X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Mundial de SuperEnduro - 5ª etapa - Belo Horizonte - Brasil
Publicado em: 02/03/2015
Clique e saiba mais

Cody Webb quebra invencibilidade de Taddy Blazusiak em Belo Horizonte (MG)
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Future7Media / Fred Mancini / YSports

Na 10ª posição, Rômulo Bottrel foi o melhor brasileiro na classe Prestige


Largada da categoria Prestige

Depois de deixar a caliente Guadalaraja, no México, o SuperEnduro aterrissou no Brasil para a quinta e penúltima etapa da temporada 2015. O ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), foi o palco das disputas que aconteceram no sábado. Uma interessante pista, bastante técnica e sem trechos de descanso, foi preparada para as disputas.

A pergunta que soava durante os treinos era se alguém quebraria a invencibilidade de Taddy Blazusiak. Apesar de não vencer todas as baterias disputadas no campeonato, o polonês saiu das quatro primeiras etapas com o topo do pódio na soma das baterias. Cody Webb se dispôs a realizar o feito. "Quero 'derrubar' o Taddy e impedí-lo de conquistar a quinta vitória seguida", declarou o norte-americano após os treinos.


Cody Webb

Dito e feito, o californiano deixou o Brasil depois de ocupar o lugar mais alto do pódio. Na primeira bateria, Jonny Walker e David Knight sem querer abriram o caminho para a vitória de Webb: os dois brigavam pela liderança quando caíram e Webb não desperdiçou a chance, vencendo com mais de 20 segundos de vantagem. Walker conseguiu se recuperar e foi o segundo, à frente de Knight. Blazusiak ficou na quarta colocação.


Jonny Walker

Na prova seguinte, com a largada reversa, Walker deu o troco e faturou a vitória. "Não estava na minha melhor forma, mas ainda sim consegui dois bons resultados esta noite", comentou o inglês. Mantendo o passo, Webb ficou na vice-liderança, seguido de Blazusiak.


Taddy Blazusiak

Durante toda a noite, o polonês se manteve discreto. "Sabia que os outros pilotos estavam com sede de vitória e não quis ser atrapalhado pela briga. Então defini um ritmo seguro e confortável para mim. O mais importante: mantive a liderança do campeonato", afirmou Blazusiak.


David Knight

Na última bateria da noite, Webb e Walker estavam empatados na briga pelo topo do pódio. Sem ninguém disposto a abrir mão do troféu, ambos foram ao chão logo na primeira curva. Foi a vez de Knight lucrar com a situação e vencer, à frente de Blazusiak. Em prova de recuperação, Webb ficou em terceiro, posição suficiente para lhe garantir a vitória no geral. Walker enfrentou problemas com um banner que se prendeu na roda traseira da sua moto. Com ajuda externa para retirá-lo, o britânico foi desclassificado.

Sorridente, Webb comemorou a vitória no GP. "Depois de chegar perto da vitória por inúmeras vezes, é ótimo vencer pela primeira vez no SuperEnduro. Na bateria final, era eu ou Walker. Mas caímos na primeira curva, segui em frente e cai de novo. De alguma forma, consegui chegar a terceira colocação, que foi o suficiente para a vitória", explicou.


Alfredo Gomez

Pelo título, Taddy Blazusiak segue firme na liderança com 42 pontos de vantagem sobre David Knght. Cody Webb é o terceiro colocado seguido de Jonny Walker. Alfredo Gomez, da Husqvarna, quebra o domínio da KTM nas primeiras posições, completando o top 5.


Ty Tremaine e Andreas Linusson

Na Júnior, a briga ficou restrita a Andreas Linusson e Ty Tremaine, que se revezaram nas vitórias nas duas primeiras baterias. Os demais competidores não conseguiram completar o número de voltas necessário para a classificação. Na corrida final, foi Linusson quem venceu e levou para casa o troféu de primeiro colocado. Pelo campeonato, Tremaine é o líder com 279 pontos contra 268 de Linusson.



Pista no Mineirinho em Belo Horizonte (MG)

Agora o campeonato segue para a final, sediada na França, no próximo dia 14.

Brasileiros

Destaque nacional nas competições de enduro, Rômulo Bottrel encerrou o domingo como o melhor representante brasileiro na etapa do SuperEnduro. A nona colocação na terceira bateria lhe garantiu a 10ª posição na geral. Em sua página oficial em uma rede social, o mineiro avaliou o final de semana como uma oportunidade de aprendizado. "Apesar de não ser a minha especialidade, foi uma experiência bastante produtiva. E só de estar ao lado de grandes nomes do enduro mundial e poder aprender um pouco com eles é bem legal. Além de ter sido um ótimo treino, ter saído como melhor brasileiro na competição e com um Top 10 na categoria principal me deixou satisfeito", avaliou. 


No detalhe, Rômulo Bottrel (de vermelho) brigando por espaço com os gringos na categoria Prestige

Para o piloto, a competição não se restringiu apenas a evolução esportiva pessoal. "Eventos desse tipo são importantíssimos pro crescimento do esporte no país, atraem atenção da mídia e promovem esse intercâmbio cultural tão importante pra nós", completou.

Outro brasileiro que se destacou foi o piloto Júlio César Ferreira, décimo colocado na primeira bateria da noite.


Ronald Saint foi ao pódio da Júnior, mas não conseguiu voltas suficientes para marcar pontos

Na classe Junior o melhor representante nacional foi Ronald Saint, que mesmo alcançado a terceira posição na pista não conseguiu o número de voltas suficiente para pontuar. O ritmo dos dois primeiros colocados foi tão superior aos demais que nenhum outro competidor apareceu na classificação oficial.


Pódio da categoria Nacional

Mais 25 atletas brasileiros competiram na categoria Nacional, uma bateria especial da etapa brasileira exclusiva para os pilotos da casa. O vencedor da prova foi Gabriel Badaró, seguido por Ripi Galileu e Felipe Carlette.

Vídeo:



Para ver mais vídeos da prova clique aqui.

Resultados Prestige

P. Soma das três baterias País Pts
1 Webb Cody Usa 53
2 Knight David Gbr 50
3 Blazusiak Taddy Pol 45
4 Walker Jonny Gbr 40
5 Alfredo Gomez Esp 33
6 Gibert Dani Usa 29
7 Roman Mario Gbr 29
8 Bolton Paul Pol 28
9 McCanney Daniel Gbr 22
10 Bottrel Romulo Bra 7
P. Final 1 País Moto
1 Webb Cody Usa Ktm
2 Walker Jonny Gbr Ktm
3 Knight David Gbr Ktm
4 Blazusiak Taddy Pol Ktm
5 Bolton Paul Gbr Ktm
6 Gomez Alfredo Esp Hva
7 Roman Mario Esp Ktm
8 Gibert-gatell Daniel Esp Gas-gas
9 Mccanney Daniel Gbr Hva
10 Ferreira Elizario Julio Cesar Bra Hon
P. Final 2 País Moto
1 Walker Jonny Gbr Ktm
2 Webb Cody Usa Ktm
3 Blazusiak Taddy Pol Ktm
4 Knight David Gbr Ktm
5 Gibert-gatell Daniel Esp Gas-gas
6 Gomez Alfredo Esp Hva
7 Roman Mario Esp Ktm
8 Bolton Paul Gbr Ktm
9 Mccanney Daniel Gbr Hva
10 Redmond Kyle Usa Beta
P. Final 3 País Moto
1 Knight David Gbr Ktm
2 Blazusiak Taddy Pol Ktm
3 Webb Cody Usa Ktm
4 Gomez Alfredo Esp Hva
5 Roman Mario Esp Ktm
6 Gibert-gatell Daniel Esp Gas-gas
7 Bolton Paul Gbr Ktm
8 Mccanney Daniel Gbr Hva
9 Bottrel Romulo Bra Hon
10 Blythe Ian Usa Ktm

Campeonato após 5 etapas

P. Classificação Geral Pontos
1 Blazusiak Taddy 272
2 Knight David 231
3 Webb Cody 227
4 Walker Jonny 218
5 Gomez Alfredo 173
6 Bolton Paul 126
7 Roman Mario 121
8 Gibert-gatell Daniel 110
9 Mccanney Daniel 102
10 Redmond Kyle 94

Resultados Junior e Nacional

Pos. Junior Pontos
1 Andreas Linusson 57
2 Ty Tremaine 54
Pos. Classificação Geral Pontos
1 Gabriel Badaró -
2 Ripi Galileu -
3 Felipe Carlette -











© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet