X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Enduro FIM Xperience da Mulher - Itupeva - SP
Publicado em: 12/03/2015
Clique e saiba mais

Enduro FIM Xperience da Mulher marca história da modalidade no Brasil
Redação MotoX.com.br - Fotos: Mario Della Vita/PubliX

Prova especial foi realizada em Itupeva (SP) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Pilotos de oito estados disputaram o Enduro FIM Xperience da Mulher

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi recheada de aventura para as competidoras que aceleraram no Enduro FIM Xperience da Mulher, este domingo (8), em Itupeva (SP). Nem a chuva constante do fim de semana tirou o brilho da inédita prova, válida também pela Copa EFX Brasil e pelo Campeonato Brasileiro de Enduro. Estiveram presentes pilotos dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e Goiás. No resultado geral, a experiência de Janaína Souza falou mais alto. A paulista cumpriu o percurso em 54min2s44 e ficou também com a vitória na classe Importada Experientes.


Janaína Souza

A vencedora, experiente em disputas da modalidade, elogiou a iniciativa da competição. "Foi sensacional por tantas meninas terem comparecido, principalmente por muitas não serem do Enduro FIM. Achei muito bacana a participação e a disposição de todas em cumprirem as voltas. Todas interessadas em entender a modalidade. A chuva apimentou um pouco a disputa. Eu procurei fazer uma prova constante e evitei cair. Mantive um ritmo bom, me senti bem à vontade. É muito legal que a disputa tenha sido válida também pelo Brasileiro. Estou na liderança e vou fazer as outras etapas para garantir mais um título até o final do ano. A prova estava ótima, com obstáculos legais, o single track gostoso. Todas gostaram. Agora, estamos esperando já o ano que vem ansiosas. É bom mostrar que as mulheres têm força", disse Janaína.


Tainá Aguiar e Lilian Chagas

O percurso teve cerca de 30 quilômetros, com três especiais, as mesmas da primeira etapa da Copa EFX Brasil, disputada em fevereiro, contando inclusive com o deslocamento por dentro do Shopping Serra Azul. Em todas as categorias, a briga foi intensa. A segunda colocação da Importada Experientes ficou com Bárbara Gonzaga e a terceira com Luciana Timm.


Bárbara Neves Gonzaga e Lucianna Timm

Na categoria Nacional Experientes, Tainá Aguiar triunfou, garantindo também o segundo lugar geral. Apesar do bom resultado, ela não fez uma prova das mais tranquilas, com dificuldade para andar no terreno molhado. "Em primeiro lugar, quero parabenizar a organização por ter iniciado essa idéia e ter batalhado por ela. Tivemos muito mais mulheres do que havíamos imaginado. Mesmo com tudo contra, o clima e todas as adversidades, foi uma prova espetacular. Quanto a minha prova, entrei um pouco insegura porque barro não é o meu forte, muito pelo contrário, é onde eu tenho mais dificuldade. Acho que tive até um desempenho bacana, mas a partir do momento em que eu bati a perna, para mim, a prova acabou. Meu objetivo era só completar, para poder ter meu resultado menos afetado possível, mas eu sabia que a corrida, no quesito competitividade, tinha acabado. Porém, ao todo foi sensacional. A quantidade de pilotos, o traçado da prova, o desempenho das participantes, acho que foi um show", elogiou.


Prova histórica contou com o tradicional deslocamento por dentro do Shopping Serra Azul

Na Novata Nacional acima de 150cc, Sabrina Katana terminou à frente. "Tenho orgulho de ter sido a primeira mulher a atravessar o shopping há quatro anos em meio aos homens. Esse final de semana, com as amigas, foi maravilhoso, só não esperava ser tão especial e sair campeã. Trouxe o troféu sem esperar pois engravidei e fiquei mais de um ano e meio sem acelerar, e a intenção era brincar e rever os amigos. A prova foi debaixo de muita chuva o que dificultou bastante, aumentando o nível técnico e nessa hora a experiência falou mais alto. Cai duas vezes, ajudei muitas meninas e fui ajudada também, foi um dia lindo com tantas mulheres unidas fazendo o esporte crescer. A ideia de fazer uma prova só de mulheres foi demais e como sempre a equipe da Copa EFX caprichou. Sei do carinho e dedicação que eles tem em preparar uma prova e essa vai ficar guardada na memória de cada um e na história do Off Road brasileiro", disse a campeã.


Organização prestou homenagem a todas as mulheres

Atrás dela, uma jovem promessa mostrou que não existe idade para acelerar. Estreando na modalidade, Alessandra Horita foi a vice-líder da classe. "Essa foi a minha primeira vez no EFX. É bem diferente do que eu estou acostumada, bastante trilha fechada e pasto bem liso. Mesmo tendo largado debaixo de chuva, com muita lama, a prova estava uma delícia. Consegui terminar as três voltas em um tempo bom. Não estava nada fácil, tanto para as pilotos quanto para quem estava ajudando. Consegui o segundo lugar na categoria e o 12° na Geral. Estou muito orgulhosa, pois fui a mais nova e consegui pegar um ótimo lugar. Só tenho que parabenizar a todas as guerreiras que amam o esporte, a toda equipe Adrenatrilha, que fez essa disputa maravilhosa e ao meu pai, que me acompanhou a prova inteira."


Chuva foi constante durante o evento

Priscila Souza, de Mairiporã, também disputou a categoria e, apesar de enfrentar chuva do início ao fim, saiu satisfeita. "Foi emocionante ver tanta mulher na mesma expectativa e vontade de andar, nervosas, ansiosas e felizes, cada uma com seu jeito. A largada já foi com muita lama e chuva, mas com o coração a mil e emocionada. Amei o trajeto, trilhas extremamente sinalizadas ao pé da letra. A passagem pelo shopping foi show. Achei uma experiência diferente, exigindo mais preparo físico e técnico. Acredito que essa modalidade cresça para as mulheres. Afinal nós já temos nosso espaço no off road", apontou.


Susette Alves da Silva

Para Vívian Noronha, mais uma competidora da classe Nacional acima de 150cc, não foi um dia fácil. "Durante a prova tive problemas com a ignição da moto, fiquei parada por muito tempo e quando a ignição funcionou, o pneu furou e a roda começou a girar em falso, em alguns lugares conseguia desenvolver bem, mas em outros, nem sinal de a moto sair do lugar. Restava esperar o pessoal da organização pra fazer força junto comigo. No fim das contas, depois de todos os problemas, nervoso e apreensão, cheguei "escoltada" por dois meninos do apoio, sã, salva e aliviada. Mesmo com todos os problemas, peguei 16° lugar na minha categoria."

Diankaela Damasceno, da mesma categoria, adorou a disputa. "Hoje posso dizer que completei e realizei parte do meu sonho. A prova foi 10, mesmo com chuva foi perfeita", comentou.


Daniela Romano

Algumas participantes vieram de longe para aproveitar o dia e acabaram se dando bem. A mineira de Lavras, Jéssica Ribeiro Sâmia ficou com o primeiro lugar da Novata Importada. "O EFX da Mulher foi espetacular. Gostei muito da prova, apesar de ter sido em um terreno completamente diferente do que estou acostumada a andar e a chuva ter elevado o nível da pista. Me adaptei bem ao estilo de prova e fui me soltando no decorrer das voltas. Obtive um resultado além do esperado. Vale ressaltar o belo trabalho da organização e o empenho em fazer uma prova ímpar", comentou.


Janaína Poltronieri

Marilucia Alves e Ana Paula Kiyokawa foram a segunda e terceira da classe. "Gostei muito da prova. A organização está de parabéns. Espero que tenha logo outra desta. Foi um prazer andar com tantas mulheres juntas", confessou Marilucia.

"Não é a primeira prova de Enduro que participo, porém, é a primeira que vi tanta lama. Tive algumas dificuldades nos obstáculos por eu ter uma moto pequena, por ser mais baixa e ter menos torque. Acho que se não tivesse tanta lama, meu desempenho teria sido muito melhor", acrescentou Ana Paula.


Chuva deixou trilhas mais difíceis

Débora Garcia foi a vencedora da Novata Nacional até 150cc e disse que a competição foi um marco. "Essa data jamais será esquecida em minha vida. Foi muito prazeroso dividir essa alegria com todas as meninas do off road. Me dediquei muito e consegui o primeiro lugar na categoria."

Laura Nunes de Oliveira Santos, de Belo Horizonte (MG) e quinta colocada na Nacional Experientes, estava ansiosa pela competição. "Andei 600 quilômetros para chegar a Itupeva. Fui com uma expectativa muito grande para conhecer todas as participantes. Achei a prova muito bacana. Se o trajeto tivesse sido no seco, os tempos seriam muito melhores e o cansaço não teria sido tão grande. Choveu e isso dificultou muito. Muitas pilotos desistiram, não deram conta nem de fazer a primeira volta direito. A prova foi sensacional."


Pódio da categoria Importada Experientes

Daniela Cruz, de Santo Antônio de Posse (SP), sexta na Novata Nacional acima de 150cc ficou satisfeita por terminar o desafio. "Estou muito feliz. Apesar da chuva e da lama, conclui a prova bem. Tombos fazem parte do que gostamos de fazer. Adorei. A organização está de parabéns. Estava tudo muito bem sinalizado. Me superei, porque não tinha andado em um percurso tão cheio de lama. Esse foi meu primeiro Enduro. Amei e que venha mais. Fiquei muito feliz com minha colocação. Entre várias motos consegui o sexto lugar. O dia Internacional da mulher foi muito especial para todas nós que participamos desta etapa", destacou.

O diretor do Adrenatrilha Trail Club, Fábio Simões, disse que foi um dia excelente, com uma grande participação e também momentos marcantes. "Fiz uma homenagem a todas as mulheres antes da premiação e incluí minha nora, minha filha e minha esposa dando a elas uma placa para cada uma no pódio, com dedicatória. Muitas mulheres choraram nessa hora", relatou.


Pódio da categoria Nacional Experientes

Esta foi a primeira edição da prova que tende a se tornar um evento tradicional no calendário da modalidade. As competidoras que estavam filiadas a uma Federação Estadual e a Confederação Brasileira de Motociclismo também somaram pontos pelo Brasileiro. O campeonato nacional este ano contará com três etapas femininas. A segunda será realizada em junho, em Aracruz (ES), e a terceira em setembro, em Mogi das Cruzes (SP), em conjunto com a etapa da EFX.

O Enduro FIM Xperience da Mulher e a Copa EFX Brasil, realizados pelo Adrenatrilha Trail Club, contam com o patrocínio da Honda, o co-patrocínio da Rinaldi e ASW e apoio Shopping Serra Azul, Motofield, Dust Off Road, Sacramento, Sig Visual, Dahna Comércio de Areia e Pedra, MR Pró Racing, Nova Minas Express e Stocovich.

Veja mais fotos do evento:













Assista ao vídeo:



Resultados

Geral (Todas as categorias)

1º Janaina Souza
2º Tainá Aguiar
3º Alynne Almeida
4º Jéssica Ribeiro Sâmia
5º Bárbara Neves Gonzaga
6º Lilian Chagas
7º Lucianna Timm
8º Marina Caleffi de Souza
9º Sabrina Katana
10º Laura Nunes de Oliveira Santos
11º Karinna Gross
12º Alessandra Barcela Horita
13º Livia Batistine Friço
14º Susette Alves da Silva
15º Criatina da Costa Silveira
16º Daniela Romano
17º Cristiane Pereira da Silva
18º Janaina Cristiane Poltronieri
19º Daniela da Cruz
20º Claudia Casarotto Domene

Categoria Importada Experientes
1º Janaina Souza
2º Bárbara Neves Gonzaga
3º Lucianna Timm
4º Karinna Gross
5º Daniela Romano

Categoria Nacional Experientes
1º Tainá Aguiar
2º Alynne Almeida
3º Lilian Chagas
4º Marina Caleffi de Souza
5º Laura Nunes de Oliveira Santos

Categoria Novata Nacional acima de 150
1º Sabrina Katana
2º Alessandra Barcela Horita
3º Livia Batistine Friço
4º Cristiane Pereira da Silva
5º Janaina Cristiane Poltronieri

Categoria Novata Nacional até 150
1º Debora M. Garcia de Souza
2º Marilucia Alves Muniz
3º Ana Paula Kiyokawa
4º Daniele Nabessima Denicoli

Categoria Novata Importada
1º Jéssica Ribeiro Sâmia
2º Susette Alves da Silva
3º Criatina da Costa Silveira
4º Edna do Prado Mariana Oliveira
5º Michele Alves de Oliveira

Equipes
1º Honda Motofield (Janaina Souza, Tainá Aguiar e Lilian Chagas)
2º Katana Team (Alynne Almeida, Jéssica Ribeiro Sâmia e Sabrina Katana)
3º Sem Noção Girls (Lucianna Timm, Alessandra Barcela Horita e Cristiane Pereira da Silva)
4º Overdose (Karinna Gross, Rosa Cecilia Freitag e Marilucia Alves Muniz)
5º Off Road Forever (Débora Garcia de Souza, Ana Paula Kiyokawa e Vivian de Souza Noronha)

Download dos resultados completos em PDF
CopaEFXMulher_Geral.pdf
CopaEFXMulher_Categorias.pdf









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet