Campeonato Brasileiro da modalidade encerrou temporada em Luziânia (GO)
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação

Willian Guimarães (21) venceu a prova da categoria XC1 |
O Brasileiro de Cross Country realizou neste fim de semana, dias 13 e 14, em Luziânia (GO), a última etapa do campeonato 2014. A prova que definiu os campeões da temporada não escapou de um momento polêmico na acirrada disputa ponto a ponto pelo título da XC1.
Veja também: Pai do campeão fala da polêmica na final do Cross Country
Paulo Stedile liderava a corrida seguido por Gustavo Oliveira, seu adversário direto na luta pelo título, quando atingiu uma pedra dentro de uma canaleta em uma curva, o que ocasionou a sua queda. O momento foi registrado pela câmera acoplada ao capacete de Jackson Keil, que vinha logo atrás dos dois (confira as imagens no final do artigo). Mais tarde, Willian Guimarães assumiu a liderança vencendo a prova. Gustavo, que antes da etapa contava com dois pontos de vantagem na classificação, terminou a corrida em segundo e faturou o título da temporada. Stedile completou em terceiro e ficou com o vice-campeonato.

Gustavo Oliveira faturou os títulos da XC1 e XC2 em disputa polêmica com Paulo Stedile |
O incidente parece um acontecimento normal dentro de uma competição off-road, mas a equipe de Stedile suspeita que a pedra foi colocada no traçado com a intenção de derrubá-lo. Alguns detalhes mostrados no vídeo reforçam a desconfiança do vice-campeão de que houve atitude anti-desportiva. "Liderei até encontrar uma pedra no meu trilho. Depois da queda, um homem cruza a pista e faz de conta que vai me ajudar, mas desliga a minha moto na hora que vou sair", afirma Stedile em uma rede social, indignado com o ocorrido. Ele também conta que foi agredido com um guarda-sol pela mesma pessoa. O vídeo ainda mostra o pai de Gustavo dentro do traçado, ofendendo Stedile logo após o acidente, colocando em risco a própria integridade e a dos competidores. Pela classe XC2 a disputa pelo título também estava entre os dois e Gustavo mais uma vez foi coroado campeão.
Outros quatro campeões foram definidos na prova goiana. Jocimar Ferreira garantiu o título da Nacional A mesmo sem participar da etapa, vencida por José Moreira. O mesmo ocorreu na Nacional B, onde Guilherme da Silva também foi campeão sem disputar a final. Paulo Robert conquistou o primeiro lugar na corrida da categoria. Na Over 35, o líder Alencar Krefta assegurou o campeonato com mais uma vitória, seguido pelo vice-campeão Anilton Ximenes. Paulo Zenha ganhou a Over 45, mas o título ficou com Lauro Vonsovicz que terminou a prova na segunda posição.
Atenção, atualizado em 22/12:
O vídeo que mostra o incidente foi removido do Youtube.