X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

12 - Exercício no calor
Publicado em: 09/12
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Por Roberto César de Oliveira (Prof. de Educação Física e Fisiologista)
Foto: Arquivo MotoX


Pilotos bem condicionados toleram melhor o calor durante uma competição

Exercício no calor...

          
Estamos entrando no verão e é necessário ter uma preocupação a mais com as provas em regiões onde o calor é intenso. Os pilotos normalmente utilizam equipamentos de proteção importantíssimos, mas que também dificultam a ventilação e aumentam a temperatura corporal. Durante a corrida também há elevação da temperatura da moto que se transfere para o corpo. Corridas realizadas em ambientes quente e úmido, representam um desafio a mais para a manutenção da temperatura normal e o equilíbrio interno de fluídos corporais. 

O calor e a umidade em excesso, diminuem a capacidade do corpo em perder calor, consequentemente proporcionam um aumento da temperatura central e da transpiração. O efeito combinado da perda líquida e da temperatura central elevada, geralmente é prejudicial para o desempenho dos pilotos de motocross e em especial aos de enduro. Nesta situação aumentam os riscos de hipertermia (aumento acentuado da temperatura central) e também lesões causadas pelo calor (lesões celulares , disfunções do sistema nervoso central e morte). 

Lesões causadas pelo calor ocorrem quando, as demandas do ambiente excedem a capacidade termoreguladora do corpo. Nossa temperatura interna é de aproximadamente 37ºC e, em temperaturas que alcancem 40 e 41ºC podem ocorrer disfunções no sistema nervoso central podendo provocar sintomas como: náuseas, tontura, redução da taxa de transpiração e incapacidade geral de pensar de maneira racional, enquanto que temperaturas em 43 e 44ºC podem causar lesões cerebrais permanentes e as vezes a morte (Powers & Howley. 2000). 
                
Algumas dicas seriam importantes para a prevenção destes riscos relacionados ao esporte que vem de encontro para este inicio de verão:

1) Condicionamento físico: pilotos condicionados toleram melhor o trabalho no calor, conseguindo se aclimatar mais rapidamente e transpirar mais.

2) Aclimatação: treinar em ambientes similares ao da competição favorecem uma melhor adaptação termoreguladora do organismo minimizando os efeitos desconfortáveis do calor. Haverá também adaptações cardiovasculares importantes, bem como a redução da perda de sais minerais durante o exercício.

3) Hidratação: hidratar-se de maneira inadequada reduz a transpiração e acelera a chance de lesão causadas pelo calor (vide matéria nº 3).

4) Temperatura ambiente: estando em um ambiente quente e úmido onde a temperatura é alta, procure utilizar vestimenta que facilite a evaporação do suor para haver equilíbrio da sua temperatura e a externa. Após um treino ou prova classificatória, procure se possível tomar uma ducha, ou trocar de roupas, ou manter-se em lugar fresco e hidratar-se.

5) Vestimentas: sabemos que os equipamentos de segurança são imprescindíveis no esporte, porém lembre-se que materiais impermeáveis à água aumentam o risco de lesões causadas pelo calor .

6) Vento:
um ponto a favor do piloto para regulação da temperatura é vento que ele recebe o tempo todo durante a corrida, facilitando o resfriamento.

7) Umidade:
Quanto maior for a umidade relativa do ar maior a dificuldade de evaporação.

Enfim , a lesão causada pelo calor  tem sido um fator de preocupação em atletas de todas a modalidades. Inicialmente houve uma preocupação maior com os jogadores de futebol americano que também utilizam muitos equipamentos de segurança. Porém, no últimos anos o problema diminuiu decorrente a uma melhora no conhecimento sobre a hidratação, treinamentos para a aclimatação, melhor conhecimento sobre as lesões causadas pelo calor e uma preocupação maior na confecção de uniformes.  

Neste verão, procure quando for treinar com moto, observar todas estas dicas para haver um melhor aproveitamento.

Bom treino !




Roberto Cesar de Oliveira
Prof. de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestrando pela Universidade Federal de São Paulo -
Escola Paulista de Medicina
Contato: (11) 9119.9908 / (11) 3501.0322 ou performa@uol.com.br









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet