X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Brasileiro de Motocross

Pró - 2ª etapa - Domingo - Paty do Alferes - RJ
Publicado em: 15/06/2015
Clique e saiba mais

Carlos Campano vence e assume liderança da MX1
Redação MotoX.com.br - Fotos: Luis Bueno


Largada da categoria MX1


Carlos Campano
A disputa no Brasileiro de Motocross Pró ganhou um novo capítulo neste fim de semana e mostrou que o nível dos competidores está bastante alto em 2015, especialmente na MX1, a principal classe da modalidade. Paty do Alferes (RJ) recebeu a segunda etapa do campeonato e as quatro categorias realizadas (MX1, MX2, MX3 e Júnior) tiveram excelentes pegas. Na pista repleta de grandes saltos na serra fluminense, as batalhas foram intensas e os resultados provocaram alterações importantes na classificação. Na MX1, a vitória de Carlos Campano nas duas baterias fez com que o espanhol superasse no campeonato o português Paulo Alberto, que até então era o líder da categoria. Na MX2, Hector Assunção também faturou as duas baterias, mas Gustavo Pessoa fez o suficiente para seguir na ponta da tabela. Na Júnior, Leonardo de Almeida continuou dominante, com 100% de aproveitamento.

Veja também: Matéria sobre a corrida da MX3 e os resultados dos treinos cronometrados

Diante do batalhão de estrangeiros na classe principal, o paranaense Jean Ramos tem sido o melhor brasileiro até o momento e reforçou isto no evento. Nos treinos ele conquistou a melhor marca da MX1, o que foi importante para a escolha de um bom lugar no gate e se refletiu nas largadas. Na primeira, Jean saiu na frente sendo perseguido no início pelo equatoriano Miguel Cordovez e pelo português Paulo Alberto. Campano logo entrou na briga, ocupando a terceira posição, compondo com Jean e Paulo o trio que disputaria a vitória.

Clique e veja a galeria de imagens da prova

A briga entre os três esquentou quando restavam 10 minutos para o final. Neste momento não havia diferença, ou seja, um piloto poderia começar uma curva na frente e acabar em terceiro ou vice-versa. Apesar disso, Jean mantinha a liderança, mesmo cada vez mais pressionado. Quando o companheiro de equipe superou Paulo Alberto, a pressão aumentou. Foram mais duas voltas ressistindo, até que não deu mais, Campano passou ao primeiro lugar e dalí não saiu mais. Jean cruzou a linha de chegada quase três segundos atrás, e Paulo Alberto pouco mais de seis.


Jean Ramos

Já mais de um minuto atrás do vencedor, o venezuelano Carlos Badiali garantiu a quarta posição. O quinto foi o inglês Adam Chatfield, que superou Cordovez quando restavam cerca de 1/4 para o final. Depois o equatoriano parece que sentiu o desgaste e seguiu perdendo terreno até finalizar em 10º, logo atrás do seu companheiro de equipe Jetro Salazar. O sexto foi Wellington Garcia, que passou por Antonio Jorge Balbi e depois por Marcello Ratinho nas voltas finais. Ratinho ainda perdeu mais posições e a chance de um bom resultado, enquanto Balbi fechou em sétimo, seguido por Humberto Martin, o Machito.

Jean novamente largou na frente na segunda bateria, desta vez com Paulo Alberto e Campano assumindo as posições seguintes de imediato. O português parecia mais determinado a buscar o troco nos adversários e na terceira volta já surgiu a frente do paranaense. Mas a festa da Honda não durou mais do que quatro voltas, pois Paulo caiu e Jean voltou a liderar seguido pelo companheiro na equipe Yamaha Grupo Geração. Quando voltou, em quinto, Paulo ainda tinha Badiali e Salazar adiante, na terceira e quarta colocações.


Paulo Alberto

Exatamente na metade da prova, Campano ultrapassou Jean e partiu para mais uma vitória. Salazar melhorou significativamente seu desempenho conquistando a terceira colocação, seguido por Paulo Alberto. Wellington Garcia venceu a disputa com Jorge Balbi pelo quinto lugar, o sétimo foi Ratinho, o oitavo Machito e o nono Thales Vilardi. Com problemas no freio, Badiali fechou apenas em 10º.

"Hoje foi uma boa prova. O Jean andou muito bem, o Jetro também. O meu companheiro de equipe Badiali, tinha tudo para fazer pódio, mas infelizmente na segunda bateria acabou tendo problemas mecânicos. Todo mundo estava muito rápido. Vai ser um campeonato forte", avaliou o vencedor.


Jetro Salazar


Wellington Garcia
Com a vitória nas duas baterias, Campano faturou 50 pontos. Jean garantiu a segunda posição, Paulo a terceira, Jetro Salazar a quarta e Wellington Garcia a quinta. Com o resultado, Campano assumiu a ponta da categoria, com dez pontão a mais que Paulo Alberto, agora segundo colocado. Jean está em terceiro bem próximo, seguido por Jetro e Wellington Garcia.

Para o espanhol, assumir o primeiro lugar no campeonato nesse início de temporada foi muito importante. "Aqui no Brasileiro são 35 minutos de prova. O preparo físico é importante e o acerto da moto também. Eu estive um período na Espanha me recuperando. Vim com tudo, muito empolgado para conseguir a vitória e a liderança do campeonato", disse Campano.

Jean sabe que falta pouco para chegar no topo e diz que precisa de mais concentração. "Falta acreditar mais em mim mesmo. Faltou concentração nas duas baterias, acabei cometendo erros, prejudicando a parte física. Mas, estou muito feliz, com um bom equipamento e vou continuar trabalhando para colocar o nome do Brasil no lugar mais alto do pódio nas próximas etapas. Esse ano estou conseguindo ser bem constante. Quero continuar fazendo boas largadas, tentar vencer e entrar na briga com o Paulo e o Campano", analisou.

Na primeira bateria da MX2, Gustavo Pessoa manteve a liderança por mais da metade da corrida. Mas, Hector Assunção, que havia saído em terceiro, acelerou forte, passou Fábio dos Santos ainda no início, se aproximou do líder e, após algumas voltas de perseguição, tomou a ponta. A partir daí, o paulista não deu chances ao companheiro de equipe, que ficou com a segunda colocação. Enzo Lopes deu um show de pilotagem. O gaúcho fez uma grande prova de recuperação. Depois de um início ao redor do meio do pelotão, foi conseguindo passar um a um para chegar em terceiro. Fábio Santos, que ainda não está 100% fisicamente, caiu para a quarta posição e foi seguido por Pepê Bueno.


Hector Assunção

Após uma largada ruim, Dudu Lima, que até então estava empatado com Gustavo na pontuação, conseguiu avançar, mas não passou da sexta colocação. O sétimo foi João Pedro Ribeiro, e o oitavo, já com uma volta de desvantagem, foi Rodrigo Lama. Gabriel Soares ocupou a nona posição e Leonardo de Souza a décima.


Enzo Lopes


Pepê Bueno
Enzo Lopes surpreendeu na segunda bateria, assumindo a liderança desde o início, mas na reta final da bateria acabou perdendo a posição para Hector Assunção, novamente o mais rápido da MX2. Gustavo Pessoa fez uma boa largada e ficou em segundo por algumas voltas, mas acabou a prova em terceiro, atrás de Enzo. Pepê Bueno fez uma corrida regular e terminou em quarto, levando vantagem na disputa com João Pedro Ribeiro. Endrews Armstrong, Dudu Lima, Fábio Santos, Anderson Amaral e Leonardo de Souza completaram os dez primeiros. Rodrigo Lama sofreu uma queda nesta bateria e deslocou o ombro, fato que vai afastá-lo temporariamente das competições já que o piloto precisou passar por uma cirúrgia para corrigir a lesão.

Hector venceu na soma das baterias e se aproximou do líder Gustavo Pessoa, com quatro pontos a menos no campeonato. Dudu Lima, que não teve um dia tão bom com um sexto e um sétimo lugares, ocupa a terceira colocação. Enzo fechou a etapa em segundo e passou a ocupar a quarta posição no campeonato, seguido por Pepê Bueno. O pódio em Paty do Alferes ainda teve Gustavo na terceira posição, Pepê na quarta e Fabinho Santos na quinta.

Para Hector, o resultado foi muito importante para seguir na briga por mais um título. "O campeonato depende muito de resultados, não adianta somente ganhar, ganhar e em alguma prova não ficar entre os dez. É sempre importante estar entre os três primeiros. Infelizmente na segunda bateria da primeira etapa, tive um problema mecânico no finalzinho e acabei ficando em sexto. Treinei bastante para esta etapa, para recuperar os pontos que perdi lá."

Enzo contou que teve dificuldades na primeira corrida, por isso teve que se esforçar para se recuperar. "A primeira bateria foi muito boa. Larguei mal e acabei caindo na segunda curva. Precisei de muito preparo, dei tudo que eu tinha e consegui chegar em terceiro. Na segunda, larguei em primeiro, consegui manter até os 20 minutos. Aí, esgotou meu preparo, eu não aguentei mais e o Hector acabou me passando, mas segundo na geral é muito bom e eu vou lutar cada vez mais pelo lugar mais alto do pódio", garantiu o piloto da KTM.


Fabinho Santos

Gustavo Pessoa afirmou que a constância na competição é o mais importante. "Foi uma prova muito boa. Estou feliz de estar no pódio, independente de ganhar ou não, mas estou no pódio pontuando. Isso é muito importante para o campeonato. Tenho que continuar evoluindo e procurar melhorar a cada etapa", comentou o líder da MX2.


Leonardo de Almeida

Na Júnior, a briga também foi intensa. Leonardo de Almeida garantiu mais uma vitória, mas teve forte concorrência. Renato Paz, o Muguinho, foi que mais ameaçou o líder. Leonardo saiu na frente, mas se manteve na ponta por apenas duas voltas. O adversário conseguiu ultrapassar, porém, também não ficou muito tempo na liderança. Leonardo conseguiu retomar a posição e deixou Muguinho em segundo lugar definitivamente. Renan Goto concluíu na terceira colocação, ganhando uma posição em relação à largada. Thiago Brenner e Leonardo Nunes, que estiveram sempre também no primeiro pelotão, foram quarto e quinto, respectivamente.


Renato Muguinho Paz

O vencedor sabe que foi um passo importante, mas ressalta a grande concorrência. "Estou me preparando desde o ano passado, mas os outros pilotos também estão. Acredito que vai muito da cabeça do piloto. Largar na frente é essencial. Hoje eu larguei em primeiro, mas fui ultrapassado no meio da corrida. Depois achei o trilho mais rápido, voltei a passar e consegui vencer", contou Leonardo.

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross Pró está prevista para os dias 1º e 2 de agosto, em Canelinha (SC).

Vídeos:









Clique aqui para ver os resultados de cada bateria e mais vídeos do evento

Classificação geral após duas etapas

Pos MX1 Equipe Pts
1 1 Carlos Campano Jimenez Yamaha / Grupo Geração / Asw / Pirelli / Alpinestars / Lcm 95
2 211 Paulo Alberto Honda / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano 85
3 10 Jean Carlo Ramos Yamaha / Geração / Pirelli / Asw / Zeta / Drc / Jmr Escola De Motocross / Serginho Suspensoes 82
4 920 Jetro Salazar Escuderia X / Honda / Xmotos Do Brasil / Belparts / Motul 68
5 21 Wellington Garcia Matos Honda / Ims / Pirelli / Mobil 62
6 407 Adam Chatfield Honda / Ims / Vulcano / Ipiranga / Levorin 58
7 22 Carlos Vicente Badiali Hernandez Yamaha / Grupo Geração / Asw / Pirelli / Mtf 55
8 3 Antonio Jorge Balbi Junior Pro Tork, Kawasaki / Tendas Ltda / Rfix / Samurais / Elementos Do Corpo 52
9 5 Marcello Ferreira De Lima Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi 49
10 101 Humberto Alejandro Martin Garaicoechea Belparts E Borilli Pneus / Fly, 100%, Pod / Banda Audioparts / Stocoparts / Dedel Motos / Tutu Racing 47
11 909 Miguel Cordovez Escuderia X / Honda / Xmotos Do Brasil / Belparts / Motul 46
12 27 Thales Vilardi Felix Da Silva Asw / Yamaha / Sub27 / Pirelli / Motul / Wladas 41
13 16 Gelson Almeida Carlos Margel Veiculos / Pix Graphics / Ims Racing 20
14 87 Otávio Pelegrino Chicaroni Playstation / Alpinestars / Pista Do Alemão Motocross / Marcos Negretti Preparações / Gaia Mx / Faat Faculdades 19
15 828 Marco Antonio Baptista De Oliveira Junior Jc Racing / Paquinha Preparações / Gaiamx 16
15 931 Rafael Zenni Mx7 Shop / Rafael Zenni Mx Training / Zenni Racing / Fox Rodas / Ims / Cobreq 16
17 700 Rodrigo Pereira Nhemihes Taborda Belparts / Serginho Suspençoes 14
18 77 Marcos Guilherme De Lima Cleidmarracing / Academiapalazzo 7
18 117 Lucas Publio Ferreira Salviano Refrigerantes Rinco / Gradual Máquinas / Lifeclub Academia / Mxr Camisetas / Comelli / Sucatão Rv 7
18 740 Diego Rogerio Tavares Belparts / Spy Evs Twinair Flomotorsports / Serginho Suspencoes / Deftfamily / Grifft Graficos / Ogio 7
21 150 Daniel Reichhardt   6
22 782 Rodolfo Da Cunha Urbano   3
23 992 Douglas Scartazzini Parise Escuderia X / Borilli Racing / Bsc / Moto & Cia / Polibra 2
24 841 Ricardo Paes   1
Pos MX2 Equipe Pts
1 891 Gustavo Pessoa De Souza Ims / Honda / Levorim / Ipiranga / Itamaracá 89
2 1 Hector Freitas Assunçao Honda / Mobil / Ims / Pirelli,yoshimura / Riffel / Vulcano. 85
3 2 Eduardo Ferreira Lima Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi 76
4 16 Enzo Lazaro Pedo Lopes Pirelli/Oakley / Motul/Ktm-dafra / Red Bull / Circuit / Fox / Works Suspension 70
5 97 Pedro Henrique Rosa Bueno Protork- Jett- Troylee Desingn / Sacramento Racing / Serginho Suspencion / Feirãomx / 5inco 67
6 282 Joao Pedro Pinho Ribeiro Yamaha/M3suspensoes / Grupo Geração / Pirelli/Drc/Zeta / Asw / Falmar Graficos / Yamalube 61
7 112 Endrews Armstrong Nhemihes Chicken Brasil / Orange Bh / Kini Redbull / Serginho Suspension / Gringa Mx / Leonelo Radiadores 46
8 932 Rodrigo Lama De Andrade Santos Honda / X Moto Do Brasil / Belparts / Motul / Escuderia 43
9 987 Fabio Aparecido Dos Santos Yamaha, Grupo Geracao,pirelli / Asw,zeta,drc / Yamalube,falmar Graficos / Marcos Negreti 41
10 83 Anderson Pereira Do Amaral Rota Do Mar/Irrigacao Borborem / Borilli/Mcr/Briger/Mormaii / Sport Company/Av Tec / Mr Pro / Point Graphics/ Gaia Mx / / Posto Shell Borborema 39
11 134 Caio Lopes Fernandes Ims / Honda / Levorin / Ipiranga / Edgers / M. Negreth-gaiamx-nicoboco 31
12 31 Jose Brayan Padilha Soares Kaiani Malhas / Ims / Schumi Motos / Biogas / Mx Tech / Zequinha Racing 24
12 58 Leandro Davids Araujo Ims / Fazenda Rosinha / Wg21 / Coco Oasis 24
14 119 Gabriel Lucas Soares Skullracing / Tdg Construtora / Edgers / Cjmotos 22
15 945 Leonardo De Souza Escuderia X 22
16 417 Lucas Caetano Alves Moreira Quality Mix / Motofield / Stocovich / Fitness By Lori / Rodney Smith Academy / Focco 20
17 143 Vinicius Abreu De Sa Leo Capixaba / Maíra Distribuidora / Mdois Graphics / Pousada Do Bezerra / Prefeitura De Alto Jequitibá / Lone Star / Mimil Modas Fashio 20
18 61 Frederico Molina Spagnol Yamaha / Asw / Subs / Pirelli / Motul / Prorace Belparts 17
19 32 Carlos Tavares Evangelista Honda / Pirelli / Ims / Orbital 15
20 945 Leonardo De Souza Escuderia X / Honda / Xmotos Do Brasil / Belparts / Motul 15
21 24 Tauan Henrique Brenner Yamaha / Grupo Geração / Asw / Pirelli / Yamalube / Falmar Graficos 14
22 59 Vinicius Ferreira De Amorim Videira Horti Fruti Granjeiros / Tranportadora Caxeita / Distribuidora De Madeiras J W 11
23 127 Ismael Da Costa Rojas Conti Cola/Big Power/Fox / Rock Parts/Mrp Racing/ / Enzo Racing/Ask Motors Py / Pro Bike Py/Aero Motos Assis / Force Cam 10
24 289 Gabriel Dupont Carbonera Borilli Racing / Mcr, Gaia Mx, Biker Acessorios / Moto Style Graphics / G2 Distribuidora, Vini Motos / Pro Race Suspensões / Jornal Informativo Regional 6
25 818 Yuri Chantin Morel Campello Kawasaki / Asw / Clube Radical / Mx Tech 5
26 48 Jose Felipe Mombach Supermercado Mombach / Pai-trocinio 4
27 9 João Candia Coutinho Red Dragon / Leo Preparações / Mx Tech Brasil / Marcenaria Everton / Bedeus Auto Peças / Prefeitura De Saquarema 2
27 55 João Pedro Fonseca De Oliveira Oxxy Racing / M1 Tcnologia / Hss Racing / Clinica Dalton Moraes / Panificadora Moderna / Santcolor Tintas 2
27 118 Christian Madalena Campos   2
27 172 Joao Gabriel Da Veiga Tholokko / Biogas / Zequinha Racing 2
27 173 Francisco Welligton Dos Santos Junior Pit Stop Acessorios / Purezza Escavaçoes / Ctmt / Asw Racing 2
27 246 Michael Pereira De Jesus Mm Radiadores / Prefeitura Munici Costarica 2
27 559 Gabriel Henriquelias   2
27 881 Pedro Claudio De Azevedo Rehn Grupo Er / Posto Pit Stop / Farmazem / Hidrauminas 2
27 915 Victor Martins Almeida Piradiesel / Rc31 / M.negretti Preparações / 2
36 997 Augusto Henrique Rodrigues Gl Comércio De Café / Motoclube Do Brigadeiro / Adrenalina Mx / Mb Racing 1
37 278 Otavio Adriane De Oliveira Nunes Kamikaze Racing 1
37 306 Joao Vitor Da Silva Benitez Agricola Amambay S.a 1
37 841 Paulo Vitor Cunha Guimaraes Basilata S/A / Prefeitura Rio Verde / Ims Racing / Sucatão Rv / Fazenda São João / Bubas 1
Pos Júnior Equipe Pts
1 62 Leonardo De Almeida Da Silva Dunas/Honda / Pirelli / Ims / Dirt Action / Serginho Suspensoes / Rock Parts 50
2 101 Renato Costa Mattos Paz Yamaha Geração / Pirelli / Asw / Aguas Poa / Mrpro / Yamalube 42
3 183 Tallys Nathan Silva Brito Rótulo Do Corpo / Kawasaki / Arte Tendas 37
4 24 Thiago Henrique Brenner Yamaha / Grupo Geraçao / Asw / Pirelli / Yamalube / Zetta /Drc / Falmar Graficos 34
5 92 Marcus Henrique Dias Lera Tribo Motos / Asw 27
6 40 Bruno Fensterseifer Schmitz Tbt Suspensoes / Transportadora Regional Expres / Ferragens Fensterseifer 27
7 989 Leonardo Augusto Nunes Kawasaki Green Team / Adrenalina Mx / Stocovichi Design / Nitrogenius Prod Quimicos / Jmr Escola De Motocross / Luciano Racing 26
8 91 Gabriel Germano Canella Retifica São Francisco 24
9 55 Renan Goto Mrpro / Ims / Pro-racing 20
10 383 Augusto Caliman Açai Vitanat Racing / Serraria Caliman/Ct Mt Racing / Auto Peças Moura / Ultragaz / Nicolly Transportes / Viação Caliman 20
11 21 Lays Lobato Cazadini Circuit / Mrpro / Max Cargo / Cazzadini Veiculos / Jailton Motos / Turinhos Motos 18
12 57 Joseildo Ferreira Lopes Junior Motel Puras Sedução / Ims / Alto Posto Oliveira / Dbok / Cuecas Dogessy / Alto Escola 2001 18
13 111 Iuri Beltrao Naves Sementes Gerpan / Cj Motos 15
14 15 Pedro Biasoli Magero Lider Mx / Martine Racing / Biker Assessórios / Motostyle Grafics 12
15 61 Enzo Pereira De Oliveira Dg21 / Ims / Acaivitanati 11
16 170 Keven Willian Ikeda Ramos Ctmtracing / Asw 11
17 777 Thiago Faitanin De Oliveira I 9
18 221 Joao Pedro De Freitas Raimundo Techno Metais / Santa Maria Coffee / Duda Preparações / All Sign Graficos 8
19 59 Matheus Favero E Silva Giga Racing / Dragon / Mr Pro / Renova Grafix / Cleandet Produtos De Limpeza 7
20 65 Bernardo De Oliveira Debossan Prefeitura Municipal De Pádua / Serralheria Vidraçaria Isamar / Charretes Maromba / Tenete Basto / Academia Pelicano's / Padaria Do Tatu 5
21 138 Rodolfo Bicalho Ims Racing / Genuina Racing / Nego Preparaçoes 5
22 73 Emmanuel Batista De Barros Autopeças Sanvier / Grupo Sinal Veiculos / Liberty Motos / Littieri Racing / Mecanica Valcar Edi Corre Mão / Mr Pró 3









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet