X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Competição > Rally

29º Baja de Portalegre - Portugal
Publicado em: 28/10/2015

Luis Oliveira quebra hegemonia e conquista título inédito no Baja de Portalegre
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação e Sanderson Pereira

Piloto desbancou os dois grandes campeões da disputa anual: Antônio Maio e Mário Patrão


Luis Oliveira


Antônio Maio
Após uma temporada de sucesso no Brasil, Luís Oliveira voltou para a Europa em 2015 e manteve a boa fase nas competições. Este fim de semana ele quebrou uma hegemonia histórica no Baja de Portalegre, em Portugal. O piloto venceu a competição e desbancou o pentacampeão Antônio Maio e o hexacampeao Mário Patrão, após uma sequência de 11 anos dos dois se alternando na conquista da prova. O vencedor da 29ª edição da tradicional prova portuguesa mostrou que realmente está em excelente forma, já que na semana anterior se tornou campeão do Nacional de Enduro.

O prólogo que abriu a prova impôs um bom desafio aos mais de 200 competidores. Oliveira já se destacou sendo o mais rápido do trecho de cerca de cinco quilômetros cumprindo o trajeto em 4m35s89, com apenas dois segundos de vantagem para Mario Patrão. Sebastian Buhler ficou com o terceiro lugar, à frente de Antonio Maio, que sofria com dores na clavícula esquerda e de David Megre.


Mário Patrão

Depois disso, os pilotos partiram de Ponte de Sor em direção a Portalegre para um trajeto com cerca de 83 quilômetros. No início, Patrão se mostrou imbatível, assumindo a liderança ainda que poucos segundos à frente de Oliveira no Sebastián Buhler no primeiro terço de prova. Antônio Maio e Gustavo Gaudêncio também vinham atrás, tentando alcançar os líderes. Até o final do dia, Patrão se manteve à frente, mas Oliveira não segurou a vice-liderança, deixando-a nas mãos de Buhler. Maio seguia em quarto e Gaudêncio em quinto.


Com quase três décadas, prova é a mais tradicional do calendário fora de estrada português

Na última e decisiva parte da prova, os pilotos percorreram 350 quilômetros sob chuva. Não demorou muito para Oliveira assumir a segunda posição, mas ainda haviam quatro minutos de vantagem para Patrão, que seguia firme na liderança. Porém, o ponteiro acabou sofrendo uma queda e abriu caminho para o adversário tomar o primeiro posto a apenas 25 quilômetros do final. Oliveira agarrou a chance e comemorou a vitória com menos de 30 segundos de margem sobre Patrão, que apesar do erro ainda fechou a disputa em segundo. Sebastian Buhler foi o terceiro, com uma diferença de 11 minutos, Antônio Maio o quarto - resultado suficiente para ser campeão português de TT - e David Megre o quinto.

O brasileiro Ricardo Martins também participou da disputa do Baja Portalegre e se saiu muito bem. O catarinense foi o sétimo colocado no geral, sendo único não-europeu a integrar o Top 10, e ainda faturou o quinto lugar na categoria TT2.


Brasileiro Ricardo Martins foi o sétimo colocado na classificação geral

"Eu era o único piloto entre os 20 primeiros que não conhecia o terreno, os demais treinam na região dias antes da prova. Por isso, estou tão feliz, fui muito bem na minha estreia nesta que é uma prova de alto nível, e ainda aprendi muita coisa sobre a preparação da moto e sobre preparação física. Esta é uma das provas mais importantes do mundo no rally baja, e esta participação vai me ajudar muito nas competições brasileiras", garantiu Martins, que é o atual líder do Brasileiro de Rally Baja 2015.

Vídeos:







Classificação final (geral):
1º Luis Oliveira, Yamaha com 5h09m29.00s
2º Mário Patrão, KTM a 26s
3º Sebastian Buhler, Yamaha a 11m03.00s
4º Antônio Maio, Yamaha a 13m28.00s
5º David Megre, KTM a 19m05.00s
6º Gustavo Gaudêncio, Honda a 21m07.00s
7º Ricardo Martins,  Yamaha a 29m50.00s
8º Fausto Mota,  KTM a 30m42.00s
9º Salvador Vargas, KTM a 32m30.00s
10º Pedro Oliveira, Honda a 34m17.00s









© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet