X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Brasileiro de Enduro - 7ª e 8ª etapas - Nova Lima - MG
Publicado em: 17/08/2015
Clique e saiba mais

Pilotos da Junior vencem nos dois dias da competição
Redação MotoX.com.br - Fotos: Janjão Santiago

Vinícius Calafati vence o 5º Desafio Fast Brothers. Bruno Crivilin é o segundo.


Vinícius Calafati

Neste fim de semana, dias 15 e 16, o Desafio Fast Brothers em Nova Lima (MG) testou a habilidade e, principalmente, o condicionamento de mais de 120 pilotos inscritos em sete categorias. A quinta edição da prova, válida pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro, teve trilhas e circuitos altamente técnicos.

Para Gabriel Badaró, um dos organizadores, a intenção era justamente desafiar os competidores: "Trabalhamos duro nos últimos dias para fazer uma prova que ficasse na memória de todos. Tivemos a preocupação de fazer uma prova com muitas trilhas para que realmente fosse medido o melhor piloto. Pelos comentários, conseguimos nosso objetivo. Todos elogiaram bastante, apesar de chegarem bem cansados ao final".


Bruno Crivilin

Bruno Crivilin e Vinícius Calafati, pilotos da classe Enduro Júnior que vêm chamando a atenção pelos resultados expressivos nesta temporada, roubaram a cena e foram os mais rápidos nas duas etapas. Crivilin, da Orange BH KTM Racing, venceu no sábado, mas no domingo a vitória ficou com Calafati, da equipe Sacramento KTM. A disputa foi equilibrada, pois poucos segundos separaram os pilotos que ocuparam a liderança na geral também. Na soma, Calafati levou a melhor graças ao melhor desempenho no segundo dia, fazendo história como primeiro piloto da Júnior a vencer uma etapa do Brasileiro na Geral.

Com a mesma pontuação do concorrente, Crivilin manteve a liderança do campeonato entre os pilotos de até 23 anos. "Fiquei muito feliz com o meu desempenho. Venho de uma lesão no ombro esquerdo e por isso não pude treinar. Fiquei em repouso absoluto. No sábado andei bem, não senti muitas dores, senti o cansaço e ainda venci no geral. No domingo errei, senti o ombro e resolvi poupar um pouco. Cheguei em segundo, mas fiquei muito satisfeito com meu desempenho, dada as circunstâncias", explicou.


Ian Blythe


Rigor Rico
Na E1, sem a presença do rival Rômulo Bottrel, que segue em recuperação de uma fratura na perna esquerda, o norte-americano Ian Blythe dominou isolado os dois dias de competição. Felipe Carlette manteve a regularidade e foi o segundo colocado, enquanto Anderson Vieira e Marcelo Carvalho se revezaram nas segunda e terceira colocações nos dois dias de prova.

"Andar de moto novamente foi muito bom. Estava nos EUA e machuquei o ombro; fiquei quase dois meses parado. Esforcei-me ao máximo, os meninos Calafati e Crivilin estão acelerando muito. Fiquei um pouco desapontado por não vencer na geral, mas feliz porque venci a minha categoria E1", comentou o americano, novo líder da temporada. Na geral, o piloto foi o segundo colocado nos dois dias.

Rigor Rico consolidou o domínio na classe E2, vencendo as duas etapas à frente de Júlio César Ferreira. Para o piloto de Barão de Cocais (MG), estas foram as etapas mais difíceis do ano. "Quando lesionei o joelho na última etapa, achei que a temporada tinha acabado ali. Fiz muita fisioterapia, não pude voltar firme nos treinamentos e realizei uma prova sem arriscar. As especiais estavam tranquilas, mas os deslocamentos, definiram a competição. Só trilhas, muito cansativo e desafiador", avaliou Rico.

O final de semana não acabou bem para Loandro Anton, um dos candidatos ao título da E2. Depois de uma queda, o piloto abandonou a prova com suspeita de ruptura no ligamento do ombro esquerdo. "Estava indo bem, mas cai no último cross test e não consegui continuar, fui para o hospital. Fiquei triste, pois tinha vencido as duas últimas rodadas e esperava levar a equipe ao lugar mais alto do pódio outra vez. Estava próximo de alcançar a liderança na classificação da categoria E2", explicou o piloto da pro Tork.

Gustavo Pellin, da equipe Sacramento, manteve a invencibilidade na E3. Ripi Galileu, da equipe 3R Motos/Orange BH, foi o segundo e Luiz Felipe Braga Bastos, da Orange BH KTM Racing, o terceiro.


Gustavo Pellin

Na E35 o campeão foi Michel Cechet, do Zanol Team ASW Rinaldi, com Pelmio de Carvalho, representante da Da Mata Racing, em segundo.

Evandro Bozetti, da Motofield Honda, dominou os dois dias da E45, com Julio Cesar Lemos na segunda colocação.

Victor Camargo Miranda e Wanderson Andrade "Tesourinha" brigaram pela vitória na E4. Depois de assistir ao triunfo do adversário no sábado, Tesourinha reagiu no domingo e venceu garantindo o primeiro lugar também na soma geral.


Michel Cechet

Categorias Regionais, que não contam pontos para o Campeonato Brasileiro, também fizeram parte do evento. Os vencedores foram Bernardo Silva (Regional E1), Vinicius Silveira (E2) e Roberto Lamego Jr (Regional 40).

O campeonato agora entra na reta final, restando quatro etapas que serão disputadas em dois eventos. A próxima rodada será em Mogi das Cruzes (SP) nos dias 26 e 27 de setembro.

Vídeos:





Polêmica no regulamento

Durante os dias que antecederam o evento circularam protestos e defesas acerca de um ponto polêmico no regulamento do campeonato. Segue trecho do parágrafo 3.4 do regulamento publicado pela CBM:

Em cada ETAPA, até 4 (quatro) pilotos poderão ser indicados como ORGANIZADORES, desde que envolvidos diretamente na organização da ETAPA, devidamente filiados à FEDERAÇÃO estadual respectiva, presentes fisicamente no dia do evento e, ainda, expressamente indicados no REGULAMENTO SUPLEMENTAR. Uma vez satisfeitos tais requisitos os PILOTOS definidos como ORGANIZADORES irão repetir o melhor resultado que obtiverem durante a realização da temporada de 2015. Serão considerados os dois dias (ou três, se for o caso) para a repetição da referida pontuação.

Pelas regras, Rômulo Bottrel poderia repetir sua melhor pontuação na temporada mesmo sem condições físicas de competir, apenas trabalhando na organização da prova em seu estado. Tais pontos no regulamento são remanescentes dos primórdios do Enduro no Brasil e criados com o intuito de incentivar uma sempre benvinda ajuda na organização dos eventos.

Apesar das boas intenções da regra, a mesma pode gerar um desequilíbrio no campeonato ferindo um princípio básico do termo "competição". A aplicação da regra permite competir sem participar da competição, meio esquisito, não?

Ao final Oncinha anunciou antes da etapa que abria mão dos pontos e a harmonia voltou a reinar nas tendas do Enduro. Mas fica aí um ponto do regulamento que já foi discutido antes e precisa ser acertado pela CBM antes da próxima temporada.


Pódio geral do evento

Resultado Geral (soma dos dois dias)
P Piloto Patrocinador Pts
Vinicius Calafati Ribeiro Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul /Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual/ Start 45
Bruno Ribeiro Crivilin Orange BH//KTM/Pirelli/Motul/Daframotos/Airoh/Dragon/Gaerne/Thor/Runner/Exced/Rusby/Pma 45
Ian Willian Blythe Orange BH/KTM/Pirelli/Motul/Daframotos/Airoh/Dragon/Gaerne/Thor/Runner/Exced/Rusby/Pma 44
Gustavo Pellin Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul /Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual/ Start 36
Rigor Rico Motul- Rinaldi- Thor- Gaerne- Dragon-airoh- Exce 31
Vinicius Luis Lopes Da Silva Asw / Rinaldi / Scud /Edgers /Motul/Motogerais /B 29
Ripi Ferreira De Oliveira Rinaldi/Mobil/Thor/Dragon/Gaerne/Bcpneus 29
Ronald Santi Motofield / Mercado Off Road /Atletica Total Fitness / Motul / Edgers / Asw / Esporte Motor Bh 26
Luiz Felipe Braga Bastos Orange BH KTM 24
10º Julio Cesar Ferreira Eliziario Rinaldi Asw Honda Motul Moto Geraisscud Bms Edge 23
11º Guilherme Farah Nascimento Jesus 18
12º Wanderson Andrade (tesourinha) Ss Motos,fabritec,prefeitura De Saogeraldo,cerami 16
13º Michel Luiz Cechet Honda / Motul / Scud / Moto Gerais /Bms/ Mr Pro / 16
14º Felipe R Carlette Expogran Marmores E Granitos / Jotralcomercial /A 15
15º Victor Camargo Miranda Dani Rodas E Preparacoes-garagemmodas-postos M10 15
16º Luiz Carlos Gomes Pereira Edgers Racing 9
17º Otavio Augusto Carradoni Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul /Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual/ Start 9
18º Vinicius Morais Da Silveira Transportadora Sao Bento / Gleisonmotos / Hotel Parada Da Trilha 4
19º Bruno Monteiro De Barros - 3
20º Anderson Vieira Fiesporte Caxias Do Sul, M3r Kawasaki,start Racin 2
21º Marcelo Carvalho Passos Jr Menta Motos/Retifica Canada/Pousada Doseu Joao 2
22º Pelmio De Carvalho Filho Jornal Folha Da Mata, Damata Racing 1

Resultados por categoria (Soma dos dois dias)
:

P. E1 Equipe Pts
Ian Willian Blythe Orange Bh/Ktm Brasil/Pirelli/Motul/Dafra Motos/Airoh/Dragon/Gaerne/Thor/Runner/Exced/Rusby/Pma 50
Felipe R Carlette Expogran Marmores E Granitos / Jotral Comercial /A 44
Anderson Vieira Fiesporte Caxias Do Sul, M3r Kawasaki, Start Racin 38
Marcelo Carvalho Passos Jr Menta Motos/Retifica Canada/Pousada Do Seu Joao 38
Edinaldo Rolim De Souza Top Fitness E Oscar Reparador Automotivo 32
Pedro Ferreira Lima   30
Paulo Sergio Matos Pereira Jr Fsf Racing - Master Racing - Garagem 14
Frederico Geraldo Costa   14
P. E2 Equipe Pts
Rigor Rico Motul- Rinaldi- Thor- Gaerne- Dragon- Airoh- Exce 50
Julio Cesar Ferreira Eliziario Rinaldi Asw Honda Motul Moto Gerais Scud Bms Edge 44
Guilherme Farah Nascimento Jesus 40
Luiz Carlos Gomes Pereira Edgers Racing 36
Mauricio Rizzon Fiesporte Caxias Do Sul, M3r Kawasaki, Start Racin 30
Loandro Roger Anton Pro Tork / Sherco Brasil / G-action / Anton Tech/ 16
Thiago Souza Alves   15
P. E3 Equipe Pts
Gustavo Pellin Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul / Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual / Start 50
Ripi Ferreira De Oliveira Rinaldi/Mobil/Thor/Dragon/Gaerne/Bc Pneus 44
Luiz Felipe Braga Bastos Orange Bh Ktm 40
Vinicius Oliveira Santos 3rmotos/Clinica Odontologica Vanessa Conceiçao 36
P. Júnior Equipe Pts
Vinicius Calafati Ribeiro Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul / Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual / Start 47
Bruno Ribeiro Crivilin Orange Bh/Ktm Brasil/Pirelli/Motul/Dafra Motos/Airoh/Dragon/Gaerne/Thor/Runner/Exced/Rusby/Pma 47
Vinicius Luis Lopes Da Silva Asw / Rinaldi / Scud /Edgers /Motul /Motogerais /B 40
Ronald Santi Motofield / Mercado Off Road / Atletica Total Fitness / Motul / Edgers / Asw / Esporte Motor Bh 36
Otavio Augusto Carradoni Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul / Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual / Start 32
Riago Ferreira De Oliveira Rinaldi/Mobil/Thor/Dragon/Gaerne/Bc Pneus 28
Eduardo Furtado Souza Point Motos 27
Lucas Falci Casa Falci 26
Bruno Monteiro De Barros   15
P. Over 35 Equipe Pts
Michel Luiz Cechet Honda / Motul / Scud / Moto Gerais / Bms/ Mr Pro / 50
Pelmio De Carvalho Filho Jornal Folha Da Mata, Damata Racing 44
Marlon Indio Dos Santos M3suspencoes Tudao Indio Motos Biker Acessorios 36
Cristiano Farah Nascimento Jesus 36
Oriel Casagrande Neto Tokens Motorcycles/Motofire/Borilli Racing/M Dois 20
Fernando Correia Dos Reis Meta Automoveis 15
Thiago Luiz Rodrigues Pimenta Asw -framax- Trial Show - Esporte Motor Bh -gomes 14
P. Over 45 Equipe Pts
Evandro Bozetti Honda Motofield - Asw - Bmp Motoparts - Honey Stin 50
Julio Cesar Lemos Brasmig Tratores 44
Jean Pierre Buttazzi Junior Artoch Solda E Segurança Prenda Util.domesticas 40
Mauro Antonio De Paula   34
Jose Ricardo De Castro Trail Clube Biguacu 33
Luiz Marinho De Barros Filho   31
Pierluigi Clini Stocovich/Scott/Igp 28
P. E4 Equipe Pts
Wanderson Andrade (tesourinha) Ss Motos,fabritec,prefeitura De Sao Geraldo,cerami 47
Victor Camargo Miranda Dani Rodas E Preparacoes-garagem Modas-postos M10 47
Thiago Paschoal Shopping Da Acupuntura 40
Jaime Zorzal Junior Tokens Motorcycles/ Motofire Racing/ Mr Pro/ M Doi 34
Mayson Castro Moura Terra Metal 34
Fabricio Theiss Rudnich Motos ,açougue Fendrich,expresso Rio-sul 15
P. Regional E1 Equipe Pts
Bernardo Campos Silva Gleison Motos / Hotel Parada Da Trilha 50
Lucas Brandao Bretas Novaluz Serviços De Itabira 42
Gustavo Oliveira De Aquino Distribuidora Toledo 42
Gabriel Campos Da Silva Baratao 34
Rafael Pereira Dos Santos Tokens Motorcycles / Stocovich/ Ypf Elaion Moto/Mo 30
Luiz Gustavo Castro Silveira Estacionamento Indaia / Maxx Adventure 18
Aldo De Oliveira Freitas Gelth 15
P. Regional E2 Equipe Pts
Vinicius Morais Da Silveira Transportadora Sao Bento / Gleison Motos / Hotel Parada Da Trilha 50
Fabricio Romani   44
Gabriel Guimaraes Cordeiro   36
Phillip Oliveira Assunçao Rp Transportes 36
Tadeu Landin Filho Aluminio Javali/@wood_store 35
Gleison Ferreira Eliziaio Gleison Preparaçoes 16
P. Regional 40 Equipe Pts
Roberto Jr. ( Beto Lamego) Hotel Parada Da Trilha - Macacos 50
Achilles Jaffar Xavier Jaffar Locaçoes De Vas 44

Classificação geral do campenato após oito etapas:

P. Geral (todas as categorias) Equipe Pts
Ian William Blythe Ktm / Pirelli / Motul / Airoh /Thor / Gaerne / Dragon 182
Bruno Ribeiro Crivilim Ktm / Pirelli / Motul / Airoh /Thor / Gaerne / Dragon 159
Romulo Bottrel Alvarenga Neto Zanol Team Rinaldi Asw 142
Vinicius Calafati Ribeiro Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul / Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual / Start 135
Gustavo Pellin Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul / Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual / Start 135
Rigor Rico Ktm / Rinaldi / Motul / Airoh /Thor / Gaerne / Dragon 116
Vinicius Luis Lopes Da Silva Zanol Team Rinaldi Asw 91
Michel Luiz Cechet Zanol Team Rinaldi Asw 77
Ronald Santi Motofield 76
10º Ripi Ferreira De Oliveira 3r Motos / Rinaldi / Orangebh / Bc Pneus 73
11º Luiz Felipe Braga Bastos Ktm / Pirelli / Motul / Airoh /Thor / Gaerne / Dragon 67
12º Julio Cesar Ferreira Eliziario Zanol Team 66
13º Felipe Rogerio Carlette   64
14º Loandro Roger Anton Pro Tork ,sherco,g-atcion , R2 , Anton Tech. 64
15º Bruno Batista Martins Zanol Team / Rinaldi / Asw / Honda 55
16º Diego Baesso Colett Moto&cia/Brasil Racing/Viola Racing/Borilli/Caletti Comb 55
17º Felipe Legarrea   41
18º Guilherme Farah Nascimento # Jesus Racing # 24
19º Wanderson Henrique Ss Motos / Feijao Lessa / Jr Graphcs / Fabritec 18
20º Victor Camargo Miranda Garagem Modas-auto Posto M10-master Racing 18
21º Otavio Augusto Carradori Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul / Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual / Start 17
22º Joao Vitor Ferreira Lima Edgersracing 12
23º Caue Aguiar Ktm Sacramento / Shopping Serra Azul / Ktm Brasil / Dafra Motos / Pirelli / Fox / Edgers / Motul / Sig Visual / Start 12
24º Jomar Grecco Ktm/Pirelli/Mutul/Airoh/Gaerne/Dragon/Thor/Husby/Mr Pro/Coro 10
25º Luiz Carlos Gomes Pereira Edgers Racing 9
26º Mauricio Triches Rizzon Tudao Racing,m3 Parts, Start Rancing, Biker Acessorios, Prefeitura De Caxias Do Sul-fiesporte 8
27º Rodrigo Lopes Da Silva Garopaba Racing Team / Baixinho Motos 8
28º Breno Pavesi Felner Hp Race/Castelinho Preparacoes 7
29º Douglas Baesso Colett   6
30º Diogo Resende Nobre De Andrade 22sports 4
31º Bruno Monteiro De Barros   3
32º Pelmio De Carvalho Filho Jornal Folha Da Mata, Damata Racing 3
33º Marcelo Carvalho Passos Jr Menta Motos/Retifica Canada/Pousada Do Seu Joao 3
34º Anderson Cardoso Vieira M3 Parts,start Racing,motostyle,biker,pellin, Fiesporte Caxias Do Sul 2
35º Fabricio Theiss   2
36º Victor Camargo Miranda Master Racing-garagem Modas-lojadomecanico.com.br 2
37º Oriel Casagrande Neto Tokens Motorcycles/Motofire/Borilli Racing/M Dois 1
38º Jaime Zorzal Junior Tokens-motofire-mrpro-mdois-borilli Racing 1


Pódio E1



Pódio E2



Luiz Felipe Braga Bastos



Vinicius da Silva








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet