X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Brasileiro de Motocross

7ª etapa - Santa Maria - RS - Provas de Sábado
Publicado em: 11/10/2014

Etapa definiu os campeões de MX3, 65cc e 50cc
Redação MotoX.com.br - Texto: Malu Souza e Maurício Arruda - Fotos: Maurício Arruda


Largada da categoria MX3

Um fim de semana de tempo instável marca a sétima e penúltima etapa do Brasileiro de Motocross 2014 neste fim de semana, dias 11 e 12, em Santa Maria (RS). Na sexta-feira, a chuva caiu com intensidade tendo impacto importante nas condições do circuito recém-construído no Hotel Fazenda Pampas especialmente para a competição. Com isso a programação do primeiro dia passou por alterações para os devidos ajustes no traçado que chegou a ter uma parte descartada.

Veja também:
- Vídeos com as corridas da MX1 e MX2 na íntegra
- Resultados das categorias MX1, MX2 e Junior, realizadas no domingo
- Galeria de imagens com as fotos de domingo
- Galeria de imagens com as fotos de sábado

O evento começou com a decisão dos campeões em três categorias neste sábado. Na MX3, Davis Guimarães confirmou o favoritismo e garantiu o título mesmo sem vencer a etapa. Além disso, os pequenos pilotos da 65cc e da 50cc também chegaram ao fim da temporada. Na 65cc, Matheus Favero virou o jogo contra Joaquim Neto e faturou o título. Já na 50cc, Diogo Nascimento foi campeão invicto. Amanhã, a etapa gaúcha continua com as principais categorias, MX1, MX2 e Júnior, a partir das 9h. 

Corridas
 

Milton 'Chumbinho' Becker

Milton 'Chumbinho' Becker voltou ao lugar mais alto do pódio neste sábado, pela MX3, mas o resultado não foi suficiente para que o veterano catarinense aumentasse a sua extensa coleção. Davis começou a disputa na liderança, até que sofreu uma queda, permitiu a ultrapassagem do concorrente, e diminuiu o ritmo chegando em terceiro. Entre os dois, ficou William Guimarães, que fez uma boa apresentação e foi crescendo ao longo da prova, mas acabou longe do vencedor, cerca de 45 segundos atrás de Chumbinho. Richard Berois alcançou a quarta colocação e Pablo Florin a quinta.


Willian Guimarães

Como já tinha uma importante vantagem de 8 pontos até chegar aqui, a terceira colocação foi suficiente para dar o título à Davis Guimarães. Chumbinho, desta vez, ficou com o vice-campeonato, após somar 160 pontos, três a menos que o campeão. O terceiro posto na temporada foi para Richard Berois, com 124. A mineira Mariana Balbi chegou em sexto hoje, mas garantiu a quarta colocação no campeonato, à frente de Erivelto Nicoladeli.


Davis Guimarães - Campeão MX3

O campeão conta que usou a estratégia na corrida de hoje para chegar ao título, já que não precisava da vitória. "Minha idéia era largar bem para abrir uma distância no começo, não só do Chumbinho, mas outros também, para me dar a vantagem. Infelizmente fui para o chão e quando eu cai, soltou o encaixe da frente do banco da moto. Fiquei um pouco nervoso, mas pensei que deveria ter cautela e usar a minha vantagem. Foi o que eu fiz. Tentei prestar muita atenção na corrida para não ter surpresa e acabou dando certo."


Chumbinho e Davis confraternizando após a disputa

Davis destaca a grande concorrência de Chumbinho durante toda a temporada. "É admirável. Ele é um exemplo de atleta. Costumo dizer que ele me fez um melhor piloto nessa categoria. É um belo exemplo, tem todo o meu respeito. Mas, meu sonho era ser campeão brasileiro. Consegui quebrar essa sequência de vitórias que ele vem tendo e acabou dando certo", disse, já planejando novas conquistas em 2015. "Está tudo certo já para a próxima temporada com a Escuderia X. Vou poder andar também na MX40, mas quero defender o título", revelou. "Quero agradecer a todos da equipe, aos proprietários da equipe, à Honda e minha família."


Matheus Favero - Campeão 65cc

Matheus Favero mostrou todo seu potencial e deixou os adversários para trás na 65cc, conquistando os 25 pontos. A vitória foi comemorada intensamente, pois rendeu um título que até o início da prova parecia distante, pois a vantagem de Joaquim Neto era considerável. Mas, enquanto as coisas corriam da melhor forma para Matheus, Joaquim se atrapalhava e, depois de ocupar o terceiro lugar, cometeu uma série de erros, perdendo posições.

Fazendo a sua parte, Matheus manteve a liderança até o final, mesmo com a aproximação de Diogo Nascimento em alguns momentos, o que poderia alterar o resultado do campeonato. No final, Diogo Nascimento cruzou a linha de chegada em segundo, com quase quatro segundos de diferença para o vencedor. Gabriel Andrigo começou a bateria bem rápido, depois caiu e terminou em terceiro. Carlos Eduardo Baltazar foi o quarto e Joaquim Antônio Neto o quinto colocado.


Joaquim Neto

O equilíbrio na categoria foi tão grande o ano todo, que Matheus Favero e Joaquim Neto fecharam a competição empatados com 79 pontos, após as quatro etapas disputadas. Diogo Nascimento somou apenas oito a menos e garantiu o terceiro lugar no campeonato, seguido por Gabriel Andrigo, com 64, e João Pedro de Freitas, que hoje ficou apenas com a 14ª colocação, e foi o quinto com 58 pontos.

O campeão já havia terminado o campeonato em primeiro em 2011, porém, na 50cc. "Eu estava querendo um vitória. Foi muito difícil. Ser campeão foi muito difícil. Eu precisava vencer hoje e que o Joaquim ficasse em quinto, e tudo deu certo", contou. Matheus disse que foi bem pressionado durante a corrida, mas teve cabeça para se segurar na frente. "Eu consegui manter a calma e ainda dar uma acelerada maior para chegar mais tranquilo. Estou muito feliz."


Largada da categoria 50cc

Entre os pequenos da 50cc, também houve muita disputa e, como sempre, uma grande torcida. Diogo Nascimento imprimiu um bom ritmo mais uma vez e terminou na frente com uma vantagem considerável. Com isso, finalizou a temporada invicto e com o título nas mãos. Henrique Henicka garantiu a segunda posição, com Rodolfo Bicalho, Luis Eduardo Martins e Rafael Becker na sequência. 


Diogo Nascimento - Campeão 50cc

"Larguei mal e vim buscando. Na primeira volta já estava em segundo e depois consegui a vitória. No ano que vem eu quero ser campeão na 65cc", disse Diogo, confiante em novas conquistas.

A segunda colocação do campeonato ficou com Rodolfo Bicalho. Logo depois Luis Eduardo, seguido por Henrique Hecicka e Rafael Becker completaram os cinco primeiros da temporada. 

Treinos cronometrados


Carlos Badiali

Além da grande concorrência, já tradicional na MX1, mais um 'forasteiro' começou o fim de semana dando trabalho aos competidores habituais. O venezuelano Carlos Badiali deixou pra trás os que brigam pelo título e foi o mais rápido dos treinos da categoria, neste sábado. O piloto fez a volta mais rápida em 1min12s617. Bem próximo ficou o inglês Adam Chatfield. Depois foram Carlos Campano e Jetro Salazar quem cumpriram a volta em menos tempo. O paranaense Jean Ramos foi o brasileiro melhor posicionado.


Thales Vilardi

Na MX2, o líder Thales Vilardi garantiu a prioridade no gate de amanhã, mas a disputa com o português Paulo Alberto já começou. O lusitano garantiu a segunda melhor posição nos treinos. Anderson Cidade e Hector Assunção também foram muito rápidos e garantiram a terceira e quarta posições, respectivamente. O quinto foi Fábio dos Santos.


Renato Muguinho Paz

A Júnior teve Renato Costa Mattos, o Muguinho, como destaque dos treinos cronometrados. Leonardo de Almeida também impôs um ritmo forte e foi o segundo mais rápido, com uma diferença muito pequena para Vinícius Abreu. Renan Goto e Leonardo Zequi registraram o quarto e o quinto tempos.

Transmissão das provas de domingo

A chuva pode ter peso ainda mais importante no segundo dia de evento, já que a previsão em determinados momentos indicou 26mm para este domingo, quando serão realizadas as provas da MX1, MX2 e Junior. No entanto a variação tem sido grande, por isso é difícil prever o que vem por aí. A segunda bateria da categoria principal terá transmissão ao vivo pela ESPN+, a partir das 16h. O canal também vai apresentar os melhores momentos da primeira corrida da categoria.

As demais baterias terão transmissão ao vivo pela internet e poderão ser acompanhadas pela MotoX TV através do link: http://www.motox.com.br/motoxtv/web/live.aspx?idclipe=38. Para conferir como andam as disputas pelos títulos e a classificação geral neste reta final da temporada clique aqui.


Acompanhe as corridas deste domingo (exceto a segunda bateria da MX1) através do link: http://www.motox.com.br/motoxtv/web/live.aspx?idclipe=38

*Programação deste domingo (12/10)

Warm up
9h às 9h15 - MX2
9h25 às 9h40 - MX1
9h50 às 10h05 - Junior

Provas
11h40 - MX2 - 1ª Bateria (30min + 2 voltas)
12h40 - MX1 - 1ª Bateria (30 min + 2voltas)
13h30 - Junior (20min + 2 voltas)
14h50 - MX2 - 2ª Bateria (30min + 2 voltas)
16h - MX1 - 2ª Bateria (30min + 2 voltas)

*Programação sujeita a alterações


Veja também:
- Galeria de imagens com as fotos de domingo
- Galeria de imagens com as fotos de sábado

Resultados das corridas

P No. MX3 Diff Patrocinador
1 2 Milton Becker 23:05.88 Pro Tork / Chumbinho Training / Tbt/ Grifft Graficos
2 21 Willian Guimarães 46,049 Pro Tork / Rock Parts / Cti / Hcmtendas
3 991 Davis Guimarães 1:01.338 Escuderia X Brasil / Honda /Adrenalina Racing
4 9 Richard Berois 1:34.781 Sudati Mdf / Luciano Lâminas / Redegreen.com/Mais Eng
5 62 Pablo Florin 1 Volta Gk Team/ Castrol/ Race Tech/ Florinmx
6 81 Mariana Balbi 1 Volta Pro Tork,kawasaki,mobil /2bracing,pirelli, Allsing, / Martpluss
7 932 Erivelto Nicoladelli 1 Volta Chapam Moto Peças / Konder Baterias / Ims / Meneghel
8 28 Marco Muller 2 Voltas Whoop Racing
9 444 Claudio Diniz 2 Voltas Camilo Diniz Adv/ B.benevides Confecções / Rm Racing
10 54 Carlos Ketterman 2 Voltas Farmapop / Real Empreendimentos
11 727 Gustavo Visoto 2 Voltas Visoto Equipamentos / Midia Veiculos
12 8 Maiara Basso 2 Voltas Rinaldi / Ims Racewar - Auto Marauense / Artcross Graphics
13 541 Eduardo J. e Silva 3 Voltas Ambiental Cortinas / Despachantealiança / Autobelo Multi
14 362 Juner Rockenbach 3 Voltas / Jm Maquinas / Jm Usinagem
15 93 Daniel Simon 4 Voltas  
16 259 Diego Secco 4 Voltas Tuboponta / Antonio Moro / Protork
P. No. 65cc Diff Patrocinador
1 59 Matheus Favero E Silva 18:23.95 Giga Racing / Alpinestar - Py / Mr Pro / Cleandet
2 2 Diogo M. Nascimento 3,285 Kawasaki / Levorin Pneus E Câmara /Wd 40 / Stocovich
3 10 Gabriel Bohrer Andrigo 0.031 Ims Equipamentos / Rinaldi / Kmmotos / Shell Advance
4 14 Carlos Eduardo Bauer 46,433 / Tbt Racing / Marauto Veiculos
5 11 Joaquim Antonio Neto 1:07.302 Pirelli / Mineração Itaminas / Atmstrasnportes
6 18 Pedro Chagas 1:14.913 Rinaldi / Miri Carrocerias /Cereais Basso
7 171 Luis Eduardo Martins 1:46.450 Grupo Megaimports / Ct Mt Racing
8 38 Rodolfo Bicalho 1 Volta Rc Racing / Genuina Racing / Negopreparaçoes
9 202 Henrique Henicka 1 Volta  
10 777 Cristyan Ryan Eckhardt 1 Volta Newcar/Treet Cross /Toqueíntimo/Cth Projetos / Love
11 915 Bruno Amandio Vicente 1 Volta Rbi Construções
12 352 FelipeTenedini 2 Voltas  
13 22 Pablo Henrique Torres 3 Voltas Corfio / Rangus Pizzaria / Quadrelec
14 221 Joao Pedro Raimundo 3 Voltas Techno Metais / Santa Maria Coffee/ Duda Prep
P No. 50cc Diff Patrocinador
1 2 Diogo M. Nascimento 19:36.41 Kawasaki / Levorin Pneus E Câmara /Wd 40 / Stocovich
2 50 Henrique Henicka 50,594  
3 38 Rodolfo Bicalho 51,973 Rc Racing / Genuina Racing / Negopreparaçoes
4 171 Luis Eduardo Martins 1:43.409 Grupo Megaimports / Ct Mt Racing
5 7 Rafael Becker 1:54.043 Transportes Ratinho / Mecânicaratinho
6 771 Ivo Petras Kurahashi 1 Volta  
7 19 Dantiago Fernandes 1 Volta  
8 81 Kauê Calza Benatto 1 Volta Coser/Verseg Seguros/Posto Per /Locar/Memi Car
9 66 Gregory Oigres Alves 1 Volta Maresia/ Braga Motos/ Moto Pecasrios
10 915 Thiago Tonello Santin 2 Voltas  
11 128 Vitor Jarosczevski 2 Voltas Jb Motos/ Molde Maq / Impressoraipiranga / Studio
12 4 Garmichel Rodrigues 3 Voltas Mercado Dois Irmãos / Stop Veícilos / Farina Motos
13 772 Erick Moura Bom Reis 8 Voltas Caiopescados

Treinos Cronometrados

P No. MX1 M. V. Patrocinador
1 22 Carlos Badiali 1:12.617 Yamaha / Grupo Geração / Monsterenergy / Asw / Pirelli
2 1 Adam Chatfield 1:12.644 Honda/ Ims/ Vulcano/ Ipiranga
3 115 Carlos Campano 1:12.751 Yamaha / Grupo Geração / Monsterenergy / Asw / Pirelli
4 920 Jetro Salazar 1:12.770 Escuderia X
5 10 Jean Carlo Ramos 1:13.339 Honda/ Ims/ Vulcano/ Ipiranga
6 471 Kyle John Regal 1:13.783  
7 3 Antônio Balbi Junior 1:13.973 Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing,mobil,pirelli / Allsign
8 21 Wellington Garcia 1:14.164 Honda / Ims / Pirelli / Mobil
9 101 Humberto Martin 1:14.616 Yamaha Geracao / Circuit / Dedelmotos / Rock Parts
10 282 João Ribeiro 1:14.933 Yamaha / Grupo Geraçao/ Monsterenergy / Circuit / Rin
11 5 Marcello Lima 1:16.017 Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi
12 931 Rafael Zenni 1:20.792 Ims/Honda / Farmaxima
13 995 Leonardo Sebben 1:21.567 Bts Plasticos/ Borilli Pneus/ Motostyle/ Lider Mx/ Transp
14 991 Davis Guimarães 1:23.741 Escuderia X Brasil / Honda /Adrenalina Racing
15 898 Lucas Favero Basso 1:24.865 Rinaldi / Artcross Graphics / Imsracewear /Tbt Susp
16 9 Richard Berois 25,334  
17 121 Mateus Basso 1:25.707 Rinaldi / Ims Racewear / Artcrossgraphics / Tbt Susp
18 765 Luis H. Formighieri 32 Lab De Protese Cleomar / Cross Shop / Pato Loco
19 110 Marcelo Galiotto 1:28.256 Morangos Galiotto / Bikeracessórios / Lider Mx / Lava
20 151 Vanderlei Rodrigues 30,052  
21 720 Rodrigo Galiotto 1:30.872 Lider Mx Peças E Equipamentos /Morangos Galiotto
22 8 Maiara Basso 1:34.234  
23 804 Angelo C. Mattos 1:38.077 Sobre Rodas / Zbm Brocas / Passarimdistribuidora
24 222 Djalma Salvador 1:39.044 Martini Racing Suspensões / Tearoff Style / Lider Mx
25 362 Juner Rockenbach 1:43.182 / Jm Maquinas / Jm Usinagem
26 956 Alex Bagatini 1:44.585 Transpelúcia Racing / Bsxtransportes / Ktm Logística
27 622 Roberto Weber 1:47.652  
28 111 Marcio Palandi 2:00.375 Martini Racing Suspensões / Tearoff Style / Lider Mx
P No. MX2 M.V Patrocinador
1 27 Thales Vilardi 1:15.726 Yamaha Geracao /Monster Energy /Pirelli / Asw / Subs
2 1 Paulo Alberto 1:15.851 Honda / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano
3 20 Anderson Cidade 1:16.038 Yamaha / Grupo Geração / Monsterenergy / Asw / Pirelli
4 30 Hector Assunçao 1:16.139 Honda / Mobil / Ims / Pirelli,yoshimura / Riffel / Vulcano.
5 987 Fabio dos Santos :17.786 Box18 / Stocovich / Mrp /Adsvideos/ Showradical / Replay
6 544 Marçal Muller 1:17.902 Yamaha Grupo Geração / Asw /Geramotos / Moto Style
7 2 Eduardo Lima 1:18.475 Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi
8 32 Rodrigo Lama 19,447 Tm / Trato Graphics / Frutyba /Rinaldi / Circuit / Tuche
9 997 Pedro Bueno 1:20.598 Escuderia X
10 16 Enzo Lopes 1:20.744 Pirelli / Mobil / Red Bull /Circuit / One Industries / Works S
11 891 Gustavo Pessoa 1:21.025 Ims / Honda / Levorim / Ipiranga /Vulcano / Itamaracá
12 194 Leonardo Lizott 1:21.207 Bsc / Borilli Racing / Ims /Artcross/ Mrpró / Pref. De Sertão
13 83 Anderson Amaral :21.735 Rota Do Mar/Kawasaki,mcr /Irrigaçao Borborema,rock Part
14 45 Leonardo Souza 1:21.833 Dunas Race / Honda / Pirelli / Ims
15 31 Jose Brayan 1:23.712 Kaiane Malhas / Pro Tork / Gatabakana / Schumi Motos
16 114 Andrio Seben 1:29.998 Over 2/ Auto Peças Farroupilha
17 138 Nicolas Oliveira :30.529 Cr Motos/ Oficina Binho/ Dmr / Dudarace
18 18 Leonardo Seibert :31.937 Whoop/ Work Suspension
19 153 Henrique Araujo 1:33.018 Art Cross/ Cross Shopping/ Borileracing/ York Sus
20 810 Henrique Cecconello 1:34.230  
21 152 Leonardo Tenedini 1:34.326 Spinelli Motos/ Bob Racing
22 932 Mauriti Humberto 5,467 Escuderia X Motos /Honda / Postosatenas /Açaí Vitanat /Fa
23 791 Mateus Felipe Kunz 1:36.275 5am Racing / Borilli Racing / Mcr /Rudnick Motos / Proracin
P No. Junior M.V Patrocinador
1 101 Renato Paz 1:29.701 Yamahageração / Monster Energy / Pirelli / Asw / Mrpro
2 962 Leonardo Almeida 30,505 Escuderia X
3 143 Vinicius Abreu 1:30.985 Dunas / Honda / Ims / Pirelli
4 55 Renan Goto 1:31.208 Dunas/ Honda / Ims /Pirelli / Orbital
5 25 Leonardo Zequinão 1:31.239 Dunas / Honda / Ims / Pirelli
6 61 Frederico Spagnol 1:31.976 Kawasaki/ Asw / Allsign Graphics / Longa Racing / Triax
7 183 Tallys Brito 1:33.656 Rótulo do Corpo / Moda Cente / Kawasaki / Arte Tendas / J
8 157 Lucas Nogueira 1:33.776 Ctls/ Açai Vitanat / Mx Parts / Ls Park / Mrpro / Equipe
9 40 Bruno Fensterseifer 0.034 Transportadoraregional Expres / Ferragens Fensterseifer
10 48 Jose Mombach 1:35.582  
11 5 Felipe Migliorini 1:37.689  
12 277 Diego Heinig 1:38.341 Juniormoto Peças / Fme / Gaia Mx / Lig Faróis / Interativa Gr
13 88 Felipe Chagas 1:39.288 /Miri Carrocerias /Campos Preparacoes / Atm Motos
14 271 Gabriel Favero 1:40.402 Gigaracing / Fox Racing - Py / Cleandet Produtos
15 921 Felippe Menuzzi 1:43.268 Bauhauscassino / Perazzo Racing / Works Suspension





Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet