X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Rally

Rally da Sardenha - Itália
Publicado em: 14/06/2014
Clique e saiba mais

Alessandro Botturi leva a Husqvarna ao topo do pódio na Sardenha
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: RallyZone Bauer/Barni


Alessandro Botturi

Após cinco estágios e ao redor de 1500 km rodados, chegou ao fim o Rally da Sardenha nesta última quinta-feira (12). O tradicional rally italiano teve largada durante o domingo (08) e contou com tudo que uma prova da modalidade pode contar: etapas maratonas, quando os pilotos não dispõe da ajuda mecânica da equipe, e percursos que exigem tanto habilidade técnica na moto, quanto destreza na navegação.


Pódio do Rally da Sardenha
Pelo menos é o que diz o vencedor da prova, Alessandro Botturi: "Aqui na Sardenha a navegação é incrível por conta do terreno e também pelo inacreditável número de entradas - por exemplo, haviam 560 entradas apenas para o quarto estágio".

O italiano da Husqvarna também explicou a chave do sucesso. "Acho que o segredo é manter um nível elevado de concentração e para isso é preciso esquecer as altas velocidades e focar no ritmo. Regularidade é o segredo". Botturi passou um total de pouco mais de 15 horas em cima da moto pelas trilhas italianas.

"Meu melhor dia, foi o quarto estágio, quando ganhei um pouco de tempo. Os concorrentes estavam muito fortes, mas tiveram um pouco de azar. Por exemplo, o Marc Coma teve problemas com a navegação, e na Sardenha você não pode dar essa vantagem aos seus rivais", acrescentou.


Marc Coma


Joan Barreda
Apesar do pequeno azar, o espanhol da KTM foi o segundo colocado da competição. "Não foi o rally perfeito. Mas estamos nos concentrando no título do campeonato mundial e estou feliz por estar na liderança rumo a próxima etapa no Brasil", contou Marc Coma. Como dito pelo campeão 2014 do Dakar, o Rally da Sardenha valeu pela quarta etapa do Mundial de Rally Cross Country e o Rally dos Sertões será válido pela quinta rodada da competição dos dias 21 a 30 de agosto.

Correndo com uma Gas Gas, Gerard Farrés, terminou na terceira colocação, à frente de Paulo Conçalves. O português da Honda foi o vice-líder do último estágio: "A competição acabou e estou feliz com meu desempenho. Praticamente tudo funcionou bem, mas infelizmente o estágio maratona não foi bom para a equipe. Tive problemas nos freios dianteiros e não pude ter assistência. Então perdi tempo porque não dava para forçar", explicou Gonçalves.


Paulo Gonçalves


Ruben Faria
E não só Paulo Gonçalves encarou o azar, outros pilotos Honda lidaram com a má sorte. Joan Barreda como de costume tinha velocidade, porém caiu diversas vezes e também enfrentou problemas mecânicos, terminando na sétima posição. Já Helder Rodrigues disse adeus a disputa nos últimos momentos: "Acho que uma pedra se prendeu entre a corrente e a coroa, então não consegui terminar a corrida", explicou.

A KTM também lidou com baixas. Logo no primeiro dia de prova, Jordi Viladoms bateu contra uma árvore e feriu a mão, ficando de fora do restante da competição. Também da KTM, o português Ruben Faria foi o oitavo colocado geral. "A Sardenha nunca foi mesmo a minha prova e novamente isso está claro. O percurso com muita pedra e duro não é o meu tipo e com tanta navegação para fazer acabo por nunca conseguir toda minha velocidade", justificou Faria.

Entre os quadriciclos a vitória ficou com Rafael Sonik.

Classificação final Rally da Sardenha
1. Alessandro Botturi (Team Husqvarna Italia) 15:11'05
2. Marc Coma (KTM Red Bull Rally Factory) +7'44
3. Gerard Farrés (Gas Gas JVO Team) +12'21
4. Paulo Goncalves (TEAM HRC) +22'50
5. Andrea Mancini (Team Dirt Racing Beta) +25'54
6. Olivier Pain (Yamaha Racing ) +27'49
7. Joan Barreda (TEAM HRC) +35'11
8. Ruben Faria (KTM Red Bull Rally Factory) +35'35
9. Armand Monleón (KTM Marc Coma Junior Team) +40'05
10. Joan Pedrero (Sherco Rally Factory) +41'15








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet