2ª etapa na Pista do Alemão
Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio
A segunda etapa da Copa Verão de Motocross, prevista para os dias 11 e 12 de Fevereiro, não aconteceu por causa da forte chuva que caiu na região de Atibaia. Dessa forma, a prova foi transferida para os dias 18 e 19. E dessa vez a chuva não conseguiu atrapalhar o evento, que mais uma vez foi um sucesso.
O dia começou com Sol, contrariando a previsão da meteorologia, mas durante as baterias, uma forte chuva quase antecipou o fim da festa. O grande número de pilotos inscritos para a categoria 250F obrigou a organização a realizar duas classificatórias para definir o gate final. Os não classificados puderam participar da categoria Força Livre. Pilotos que normalmente participam de outras provas, como Arena Cross, Paulista de Motocross e até Brasileiro de Motocross, começam a se render à fama que a pista do Alemão conquistou, e aparecem para prestigiar provas que acontecem no local. Dessa vez os pilotos Marcos Cordeiro, Nato Peres, Cauê Aguiar, Leandro Mattos, aceleraram forte, e elevaram o nível das disputas nas categorias principais. Acompanhe abaixo como foram as baterias, e quem foram os campeões da etapa.
 Leandro Mattos |
 Valmir Polaco |
O ronco grave das 250F anunciou o início das provas com a largada da categoria
250 - 4 tempos. Tiago Pioli aparece na ponta, mas logo depois da primeira curva Leandro Mattos assumiu a liderança para começar a abrir gradativamente uma vantagem que lhe daria uma vitória tranqüila. Tiago Pioli, Rodrigo Ranieri e Heinz Crispim formaram o pelotão que disputou a segunda posição durante toda a bateria, prendendo a atenção dos espectadores. Rodrigo pressionou o segundo colocado mas não conseguiu fazer a ultrapassagem. Tiago só foi superado a duas voltas do final, por Heinz Crispim, que havia passado Rodrigo e veio com determinação para conquistar a segunda colocação. Final: Leandro Mattos, Heinz Crispim, Tiago Pioli, Rodrigo Ranieri e Fred Oliveira, que terminou a prova isolado na quinta colocação.
Na categoria
Nacional aconteceu o esperado, disputa entre os eternos rivais, Valdemyr Ricardo (o Beto), Valmir Polaco e Paulo Giovani. Na largada Beto assumiu a ponta, com Polaco e Paulinho em sua cola. Beto saiu do combate com problemas mecânicos ainda na primeira metade da prova, enquanto acontecia a troca de posições entre Polaco e Paulinho, que em determinado momento assumiu a liderança e começou a abrir vantagem. Polaco se isolou na segunda posição, e os vencedores já pareciam estar definidos. Aos quinze minutos de prova a suspensão traseira da moto de Paulinho quebrou, obrigando-o a abandonar. Polaco viu então a vitória cair em seu colo. Marcelo de Souza acelerou forte e teve como recompensa a segunda posição. Celso Feliciano e Ivan de Oliveira travaram uma boa batalha durante boa parte da bateria e no final Ivan se saiu melhor, garantindo o terceiro posto. Luiz Marcos (o Rosinha) completou o pódio.
 Irmãos Lima |
Na categoria
125cc - 2 Tempos Alessandro Patelli largou na ponta, mas sofreu o ataque dos irmãos Lima, que repetiram, a dobradinha da primeira etapa. Danilo foi o primeiro a superar Alessandro e logo depois Bruno assumiu a segunda posição para começar a caça ao irmão. Aos dez minutos de prova Bruno já aparecia como líder da prova, e depois disso conseguiu abrir um pouco do seu irmão para receber a bandeirada quadriculada com tranqüilidade. Eduardo Mantovani ocupava a quarta colocação até a última volta, quando uma queda o fez perder posições para Jean Dickson e João Gabriel Prini. Final: Bruno Lima, Danilo Lima, Alessandri Patelli, Jean Dickson e João Gabriel Prini.
A
categoria 80cc teve um número de participantes maior do que normalmente ocorre, e entre os competidores três mulheres embelezaram essa bateria, Samantha Trindade, Juliana Almeida e Babi Fernandes, que retorna às pistas depois de se recuperar de uma lesão no braço. Rodrigo Rateiro largou na ponta com Rodrigo Freitas e Felipe Simões na sua cola. João Paulo Fuentes largou na sexta colocação mas já na segunda volta disputava o terceiro posto com Felipe.
 Fernando Micheli |
Os dois pilotos caíram ao se tocarem durante a disputa. Simões abandonou e J.P continuou na prova mas sem condições de brigar por melhores posições. Fernando Micheli se aproveitou da situação, assumiu a terceira colocação e começou a pressionar Rodrigo. A vitória veio para Micheli nos instantes finais da bateria, ele conseguiu a segunda posição sobre Rodrigo Freitas e logo depois chegou à liderança, quando um pneu furado obrigou o líder Rodrigo Rateiro a diminuir o ritmo. Final: Fernando Micheli, Rodrigo Freitas, Samantha Trindade, Rodrigo Rateiro e Diego Neves.
A
Sênior MX-2 largou com o céu dando fortes indícios de que muita água iria cair, e não seria no final do evento. Egnaldo Lampadinha não deu chances aos seus adversários e venceu de ponta à ponta. Roberto Vilalva sustentou a segunda posição enquanto Emerson Toledo vencia a disputa com João Carlos Nunes pela quarta colocação. Emerson superou também Alessandro Patelli, garantindo assim a terceira colocação. Final: Egnaldo Lampadinha, Roberto Vilalva, Emerson Toledo, Alessandro Patelli e João Carlos Nunes.
 Egnaldo Lampadinha |
 Paulo Giovani e Valmir Polaco |
Beto largou na ponta e estava liderando, com Polaco em segundo e Paulo Giovani em terceiro quando o mundo começou a desabar na Pista do Alemão, esse foi o início da
MX-N. A chuva veio forte, obrigando a organização a terminar a bateria com menos de dez minutos de prova. Com o começo da chuva Polaco mostrou mais raça e assumiu a liderança, mas logo depois foi vítima da pista escorregadia, caiu e perdeu duas posições. Paulo Giovani conseguiu se segurar em cima da moto e venceu a disputa com Beto. Polaco se manteve na terceira colocação com Adauto Oliveira em quarto e Marcelo de Souza em quinto.
Uma hora de muita água alagou a pista, e tirou a esperança de muita gente, que achava que o evento estava acabado. Mas o Alemão manteve a calma, esperou a chuva parar e colocou seus tratores para funcionar. Depois de toda aquela água era de impressionar as condições da pista. Às 16:00 hs as baterias tiveram reinício sem problema algum, e a cada volta as condições da pista ficavam melhores. Alguns poucos foram embora, e os pilotos que ficaram puderam acelerar, e continuar o show.
 Fábio Aleixo |
A
Over 34 reabriu a competição, com Fábio Aleixo levando sua CRF 450cc na liderança de ponta à ponta, até receber a bandeirada quadriculada isolado na primeira posição. Marcos Gerbi, de 250cc dois tempos superou Lê Dias e terminou na segunda posição. Jairo Silva e Flávio Loffreddo completaram o pódio com a quarta e quinta colocações repectivamente.
Com a pista bem mais seca os pilotos da
MX-1 puderam enrolar o cabo de suas potentes máquinas. Heinz Crispim se aproveitou da ótima largada e surpreendeu o experiente piloto Nato Peres que demorou tempo demais para passar por Paulo Siqueira (o Betinho) e assumir a segunda posição. Heinz já havia conseguido uma boa vantagem e se manteve concentrado, acelerando forte, durante toda a bateria para comemorar muito sua vitória. Marcos Cordeiro, com uma pilotagem agressiva, fez uma prova irregular, largou mal, caiu duas vezes e ainda conseguiu se recuperar até a terceira posição, mas foi impossível diminuir a distância que o separava do segundo colocado.
Marcos correu com uma KXF 250cc, equipamento não permitido para a categoria MX-1, e dessa forma foi desclassificado ao final da prova. Ariel Silva garantiu a terceira colocação depois de segurar com competência as investidas de Cauê Aguiar, que fez uma prova aquém de sua capacidade. Paulo Siqueira foi o quinto colocado.
 Marcos Cordeiro |
Na
MX-2 Tiago Pioli mostrou que é bom de largada, e mais uma vez assumiu a ponta, mas logo em seguida foi superado por Heinz Crispim, que havia acabado de vencer a MX-1. Tiago foi também superado por Marcos Cordeiro, dessa vez com uma largada melhor, e moto certa na categoria certa. As primeiras posições tiveram muitas disputas nessa prova. Enquanto a liderança era decidida entre Heinz e Marcos, mais atrás vários pilotos estavam "embolados", brigando por posições.
Aos dez minutos de prova Marcos Cordeiro apareceu como líder, enquanto Heinz, que sofreu uma queda, abandonou a prova. Pela terceira posição vinha Tiago Pioli, agora o segundo colocado, com boa vantagem para os demais. Tiago é outro piloto que vem mostrando evolução e começa a brigar com os pilotos mais experientes pelas primeiras posições. A terceira posição da prova ficou com Uyram Carlos, que veio "comendo pelas beiradas", e sem muito alarde conseguiu uma excelente colocação. Rodrigo Ranieri e Fred Oliveira foram, respectivamente, quarto e quinto colocados.
 Natto Peres |
Os pilotos mais "rodados" se juntaram para disputar a prova da categoria
Sênior Open. Mais uma vez Fábio Aleixo mostrou que está em plena forma, vencendo de ponta a ponta. Flavio Loffreddo ocupou a segunda colocação depois de superar Marcos Evangelista e seguiu isolado na posição até a bandeirada quadriculada. Roberto Vilalva também passou Marcos e garantiu o terceiro lugar. Marcos foi o quarto e Dener Alves o quinto colocado.
Na última bateria do dia, a
Força Livre, Cauê Aguiar e Nato Peres garantiram uma boa dose de adrenalina para a galera que assistia a prova. Cauê largou na ponta e defendeu a liderança contra um Nato Peres determinado a vencer. Cauê vendeu caro a posição, e Nato só conseguiu passar depois de muita insistência, e depois de colocar sua moto lado a lado com a de Cauê por várias vezes. Marcos Cordeiro alinhou mais uma vez, mas com outra péssima largada não conseguiu disputar a primeira posição com Cauê e Nato. Marcos finalizou com a terceira posição isolado. Ariel Silva e Sérgio Bellini completaram o pódio.
A terceira e última etapa acontece nos dias 18 e 19 de Março, e promete muita emoção. Contamos com sua participação, seja correndo, apoiando algum piloto ou assistindo. O importante é sua presença, que com certeza trará mais brilho ao evento.
Veja também: galeria de imagens da prova
Resultados
1 |
449 |
Natto Peres |
ASW/Oakley/Motul/Frigeri/Marcos Negretti |
2 |
46 |
Cauê Aguiar |
RM Motos |
3 |
9 |
Marcos Campos Cordeiro |
M Sam/ASW/Race Tech/CPrace/Circuit |
4 |
141 |
Ariel Silva |
São Paulo |
5 |
122 |
Sergio Bellini Jr |
Voltex |
6 |
83 |
Uyran Carlos |
Stylos Metais/Pró Terra |
7 |
282 |
Rafael Batista Arruda |
Dutrafer Reciclagem |
8 |
47 |
Alessandri Dias (Lê) |
MRP Racing |
9 |
847 |
Jairo Carlos da Silva (Jairão) |
Markey/Dino Motos/R7 Automóveis |
10 |
700 |
Paulo R. Siqueira ( Betinho) |
Chama/Tanqs Futsal |
1 |
150 |
Heinz Chrispim |
|
2 |
449 |
Natto Peres |
ASW/Oakley/Motul/Frigeri/Marcos Necnetti |
3 |
141 |
Ariel Silva |
|
4 |
46 |
Cauê Aguiar |
RM Motos |
5 |
700 |
Paulo R. Siqueira ( Betinho) |
Chama/Tanqs Futsal |
6 |
122 |
Sergio Bellini Jr |
Voltex |
7 |
14 |
Geo Ganzarolli |
Sagui Preparações |
8 |
282 |
Rodolfo Vasconcelos |
|
9 |
71 |
Roberto Bardela Lopes |
LM Preparações/ Loterica Avenida |
10 |
987 |
Cristiano B. de Souza |
|
1 |
9 |
Marcos Campos Cordeiro |
M Sam/ASW/Race Tech/CPrace/Circuit |
2 |
32 |
Thiago Piolli |
LM Preparações / SKF |
3 |
83 |
Ugram Carlos |
Sltilus Metais |
4 |
823 |
Rodrigo Ranieri |
Plena Saude/ Previna/ Ceam Centro Médico |
5 |
91 |
Frederico R. de Oliveira (Fred) |
Clip Academia / Moto Speed / Egip |
6 |
282 |
Rafael Batista Arruda |
Dutrafer Reciclagem |
7 |
744 |
Filipe Godoi |
|
8 |
29 |
Rafael Rateiro |
Cadillac Centro Automotivo |
9 |
413 |
Gabriel G. Almeida |
|
10 |
15 |
Marcelo Moreira Gontijo |
|
1 |
9 |
Eguinaldo Bernardo (Lampadinha) |
Moto Mix/ Lampadinha Motors |
2 |
352 |
Roberto Geraldo Vilalva |
Jet Time Veiculos |
3 |
138 |
Emerson Toledo |
Andrea`s Móveis |
4 |
255 |
Alessandro Patelli |
Box Carlão X15 |
5 |
5 |
João Carlos Nunes (Pezão) |
|
6 |
111 |
Gilberto Batista |
Sulminas Transportes |
7 |
93 |
Alexandre Vieira |
Hoto Veículos/Jobi Car |
8 |
122 |
João Peres Fuentes |
Norte Sul Viajens |
9 |
4 |
Ricardo de oliveioro |
|
10 |
160 |
Celestino |
Dirt Action |
1 |
50 |
Fabio Aleixo |
Direct Link |
2 |
157 |
Marcos Finazzi Gerbi |
|
3 |
47 |
Alessandri Dias (Lê) |
MRP Racing |
4 |
847 |
Jairo Carlos da Silva (Jairão) |
Markey/Dino Motos/R7 Automóveis |
5 |
357 |
Flavio Loffredo |
Racing Action Graphics |
6 |
14 |
Geo Ganzarolli |
Sagui Preparações |
7 |
91 |
Dener Daniel Alves |
Ultragrip/Frigeri/Superm. Barros |
8 |
4 |
Ricardo Nunes |
MP Racing |
9 |
15 |
Carlos Alberto Fernandes |
Cel Celulares/JC Pneus/Yes Modas/Tuca Motos |
10 |
45 |
Mario Buccini |
Phonotec Com. Copiadoras Ltda |
1 |
50 |
Fabio Aleixo |
Direct Link |
2 |
357 |
Flavio Loffredo |
Racing Action Graphics |
3 |
352 |
Roberto Geraldo Vilalva |
Jet Time Veiculos |
4 |
1 |
Marcos Esdras |
5 |
91 |
Dener Daniel Alves |
Ultragrip/Frigeri/Superm. Barros |
6 |
10 |
Eustaquio da Silva |
|
|
5 |
João Carlos Nunes (Pezão) |
|
|
16 |
Luis T. Biazoto |
|
|
17 |
Sergio Marreta |
MS Racing |
|
191 |
Dam Sandro Neto |
Slin Grafx |
1 |
15 |
Paulo Giovani de Oliveira |
SKF/Vip Munck/Sebi Losky/Dablio/Pico Roda/ACR/RR Veículos |
2 |
29 |
Beto ( Valdemyr Ricardo da Silva) |
Auto Mecanica Silva |
3 |
4 |
Polaco |
|
4 |
71 |
Adalto Rodrigues de Oliveira |
Refrigerantes Piracaia / Dablio |
5 |
94 |
Marcelo Henrique de Souza |
Sebilosky |
6 |
98 |
Ivan de Oliveira |
Mila Moto Itatiba/Rota Baús/Sebiluski Preparações/Pico Rodas |
7 |
155 |
Tácio Inui |
|
8 |
5 |
Celso Feliciano |
|
9 |
9 |
Marcos Rosa (Rosinha) |
Seblosk / Promotos |
10 |
89 |
Fabio Godoy |
|
1 |
4 |
Polaco |
|
2 |
94 |
Marcelo Henrique de Souza |
Sebilosky |
3 |
98 |
Ivan de Oliveira |
Mila Moto Itatiba/Rota Baús/Sebiluski Preparações/Pico Rodas |
4 |
5 |
Celso Feliciano |
|
5 |
6 |
Luiz Marcos Rosa (Rosinha) |
Sebilosky / Promotos |
6 |
95 |
José Donizete Faria |
Zelão Terraplanagem |
7 |
13 |
Kalliu Saraiva Rios |
Auto Elétrica Pneus Sol |
8 |
14 |
Luis Leonardo Paolillo ( Luléo) |
Engrac |
9 |
s/n |
Divanir ( baixinho) |
DR-Car Multi Marcas |
10 |
2 |
Daniel Chimello |
SKF Rolamentos / LM Preparações |
1 |
32 |
Fernando Micheli |
Motorani / FX Pro Filter |
2 |
151 |
Rodrigo Gaspar de Freitas |
General Motors / Brasil Racing |
3 |
7 |
Samantha Jurça Trindade |
Z Racing |
4 |
2 |
Rodrigo Rateiro |
Cadillac Centro Automotivo |
5 |
110 |
Diego Neves |
Express Brasil |
6 |
122 |
João Paulo Fuentes |
Norte Sul Viajens |
7 |
49 |
Barbbara Fernandes ( BABI) |
Fox/Habibs/Motomix/Gravitx/Juninho Motos |
8 |
934 |
Caio Lopes Fernandes |
Crosseguros |
9 |
188 |
Denner Daniel Alves |
Ultragrip/Frigeri/Superm. Barros |
10 |
9 |
Alexandre Lopes Salvador |
Alemotos/Barval/Prefeitura Cajamar |
1 |
811 |
Leandro C. Mattos |
ASW / MOTUL / KTM / ONE / SMITH / Bhill Racing |
2 |
150 |
Heinz Chrispim |
MRPró/File/Chrispim Visual |
3 |
32 |
Thiago Piolli |
LM Preparações / SKF |
4 |
823 |
Rodrigo Ranieri |
Plena Saude/ Previna/ Ceam Centro Médico |
5 |
91 |
Frederico R. de Oliveira (Fred) |
Clip Academia / Moto Speed / Egip |
6 |
744 |
Filipe Godoi |
|
7 |
7 |
Theo Trevisani |
Du Boy Racing / ASW |
8 |
282 |
Rafael Batista Arruda |
Dutrafer Reciclagem |
9 |
36 |
Guilherme R Bueno |
|
10 |
738 |
Pedro Beajin Jr |
Jund Extintores/Motorani/Jobey |
1 |
4 |
Bruno de Lima |
Barney Motos/Borracharia 2 Irmãos |
2 |
19 |
Danilo Lima |
Barney Motos/Borracharia 2 Irmãos |
3 |
255 |
Alessandro Patelli |
Box Carlão X15 |
4 |
713 |
Jean Dickson Botelho |
|
5 |
6 |
João Gabriel Prini |
MRP |
6 |
45 |
Eduardo Montovani |
www.dcracewear.com.br |
7 |
30 |
Jean Marino Ferreira Kalaf |
Reuse |
8 |
126 |
Willian Freitas (Pira) |
Auto Posto Cascais / Moto Freitas |
9 |
98 |
Daniel Bruno C. Silva |
Auto Escola Dede/Paulinho Motos |
10 |
222 |
Leandro Brasil |
Mundo das Piscinas/ HTH |