Evento também foi válido pela decisão do Campeonato Sul Paulista
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia

Largada da categoria MX Gold |
A Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo (FMESP) fechou a temporada 2014 com a grande final do Campeonato Paulista de Motocross MX1 MX2 e do Sul Paulista de Motocross, na cidade de Angatuba. O evento, que fez parte do quinto Motofest de Angatuba, teve outras atrações, como exibição de Wheeling, Globo da Morte e a escolha da Garota Motocross.
Uma das baterias mais emocionantes do dia foi a
MX2. O campeão paulista e Sul Paulista antecipado, Daniel Caputo, largou na frente e foi perseguido por um pelotão respeitável: Caio Lopes, Marcos Moraes e Giovanny Camargo, que na penúltima etapa havia garantido o título das categorias MX1 e MX Gold. Antes da metade da prova, Caio ultrapassou Caputo e abriu vantagem dos demais. Caputo vinha no segundo posto tranquilo e com certa vantagem da disputa entre Marcos e Giovanny, até que, com problemas, Marcos abandonou a corrida. Com isso o caminho ficou livre para Giovanny partir para cima de Caputo. Caio seguiu sem ser incomodado na ponta e o que esquentou, faltando duas voltas para o final, foi a disputa pelo segundo lugar, com Giovanny encostando em Caputo. Com calma, Caputo administrou a pressão, confirmou o segundo lugar e o título de campeão.

Daniel Caputo |

Caio Lopes |
Após a prova, ele resumiu o que foi o campeonato neste ano. "Pra mim, a temporada foi conturbada. Na primeira etapa minha moto quebrou. Na quinta tive problema com meu ombro e mesmo assim terminei o ano com meu quinto título na categoria. Quanto à prova, larguei bem, consegui me concentrar muito e andar rápido. Quero agradecer a todos os meus patrocinadores, que acreditaram no meu trabalho", destacou Caputo. Guilherme Nascimento ficou com o vice-campeonato paulista e Sul Paulista, depois de obter a quarta colocação. Vitor Paiotti fechou os cinco primeiros da etapa.
Apesar do título já definido na
MX1, a categoria foi muito disputada. Ainda se recuperando de uma lesão no ombro, João Vitor Cardeli largou na frente, seguido de Giovanny Camargo e Marcos Moraes. Na metade final da bateria, Moraes pressionou Giovanny, aproveitou um descuido e ultrapassou, assumindo o segundo posto. Moraes conseguiu concluir sua estratégia para chegar ao primeiro lugar na antepenúltima volta, quando ele deixou para trás Cardeli e venceu a bateria. Mesmo caindo durante a corrida, Giovanny se aproximou de João Vitor, mas não o suficiente para ocupar o segundo posto. Hermínio "Maninho" Oliveira fez uma corrida conservadora e terminou em quarto. Logo atrás ficou Eduardo Balan. O título Paulista e Sul Paulista ficou com Giovanny e o vice com João Vitor.

Marcos Moraes |

João Vitor Cardeli |
Na
MX3, João Vitor Cardeli venceu de forma tranquila e garantiu o título paulista da categoria. Já o Sul Paulista foi decidido em favor de Tales Calazans. Hermínio "Maninho" Oliveira era o único que poderia atrapalhar a festa de Cardeli. Porém, na prova, ele lutou muito com Eduardo Balan para terminar em segundo e não incomodou o líder. Outro que teve muito trabalho para sustentar a posição foi Rodrigo Domingo, que esteve sempre acompanhado de perto por Alessandro Araújo, que terminou em quinto.
Giovanny Camargo já entrou na pista com o título paulista da
MX Gold, mas faltava decidir o Sul Paulista, o que era difícil, devido à grande vantagem do líder Daniel Caputo. Na pista, a primeira volta tinha como líder Marcos Moraes, seguido de Giovanny Camargo. Aproveitando a única brecha que teve, Giovanny assumiu a ponta e segurou Moraes, que tentou de todas as formas reassumir o primeiro lugar. Caio Lopes andou no terceiro lugar, chegando a ficar junto aos ponteiros. Após muita luta, Caputo conseguiu assumir o quarto lugar, deixando Guilherme Nascimento em quinto. Esse resultado deu o título Sul Paulista a ele e Giovanny ficou com o vice.

Giovanny Camargo |

João Pedro Vitorino |
Rafaela Perussi foi ‘o nome’ da
50cc neste ano. O terceiro lugar na bateria lhe garantiu o título paulista e Sul Paulista. Lucas Pereira largou na frente, mas logo foi superado por Fabrício Toshiaki. Após Toshiaki cair, a deixa foi para Lucas, que não desperdiçou a chance e venceu. Brian Oliveira ficou com o segundo posto. João Paulo tinha remotas chances de título e terminou em quarto lugar, ficando com o vice campeonato paulista. Já no Sul Paulista o domínio do posto foi feminino. A quinta colocação de Ana Clara Gusmão garantiu o vice-campeonato.
João Pedro Vitorino e Thiago Silva brigavam pelos títulos da
65cc. João Pedro largou na frente e abriu vantagem da disputa pela segunda posição entre Edson Neto e Thiago. Porém, na parte final da bateria, João Pedro começou a perder rendimento por conta de um pneu furado e, com isso, Thiago assumiu o segundo lugar, partiu para cima do líder e foi tirando a diferença, chegando a encostar. Os dois trocaram de posições, mas no final deu João Pedro. Francisco Filho terminou em terceiro, Edson em quarto e Kevin da Rosa em quinto.

Lucas Pereira |

Leonardo Marfin |
A vitória na
Júnior não foi suficiente para Leonardo Marfin sagrar-se campeão paulista e sul paulista da categoria. Isso porque o líder do campeonato, Humberto Moraes, chegou em segundo, garantindo os títulos. Renan Rosa foi o terceiro colocado da corrida.
No entanto, a família Marfin não saiu de Angatuba sem título. Alessandro "Didão" terminou o ano com três deles: campeão paulista das categorias
MXN2 (230F) e MXN Gold (Nacional Força Livre) e Sul Paulista da MXN2. Além disso, ele ficou com o vice-campeonato Sul Paulista na MXN Gold. Os títulos vieram com vitórias convincentes nas duas categorias.
Na MXN2, Didão assumiu a ponta ainda nas primeiras voltas, abrindo uma boa vantagem dos demais pilotos. Depois da metade da corrida, ele passou a administrar o equipamento para a prova da MXN Gold. Evandro Belive largou em segundo e fez uma corrida tranquila, sem ser incomodado. Na briga entre os pilotos de Sorocaba, Emerson "Paraíba" Leonor ficou à frente de Allan Petterman. Em prova de recuperação, após uma queda ainda nas primeiras voltas, Bruno Oliveira terminou em quinto, pressionando o quarto colocado até os últimos metros. Esse resultado garantiu o vice-campeonato paulista para ele. No Sul Paulista, o vice-campeonato ficou com Fábio Nunes, que terminou a etapa em sexto.

Alessandro Didão |

Gustavo Souza |
Repetindo o bom ritmo, Alessandro Didão largou bem e disparou na frente da
MXN Gold. Mas, a atenção do público ficou na emocionante disputa pela segunda posição. Alessandro Lencione Araújo assumiu o posto nas primeiras voltas. Já Leonardo Marfim, irmão do líder, não começou bem e em uma boa recuperação se aproximou de Lencione e imprimiu forte pressão até os metros finais. Com uma tocada segura, Lencione conseguiu superar Leonardo, ficando com o segundo lugar, que foi muito comemorado pela sua equipe de apoio. Longe desta disputa, Edmar "Lendinha" ficou com o quarto lugar, mesmo sofrendo pressão de Emerson "Paraíba" Leonor na metade da bateria. O quinto posto foi suficiente para Paraíba ser campeão sul paulista da categoria.
Para Alessandro Didão, a prova não foi tão fácil assim como pareceu. "Tive um problema de aquecimento da moto na MXN2, por isso, fui obrigado a diminuir o ritmo para poupar equipamento para a MXN Gold. Isso me deixou tenso durante as duas corridas que disputei, porém, deu tudo certo e estou feliz com os títulos. Queria agradecer a todos meus familiares que me incentivam. Também queria agradecer a Rodocar, meu patrocinador, e à Moura Motos, que este ano me apoiou", disse ele.

Ricardo Silva |

Reinaldo Piu Pinheiro |
Os líderes da categoria
Intermediária fizeram uma corrida cautelosa para garantir seus títulos. Porém, quem se destacou foi Gustavo Souza, que largou bem e venceu de ponta a ponta. Joel Carvalho Neto lutava pelo título paulista, que se garantiu com a segunda posição. Além disso, o piloto faturou o vice-campeonato Sul Paulista. O título ficou com Emerson "Paraíba" Leonor, que completou a prova em quarto. Rodrigo Domingues foi o terceiro. Danilo Campos fez uma bateria tranquila e terminou em quinto.
Com uma vitória fácil na
MXN3, voltada aos pilotos com motos nacionais que estão iniciando em competições, Ricardo Silva conseguiu unificar os títulos paulista e Sul Paulista. O vice-campeonato ficou com Sidi Perussi, mesmo chegando apenas em oitavo. Alex "Tom" Silva ficou com a segunda posição na prova. Elfren Góes Júnior largou bem e manteve a terceira posição que conquistou ainda no começo. Em bela disputa pela quarta colocação, Edmar "Lendinha" Loureiro conseguiu ficar à frente de Jonathan Aires, que terminou em seguida.
Outro que unificou os títulos paulista e Sul Paulista foi Reinaldo "Piu" Pinheiro, na
MX5. A sétima posição garantiu o vice-campeonato para Marcos Loureiro. Na primeira posição, Piu não deixou que ninguém carimbasse sua faixa. Pela segunda colocação, houve uma disputa interessante. Primeiro, quem ocupou o posto foi João Cardeli, porém, ele foi ficando para trás e terminou na quinta posição. Quem assumiu o posto foi Luis Moura, que aguentou bem a pressão de Francisco "Chico" Mora, que chegou em terceiro. Bem mais atrás e tranquilo na quarta posição ficou Júlio Maimone.

Giancarlo Vancini |

Premiação dos campeões será realizada em Sarapuí, no mês de janeiro |
A
MX4, que iniciou o dia de competições, foi uma das mais emocionantes, principalmente, pela disputa pela liderança que até a ultima volta era de Giancarlo Vancini com Hermínio "Maninho" Oliveira em segundo. Após tentar, em boa parte da prova, na última volta Maninho conseguiu passar Vancini. Só que ele não contava que na última curva ficaria preso atrás de um retardatário, deixando espaço para Vancini reassumir a ponta e vencer. Esse resultado fez com que o campeonato Paulista ficasse com Giancarlo Vancini e o vice com Maninho. O título Sul Paulista ficou com Maninho e o vice com Dayan Mori. Muito mais atrás e sem chance de se aproximar dos líderes, Piu não foi incomodado por Luiz Moura. Júlio Maimone completou o pódio da categoria.
Para o presidente da FMESP, João Cardeli, a temporada 2014 ficou com saldo positivo, com o aumento de participantes nos campeonatos organizados pela entidade. Para 2015, a temporada começa na terceira semana de janeiro com a premiação dos campeões, na cidade de Sarapuí. A primeira competição está programada para abril, com a abertura do Paulista de Motocross MX1-MX2, em Taquarituba, mas Cardeli deixou claro que outras provas podem acontecer antes.

Temporada 2015 tem início programado para o mês de abril |
O Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2 e o Sul Paulista de Motocross têm a organização do Vitória Moto Clube, com supervisão da FMESP. Ambos contam com patrocínio da Pro Tork, Mec Motos e LR Gramas. Para mais informações e classificação final da temporada, acesse o
site oficial.
Resultados da etapa
1 |
913 |
Marcos Moraes |
2 |
149 |
João Vitor Cardeli |
3 |
15 |
Giovanny Camargo |
4 |
747 |
Hermínio "Maninho" Oliveira |
5 |
60 |
Eduardo Balan |
6 |
89 |
Reginaldo Jesus Ferreira da Silva |
7 |
199 |
Dayan Lopes Mori |
1 |
134 |
Caio Lopes |
2 |
19 |
Daniel Caputo |
3 |
15 |
Giovanny Camargo |
4 |
35 |
Guilherme Nascimento |
5 |
119 |
Vitor Paiotti |
6 |
913 |
Marcos Moraes |
7 |
23 |
Alessandro "Didão" Thiago Marfim |
1 |
149 |
João Vitor Cardeli |
2 |
747 |
Hermínio "Maninho" Oliveira |
3 |
60 |
Eduardo Balan |
4 |
811 |
Rodrigo P. Domingues |
5 |
175 |
Alessandro L. Araújo |
6 |
89 |
Reginaldo Jesus Ferreira Silva |
7 |
99 |
Alexandre Aparecido R. |
1 |
222 |
Giancarlo Vancini |
2 |
747 |
Hermínio "Maninho" Oliveira |
3 |
121 |
Reinaldo "Piu" Pinheiro |
4 |
15 |
Luiz Moura |
5 |
53 |
Julio Maimone |
6 |
78 |
Felipe Rojo Herrera Esteban |
7 |
49 |
Marcos Ferrari |
8 |
199 |
Dayan Lopes Mori |
9 |
70 |
Sidnei "Lord" Rodrigues |
1 |
121 |
Reinaldo "Piu" Pinheiro |
2 |
15 |
Luiz Moura |
3 |
159 |
Francisco "Chico" Mora |
4 |
53 |
Julio Maimone |
5 |
27 |
João Cardeli |
6 |
29 |
Túlio Jacob da Silva |
7 |
118 |
Marquinho Loureiro |
8 |
98 |
Alceu Camargo |
9 |
47 |
Fernando "Nando" Jesus Paulino |
1 |
15 |
Giovanny Camargo |
2 |
913 |
Marcos Moraes |
3 |
134 |
Caio Lopes |
4 |
19 |
Daniel Caputo |
5 |
35 |
Guilherme Nascimento |
6 |
747 |
Hermínio" Maninho" Oliveira |
7 |
60 |
Eduardo Balan |
8 |
33 |
Joel Carvalho S. neto |
1 |
45 |
Gustavo Henrique Souza Costa |
2 |
33 |
Joel Carvalho dos Santos Neto |
3 |
811 |
Rodrigo P. Domingues |
4 |
702 |
Emerson "Paraíba" Leonor |
5 |
5 |
Danilo W. Campos |
6 |
37 |
Guilherme Chiodi Gomes |
7 |
78 |
Humberto Gusmão Jr. |
8 |
261 |
Newton Furquim Jr. |
9 |
49 |
Gesse Militão |
10 |
15 |
Luiz Guilherme Martins |
1 |
23 |
Alessandro Thiago Marfim |
2 |
891 |
Evandro Belive |
3 |
702 |
Emerson "Paraíba" Leonor |
4 |
909 |
Allan Flavio Petterman |
5 |
28 |
Bruno Lopes Oliveira |
6 |
711 |
Fábio Nunes |
7 |
77 |
Felipe Rojo Herrera Esteban |
8 |
95 |
Renan Ferreira do Santos |
9 |
89 |
Reginaldo Jesus Ferreira Silva |
1 |
25 |
Ricardo Nunes Silva |
2 |
794 |
Alex "Tom" A. Silva |
3 |
18 |
Elfren Roberto Góes Jr. |
4 |
84 |
Edmar "Lendinha" Loureiro |
5 |
120 |
Jonathan da Silva Aires |
6 |
26 |
Caio Carvalho |
7 |
4 |
Jefferson "Deto" Campos |
8 |
11 |
Sidi Perussi |
9 |
99 |
Diego Lucaino M. Oliveira |
10 |
259 |
Jean Carlos da Silva Aires |
1 |
23 |
Alessandro Thiago Marfim |
2 |
175 |
Alessandro Lencioni Araújo |
3 |
223 |
Leonardo Costa Marfim |
4 |
84 |
Edmar "Lendinha" Loureiro |
5 |
702 |
Emerson "Paraíba" Leonor |
6 |
4 |
Jefferson "Deto" Campos |
7 |
711 |
Fábio Nunes |
8 |
28 |
Bruno Lopes Oliveira |
9 |
11 |
Sidi Perussi |
10 |
184 |
Ulisses José Branco Amaral |
1 |
223 |
Leonardo Costa Marfim |
2 |
78 |
Humberto Gusmão de Morais |
3 |
95 |
Renan William S. Rosa |
1 |
7 |
Lucas Pereira Correia Silva |
2 |
79 |
Brian Furquim de Oliveira |
3 |
1 |
Rafaela Perussi |
4 |
11 |
João Paulo F. Filho |
5 |
97 |
Ana Clara Gusmão de Morais |
6 |
23 |
Fabrício Toshiaki Kokabu Nusse |
7 |
2 |
Davi Lopes |
8 |
30 |
Leonardo Corte Lenic |
1 |
13 |
João Pedro P. Vitorino |
2 |
107 |
Thiago Silva |
3 |
6 |
Francisco Emilio de P. Filho |
4 |
22 |
Edson Neto |
5 |
57 |
Kevin Alves da Rosa |
Campeões da temporada
Campeão Sul Paulista e Paulista MX1- MX2 - Giovanny Camargo |
Vice Campeão Sul Paulista e Paulista MX1- MX2 - João Vitor Cardeli |
Campeão Sul Paulista e Paulista MX1- MX2 - Daniel Caputo |
Vice Campeão Sul Paulista e Paulista MX1- MX2 - Guilherme Nascimento |
Campeão Paulista MX1- MX2 - João Vitor Cardeli / Vice: Hermínio "Maninho" Oliveira |
Campeão Sul Paulista - Tales Calazans / Vice João Vitor Cardeli |
Campeão Paulista MX1-MX2 – Giancarlo Vancini / Vice Herminio "Maninho" Oliveira |
Campeão Sul Paulista – Hermínio "Maninho" Oliveira / Vice Dayan Lopes Mori |
Campeão Paulista MX1-MX2 – Reinaldo"Piu" Pinheiro / Vice Marcos Loureiro |
Campeão Sul Paulista – Reinaldo "Piu" Pinheiro / Marcos Loureiro |
Campeão Paulista MX1-MX2- Giovanny Camrgo / Vice Daniel Caputo |
Campeão Sul Paulista – Daniel Caputo / Vice Giovanny Camargo |
Campeão Paulista MX1- MX2 – Joel Carvalho S. Neto / Vice Divanei Andrade Silva |
Campeão Sul Paulista - Emerson "Paraíba" Leonor / Vice Joel Carvalho Neto |
Campeão Paulista MX1-MX2- Alessandro Thiago Marfim / Vice Bruno Lopes Oliveira |
Campeão Sul Paulista - Alessandro "Didão" Thiago Marfim / Vice Fábio Nunes |
Campeão Paulista MX1- MX2 – Ricardo Nunes Silva / Vice Sidi Perussi |
Campeão Sul Paulista - Ricardo Nunes Silva / Vice Sidi Perussi |
Campeão Paulista MX1-MX2 – Alessandro Thiago Marfim / Vice Bruno Lopes Oliveira |
Campeão Sul Paulista - Emerson "Paraíba" Leonor / Vice Alessandro Thiago Marfim |
Campeão Paulista MX1-MX2 – Humberto Gusmão Morais / Vice Leonardo Costa Marfim, |
Campeão Sul Paulista - Humberto Gusmão Moarais Jr. / Vice Leonardo Costa Marfim |
Campeã Paulista MX1-MX2 - Rafaela Perussi / Vice João Paulo F. Filho |
Campeã Sul Paulista - Rafaela Perussi / Vice Ana Clara Gusmão Morais |
Campeão Paulista MX1-MX2 – João Pedro P. Vitorino / Vice Thiago Silva |
Campeão Sul Paulista – João Pedro P. Vitorino / Vice Thiago Silva |