X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa União Paulista de Motocross - Prova Extra - Buri - SP
Publicado em: 25/01/2014
Clique e saiba mais

Prova extra-campeonato abre ano da promotora Sport Race
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia

Organizador da prova antecipou novidades da temporada 2014, que contará com categoria feminina


Temporada 2014 tem início nos dias 15 e 16 de fevereiro


Matheus Hashimoto
Os participantes da Copa União Paulista de Motocross puderam, nos dias 18 e 19 de janeiro, saciar um pouco da curiosidade sobre a temporada 2014 da competição. A Sport Race, organizadora do evento, estreou o ano com uma prova extra-campeonato na cidade de Buri, interior de São Paulo, atraindo os destaques da última edição da competição como Netinho Araújo, Wilgner 'Guigão' Francisco e Caio Lopes. Os pilotos competiram em busca do prêmio de mil reais para o vencedor da categoria MX Gold e quinhentos reais para o vencedor da MXN.

"Estamos usando esta prova como teste para o nosso equipamento de cronometragem para que na abertura da Copa União em fevereiro esteja tudo certo", destacou Amauri Corrêa diretor da Sport Race. Durante as disputas, as equipes poderão acompanhar em tempo real a cronometragem dos boxes. E as novidades não param por aí, segundo Amauri, o público poderá conferir mais uma categoria em ação no campeonato deste ano: a MX Feminino.

Apesar do sol forte, os fãs acompanharam de perto as disputas. O destaque do domingo (19) ficou com Netinho Araujo que venceu a MX2 e a Open.


Mário Franzini


Giovanni Camargo
O evento começou com a corrida das 50cc e 65cc estreando a pista de sete metros de largura. Com uma vitória tranquila, Matheus Hashimoto garantiu o topo do pódio. Nicolas Aponi foi o segundo mais rápido e, na separação das categorias, ficou com a vitória da 50cc. Gabriel Oliveira completou o top 3.

Com uma tocada segura, Mário Franzini conseguiu manter um bom ritmo para vencer a categoria Júnior. Gustavo Takamune tentou se aproximar do líder, mas sem sucesso teve que se contentar com o segundo lugar à frente de Matheus Maia. Saindo das últimas posições, Matheus Hashimoto, em boa prova de recuperação, subiu até a quarta colocação enquanto Bruno Silva arrematou o pódio.

A vitória de Rodrigo Guedes na MX30 parecia encaminhada até o momento decisivo a três voltas do final. Justamente quando não podia, a moto de Guedes falhou, permitindo a ultrapassagem de Eduardo Balam. Apesar da disputa se inverter, Balam ganhou terreno e conquistou o primeiro lugar, seguido do rival. Também se defendendo de investidas constantes, Marcelo Moraes segurou a terceira posição à frente de Luciano Panhozzi. A quinta colocação ficou para Woody Souza.  


Gustavo Takamune


Eduardo Balam
Dividiram a pista em uma única bateria as categorias MX 4 Tempos e MX40. Largando bem, Giovanni Camargo ditou o ritmo e venceu de ponta a ponta entre as motos MX 4 Tempos. Luciano Panhozzi ficou em segundo na MX 4 Tempos, à frente de Márcio Takamune, além de ser o grande vencedor da MX40. Nesta categoria, Aristeu "Chaveirinho" foi o vice-líder e Felipe Herrera, o terceiro.

A liderança da Intermediária Nacional foi motivo para um grande duelo entre Bruno Bertolino e Gustavo Takamune, que conseguiu superar o concorrente e vencer a bateria. José Rafael Silva terminou em terceiro, chegando a pressionar os ponteiros no final da prova. Com uma boa largada, Endy Bicas sustentou o quarto lugar até o final da prova deixando o quinto posto para Matheus Gusmão.

Na principal categoria para motos nacionais, a MXN, Caio Lopes e Rodrigo Guedes roubaram a atenção do público com a briga pela liderança, alternando constantemente as posições. Em certo ponto da prova, o numeral 134 assumiu a ponta e começou a ganhar tempo em relação a Guedes. O que Caio não contava era com inesperados problemas mecânicos, a ponteira do escapamento de sua moto caiu levando junto o varão do freio traseiro e as chances de vencer.


Rodrigo Guedes


Luciano Panhozzi
"A pista estava dura em alguns trechos. Quando acionava o freio dianteiro, a moto ficava instável com perigo de cair, por isso tive que adiantar as minhas freadas e assim diminuir meu ritmo", explicou Caio Lopes após a prova.

Capitalizando em cima da situação, Rodrigo Guedes passou a pressionar o ponteiro e assumiu a ponta definitivamente. Mesmo sem se aproximar dos líderes, Marcelo Moraes conquistou terceiro lugar, após pressionar Mario Franzini, quarto, em boa parte da prova. Gustavo Takamune ficou em quinto.

O destaque do domingo, Netinho Araújo, venceu as duas principais baterias do dia. Na MX2, a vitória caiu em suas mãos após um belo duelo com Wilgner Guigão que resultou em um toque e o abandono de piloto logo em seguida. Com o caminho livre, Netinho andou tranquilo na ponta até a bandeira quadriculada. João Victor "Bubinha" Souza assumiu a segunda posição onde permaneceu até o final.


Netinho Araújo


Márcio Takamune
Já na categoria Open, Netinho precisou defender a liderança contra os ataques de Caio Lopes e conseguiu, abrindo uma vantagem confortável até a chegada. Caio ainda foi ultrapassado por Giovanni Camargo nos metros finais da prova, terminando em terceiro. Rodrigo Guedes foi o quarto colocado seguido de Eduardo Balam.

A Intermediária Importada foi palco da vitória de Marcio Takamune. Em boa fase, Eduardo Balam subiu ao pódio pela terceira vez a no dia, desta vez com a segunda posição. Cabelo terminou em terceiro e Baptistella em quarto. Macgyver completou o pódio.

A Copa União Paulista de Motocross 2014 tem início oficial com a disputa da primeira etapa nos dias 15 e 16 de fevereiro, na pista do Kalango Cego em Itupeva (SP). No domingo, dia das corridas, haverá a entrega da premiação aos campeões da temporada 2013.


Veja mais fotos da prova na galeria de imagens do evento

Resultados

Pos Intermediaria Nacional
1 71 Gustavo Takamune
2 72 Bruno Bertolino
3 25 José Rafael Silva
4 92 Endy Bicas
5 372 Matheus Gusmão
6 19 Emilio Correa
7 251 Gusatavo Cruz
Pos MX40
1 251 Luciano Panhozi
2 234 Aristeu " Chaveirinho" Junior
3 44 Felipe Herrera
Pos MX 4 tempos
1 15 Giovani Camargo
2 251 Luciano Panhozi
3 171 Marcio Takamune
4 125 Neto Baptistella
5 25 José Rafael
6 7 Guilherme Baptistella
Pos MX Nacional
1 152 Rodrigo Guedes
2 134 Caio Lopes
3 37 Marcelo Moraes
4 511 Mario Franzini
5 71 Gustavo Takamune
6 1 Junior Merige
7 794 Alex Antonio
Pos Junior
1 511 Mario Franzini
2 71 Gustavo Takamune
3 9 Matheus Maia
4 48 Matheus Hashimoto
5 21 Bruno Silva
6 72 Carlos Rosa
Pos 50/65
1 48 Matheus Hashimoto
2 17 Nicolas Aponi
3 7 Gabriel Oliveira
Pos Open
1 211 Netinho Araújo
2 15 Giovani Camargo
3 134 Caio Lopes
4 152 Rodrigo Guedes
5 60 Eduardo Balam
Pos MX30
1 60 Eduardo Balam
2 152 Rodrigo Guedes
3 37 Marcelo Moraes
4 251 Luciano Panhozi
5 794 Woddy Souza
Pos MX2
1 211 Netinho Araújo
2 117 João Victor Souza (Bubinha)
3 1 Cabelo
Pos Intermediaria Importada
1 171 Marcio Takamune
2 60 Eduardo Balam
3 1 Cabelo
4 7 Baptistella
5 125 Macgyver








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet