fechar
X Fechar
X Fechar

X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

RM - Motocross Racing

Edgers Racing

RX Graphics

JPS Racing

Ohlins

DLua Racing

Toro Sports

Clique e saiba mais

> Competição > Enduro

Mundial de SuperEnduro 2016 - 5ª etapa - Praga - República Tcheca
Publicado em: 15/03/2016

Colton Haaker cresce na reta final do campeonato
Redação MotoX.com.br – Fotos: Future7Media


Colton Haaker

Incansáveis. Assim podem ser definidos os pilotos do Mundial de SuperEnduro. Na reta final da temporada, depois de passar pelo Brasil, o campeonato retornou à Europa e a briga pelo título ficou ainda mais acirrada. Na quinta e penúltima etapa, realizada em Praga, na República Tcheca, Jonny Walker teve uma noite desastrosa e viu a sua liderança na classificação bastante ameaçada voltando para casa com apenas um ponto de vantagem sobre Colton Haaker. Outro forte candidato ao troféu de campeão, Cody Webb também teve um tropeço na última bateria que lhe custou pontos indispensáveis a esta altura da competição e agora ocupa o terceiro lugar na tabela.


Taylor Robert

Mais confiante nesta fase da competição, Haaker começou a noite faturando a volta mais rápida nos treinos cronometrados e foi mentalmente mais forte para as baterias principais. Na primeira corrida, Taylor Robert e o piloto da Husqvarna brigaram pela liderança, mas um erro de Haaker o empurrou para a terceira posição, logo atrás de Alfredo Gomez. Webb foi o quarto e Walker não foi além da sétima posição! 


Na segunda bateria, veio a revanche: Haaker conquistou a vitória, seguido de Webb e Robert, respectivamente. Mostrando que realmente não estava bem, Walker foi discreto mais uma vez com a sexta colocação.

Na última e decisiva corrida, o pentacmapeão Taddy Blazusiak - que não correu duas das etapas deste ano e por isso está fora da briga pelo título - resolveu mostrar serviço depois de duas chegadas abaixo do top 5, conquistando a primeira colocação. Haaker manteve o ritmo, sem se arriscar, para ficar com o segundo posto e faturar a vitória geral, enquanto Taylor Robert foi o terceiro. Além do bom resultado, o americano viu os principais concorrentes em dificuldades mais uma vez. Walker repetiu a sexta colocação, enquanto Webb caiu forte na seção matriz e teve problemas para religar a moto, desta forma acabou sem pontuar.

“Estou em choque com a minha primeira vitória nas somatórias. Acho que corri bem nas duas primeiras baterias, então fui sentindo a vitória cada vez mais perto”, disse Haaker. “Foi uma noite difícil. A pista estava muito estreita. Agora sinto que estou cada vez mais consistente, o que será vantajoso na final em Madri”, completou.


Jonny Walker

A rodada não foi nada satisfatória para o líder do campeonato pode comprometer o seu desempenho na decisão do campeonato. “A noite foi por água abaixo nos treinos. Alguma coisa deu errado na seção de toras e quando meu pé encosto no chão, senti um estralo na perna. Acho que foi alguma lesão muscular e está doendo muito. Passei a noite inteira com dor e não tinha como confiar na minha pilotagem. Acho que é meu pior resultado, mas ainda estou segurando a liderança. Ainda não fui superado. Vou fazer de tudo para chegar inteiro em Madri”, avisou Walker.


Manuel Lettenbichler


Na categoria Júnior o domínio do alemão Manuel Lettenbichler foi absoluto como na maioria das etapas até aqui. Apesar dos 50 pontos de vantagem sobre o português Luís Oliveira na temporada, o título ainda está em aberto. Tim Apolle, terceiro na rodada e também na classificação, já não tem chances de ser campeão. 


Sandra Gomez
Na categoria Feminina, após alguns sustos e muita disputa contra Emma Bristow, Sandra Gomez presenteou a Husqvarna com o título. Após um segundo lugar na primeira bateria da noite, a espanhola precisou manter a calma na prova seguinte, pois um erro lhe jogou entre as últimas colocadas, forçando uma prova de recuperação. Sem desespero, Gomez alcançou a liderança, levando o campeonato para casa.

“Estou muito feliz com os resultados. Foi uma temporada difícil porque não consegui treinar muito, depois de uma lesão no pé. Na primeira bateria, eu fiquei muito cansada e deixei a Emma (Bristow) me passar. Depois eu precisei me focar e evitar erros, e foi logo o que eu fiz na primeira curva. Então, recomecei do último lugar, mas quando eu vi a Emma caindo, sabia que o título era meu”, explicou a espanhola.

A decisão do SuperEnduro acontece neste sábado (19) em Madri, Espanha.

Vídeos





Resultados

Prestige 

1. Colton Haaker (USA), Husqvarna (3-1-2)
2. Taylor Robert (USA), KTM (1-3-3)
3. Taddy Blazusiak (POL), KTM (5-7-1)
4. Alfredo Gomez (ESP), KTM (2-4-5)
5. Cody Webb (USA), KTM (4-2-DNF)
7. Jonny Walker (GBR), KTM (7-6-6)
8. Ty Tremaine (USA), KTM (6-10-7)

Junior 
1. Manuel Lettenbichler (GER), KTM (1-1-1)
2. Luis Oliveira (POR), Yamaha (3-2-2)
3. Tim Apolle (GER), Husqvarna (4-3-3)
4. Dusan Paulen (SVK), Beta (5-5-5)
5. William Hoare (GBR), Sherco (6-9-6)

Classificação geral no campeonato

Prestige
1. Jonny Walker, (GBR), KTM, 241 pontos
2. Colton Haaker, (USA), Husqvarna, 240
3. Cody Webb, (USA), KTM, 234
4. Taylor Robert, (USA), KTM, 193
5. Alfredo Gomez, (ESP), KTM, 183
6. Ty Tremaine, (USA), KTM, 141
7. Taddy Blazusiak, (POL), KTM, 122

Junior 
1. Manuel Lettenbichler (GER), KTM, 263 pontos
2. Luis Oliveira, (POR), Yamaha, 213
3. Tim Apolle, (GER), Husqvarna, 174
4. Blake Gutzeit (RSA), Husqvarna, 170
5. Mathias Martinsen (NOR), KTM, 97

Categoria Feminina
1. Sandra Gomez (Husqvarna), 37 pontos
2. Emma Bristow (Sherco), 37
3. Maria Franke (Yamaha), 28
4. Kirsten Landman (KTM), 28
5. Rita Vieira (Beta), 22








Vídeos MotoX Connect



Acompanhe o MotoX no Facebook

Curso MotoX
Brasil Racing
JPS Racing

© 2000 - 2017 MotoX MX1 Internet