X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Rally

Rally Dakar - 4ª etapa - San Juan / Chilecito
Publicado em: 08/01/2014

Sherco conquista primeira vitória na competição com Juan Pedrero Garcia
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: M. Maragni/ DPPI/ E. Vargiolu/ Victor Eleutério/ Cristiano Barni

Sam Sunderland está fora da disputa. Dário Júlio passa a ser o melhor brasileiro sobre duas rodas


Juan Pedrero Garcia e a primeira vitória para a Sherco


Chaleco Lopez
Alguns pilotos de destaque complicam a chance de títulos, outros já estão fora da competição. O Dakar 2014 apenas está no quarto estágio da edição e enfrenta mais um dia de reviravoltas entre as motos. Nesta quarta-feira (08), saindo de San Juan, os pilotos ao chegarem em Chilecito finalizaram a etapa maratona e agora podem contar com o auxílio das equipes na manutenção dos equipamentos. O trecho contra o tempo contabilizou 352 km e a rota total somou 562 km.

O lugar mais alto do pódio conheceu novo nome hoje. Juan Pedrero Garcia fez o melhor tempo do dia sobre duas rodas e deu à Sherco a primeira vitória da temporada. O espanhol corre com a SR 450 Rally totalmente renovada. “Esta aventura com a Sherco é interessante por que a marca é ambiciosa e apesar de não ter corrido muito com a moto, sei que tem muito a oferecer. Pode ser menos veloz que as outras, mas no Dakar isto não é tão crucial. Estou bastante motivado”, comentou Pedrero Garcia antes do início da competição e provando estar certo.

Menos de trinta segundos atrás do líder do dia, Chaleco Lopez conquistou a segunda colocação. O piloto da KTM desabafou sobre o trajeto do dia: “Os pneus aguentaram bem. Tudo correu bem neste estágio maratona. Mas foi muito difícil. Um rio atrás de outro. Eu preciso de dunas, preciso de desertos”. O espanhol pode ficar feliz. A rota do quinto estágio, quando veículos leves voltam a se encontrar com os veículos pesados, será inicialmente em trecho de areia e predominantemente no deserto.


Marc Coma

Marc Coma passou um bom dia e diminui a diferença de tempo do líder Barreda no acumulado, de pouco mais de treze minutos somente três separam os rivais agora. O piloto da KTM classificou a trilha do dia como exaustiva. “Foi uma etapa dolorosa. Ontem já foi difícil, hoje foi igualmente. A chuva dos últimos dias impedia de ver o traçado. Mas, na verdade, não foi isso que tornou o estágio tão duro. Foi a facilidade com que as pessoas cometeram erros. Sabíamos que a primeira semana seria cansativa. É preciso ser consistente e superar uma etapa de cada vez”, disse.

Coma teria motivos para estar mais tranquilo no momento, mas não se permite o luxo. O motivo? Cyril Despres se deparou com a má sorte ao final do caminho. A moto do defensor do título no fim da especial sofreu com problemas elétricos. “A nossa estratégia para hoje foi trocar os pneus da minha moto com Michael Metge, já que os dele estavam em melhores condições. Tudo foi bem até o km 170, quando cometemos alguns errinhos de navegação. Ainda tínhamos mais 150 km pela frente, mas apenas 9 para encerrar o trecho cronometrado, quando meu o suporte do meu Iritrack caiu e estragou os fios. A moto paralisou até que encontrei o problema: um curto circuito”, explicou o francês.


Cyril Despres
Saldo do dia: Cyril Despres foi o 16º colocado e agora pouco mais de 40 minutos o separam de Joan Barreda, líder na disputa pelo título. “Se eu pareço desanimado? Não. Apenas finalizamos o quarto estágio de 13. O dia que eu desistir, faço minhas malas e volto para casa. É verdade, foi um grande contratempo, mas amo essa corrida e sei que só acaba quando cruzamos a linha de chegada. A moto não perdeu o ritmo e estou em forma”, declarou Despres, sexto lugar no acumulado.

O francês não se abate facilmente e é exatamente por isso que Marc Coma não relaxa com a disputa. “Cyril? Você nunca pode desconsiderá-lo. Ele já ganhou esta corrida cinco vezes. Ele sabe o que é preciso. Tudo pode acontecer”, assume o espanhol.

Em compensação, o companheiro de equipe de Despres, Oliver Pain encerrou o dia com a quinta colocação no estágio e na disputa pelo primeiro lugar geral. “Estágios maratonas são sempre um estresse, sempre um desafio. Você tem que gerenciar tudo sozinho: cuidar da moto e de você. Tem muitas coisas que podem dar errado. Ontem a noite, por exemplo, enquanto eu consertava a minha moto, me preocupava por que eu devia estar dormindo para ter forças para o próximo dia. O quinto lugar é apenas um detalhe, mas um ótimo!”, desabafou o piloto Yamaha.


Jeremias Israel Esquerre


Joan Barreda
À frente de Pain, Jeremias Israel Esquerre alcançou seu melhor resultado até o momento: quarto menor tempo do dia. Competindo pela Speedbrain, o chileno têm sido o representante de destaque da equipe. “Os dois últimos dias foram críticos em termos de navegação. Passo a passo, encontrei meu ritmo. Assim que ficou claro que estava indo bem, eu realmente me superei. O resultado de hoje me dá muita motivação”, declarou Esquerre.

Joan Barreda alcançou somente o sexto lugar nesta etapa e agora segura com pequena vantagem a liderança no acumulado. “Estava indo bem neste estágio, até que a 80 km do final da especial, peguei uma curva errada ao ver uma nota após cruzar o rio. Ontem passei muito tempo conferindo o roadbook, que também indicava outra direção. Perdi muito tempo. Quando voltei ao lugar do erro, peguei o sentido errado de novo. Cai ao tentar diminuir o tempo perdido. Mas o lado o bom é que fui capaz de manter o primeiro lugar. Amanhã é outro dia e vou tentar consertar a situação”, contou o espanhol da Honda.


Paulo Gonçalves


Ivan Jakes
Agora com a missão de ajudar Barreda a conquistar o título, o português Paulo Gonçalves foi o sétimo mais rápido do dia. “Hoje recuperei o tempo perdido de ontem, mesmo com o leitor do roadbook quebrado. Agora vou fazer de tudo para ajudar meu companheiro de equipe a vencer a prova”, declarou. A equipe de Barreda e Gonçalves enfrenta a primeira baixa da competição com Sam Sunderland que mais uma vez não realizou o sonho de completar a prova por conta de problemas mecânicos na moto.

Completando o top 10, estavam os pilotos Ivan Jakes, Alain Duclos e Daniel Gouet, respectivamente. Atendendo às expectativas daqueles que esperavam por um rali mais equilibrado, entre as dez melhores motos do estágio estavam cinco marcas diferentes: Sherco, KTM, Speedbrain, Yamaha e Honda. Integrando ao grupo das 15 mais rápidas, estava a Gas Gas de Gerard Farres Guell.

A quinta etapa da competição larga de Chilecito rumo a Tucumán e um novo país é incluído no roteiro: as motos deixam o solo argentino e encontram o Chile. Será o estágio mais longo até o momento com mais de 900 km. A disputa deve ganhar novo ânimo com Despres e Barreda motivados a recuperar o tempo perdido nos incidentes do dia e Marc Coma com maiores chances de assumir a liderança do acumulado.


Um dos cenários do quarto estágio

Vale lembrar: a marca japonesa Honda que começou o rali com posições ponteiras agora encontra no espanhol Joan Barreda as únicas esperanças de título. Tão importante ainda é lembrar que restam mais nove estágios e, com muito chão pela frente, a experiência de atletas como Cyril Despres e Marc Coma já decidiu o título nos últimos momentos da briga.

Brasileiros


Dário Júlio


Jean Azevedo
O mineiro Dário Júlio completou o dia com 22º tempo, atrás da espanhola Laia Sanz, 20ª colocada e Juan Carlos Salvatierra, da Speedbrain, 21º colocado. O brasileiro que compete pela Honda do Brasil ocupa a 17ª posição na classificação geral.

Dário contou os detalhes que complicaram o desempenho do piloto: "Sem dúvida. Foi a etapa mais difícil. Nem sei como consegui terminar. Errei em uma parte e percorri 12 km a mais. Além disso, caí em um atoleiro, o que fez do meu dia ainda mais tumultuado. O espírito do Dakar é esse, um desafio que exige habilidade e muita cabeça para enfrentar qualquer adversidade".

*Atualização - 00:50
Jean Azevedo não completou o dia e se despede do rali. A causa do incidente foi a guia da corrente da moto, por conta disso o piloto deixou de passar por dois postos de controle e não cumpriu o trecho cronometrado. "Vinha andando muito bem e fiz várias ultrapassagens. É uma pena não conseguir terminar a etapa", disse o paulista. Conforme o regulamento da competição, não é possível seguir no rali sem passar por todos os postos de controle.

“Rali é assim mesmo, situações totalmente inesperadas acontecem. É uma pena. Agora ‘bola pra frente’ e pensar na próxima edição”, ponderou Jean.


Jordi Viladoms, 11º colocado do dia


Laia Sanz, 18º lugar no acumulado


Juan Carlos Salvatierra


Alain Duclos

Vídeos








Resultado da etapa

Pos. Motos Mark Time variation Penalty
1 23 PEDRERO GARCIA (ESP) SHERCO 05:29:13 - -
2 5 LOPEZ CONTARDO (CHL) KTM 05:29:42 00:00:29 -
3 2 COMA (ESP) KTM 05:32:23 00:03:10 -
4 38 ISRAEL ESQUERRE (CHL) SPEEDBRAIN 05:35:43 00:06:30 -
5 6 PAIN (FRA) YAMAHA 05:36:14 00:07:01 -
6 3 BARREDA BORT (ESP) HONDA 05:43:09 00:13:56 -
7 10 GONCALVES (PRT) HONDA 05:47:51 00:18:38 -
8 16 JAKES (SVK) KTM 05:48:43 00:19:30 -
9 22 DUCLOS (FRA) SHERCO 05:52:26 00:23:13 -
10 26 GOUET (CHL) HONDA 05:53:51 00:24:38 -
11 4 VILADOMS (ESP) KTM 05:57:50 00:28:37 -
12 19 SVITKO (SVK) KTM 05:59:45 00:30:32 -
13 15 PRZYGONSKI (POL) KTM 06:00:07 00:30:54 -
14 9 CASTEU (FRA) KTM 06:03:10 00:33:57 -
15 24 FARRES GUELL (ESP) GAS - GAS 06:08:04 00:38:51 -
16 1 DESPRES (FRA) YAMAHA 06:11:22 00:42:09 -
17 52 RODRIGUEZ (CHL) HONDA 06:18:29 00:49:16 -
18 76 CARDONA VAGNONI (VEN) YAMAHA 06:19:16 00:50:03 -
19 7 RODRIGUES (PRT) HONDA 06:20:03 00:50:50 -
20 50 SANZ (ESP) HONDA 06:21:26 00:52:13 -
21 40 SALVATIERRA (BOL) SPEEDBRAIN 06:23:17 00:54:04 -
22 37 DE SOUZA (BRA) HONDA 06:26:43 00:57:30 -
23 28 KNUIMAN (NLD) KTM 06:32:03 01:02:50 -
24 39 PABISKA (CZE) KTM 06:34:12 01:04:59 -
25 83 CABRERA (CHL) KAWASAKI 06:35:07 01:05:54 -
26 74 VOGELS (NLD) KTM 06:42:20 01:13:07 -
27 57 DA COSTA (FRA) YAMAHA 06:44:04 01:14:51 -
28 46 RODRIGUEZ (ARG) HONDA 06:53:05 01:23:52 -
29 59 CUMMINGS (ZAF) KTM 06:57:13 01:28:00 -
30 33 PELLICER (ESP) SUZUKI 06:57:49 01:28:36 -
31 196 VILLARRUBIA (ESP) YAMAHA 07:00:35 01:31:22 -
32 31 CECI (ITA) SPEEDBRAIN 07:00:38 01:31:25 -
33 27 GUASCH (ESP) GAS - GAS 07:04:23 01:35:10 -
34 103 DE SOULTRAIT (FRA) YAMAHA 07:08:04 01:38:51 -
35 165 ROBERTS (AUS) KTM 07:08:25 01:39:12 -
36 117 MEERU (EST) HONDA 07:09:58 01:40:45 -
37 69 PAYEN (FRA) YAMAHA 07:11:06 01:41:53 -
38 17 METGE (FRA) YAMAHA 07:12:44 01:43:31 -
39 72 SAGHMEISTER (SRB) KTM 07:12:47 01:43:34 -
40 45 OLIVERAS CARRERAS (ESP) GAS - GAS 07:13:36 01:44:23 -
41 73 DEMELCHORI (ARG) KAWASAKI 07:13:39 01:44:26 -
42 96 ESCALE (ESP) SUZUKI 07:13:41 01:44:28 -
43 133 TRIISA (EST) HONDA 07:14:07 01:44:54 -
44 131 DESI (HUN) KTM 07:14:20 01:45:07 -
45 75 O'CONNOR (AUS) KTM 07:14:50 01:45:37 -
46 42 PROHENS (CHL) YAMAHA 07:15:42 01:46:29 -
47 53 BIANCHI PRATA (PRT) HUSQVARNA 07:16:47 01:47:34 -
48 63 ERRAZURIZ (CHL) SHERCO 07:17:29 01:48:16 -
49 36 PATRAO (PRT) SUZUKI 07:18:17 01:49:04 -
50 101 SARMIENTO CERON (COL) YAMAHA 07:18:48 01:49:35 -
51 41 PROHENS (CHL) YAMAHA 07:19:49 01:50:36 -
52 44 OLIVEIRA (PRT) SPEEDBRAIN 07:20:06 01:50:53 -
53 106 GOUNON (FRA) KTM 07:20:06 01:50:53 -
54 185 SALDARRIAGA (COL) KTM 07:20:32 01:51:19 -
55 51 ARREDONDO (GTM) KTM 07:22:08 01:52:55 -
56 98 HAMARD (FRA) KTM 07:23:01 01:53:48 -
57 79 ONTIVEROS (ARG) YAMAHA 07:23:29 01:54:16 -
58 86 NASER COLOMBO (CHL) KTM 07:23:35 01:54:22 -
59 34 STANOVNIK (SVN) KTM 07:24:49 01:55:36 -
60 67 VAN PELT (NLD) HONDA 07:25:56 01:56:43 -
61 14 PIZZOLITO (ARG) HONDA 07:27:20 01:58:07 -
62 184 MORENO KRISTIANSEN (COL) KTM 07:27:35 01:58:22 -
63 174 ARANA COBEAGA (ESP) YAMAHA 07:28:36 01:59:23 -
64 141 FERNANDEZ (URY) KAWASAKI 07:28:39 01:59:26 -
65 65 HEINRICH (PER) HONDA 07:28:49 01:59:36 -
66 126 NIJEN TWILHAAR (NLD) KTM 07:30:01 02:00:48 -
67 85 PENATE MUNOZ (ESP) KTM 07:30:07 02:00:54 -
68 189 TRACCAN (FRA) HONDA 07:30:42 02:01:29 -
69 30 VAN NIEKERK (ZAF) KTM 07:30:53 02:01:40 -
70 55 PASCUAL (ARG) KAWASAKI 07:31:34 02:02:21 -
71 64 LAZARD (URY) KTM 07:33:11 02:03:58 -
72 100 CROQUELOIS (FRA) YAMAHA 07:34:54 02:05:41 -
73 135 GUIRAL (ARG) HONDA 07:35:41 02:06:28 -
74 116 HERMET (FRA) KTM 07:39:37 02:10:24 -

Pos. Quads Mark Time variation Penalty
1 251 CASALE (CHL) YAMAHA 07:15:31 - -
2 255 HUSSEINI (NLD) HONDA 07:27:36 00:12:05 -
3 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 07:29:04 00:13:33 -
4 252 SONIK (POL) YAMAHA 07:31:16 00:15:45 -
5 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 10:09:40 02:54:09 02:00:00
6 279 SANABRIA GALEANO (PRY) YAMAHA 10:25:04 03:09:33 02:00:00


Classificação Geral

Pos. Motos Mark Time variation Penalty
1 3 BARREDA BORT (ESP) HONDA 15:39:53 - -
2 2 COMA (ESP) KTM 15:43:03 00:03:10 -
3 5 LOPEZ CONTARDO (CHL) KTM 15:45:05 00:05:12 -
4 22 DUCLOS (FRA) SHERCO 16:05:48 00:25:55 -
5 6 PAIN (FRA) YAMAHA 16:09:31 00:29:38 -
6 1 DESPRES (FRA) YAMAHA 16:21:10 00:41:17 -
7 9 CASTEU (FRA) KTM 16:22:10 00:42:17 -
8 38 ISRAEL ESQUERRE (CHL) SPEEDBRAIN 16:26:26 00:46:33 -
9 4 VILADOMS (ESP) KTM 16:29:07 00:49:14 -
10 15 PRZYGONSKI (POL) KTM 16:34:45 00:54:52 -
11 19 SVITKO (SVK) KTM 16:36:38 00:56:45 -
12 24 FARRES GUELL (ESP) GAS - GAS 17:00:00 01:20:07 -
13 26 GOUET (CHL) HONDA 17:12:04 01:32:11 -
14 16 JAKES (SVK) KTM 17:12:36 01:32:43 -
15 7 RODRIGUES (PRT) HONDA 17:15:28 01:35:35 -
16 23 PEDRERO GARCIA (ESP) SHERCO 17:19:44 01:39:51 -
17 37 DE SOUZA (BRA) HONDA 17:42:32 02:02:39 -
18 50 SANZ (ESP) HONDA 17:56:29 02:16:36 -
19 10 GONCALVES (PRT) HONDA 18:06:41 02:26:48 -
20 17 METGE (FRA) YAMAHA 18:15:49 02:35:56 -
21 76 CARDONA VAGNONI (VEN) YAMAHA 18:17:47 02:37:54 -
22 30 VAN NIEKERK (ZAF) KTM 18:21:56 02:42:03 -
23 28 KNUIMAN (NLD) KTM 18:28:52 02:48:59 -
24 40 SALVATIERRA (BOL) SPEEDBRAIN 18:30:42 02:50:49 -
25 52 RODRIGUEZ (CHL) HONDA 18:36:20 02:56:27 -
26 39 PABISKA (CZE) KTM 18:42:27 03:02:34 -
27 67 VAN PELT (NLD) HONDA 19:44:16 04:04:23 -
28 133 TRIISA (EST) HONDA 19:47:24 04:07:31 -
29 103 DE SOULTRAIT (FRA) YAMAHA 19:48:40 04:08:47 -
30 41 PROHENS (CHL) YAMAHA 19:50:04 04:10:11 -
31 31 CECI (ITA) SPEEDBRAIN 19:53:24 04:13:31 00:15:00
32 14 PIZZOLITO (ARG) HONDA 19:53:55 04:14:02 -
33 73 DEMELCHORI (ARG) KAWASAKI 19:56:25 04:16:32 -
34 33 PELLICER (ESP) SUZUKI 20:02:17 04:22:24 -
35 36 PATRAO (PRT) SUZUKI 20:02:37 04:22:44 -
36 45 OLIVERAS CARRERAS (ESP) GAS - GAS 20:02:56 04:23:03 -
37 44 OLIVEIRA (PRT) SPEEDBRAIN 20:05:45 04:25:52 -
38 53 BIANCHI PRATA (PRT) HUSQVARNA 20:06:32 04:26:39 00:05:00
39 83 CABRERA (CHL) KAWASAKI 20:09:04 04:29:11 -
40 74 VOGELS (NLD) KTM 20:09:57 04:30:04 -
41 86 NASER COLOMBO (CHL) KTM 20:11:11 04:31:18 -
42 46 RODRIGUEZ (ARG) HONDA 20:15:47 04:35:54 -
43 42 PROHENS (CHL) YAMAHA 20:21:34 04:41:41 -
44 174 ARANA COBEAGA (ESP) YAMAHA 20:23:23 04:43:30 -
45 117 MEERU (EST) HONDA 20:37:44 04:57:51 -
46 69 PAYEN (FRA) YAMAHA 20:41:24 05:01:31 -
47 34 STANOVNIK (SVN) KTM 20:42:04 05:02:11 -
48 27 GUASCH (ESP) GAS - GAS 20:42:47 05:02:54 -
49 59 CUMMINGS (ZAF) KTM 20:43:19 05:03:26 -
50 79 ONTIVEROS (ARG) YAMAHA 20:46:10 05:06:17 -
51 141 FERNANDEZ (URY) KAWASAKI 20:57:44 05:17:51 -
52 165 ROBERTS (AUS) KTM 20:58:13 05:18:20 -
53 75 O'CONNOR (AUS) KTM 21:15:12 05:35:19 -
54 131 DESI (HUN) KTM 21:16:14 05:36:21 -
55 184 MORENO KRISTIANSEN (COL) KTM 21:17:05 05:37:12 -
56 106 GOUNON (FRA) KTM 21:20:35 05:40:42 -
57 51 ARREDONDO (GTM) KTM 21:22:34 05:42:41 -
58 185 SALDARRIAGA (COL) KTM 21:23:25 05:43:32 -
59 57 DA COSTA (FRA) YAMAHA 21:26:39 05:46:46 -
60 135 GUIRAL (ARG) HONDA 21:30:32 05:50:39 -
61 63 ERRAZURIZ (CHL) SHERCO 21:45:15 06:05:22 -
62 101 SARMIENTO CERON (COL) YAMAHA 21:49:53 06:10:00 -
63 64 LAZARD (URY) KTM 21:53:24 06:13:31 -
64 55 PASCUAL (ARG) KAWASAKI 21:54:29 06:14:36 -
65 65 HEINRICH (PER) HONDA 21:56:25 06:16:32 -
66 126 NIJEN TWILHAAR (NLD) KTM 21:57:54 06:18:01 -
67 189 TRACCAN (FRA) HONDA 22:08:05 06:28:12 -
68 72 SAGHMEISTER (SRB) KTM 22:18:21 06:38:28 00:01:00
69 85 PENATE MUNOZ (ESP) KTM 22:24:40 06:44:47 -
70 100 CROQUELOIS (FRA) YAMAHA 22:44:23 07:04:30 -
71 116 HERMET (FRA) KTM 22:45:13 07:05:20 -
72 196 VILLARRUBIA (ESP) YAMAHA 23:53:02 08:13:09 -
73 98 HAMARD (FRA) KTM 24:11:20 08:31:27 -
74 96 ESCALE (ESP) SUZUKI 25:16:58 09:37:05 01:00:00

Pos. Quads Mark Time variation Penalty
1 251 CASALE (CHL) YAMAHA 19:45:26 - -
2 252 SONIK (POL) YAMAHA 19:55:01 00:09:35 -
3 255 HUSSEINI (NLD) HONDA 19:58:40 00:13:14 -
4 256 LAFUENTE (URY) YAMAHA 20:00:15 00:14:49 -
5 279 SANABRIA GALEANO (PRY) YAMAHA 25:29:29 05:44:03 02:00:00
6 276 GONZALEZ FERIOLI (ARG) YAMAHA 26:06:02 06:20:36 02:00:00






Curso MotoX
JPS Racing

© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet