X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Brasileiro de Motocross

2ª etapa - Pedra Bonita - MG
Publicado em: 01/06/2014
Clique e saiba mais

Campeonato Brasileiro volta a Minas Gerais após sete anos
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Maurício Arruda


Largada da categoria MX2

Os impasses de sábado (31) obrigaram a CBM a condensar toda a programação da segunda etapa do Brasileiro de Motocross neste domingo (1º de junho). Palco das disputas, a cidade mineira de Pedra Bonita ofereceu um local que faz juz ao nome: riacho, cachoeira, clima agradável, morros e muitas árvores eram o cenário em torno do circuito de difícil acesso.

Veja também:
- Galeria de imagens com fotos das corridas de domingo
- Galeria de imagens com fotos dos bastidores de sábado

A pista da rodada aproveitou o relevo do lugar, com diversas subidas e descidas fortes, além de muitas sequências de saltos - exigindo tanto do físico dos pilotos, quanto da técnica, não permitia que ninguém se distraísse em serviço. Nas palavras de Paulo Alberto, líder da MX2: "A pista não estava para muitas loucuras. Estava escorregadia e bastante perigosa, por isso fui mais cauteloso".

MX3 - Vitória de Chumbinho


Milton Becker


Disputa com Davis Guimarães foi acirrada
A primeira categoria a largar foi a MX3. Em estilo de jornada do herói que enfrenta diversos percalços pelo caminho até chegar ao final feliz, ninguém mais do que Chumbinho Becker foi o protagonista da prova.

O catarinense saiu na frente e foi ultrapassado por Davis Guimarães ainda na primeira volta, para completar o catarinense caiu e ficou com um déficit em torno de 15 segundos em relação ao líder. Perto do fim da prova, Davis sentiu a pressão de Chumbinho e, a pouco mais de uma volta da chegada, cedeu. O paranaense de estilo agressivo ainda foi penalizado em 30 segundos, perdendo mais duas posições, com isso ficou na quarta colocação. Então, a vice-liderança da prova passou para as mãos de Mariana Balbi, seguida de Richard Berois.

"O adversário cortou a pista, acabou batendo em mim e eu cai. Não foi legal, é uma atitude antidesportiva e a direção de prova tomou as providências", explicou Chumbinho, que assumiu a liderança da categoria.


Mariana Balbi

Junior - Segunda vitória consecutiva de Enzo Lopes


Enzo Lopes

Os veteranos saíram da pista e deram lugar aos meninos da Júnior, que largaram e logo conheceram quem ditaria o ritmo da corrida: Enzo Lopes. O gaúcho foi o mais rápido da classe e venceu com mais de 20 segundos de vantagem. A vice-liderança ficou nas mãos de Vinícius Abreu, seguido de Gabriel Della Flora. Completaram o pódio, Djalma Brito e Leonardo Almeida, respectivamente.


Vinicius Abreu

MX1 - Balbi vence correndo em casa


Antônio Jorge Balbi Jr


Disputa foi acirrada entre o espanhol e o mineiro
Na primeira largada da MX1, o mineiro Jorge Balbi tomou conta da liderança já na largada e não deixou Jetro Salazar vencer em solo brasileiro. "Sabemos que estamos vivendo o momento mais competitivo do motocross brasileiro, com a presença de estrangeiros de altíssimo nível," avaliou o mineiro. Prestes a completar 33 anos, o ídolo local destacou: "Parece que quanto mais velho eu fico, mais especial é cada vitória".

"Na primeira bateria, me senti muito bem, tive uma boa largada, me passaram, daí ultrapassei e fiquei em segundo atrás do Balbi, fiquei perto dele", contou Jetro Salazar, segundo colocado. Wellington Garcia foi o terceiro colocado.

Pela quarta posição uma disputa emocionante entre Carlos Campano, que caiu nas voltas iniciais, e Jean Ramos. O espanhol veio em recuperação e encostou no paranaense que vendeu caro a posição. Ambos trocaram posições diversas vezes, chegando a andar lado a lado em várias ocasiões. Campano conquistou a quarta posição e Ramos ficou em quinto.


Carlos Campano

Humberto Martin, Rafael Silva, Leandro Silva, Adam Chatfield e Julien Bill completaram os dez primeiros. 


Jean Ramos
A segunda bateria das 450cc assistiu a disputa Brasil e Espanha, entre Jorge Balbi e Carlos Campano, até metade da prova, quando o mineiro perdeu a liderança ao sofrer um tombo e caiu para a quarta colocação. O espanhol não perdeu a chance de faturar mais uma vitória e se manteve na ponta.

Balbi precisou manter a calma e fazer uma prova de recuperação, conseguindo subir até a vice-liderança. "Em uma dessas tentativas de atacar eu cai forte, cai feio. Aí a moto apagou, eu vi os pilotos chegando e pensei: não é possível que eu vá perder a vitória, vou dar tudo o que eu tenho. Então, ainda deu para chegar em segundo e levar a vitória no geral," comentou o mineiro.

Outra disputa internacional se deu na bateria, entre o equatoriano Jetro Salazar e Jean Ramos, que inverteram posições ao longo de toda a prova. O saldo final foi positivo para Salazar, terceiro colocado, que terminou à frente do paranaense com um agressivo block-pass a quatro curvas da chegada. Quem completou os cinco melhores foi Marcello Ratinho Lima. O paulista, que teve uma primeira prova difícil, desta vez saiu da oitava posição e passeou por várias outras até conquistar o quinto lugar definitivamente.


Jetro Salazar

A sexta colocação ficou à cargo de Rafael Faria, um dos pilotos mais constantes da prova. O inglês Adam Chatfield chegou a ocupar o quinto posto mas terminou em sétimo, seguido de Humberto Martin. Wellington Garcia desta vez passou por problemas e foi o décimo colocado. Não completaram a prova Jullien Bill e Leandro Nunes. O paranaense caiu durante a prova e precisou de atendimento do resgate médico. Leandro sofreu fratura em duas costelas e uma perfuração no pulmão. Segundo informações fornecidas pela organização, o piloto já se encontra em recuperação e deve ficar no hospital em observação por 48 horas.

Na soma, Balbi faturou a etapa seguido de Campano e Salazar, que ainda não se satisfaz em estar entre os melhores e deseja o primeiro lugar: "Ainda não tem um sabor muito bom na boca, porque eu queria mais. Mas não vou desistir, vou seguir treinando duro para na próxima etapa estar mais forte", contou. Jean Ramos e Wellington Garcia completaram o top 5.


Pódio MX1

Outro gringo

O norte-americano Kyle Reagal, promessa para a prova, passaria despercebido se não fosse o alarde com a sua presença. Ele foi 11º na primeira bateria da MX1 e não completou a segunda prova. "Eu não sei. Apenas vim para cá. A pista é um pouco diferente. Não tinha subido na moto antes então é tudo novo para mim. Cai algumas vezes, não estava muito feliz com a moto e nem terminei a segunda bateria. No fim das contas, foi um dia complicado", revelou o estrangeiro, convidado da equipe IMS. Kyle tem resultados importantes nos Estados Unidos, mas teve pouco tempo para adaptação e acabou distante de um bom desempenho.

Categoria MX2 teve programa reduzido


Thales Vilardi


Paulo Alberto
Por conta da ausência do helicóptero de resgate médico, a MX2 contou com somente uma bateria. Posteriormente, na próxima etapa, será realizada uma bateria extra, durante o sábado, para compensar.
E os fãs da categoria, mais uma vez puderam ver uma atuação sólida de Paulo Alberto, que acabou perdendo a vitória por conta de uma penalização de 30 segundos. O português saltou durante a bandeira amarela e o topo do pódio passou para as mãos de Thales Vilardi, que já vinha pressionando o concorrente.

"Tive uma largada mais ou menos, acho que estava em décimo na primeira curva. Consegui recuperar rápido. Na terceira volta, já era terceiro. Consegui chegar no Paulo aos poucos e na metade da prova já estava bem atrás dele. E ficamos naquele jogo. Acho que a parte da prova que eu estava mais próximo dele, tinha um duplo maior logo depois da chegada, e tinha uma bandeira amarela. Ele acabou saltando e eu soltei a mão para não correr o risco de ser penalizado. Nessa parte ele conseguiu escapar um pouco de novo", contou Vilardi.

Hector Assunção dominou o terceiro posto. "Foi uma prova sólida. Não tive uma boa largada. Até pulei bem do gate, mas não consegui engatar a terceira marcha e a moto não fluiu legal. Vim da oitava posição, passando os adversários, até a terceira posição", contou o paulista. Fábio dos Santos mostrou que está amadurecendo e ficou com uma ótima quarta posição enquanto Dudu Lima assegurou a quinta.

O próximo Estado a receber o brasileiro de motocross será o Rio de Janeiro. A cidade Paty de Alferes será sede da terceira etapa no dia 3 de agosto com as disputas das categorias MX1, MX2, MX3 e Júnior.


Resultados

Pos No. Soma MX1 Classe Pontos totais
1 3 ANTONIO JORGE BALBI JUNIOR MX1 47
2 115 CARLOS CAMPANO JIMENEZ MX1 43
3 920 JETRO SALAZAR MX1 42
4 10 JEAN CARLO RAMOS MX1 34
5 21 WELLINGTON GARCIA MATOS MX1 31
6 116 RAFAEL DA SILVA FARIA MX1 29
7 101 HUMBERTO ALEJANDRO MARTIN GARAICOECHEA MX1 28
8 1 ADAM CHATFIELD MX1 26
9 520 MARCO ANTONIO BAPTISTA DE OLIVEIRA JUNIOR MX1 21
10 107 MIKE DONALD CASSINI MX1 18
11 5 MARCELLO FERREIRA DE LIMA MX1 16
12 14 LEANDRO NUNES DA SILVA MX1 13
13 902 JULIEN BILL MX1 11
14 471 KYLE JOHN REGAL MX1 10
15 185 ANDRE BUENO DA COSTA MX1 7


P. No. MX1_Bateria_1 V Diff Patrocinador
1 3 Jorge Balbi Junior 24 34:18.791 Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil,pirelli / Allsign, Martpluss
2 920 Jetro Salazar 24 8.944 Escuderia X
3 21 Wellington Garcia 24 14.270 Honda / Ims / Pirelli / Mobil
4 115 Carlos Campano 24 17.394 Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Lcm
5 10 Jean Ramos 24 25.955 Ims / Honda / Levorin / Vulcano / Ipiranga
6 101 Humberto Martin   .492 Yamaha Geracao / Circuit / Dedel Motos / Rock Parts / Motul / Global
7 116 Rafael Faria 24 36.636 Yamaha/Geração/Monster / Asw/Pirelli / Serginhosuspensoes / Rock/
8 14 Leandro Silva 24 39.863 Honda / Mobil / Pirelli / Asw / Aokley / Ngk
9 1 Adam Chatfield 24 55.149 Honda / Vulcano / Ipiranga / Ims Racing / Pirelli / Bm-motos
10 902 Julien Bill 24 1:16.571  
11 471 Kyle Regal 23 1 Volta  
12 520     Tas Jc Racing / Paquinha Preparações / Gaiamx
13 107 Mike Donald 20 4 Voltas M R Madeiras / Rapozão Racing / Diogo Lima É Show / Esquadria Quim
14 185 Andre Bueno 13 11 Voltas Pepe Rancing / Sitio Padre Vitor / La Creperie / 3ka Graficos / Bigorn

P. No. MX1_Bateria_2 V Diff Patrocinador
1 115 Carlos Campano 24 34:17.795 Yamaha / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Lcm
2 3 Jorge Balbi Junior 24 7.371 Pro Tork, Kawasaki / 2b Racing, Mobil,pirelli / Allsign, Martpluss
3 920 Jetro Salazar 24 10.169 Escuderia X
4 10 Jean Ramos 24 21.404 Ims / Honda / Levorin / Vulcano / Ipiranga
5 5 Marcello  Lima 24 23.435 Emg Racing / Kawasaki / Rinaldi
6 116 Rafael Faria 24 29.855 Yamaha/Geração/Monster / Asw/Pirelli / Serginhosuspensoes / Rock/
7 1 Adam Chatfield 24 1:08.777 Honda / Vulcano / Ipiranga / Ims Racing / Pirelli / Bm-motos
8 101 Humberto Martin   1 Volta Yamaha Geracao / Circuit / Dedel Motos / Rock Parts / Motul / Global
9 520       Jc Racing / Paquinha Preparações / Gaiamx
10 21 Wellington Garcia 21 3 Voltas Honda / Ims / Pirelli / Mobil
11 107 Mike Donald C 20 4 Voltas M R Madeiras / Rapozão Racing / Diogo Lima É Show / Esquadria Quim

P. No. MX2 V Diff Patrocinador
1 27 Thales Vilardi 23 33:04.641 Yamaha Geracao / Mons
2 1 Paulo Alberto 23 20.736 Honda / Mobil / Pirell
3 30 Hector Freitas Assunçao 23 21.374 Honda / Mobil / Ims / P
4 987 Fábio dos Santos 23 37.723 Rossi Veiculos / Box 1
5 2 Eduardo Ferreira Lima 23 38.272 Emg Racing / Kawasaki
6 20 Anderson Hauptli Cidade 23 56.048 Yamaha / Grupo Geraçã
7 891 Gustavo Pessoa De Souza 22 1 Volta Ims / Honda / Levorim /
8 134 Caio Lopes 22 1 Volta Skf Do Brasil-asw Raci
9 32 Rodrigo Lama De Andradmx2antos 22 1 Volta Tm / Trato Graphics / F
10 90 Gustavo Henrique Henn 22 1 Volta Móveis Henn
11 83 Anderson do Amaral 22 1 Volta Rota Do Mar/Kawasaki,
12 712 Endrews Armstrong Nhemx2hes 22 1 Volta Belparts / Grift / Adre
13 900 Tauan Henrique Brenner 22 1 Volta Escuderia X
14 127 Ismael Da Costa Rojas 22 1 Volta Conti Cola/Big Power/
15 45 Leonardo De Souza 22 1 Volta Dunas Race / Honda / P
16 191 Pedro Iglesias Godoy 22 1 Volta Wladas Tranding / Aps
17 31 Jose Brayan Padilha 22 1 Volta Kaiane Malhas / Morma
18 58 Leandro Davids Araujo 22 1 Volta Asw/ Fazenda Rosinha
19 18 Enzo Lazaro Pedo Lopes 21 2 Voltas Pirelli / Mobil / Red Bu
20 815 Lucas Fernando Bottchemx2razão 21 2 Voltas Stocovich / Moto Livre
21 417 Lucas Caetano Alves Mormxi2ra 21 2 Voltas Quality Mix / Motofiel
22 80 Heber Tomaz Da Silva 21 2 Voltas Jt- Britas
23 356 Bruno Vieira Pinheiro 21 2 Voltas Gil Preparacoes / Asw,
24 932 Mauriti Humberto 20 3 Voltas Escuderia X Motos /Ho
25 841 Paulo Vitor Cunha Guimamx2es 20 3 Voltas Basilata S/A / Prefeitur
26 62 Gabriel Stocco Gritten Nmx2es 20 3 Voltas  
27 308 Higgor De Freitas Lima 20 3 Voltas Hfl Racing / Secretaria
28 16 Gelson Almeida Carlos 19 4 Voltas Margel Veiculos / Nutr
29 779 Jose Ronaldo Dutra Filhm 16 7 Voltas Mercearia Avistao Dut
30 194 Leonardo Lizott 13 10 Voltas Bsc / Borilli Racing / I
31 48 Jose Felipe Mombach 13 10 Voltas Supermercado Mombac
32 119 Gabriel Lucas Soares 13 10 Voltas Kamikaze Racing / Tdg
33 316 Guilherme Majewski Pinh 12 11 Voltas Uniseg

P No. Junior Voltas Diff Elhor Tempo Patrocinador
1 16 Enzo Lazaro Pedo Lopes 16 24:24.523 1:33.553 Pirelli / Mobil / Red Bu
2 143 Vinicius Abreu De Sa 16 21.419 1:35.127 Dunas / Honda / Ims / P
3 919 Gabriel Della Flora 16 24.666 1:35.921 Rinaldi / Ims / Honda /
4 102 Djalma Brito 16 27.708 1:35.602 Kawasaki / Brasil Racin
5 962 Leonardo De Almeida 16 28.105 1:35.138 Escuderia X
6 61 Frederico Molina Spagnoju 16 55.745 1:35.609 Kawasaki / Asw / Allsig
7 818 Yuri Campello 16 57.057 1:36.827 Stam / Mx -tech
8 3 Matheus Klysman Oliveira 16 58.373 1:35.958 Fiquei Racing Moto Peç
9 48 Jose Felipe Mombach 16 1:25.842 1:38.659 Supermercado Mombac
10 24 Thiago Henrique Brenner 16 1:26.297 1:39.547 Yamaha Geração - Asw
11 989 Leonardo Augusto Nunes 16 1:38.619 1:39.250 Kawasaki Green Team /
12 14 Carlos Tavares Evangelista 15 1 Volta 1:40.246 Honda / Ims / Pirelli / O
13 25 Leonardo Cassarotti 15 1 Volta 1:40.325 Dunas / Honda / Ims / P
14 277 Diego Heinig Da Silva 15 1 Volta 1:39.855 Nene Motos / Cme / Gai
15 55 Renan Goto 15 1 Volta 1:39.089 Dunas / Honda / Ims / P
16 57 Joseildo Lopes Junior 15 1 Volta 1:40.753 Motel Puras Sedução /
17 11 Joaquim Antonio Neto 15 1 Volta 1:39.189 Pirelli - Mineração Ita
18 64 Leonardo Feitosa 15 1 Volta 1:41.216 Rota Da Fuga,rota Do
19 218 Vitor Luiz Da Silva Pires 15 1 Volta 1:41.616  
20 183 Tallys Nathan Silva Brito 15 1 Volta 1:39.993 Kawasaki / Rotulo Do C
21 161 Hugo De Freitas Lima 15 1 Volta 1:44.798
22 92 Marcus Henrique Dias Lejun 15 1 Volta 1:44.968 Tribo Motos / Asw / Fl
23 134 Davi Rodrigues 14 2 Voltas 1:46.502 Marcelo Racing / Auto
24 38 João Henrique 14 2 Voltas 1:49.073 Auto Center Iguaçu
25 113 Victor Mendes Honorato 13 3 Voltas 1:59.295  
26 84 João Vitor Pereira Xaviej 13 3 Voltas 1:46.099 Brilho Aviamentos E M

Pos No. MX3 Diff M.V  Patrocinador
1 2 Milton Becker 16 24:05.315 1:29.744 Pro Tork / Chumbinho
2 81 Mariana Balbi 16 11.812 1:32.771 Pro Tork,kawasaki,mob
3 9 Richard Berois 16 24.833 1:33.872 Sudati Mdf / Luciano Lâ
4 991 Davis Guimarães 16 38.303 1:32.117 Escuderia X
5 3 Wolney Ferreira De Lima 16 1:20.519 1:37.963 Prefeitura De Jaragua
6 932 Erivelto Donizete Rossi 16 1:25.776 1:36.121 Chapam Moto Peças / K
7 29 Stefany G. Serrao 16 1:28.426 1:38.123 Honda Ims General Mot
8 500 Marcos Antonio Barcelom 16 1:41.386 1:37.784 Stop Car Locaçõe / Fon
9 911 Rene de Albuquerque 15 1 Volta 1:40.538 Água Poá / Kbça Racing
10 232 Rodrigo Siqueira De Carm 15 1 Volta 1:40.696 Estrutura Modas / Jt-b
11 15 Dario De Oliveira Junior 15 1 Volta 1:39.775  
12 98 Alessandri Pereira Dias 15 1 Volta 1:42.393 Mrp Racing / Asw / Slin
13 262 Rafael Batista Arruda 15 1 Volta 1:43.149 Dutrafer Reciclagem /
14 445 Tiago Benevides 15 1 Volta 1:42.931  
15 123 Tiago Bueno Da Costa 15 1 Volta 1:43.819 Pepe Rancing / Motocr
16 444 Claudio Cesar De Diniz 15 1 Volta 1:44.542 Camilo Diniz Advocacia
17 162 Plinio Tedesco 14 2 Voltas 1:44.446 / Auto Peças 3l / Sapao
18 72 Samuel Robaina 14 2 Voltas 1:46.974 Kz Motos
19 20 Kleber Justino 13 3 Voltas 1:50.158 Copo De Leite / Senninh
20 299 Edmar Aires 12 4 Voltas 2:02.739 / Aires Despachante - G
21 184 Aryan Duarte 9 7 Voltas 1:38.325  













© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet