X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Enduro da Independência 2015 - 1º Dia - Nova Lima - MG
Publicado em: 04/09/2015
Clique e saiba mais

Jomar Grecco sai na frente na briga pelo título da competição
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda


Enduro da Independência 2015 teve início nesta sexta-feira (4)

Nesta sexta-feira (4) começou o 33º Enduro da Independência, a mais tradicional prova de Enduro de Regularidade do país, competição na qual é preciso superar obstáculos, navegar e seguir a média horária estabelecida. Calor, pedras e poeira desafiaram os pilotos em cerca de 120km pelas trilhas de Nova Lima (MG) até o retorno a base das equipes no bairro Alphaville Lagoa dos Ingleses. Aproveitando que o trajeto explora as trilhas e montanhas do entorno da cidade, o local é o ponto de largada, chegada e apoio dos 370 pilotos nos quatro dias do evento realizado pelo TCMG (Trail Clube de Minas Gerais). No total, serão 620km de desafios passando também por trilhas de São Sebastião das Águas Claras, Sabará, Raposos, Rio Acima, Honório Bicalho e Belo Vale.

Veja mais fotos na galeria de imagens do primeiro dia do evento


Jomar Grecco

Veja também: segundo dia do Enduro da Independência é cancelado

Na categoria Master, a principal entre as 12 em disputa, além dos principais nomes do Enduro de Regularidade, muitos pilotos de destaque do Enduro FIM prestigiam a prova, por isso poucos se arriscam a dar um palpite e indicar um favorito ao título. Entre todos, o capixaba Jomar Grecco foi o grande destaque da primeira batalha pelo troféu de campeão, faturando o primeiro lugar nos dois trechos do dia que teve o neutro principal no Bar do Marcinho, tradicional ponto de encontro dos trilheiros mineiros. Com isso, o piloto da Orange BH KTM soma 50 pontos, contra 44 do piloto local Lucas Nunes, da Fast Brothers, o segundo colocado na classificação. O gaúcho Michel Cechet, o mineiro Gian Coscarelli e o francês Adrien Metge completam os cinco primeiros neste início da competição.


Lucas Nunes

Grecco largou na frente e não enfrentou grandes sobressaltos. "Achei a prova tranquila, não tive muitas dificuldades. O roteiro com bastante trilha, estava bom e bateu direitinho", afirmou o ponteiro, contrariando o discurso da maioria que considerou difícil. "Eu tive problema de manhã, logo no começo, meu odômetro andou para frente sem eu perceber, com a moto parada, no neutro. Quando eu vi, ajustei, fiquei atrasado e não consegui recuperar o tempo antes do segundo neutro técnico, mas deu tudo certo no final", completou o líder.


Michel Cechet

O segundo colocado, teve uma visão diferente. "Prova bem difícil, mesmo quem já conhece a região tinha que ficar bem focado no roteiro. Consegui andar bem, tive um erro só na parte da manhã e na parte da tarde fui muito bem. O nível da prova está muito alto", disse Lucas Nunes.

Para Cechet o primeiro dia foi uma mostra do que está por vir. "O primeiro dia foi de adaptação. A organização preparou uma prova bem navegável e não dava para tirar o olho da planilha, o problema é que tinham umas pedras no caminho para cuidar também. Foi divertido, mas cometi alguns erros. Ainda teremos três dias, e promete ser puxado. Hoje foi um aperitivo para mostrar o que as trilhas mineiras têm", acredita o piloto do Zanol Team.


Emerson Loth, o Bombadinho, é o atual campeão da prova

Quem enfrentou dificuldades foi o atual campeão, o paranaense Emerson Loth, o Bombadinho. "Sofri bastante com a poeira, e por ser o último da Máster, eu peguei alguns pilotos da Sênior pelo caminho. Em alguns pontos eu cheguei a parar a moto porque eu não conseguia ver a trilha. Meu dia ficou marcado pelos erros de navegação. Não fui nada bem. Vou tentar caprichar amanhã. Por ser uma prova longa, ainda dá para recuperar. Mas não fiquei satisfeito não", analisou o piloto da Pro Tork.


Detalhe do cobiçado troféu de campeão do Enduro da Independência

Neste sábado a competição segue para cidade de Sabará para mais 163km. O neutro principal será na Praça da Matriz e outro está previsto no município de Raposos. A expectativa é de maior dificuldade na volta para Nova Lima, quando os pilotos enfrentarão uma trilha com um longo trecho em subida.


Luto pela morte de piloto

Todos que acompanham a prova foram surpreendidos durante a tarde com a triste notícia da morte do piloto Adriano Miranda, de 49 anos. Ele competia na categoria Duplas, junto com o filho, Miguel, quando teve uma parada cardíaca. Adriano foi atendido pela equipe médica do evento e transferido de helicóptero para o Hospital Municipal de Nova Lima, mas não resistiu. Com isso, a diretoria do Trail Clube de Minas Gerais decretou luto oficial no evento e cancelou as cerimônias comemorativas que estavam programadas para o último dia.

Vídeo:



Mais fotos:







Resultados

Pos EtA EtB Pts Piloto - Equipe
1 50 Jomar Grecco - Orangebh/Ktmbrasil/Pirelli/Motul/Airoh/Dragon/Gae
26 44 Lucas Nunes - Fast Brothers / Tm1
14 38 Michel Luiz Cechet - Honda / Motul / Scud / Moto Gerais / Bms/ Mrpro /
15 36 Gian Gianino Coscarelli - Fast Brothers/ Tockens
20 30 Adrien Metge - Honda / Mobil / Ims/Metzeler / Brc /Sigvisual/Cor
9 30 Bruno Ribeiro Crivilim - Orangebh/Ktmbrasil/Pirelli/Motul/Airoh/Dragon/Gae
4 29 Marco Tuliooliveira Faria - Fariamaquinas - Faria Containers
22 28 Tunico Maciel - Honda / Mobil /Ims/Metzeler / Brc /Sigvisu/Corona
23 11º 11º 20 Mario Vignateg.da Silva - Pneusborilli/Bigode Racing
10º 17 15º 19 Dario Julio - Honda/Mobil / Ims / Metzeler/ Brc/ Sigvisual/Corona
11º 7 13º 10º 19 Ronald Santi - Atletica, Bmp, Motul, Esporte Motor Bh,edgers, Al
12º 10 10º 13º 19 Alvaro Amarante Almeida - Sherco,motoarts,compass,mitas,asw,putoline
13º 30 14º 19 Emerson Loth Bombadinho - Protork / Sherco / Rinaldi / Orma / R2 Parts /5
14º 27 14º 15º 13 Tulio Borges Malta - Sherco / Off Rush / Ims / Scud / Edgers
15º 13 26º 12º 9 Thiago Veloso - Tokens Stocovish Gaiamx
16º 19 12º 22º 9 Luiz Felipebraga Bastos - Orange Bh Ktm
17º 31 18º 16º 8 Bruno Monteiro De Barros
18º 29 17º 17º 8 Erasmo Carlos Klering - Mectron Automaçao Industrial/Abastecedora Tonolli
19º 16 16º 19º 7 Oriel Casagrande Neto - Tokens Motorcycles/Motofire/Borilli Racing/ Mdois
20º 6 19º 18º 5 Ian William Blythe - Orangebh/Ktmbrasil/Pirelli/Motul/Airoh/Dragon/Gae

Clique aqui para ver os resultados completos em todas as categorias (arquivo pdf.)











© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet