Yam Yamaha, Grupo Geracao,pirelli / Asw,zeta,drc / Yamalube,falmar Graficos / Negretti Preparações 80
8 134 Caio Lopes Fernandes Hon Ims / Honda / Levorin / Ipiranga / Edgers / M. Negreth-gaiamx-nicoboco 61
9 83 Anderson Pereira Do Amaral Kaw Rota Do Mar/Irrigacao Borborem / Borilli/Mcr/Briger/Mormaii / Sport Company/Av Tec / Mr Pro / Point Graphics/ Gaia Mx / / Posto Shell Borborema 51
10 932 Rodrigo Lama De Andrade Santos Hon Honda / X Moto Do Brasil / Belparts / Motul / Escuderia 50
11 945 Leonardo De Souza Hon Escuderia X 47
12 112 Endrews Armstrong Nhemihes Hon Chicken Brasil / Orange Bh / Kini Redbull / Serginho Suspension / Gringa Mx / Leonelo Radiadores 46
13 61 Frederico Molina Spagnol Yam Yamaha / Asw / Subs / Pirelli / Motul / Prorace Belparts 45
14 31 Jose Brayan Padilha Soares Yam Kaiani Malhas / Ims / Schumi Motos / Biogas / Mx Tech / Zequinha Racing 44
15 24 Tauan Henrique Brenner Yam Yamaha / Grupo Geração / Asw / Pirelli / Yamalube / Falmar Graficos 34
16 119 Gabriel Lucas Soares Hon Skullracing / Tdg Construtora / Edgers / Cjmotos 32
17 58 Leandro Davids Araujo Hon Stocovich / Fazenda Rosinha / Jmr Escola De Motocross 24
18 127 Ismael Da Costa Rojas Hon Conti Cola/Big Power/Fox / Rock Parts/Borilli Pneus/ / Enzo Racing/Ask Motors Py / Pro Bike Py/Aero Motos Assis / Mrp Racing 23
19 143 Vinicius Abreu De Sa Kaw Leo Capixaba / Maíra Distribuidora / Mdois Graphics / Pousada Do Bezerra / Prefeitura De Alto Jequitibá / Lone Star / Mimil Modas Fashio 20
19 417 Lucas Caetano Alves Moreira Hon Quality Mix / Motofield / Stocovich / Fitness By Lori / Rodney Smith Academy / Focco 20
21 32 Carlos Tavares Evangelista Hon Honda / Pirelli / Ims / Orbital 18
22 48 Jose Felipe Mombach Yam Supermercado Mombach / Pai-trocinio 16
23 945 Leonardo De Souza Hon Escuderia X / Honda / Xmotos Do Brasil / Belparts / Motul 15
24 841 Paulo Vitor Cunha Guimaraes Hon Basilata S/A / Prefeitura Rio Verde / Ims Racing / Sucatão Rv / Fazenda São João / Bubas 14
25 815 Lucas Fernando Bottcher Frazão Hon Honda / Stocovich / Mad Mustache / Moto Livre 11
26 172 Joao Gabriel Da Veiga Ktm Tholokko / Biogas / Zequinha Racing 9
27 55 João Pedro Fonseca De Oliveira Hon Oxxy Racing / M1 Tcnologia / Hss Racing / Clinica Dalton Moraes / Mm3 Racing / Santcolor Tintas 9
28 59 Vinicius Ferreira De Amorim Kaw Videira Horti Fruti Granjeiros / Tranportadora Caxeita / Distribuidora De Madeiras J W 9
29 289 Gabriel Dupont Carbonera Ktm Borilli Racing / Mcr, Gaia Mx, Biker Acessorios / Moto Style Graphics / G2 Distribuidora, Vini Motos / Pro Race Suspensões / Jornal Informativo Regional 5
29 818 Yuri Chantin Morel Campello Kaw Kawasaki / Asw / Clube Radical / Mx Tech 5
31 915 Victor Martins Almeida Kaw Piradiesel / Rc31 / M.negretti Preparações / 2
31 997 Augusto Henrique Rodrigues Yam Gl Comércio De Café / Motoclube Do Brigadeiro / Adrenalina Mx / Mb Racing 2
Pos Júnior Moto Equipe Pts
1 62 Leonardo De Almeida Da Silva Hon Dunas/Honda / Pirelli / Ims / Dirt Action / Serginho Suspensoes / Rock Parts 75
2 101 Renato Costa Mattos Paz Yam Yamaha Geração / Pirelli / Asw / Aguas Poa / Mrpro / Yamalube 64
3 24 Thiago Henrique Brenner Yam Yamaha / Grupo Geraçao / Asw / Pirelli / Yamalube / Zetta /Drc / Falmar Graficos 52
4 183 Tallys Nathan Silva Brito Kaw Rótulo Do Corpo / Kawasaki / Arte Tendas 52
5 989 Leonardo Augusto Nunes Kaw Kawasaki Green Team / Adrenalina Mx / Stocovichi Design / Nitrogenius Prod Quimicos / Jmr Escola De Motocross / Luciano Racing 46
6 92 Marcus Henrique Dias Lera Kaw Tribo Motos / Asw 43
7 55 Renan Goto Hon Mrpro / Ims / Pro-racing 34
8 40 Bruno Fensterseifer Schmitz Ktm Tbt Suspensoes / Transportadora Regional Expres / Ferragens Fensterseifer 33
9 91 Gabriel Germano Canella Hon Retifica São Francisco 31
10 383 Augusto Caliman Ktm Açai Vitanat Racing / Serraria Caliman/Ct Mt Racing / Auto Peças Moura / Ultragaz / Nicolly Transportes / Viação Caliman 28
11 111 Iuri Beltrao Naves Ktm Sementes Gerpan / Cj Motos 25
12 21 Lays Lobato Cazadini Yam Circuit / Mrpro / Max Cargo / Cazzadini Veiculos / Jailton Motos / Turinhos Motos 18
12 57 Joseildo Ferreira Lopes Junior Ktm Motel Puras Sedução / Ims / Alto Posto Oliveira / Dbok / Cuecas Dogessy / Alto Escola 2001 18
14 221 Joao Pedro De Freitas Raimundo Ktm Techno Metais / Santa Maria Coffee / Duda Preparações / All Sign Graficos 17
15 61 Enzo Pereira De Oliveira Ktm Dg21 / Ims / Acaivitanati 16
16 11 Joaquim Antonio Neto Ktm Pirelli / Mineração Itaminas / Atms Trasnportes / Suspenção Aftershocks / Pref. Mun. De Sarzedo 13
17 25 Leonardo Zequinão Cassarotti Hon Dunas / Honda / Ims / Pirelli 12
18 15 Pedro Biasoli Magero Kaw Lider Mx / Martine Racing / Biker Assessórios / Motostyle Grafics 12
19 99 Rafael Ribeiro De Araujo Ktm Mf Racing Barueri / Ibox 28 11
20 777 Thiago Faitanin De Oliveira Ktm Orange Bh / Ktm Racing / Ct Gasolina 11
21 170 Keven Willian Ikeda Ramos Ktm Ctmtracing / Asw 11
22 59 Matheus Favero E Silva Ktm Giga Racing / Dragon / Mr Pro / Renova Grafix / Cleandet Produtos De Limpeza 7
23 65 Bernardo De Oliveira Debossan Ktm Prefeitura Municipal De Pádua / Serralheria Vidraçaria Isamar / Charretes Maromba / Tenete Basto / Academia Pelicano's / Padaria Do Tatu 5
23 138 Rodolfo Bicalho Ktm Ims Racing / Genuina Racing / Nego Preparaçoes 5
25 16 Henrique Colla De Magalhaes Ktm Didi Tomateiro 4
26 27 Victor Colla De Magalhães Ktm Didi Tomateiro 3
27 73 Emmanuel Batista De Barros Hon Autopeças Sanvier / Grupo Sinal Veiculos / Liberty Motos / Littieri Racing / Mecanica Valcar Edi Corre Mão / Mr Pró 3
28 122 Leonardo Gabriel Gioti De Souza Kaw Mini Money / Moto Mania / Rancho 22 1









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet