X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Brasileiro de Motocross

4ª etapa - Campo Grande - MS - Provas de Domingo
Publicado em: 31/08/2014

Prova foi marcada por muito calor e um final emocionante
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Maurício Arruda


Largada MX1

O Brasileiro de Motocross 2014 chegou a sua metade com a quarta etapa realizada em Campo Grande. A capital do Mato Grosso do Sul recebeu público e equipes com o marcante forte calor da região. Apesar do baixo número de pilotos o alto nível técnico sobressaiu e os fãs acompanharam boas e emocionantes disputas na pista.

Veja também:
- Galeria de imagens dos bastidores e corridas
- Galeria de imagens dos treinos cronometrados

Na classe MX1 o goiano Wellington Garcia retornou ao topo do pódio com uma vitória surpresa na última volta. Na MX2 o paulista Thales Vilardi dominou o dia com boa vantagem nas duas baterias. Entre a garotada da MXJunior O gaúcho Enzo Lopes manteve a invencibilidade ao receber a bandeirada com mais de um minuto de vantagem.

Corridas

MX1 começa em forte ritmo



Wellington Garcia

A primeira corrida da MX1 começou com o líder do campeonato na frente. Jetro Salazar liderou as duas primeiras voltas. Jean Ramos superou o equatoriano no trecho de costelas para cair logo em seguida e devolver a liderança.

O norte-americano Kevin Rookstool assumiu o segundo posto com o surpreendentemente rápido Carlos Campano, que retornava de uma fratura no pé, na sequência. Na quarta volta o espanhol  assumiu o segundo posto e passou a pressionar Salazar. Os dois abriram terreno dos demais e Rokstool segurou a terceira posição com um pelotão de seis adversários em seu encalço.


Jetro Salazar

Esse segundo pelotão andou compacto por boa parte da prova até que lances inesperados começaram a mudar os resultados. Jorge Balbi, que vinha na quinta posição errou o salto triplo e foi parar fora da pista, perdendo muito tempo para retornar. Marcello Ratinho, até então quarto colocado, errou e perdeu posições. Rookstool passou a sentir os efeitos do clima e viu seu ritmo evaporar.

Em questão de três voltas Wellington Garcia passou da oitava para a terceira posição. Poucas voltas depois o goiano "ganhou" também a posição do espanhol, que ficou sem fôlego em razão do tempo fora de ação. Final: Jetro, Garcia, Humberto Martin, Adam Chatfield e Campano fecharam os cinco primeiros.

Após a bandeirada Rookstool não resistiu ao calor e desabou, precisando de atendimento médico.

Segunda bateria


Jorge Balbi e Wellington Garcia

Salazar pulou na ponta novamente na largada da segunda bateria. Wellington se redimiu da má largada na primeira corrida com a partida na segunda posição. Ele aproveitou-se de um erro do equatoriano para tomar a ponta nas costelas.

Essa bateria teve disputas mais dispersas em relação à primeira. Campano largou apenas para marcar pontos e tomou três voltas até a chegada. Wellington chegou a abrir um bom terreno, mas a certo momento da bateria Balbi, que vinha na terceira posição, tornou-se o mais rápido na pista.


Adam Chatfield

O mineiro passou por Salazar, passou por Wellington e chegou a abrir mais de dez segundos na liderança. Na última volta sua vitória na bateria estava praticamente garantida, mas, confirmando aquele velho ditado, a corrida só termina quando acaba. Faltando pouco mais de meia pista Balbi errou nas costelas e sofreu uma queda que lhe custou muito tempo.


Wellington comemorou a vitória que lhe caiu inesperadamente no colo. Salazar recebeu a bandeirada em segundo, mas penalizado por sair da pista e retornar mais a frente, perdeu a posição no resultado oficial para Chatfield. Balbi foi o quarto e Jean Ramos, numa corrida discreta, o quinto.

Wellington Garcia: "No começo da primeira bateria a minha estratégia era não forçar muito, mas eu vi que os primeiros colocados estavam abrindo muito, foi o caso do Jetro que escapou e eu não consegui buscar. Vários pilotos erraram, foi uma prova muito difícil, muito dura, com calor intenso, então eu sabia que todos terminariam cansados. Na segunda, já tinha feito 50% e queria fazer bem feito. Sabia que seria muito difícil, o Balbi veio muito forte e acabou me passando. Na hora que eu saltei na chegada eu não tinha visto que eu estava em primeiro, olhei para o lado, procurei o Balbi e não achei. Aí percebi que tinha ganho a geral, foi muito bom, um dia incrível".

Jetro Salazar: "A primeira bateria foi uma emoção muito grande, porque eu trabalho toda semana para ganhar e graças a Deus o resultado saiu. Na segunda consegui largar bem, mas o Wellington estava com um ritmo um pouco mais forte que o meu e me passou. Depois veio o Balbi muito mais rápido. Eu tinha muito problema com as costelas. No fim tentei forçar e fiquei perto do Wellington, mas cai. Foi bom o segundo lugar geral, consegui abrir mais pontos do Balbi e tenho que seguir trabalhando pois o campeonato está na metade."


Pódio MX1


MX2 - Thales domina a etapa


Thales Vilardi

Gustavo Pessoa fez o holeshot na primeira bateria da MX2, mas não resistiu muito na liderança já que Thales Vilardi o superou após algumas curvas. O paulista imprimiu boa velocidade na fase inicial aproveitando-se da queda de seu principal adversário na corrida ao título. O português Paulo Alberto caiu na primeira curva ao chocar-se com o companheiro de equipe Hector Assunção.

A recuperação de Paulo Alberto foi o destaque da primeira metade da corrida. Em um ritmo muito forte ele ganhou posições até alcançar o segundo lugar na oitava volta. Thales foi avisado por sua equipe e voltou a ganhar velocidade, fazendo o português se contentar com a segunda posição. 


Paulo Alberto

Hector se recuperou até a terceira posição e completou a prova seguido do catarinense Anderson Cidade. Enzo Lopes, correndo com a única dois tempos da bateria, andou na quinta posição no começo, chegou a cair para oitavo, mas retornou ao quinto lugar no final.

A segunda largada foi quase uma repetição da primeira. Thales saiu na frente e Paulo Alberto novamente conheceu de perto o chão da primeira curva. O piloto da Yamaha tratou de garantir vantagem rapidamente (mais de cinco segundos na primeira volta) enquanto a tocada de Alberto não foi tão entusiasmada como na primeira corrida.

O português passou boa parte da corrida na terceira posição, sem diminuir a distância para Hector. Mas no final o paulista perdeu ritmo e cedeu o segundo lugar. Anderson Amaral foi o quarto e Gustavo Pessoa o quinto. 


Hector Assunção

Thales Vilardi: "Foi um fim de semana perfeito. Me acertei bem desde ontem e sabia que a largada seria 90% da corrida, era difícil ultrapassar nesta pista e ela era muito cansativa. Consegui largar bem e manter um ritmo muito forte nas duas baterias para no final administrar. Meu objetivo era vencer e diminuir a diferença no campeonato, agora é continuar, tem mais nove baterias (considerando a que será válida pela segunda etapa) para tentar a vitória no campeonato. Hoje era um tipo de pista que cansa muito, mas vim preparado, sabia que seria muito difícil e muito quente. Graças a Deus deu tudo certo."


 Thales comemorando com a sua equipe

Paulo Alberto: "Nas duas largadas toquei outro piloto, a frente da minha moto escapou e eu cai. Isso fez com que eu tivesse que lutar em toda a bateria, posição após posição. Consegui chegar em segundo (nas duas) e na última prova ainda tive uma queda em baixa velocidade. Não perdi tantos pontos no campeonato, as corridas são assim, nem sempre dá para vencer. Tenho que agradecer minha equipe e dar parabéns ao Thales."


Pódio MX2

MX Junior


Enzo Lopes 

Na categoria Júnior Enzo Lopes ainda não encontrou adversários nessa temporada. Em Campo Grande ele conquistou a quarta vitória consecutiva e manteve a invencibilidade no campeonato. Simplesmente disparou na liderança da corrida e não tomou conhecimento da concorrência.

O gaúcho recebeu a bandeirada com mais de um minuto de vantagem sobre Bruno Schmitz que completou com o pneu traseiro furado. Djalma Brito ficou com a terceira posição seguido por Renan Goto e Tallys Brito.

"Foi muito bom. Vi meu amigo em segundo e fiquei torcendo pra ele", comentou Enzo após a chegada. "Não dei meu máximo porque tenho mais duas baterias de meia hora na areia, então tentei manter a calma e não me desgastar muito para as corridas da MX2", destacou o piloto que ainda conquistou seu primeiro pódio na categoria maior.


Bruno Schmitz

O campeonato retorna daqui a duas semanas com a quinta etapa na cidade de Limeira (SP).

Resultados das Baterias

P # MX1_Bateria_2 V Tempo Patrocínio
21 Wellington Garcia 20 34:11.456 Honda / Ims / Pirelli / Mobil
1 Adam Chatfield 20 34:21.587 Honda / Vulcano / Ipiranga / Ims Racing / Pirelli / Bm-motos
920 Jetro Salazar 20 34:29.252 Escuderia X
3 Antonio Jorge Balbi 20 34:52.967 Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil,pirelli / Allsign, Martpluss
10 Jean Carlo Ramos 20 35:36.455 Ims / Honda / Levorin / Vulcano / Ipiranga
5 Marcello Ferreira 20 35:45.120 Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi
115 Carlos Campano 17 35:27.388 Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Lcm
101 Humberto  Martin 14 34:25.007 Yamaha Geracao / Circuit / Dedel Motos / Rock Parts / Motul / Global Cycles / Stocovich
* 128 Kevin Dean Rookstool 0   Honda / Ims / Pirelli / Mobil
* 116 Rafael Da Silva Faria 9 15:46.296 Yamaha/Geração/Monster / Asw/Pirelli / Serginhosuspensoes / Rock/Brenopreparaçoes / Yamalube/Falmargraficos
P # MX1_Bateria_1 V Tempo Patrocínio
920 Jetro Salazar 20 34:10.081 Escuderia X
21 Wellington Garcia Matos 20 34:23.851 Honda / Ims / Pirelli / Mobil
101 Humberto Martin 20 34:30.081 Yamaha Geracao / Circuit / Dedel Motos / Rock Parts / Motul / Global Cycles / Stocovich
1 Adam Chatfield 20 34:34.465 Honda / Vulcano / Ipiranga / Ims Racing / Pirelli / Bm-motos
115 Carlos Campano 20 34:42.501 Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Lcm
5 Marcello Lima 20 34:43.360 Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi
10 Jean Carlo Ramos 20 34:45.516 Ims / Honda / Levorin / Vulcano / Ipiranga
3 Antonio Jorge Balbi 20 34:47.960 Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil,pirelli / Allsign, Martpluss
122 Kevin Rookstool 20 35:52.132 Honda / Ims / Pirelli / Mobil
10º 116 Rafael Silva Faria 19 34:32.539 Yamaha/Geração/Monster / Asw/Pirelli / Serginhosuspensoes / Rock/Brenopreparaçoes / Yamalube/Falmargraficos
* 911 Rene Rodrigues 2 4:10.181 Água Poá / Kbça Racing / Alfredo Gianpaoli Cross Fit / Grupo Plancon
P # MX2_Bateria_2 V Tempo Patrocínio
27 Thales Vilardi Felix 20 34:25.111 Yamaha Geracao / Monster Energy / Pirelli / Asw / Subs / Rsmx31
1 Paulo Alberto 20 34:33.373 Honda / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano
30 Hector Freitas 20 34:52.345 Honda / Mobil / Ims / Pirelli,yoshimura / Riffel / Vulcano.
83 Anderson Amaral 20 35:52.299 Rota Do Mar/Kawasaki,mcr / Irrigaçao Borborema,rock Parts / Briger Jeans / Mormaii / / Sport Company,
891 Gustavo Pessoa 20 35:59.312 Ims / Honda / Levorim / Ipiranga / Vulcano / Itamaracá
16 Enzo Lopes 19 34:40.560 Pirelli / Mobil / Red Bull / Circuit / One Industries / Works Suspension
31 Jose Brayan Padilha 19 35:11.068 Kaiane Malhas / Pro Tork / Gata Bakana / Schumi Motos / Mx Tech
169 Diego Henning 19 35:31.739 Pneus Vipal / Guaporê Distribuidora / Mega Bom Sorvetes / Farmácias Bom Jesus
58 Leandro Araujo 19 36:33.433 Asw / Fazenda Rosinha / Wg21 / Coco Oasis
10º 150 Daniel Reichhardt 18 34:33.399 Kpr Pneus / Asw / Transisabel / Acipar Lubrificantes
11º 841 Paulo Guimaraes 18 34:37.288 Basilata S/A / Prefeitura Rio Verde / Corujão Bebidas Geladas / Sucatão Rv / Fazenda São João / Sz Grafixx
12º 45 Leonardo Souza 18 34:44.672 Dunas Race / Honda / Pirelli / Ims
13º 987 Fabio Santos 18 35:04.579 Box18 / Stocovich / Mrp / Adsvideos / Showradical / Replay Xd Camera Onboar
14º 80 Heber Tomaz 17 34:28.427 Jt- Britas
P # MX2_Bateria_1 V Tempo Patrocínio
27 Thales Vilardi 20 34:13.280 Yamaha Geracao / Monster Energy / Pirelli / Asw / Subs / Rsmx31
1 Paulo Alberto 20 34:29.291 Honda / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano
30 Hector Assunçao 20 34:48.923 Honda / Mobil / Ims / Pirelli,yoshimura / Riffel / Vulcano.
20 Anderson Cidade 20 35:12.454 Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Yoshimura
16 Enzo Lopes 20 35:14.728 Pirelli / Mobil / Red Bull / Circuit / One Industries / Works Suspension
83 Anderson Amaral 20 35:16.375 Rota Do Mar/Kawasaki,mcr / Irrigaçao Borborema,rock Parts / Briger Jeans / Mormaii / / Sport Company,
891 Gustavo Pessoa 20 35:36.021 Ims / Honda / Levorim / Ipiranga / Vulcano / Itamaracá
31 Jose Brayan 19 34:33.391 Kaiane Malhas / Pro Tork / Gata Bakana / Schumi Motos / Mx Tech
987 FabioSantos 19 34:40.332 Box18 / Stocovich / Mrp / Adsvideos / Showradical / Replay Xd Camera Onboar
10º 169 Diego Henning 19 34:51.315 Pneus Vipal / Guaporê Distribuidora / Mega Bom Sorvetes / Farmácias Bom Jesus
11º 997 Pedro  Rosa Bueno 19 34:51.759 Escuderia X
12º 815 Lucas Frazão 19 35:20.856 Stocovich / Moto Livre / Ipiranga / Torres Racing
13º 58 Leandro Araujo 19 36:18.836 Asw / Fazenda Rosinha / Wg21 / Coco Oasis
14º 150 Daniel Reichhardt 18 34:17.869 Kpr Pneus / Asw / Transisabel / Acipar Lubrificantes
15º 45 Leonardo De Souza 18 34:19.173 Dunas Race / Honda / Pirelli / Ims
16º 841 Paulo Guimaraes 18 34:42.075 Basilata S/A / Prefeitura Rio Verde / Corujão Bebidas Geladas / Sucatão Rv / Fazenda São João / Sz Grafixx
17º 2 Eduardo Lima 16 28:12.131 Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi
* 80 Heber Tomaz 9 17:43.361 Jt- Britas
P # Categoria_Junior V Tempo Patrocínio
16 Enzo Lopes 13 24:04.426 Pirelli / Mobil / Red Bull / Circuit / One Industries / Works Suspension
40 Bruno Schmitz 13 25:13.439 Transportadora Regional Expres / Ferragens Fensterseifer
102 Djalma Brito 13 25:24.630 Kawasaki / Brasil Racing / Rock / Circuit / Rks
55 Renan Goto 13 25:29.560 Dunas / Honda / Ims / Pirelli / Orbital
183 Tallys Nathan Brito 13 25:30.027 Kawasaki / Rotulo Do Corpo / Kawasaki / Arte Tendas
25 Leonardo Cassarotti 13 25:36.466 Dunas / Honda / Ims / Pirelli
61 Frederico Spagnol 13 25:41.712 Kawasaki / Asw / Allsign Graphics / Longa Racing / Triax
24 Thiago Brenner 13 25:56.064 Yamaha / Grupo Geraçao / Monster Energy / Pirelli / Asw/100% / Zetta/Drc/Yamalube/Rock Parts
48 Jose Mombach 12 24:08.078 Supermercado Mombach / Pai-trocinio
10º 143 Vinicius Abreu De Sa 12 24:15.874 Dunas / Honda / Ims / Pirelli
11º 818 Yuri Campello 12 24:17.440 Kawasaki / Asw / Clube Radical / Mx Tech
12º 84 João Vitor Pereira 12 24:18.469 Brilho Aviamentos E Metais / Rota Do Mar / Edson Vieira / Pele Bronzeada / Miss Mel / Amaral Racing
13º 291 Joao Victor Facundo 12 25:01.947  
14º 101 Renato Costa Paz 12 25:22.369 Yamaha Geração / Habib's / Bud / Asw / Pirelli / Motul, Águas Poa, Slin
15º 277 Diego Heinig Da Silva 12 26:02.331 Nene Motos / Cme / Gaia Mx / Lig Faróis / Interativa Graphics / Sbr Construtora / Mx Center / Malon Xpark / One American Gym
16º 962 Leonardo Almeida 11 21:24.830 Escuderia X
17º 919 Gabriel Della Flora 7 16:49.216 Rinaldi / Ims / Honda / Works / Box 22
* 191 José Eduardo 1 2:12.248 Msb Maquinas E Serviços / Ferson Produtos Veterinários / Veda Filtro - Campo Grande Ms / Wladas / Gpw

Classificação Geral


Pos # MX1 Pts
1 920 Jetro Salazar 171
2 3 Antonio Jorge Balbi Junior 151
3 21 Wellington Garcia Matos 145
4 10 Jean Carlo Ramos 131
5 115 Carlos Campano Jimenez 123
6 1 Adam Chatfield 123
7 101 Humberto Alejandro Martin Garaicoechea 120
8 116 Rafael Da Silva Faria 90
9 5 Marcello Ferreira De Lima 68
10 471 Kyle John Regal 46
11 14 Leandro Nunes Da Silva 43
12 902 Julien Bill 41
13 121 Mateus Favero Basso 39
14 898 Lucas Favero Basso 23
15 102 Leonardo Battisti Archer 22
16 520 Marco Antonio Baptista De Oliveira Junior 21
17 67 Daniel Fretes Portiolli 18
17 107 Mike Donald Cassini 18
19 185 Andre Bueno Da Costa 16
20 122 Kevin Dean Rookstool 12
20 517 Gustavo Trindade Franco 12
22 720 Rodrigo Galiotto 9
23 72 Samuel Robaina 8
23 303 Gabriel Montagner Silva 8
25 43 Leonardo Rodrigo Dambros 7
25 799 Klayton Mesquita 7
27 36 Leandro Freitas Oliveira 3
28 25 Walter Sergio Tardin 2
29 448 Wilker Rodrigo Colman Gonzales 1

Pos # MX2 Pts
1 1 Paulo Alberto 161
2 27 Thales Vilardi Felix Da Silva 153
3 30 Hector Freitas Assunçao 139
4 891 Gustavo Pessoa De Souza 99
5 20 Anderson Hauptli Cidade 81
6 31 Jose Brayan Padilha Soares 75
7 83 Anderson Pereira Do Amaral 74
8 16 Enzo Lazaro Pedo Lopes 65
9 987 Fabio Aparecido Dos Santos 65
10 2 Eduardo Ferreira Lima 64
11 58 Leandro Davids Araujo 50
12 127 Ismael Da Costa Rojas 45
13 815 Lucas Fernando Bottcher Frazão 44
14 90 Gustavo Henrique Henn 40
14 997 Pedro Henrique Rosa Bueno 40
16 45 Leonardo De Souza 39
17 112 Endrews Armstrong Nhemihes 36
18 32 Rodrigo Lama De Andrade Santos 31
19 169 Diego Fernando Henning 24
20 194 Leonardo Lizott 24
21 544 Marçal Muller 23
22 900 Tauan Henrique Brenner 19
23 150 Daniel Reichhardt 18
24 841 Paulo Vitor Cunha Guimaraes 15
25 134 Caio Lopes Fernandes 13
25 191 Pedro Iglesias Godoy 13
27 710 Venicio Voigt 12
28 22 Rodrigo De Castro Rodrigues 10
28 99 Kioman De Jesus Navarro Munhoz 10
30 80 Heber Tomaz Da Silva 9
31 932 Mauriti Humberto Da Silva Ribeiro Junior 8
32 915 Victor Martins Almeida 6
33 197 Hugo Erthal Cabral 4
34 417 Lucas Caetano Alves Moreira 1


Pos # MXJunior Pts
1 16 Enzo Lazaro Pedo Lopes 100
2 102 Djalma Carvalho De Brito 66
3 61 Frederico Molina Spagnol 66
4 143 Vinicius Abreu De Sa 63
5 48 Jose Felipe Mombach 55
6 24 Thiago Henrique Brenner 51
7 919 Gabriel Della Flora 51
8 962 Leonardo De Almeida Da Silva 49
9 25 Leonardo Zequinão Cassarotti 43
10 183 Tallys Nathan Silva Brito 37
11 818 Yuri Chantin Morel Campello 32
12 101 Renato Costa Mattos Paz 31
13 55 Renan Goto 28
14 989 Leonardo Augusto Nunes 25
15 277 Diego Heinig Da Silva 24
16 14 Carlos Tavares Evangelista 23
17 40 Bruno Fensterseifer Schmitz 22
18 84 João Vitor Pereira Xavier 20
19 3 Matheus Klysman Oliveira Lima 18
20 299 Fabricio Mateus Moreira De Freitas 16
21 57 Joseildo Ferreira Lopes Junior 12
22 5 Felipe Migliorini 10
23 157 Lucas Sganzerla Nogueira 9
24 291 Joao Victor Facundo Martins 8
25 11 Joaquim Antonio Neto 4
26 64 Leonardo Aragão Silva Feitosa 3
26 111 Iuri Beltrao Naves 3
26 113 Victor Mendes Honorato 3
29 6 Antonio Silveira Leite Neto 2
29 218 Vitor Luiz Da Silva Pires 2
31 777 Thiago Faitanin De Oliveira 1





Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet