X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Rally

Rally dos Sertões - 6ª e 7ª etapas - Diamantina (MG) a Belo Horizonte (MG)
Publicado em: 31/08/2014
Clique e saiba mais

Espanhol Marc Coma conquista o título da edição 2014
Redação MotoX.com.br - Malu Souza - Fotos: RallyZone / Marcelo Machado / Victor Eleutério / Gustavo Efifânio


Marc Coma

A edição 2014 do Rally dos Sertões chegou ao fim. Depois de muitas aventuras, trilhas, obstáculos, longos trajetos e grandes desafios, os participantes completaram a prova mais famosa de rali do País  que valeu mais uma vez por uma etapa do Mundial da modalidade. Com largada em Goiânia (GO) e chegada em Belo Horizonte (MG), este ano, a competição foi encurtada e passou a ter em vez de dez, sete etapas. Além dos pontos de largada e chegada, os competidores também passaram pelas cidades de Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Paracatu (MG), São Francisco (MG) e Diamantina (MG).


Paulo Gonçalves

O domínio foi mais uma vez estrangeiro, mas alguns brasileiros incomodaram bastante, como o multicampeão Jean Azevedo, que terminou com a terceira colocação no geral. O troféu de campeão voltou para as mãos do espanhol Marc Coma, que utilizou toda a experiência para tirar a diferença para o principal concorrente nesta edição, o português Paulo Gonçalves. Coma venceu três etapas, contra quatro do português, mas administrou a vantagem que na chegada foi de pouco mais de três minutos. Enquanto o representante da KTM somou 18h21min51s nesses sete dias de percurso, o português da Honda fechou a disputa com 3min23s a mais. Jean teve uma diferença de 14min5s para o campeão.


Jean Azevedo

Ainda nesta última etapa, o segundo colocado no geral tentou dar a última cartada e chegou em primeiro, mas ainda assim, não conseguiu tirar a diferença para Coma. Paulo Gonçalves cumpriu o percurso entre Diamantina (MG) e Belo Horizonte (MG) em 1h34min57s, enquanto o campeão fez em 1h36min11s. Jean também ficou muito próximo e fechou o dia com 1h36min47s. Hélder Rodrigues foi o quarto e Jordi Viladoms o quinto colocado do dia. Foram 336,96 quilômetros, sendo 125,88 de trechos cronometrados.

No final da sexta etapa, Coma disse que tinha sido importante usar táticas conservadoras para controlar a corrida, porque a navegação foi difícil e essa máxima foi seguida até o fim. "Hoje foi um dia pesado, especialmente com a pressão de estar na liderança. Este é um rali muito difícil de ganhar e o nível dos pilotos é muito alto. Paulo (Gonçalves) estava pressionando o tempo todo, então eu estou muito feliz com o resultado final. Eu vim para o rali com uma vantagem de dez pontos no Campeonato Mundial e vai ser bom ir para a rodada final no Marrocos, com uma vantagem maior. O Marrocos é um rali muito duro e sabemos que tudo pode acontecer lá. Vai ser bom ir com confiança após essa vitória. "


Helder Rodrigues

Paulo Gonçalves ficou feliz com o desempenho durante os sete dias e disse que foi um resultado importante para seguir em busca do título mundial. "O Sertões 2014 é longo. Ganhei cinco etapas (considerando o prólogo) e estou muito feliz com o trabalho que a Team HRC tem feito. Não consegui vencer a competição. Marc Coma já se apresentou em um nível elevado, mas vamos continuar lutando. Temos mais uma corrida no Marrocos e vamos ver quem se torna o novo campeão. Vou continuar a trabalhar duro para alcançar este objetivo."


Jordi Viladoms

O brasileiro mais bem colocado do Sertões mostrou que está em plena forma para brigar com os melhores do Mundo. "Gostei bastante desse novo formato enxuto do rali. Acredito que todo mundo aprovou. Tivemos uma semana de trabalho intenso, com os pilotos Honda lutando pelas primeiras posições das etapas desde o Prólogo. Estou feliz com o resultado da minha CRF 450X, que tem a mesma estrutura das motos encontradas nas concessionárias", resumiu Jean, pentacampeão do Rally dos Sertões e que completou sua 19ª participação na competição.


Guilherme Cascaes foi o 11º colocado geral e vencedor na categoria Production

Hélder Rodrigues lembrou que todos estão já em preparação para o próximo Rally Dakar. "Hoje disputamos o último dia do rali. Estou satisfeito com o meu quarto lugar e também por Paulo [Gonçalves que terminou em segundo. Todos nós queríamos mais, mas no final o trabalho que temos feito tem sido bom, principalmente antes do próximo Dakar. A moto tem sido ótima e fizemos um trabalho duro na corrida. Muito obrigado a Honda e ao resto da equipe por toda a ajuda", disse o português.


Moara Sacilotti completou a prova na 24ª posição

Na sexta etapa, disputada na sexta, foram 204,29 quilômetros percorridos, sendo 178,87 de trechos cronometrados. Desta vez, os pilotos largaram e chegaram em Diamantina. Coma já liderava o resultado acumulado ao terminar com a terceira colocação. A vitória foi novamente de Paulo Gonçalves, que cumpriu o percurso em 2h24min25s. Jean chegou na segunda posição, com 2h26min08s, apenas 41 segundos à frente de Coma. A quarta posição ficou com Sam Sunderland e a quinta com Jordi Viladoms.

 Marc Coma conquistou sua segunda vitória no Sertões


Resultados

6ª etapa
1 Paulo Goncalves 2:24'25 PRT HONDA TEAM HRC
2 Jean Azevedo +1'43 BRA HONDA Hon Mobil Rally
3 Marc Coma +2'24 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
4 Sam Sunderland +3'09 GBR KTM KTM Red Bull Rally Factory
5 Jordi Viladoms +3'55 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
6 Helder Rodrigues +3'59 PRT HONDA TEAM HRC
7 Ike Klaumann +5'24 BRA HONDA Team Klaumann
8 David Casteu +6'13 FRA KTM Team Casteu
9 Ramon Oliveira Sacilotti +7'23 BRA KAWASAKI Kaw Rinaldi
10 Ruben Faria +9'02 POR KTM KTM Red Bull Rally Factory

7ª etapa
2 Marc Coma +1'14 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
3 Jean Azevedo +1'50 BRA HONDA Hon Mobil Rally
4 Ruben Faria +3'32 POR KTM KTM Red Bull Rally Factory
5 Helder Rodrigues +3'43 PRT HONDA TEAM HRC
6 Jordi Viladoms +4'44 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
7 David Casteu +4'59 FRA KTM Team Casteu
8 Sam Sunderland +5'02 GBR KTM KTM Red Bull Rally Factory
9 Ike Klaumann +6'13 BRA HONDA Team Klaumann
10 Ramon Oliveira Sacilotti +7'35 BRA KAWASAKI Kaw Rinaldi

Classificação Final
1 Marc Coma 18:21'51 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
2 Paulo Goncalves +3'23 PRT HONDA TEAM HRC
3 Jean Azevedo +14'05 BRA HONDA Hon Mobil Rally
4 Helder Rodrigues +21'46 PRT HONDA TEAM HRC
5 Jordi Viladoms +26'37 ESP KTM KTM Red Bull Rally Factory
6 Sam Sunderland +33'37 GBR KTM KTM Red Bull Rally Factory
7 Ike Klaumann +43'41 BRA HONDA Team Klaumann
8 Ruben Faria +46'36 POR KTM KTM Red Bull Rally Factory
9 David Casteu +47'35 FRA KTM Team Casteu
10 Ramon Oliveira Sacilotti +1:05'57 BRA KAWASAKI Kaw Rinaldi







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet