X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Pai do campeão fala da polêmica na final do Cross Country
Publicado em: 20/12/2014

Emerson Oliveira comenta desfecho da prova realizada em Luziânia (GO)
Redação MotoX.com.br - Foto: Divulgação


Gustavo Oliveira conquistou os títulos das categorias XC1 e XC2 no Campeonato Brasileiro de Cross Country 2014

A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Cross Country na categoria XC1 criou uma grande rivalidade durante a temporada entre o campeão Gustavo Oliveira e o vice Paulo Stedile. A competição, encerrada no segundo fim de semana de dezembro na cidade de Luziânia (GO), foi definida apenas na última etapa e com os ânimos bastante exaltados pela tensão da decisão. Stedile gerou polêmica com a afirmação de que foi prejudicado por um episódio na prova. Após a grande repercussão da declaração, Emerson Oliveira, pai do campeão, resolveu se pronunciar sobre o episódio. Confira o relato enviado por ele ao MotoX:

"Reconheço que os termos utilizados por mim na comemoração por ver meu filho garantindo a liderança do campeonato não foram apropriados. Entretanto, todo ser humano já enfrentou alguma situação em que a alegria assumisse o controle e as palavras não pudessem ser controladas. Enfrentei tantas dificuldades durante o ano inteiro, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional e dentro da pista, que ninguém imagina. Extravasei todo o meu nervosismo e minha alegria na minha reação ao ver o Gustavo ultrapassando o Stedile. Sou um pai que trabalhou de forma incansável para dar condições para meu filho alcançar o seu objetivo. E ele alcançou de forma brilhante.

As pessoas que assistem ao vídeo postado neste site e nas redes sociais estão tirando conclusões precipitadas. Não houve qualquer 'armação' contra o Stedile. Não temos qualquer envolvimento com a sua queda e isso pode ser confirmado tanto pela Federação Goiana de Motociclismo, como pelo piloto que estava imediatamente atrás do piloto que sofrera a queda, quanto pelo cinegrafista da TV Anhanguera que aparece de azul no vídeo e também presenciara a queda. E mais, não me referi a qualquer piloto naquele momento. Era simplesmente a reação de felicidade extrema de um pai vendo seu filho prestes a assumir a liderança de uma prova que representava o título do campeonato brasileiro de cross country.

Lamento o que aconteceu com o piloto Paulo Stedile. É um piloto que sempre foi o ídolo do meu filho. Sempre fomos os maiores fãs do Stedile por seu estilo de pilotagem, pela sua garra e determinação e pela forma como trata seus fãs. Muito do que o Gustavo é hoje, devemos a ele, e jamais agiríamos com desonestidade dentro de qualquer prova, principalmente contra ele. Não precisamos de ajuda de outros pilotos, nem armar contra qualquer pessoa, confiamos no nosso trabalho.

Vale lembrar que o regulamento concede a qualquer piloto que se sentir prejudicado o direito de protestar o resultado da corrida em 30 (trinta) minutos após o seu término. O vice-líder, como todos sabem, é piloto extremamente experiente e, com toda certeza tem conhecimento da existência dessa regra. Se realmente tivesse existido uma pedra jogada propositalmente no seu caminho ou ele tivesse sido agredido, jamais teria deixado de utilizar do protesto que lhe renderia o cancelamento da prova ou da largada, dando-lhe nova oportunidade de conquista do título. Entretanto, não fizera uso do seu direito e tenta agora, impingir a alguém a culpa pela perda do campeonato.

Posso garantir que não tivemos qualquer envolvimento com a sua queda ou com qualquer ato antidesportivo o ano todo, que trabalhamos árdua e incansavelmente o ano todo, que já estávamos felizes só por conseguirmos ir até Luziânia-GO, tamanhas as dificuldades financeiras que enfrentei o ano todo. Posso garantir que meu filho se preparou para essa etapa final com tanto afinco, mesmo utilizando-se de uma única motocicleta usada desde 2012 tanto para os treinos quanto para as corridas, que cheguei a me orgulhar do seu foco e do seu empenho. E o resultado apareceu porque ele mereceu.

Como disse o meu filho na sua entrevista (que pode ser vista abaixo), acreditamos que, acima de tudo, existe um Deus maravilhoso que recompensa aquele que trabalha com seriedade, honestidade, maturidade, determinação e foco. E esses são os princípios do piloto Gustavo Oliveira e de sua equipe".

Emerson Gomes de Oliveira



Confira a entrevista com Gustavo Oliveira após a conquista do título:









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet