X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Paulista de Motocross MX1-MX2 - 6ª etapa - Angatuba - SP
Publicado em: 13/12/2013
Clique e saiba mais

Evento definiu temporada dos Campeonatos Paulista FMESP e Sul Paulista
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia


Gate da categoria MX2


Veja mais fotos da prova na galeria de imagens do evento
Uma grande festa foi preparada para a final dos Campeonatos Paulista de Motocross MX1-MX2 e Sul Paulista de Motocross na cidade de Angatuba (SP) no último final de semana. Nem a chuva, que caiu durante a prova da categoria Junior, desanimou o grande público e pilotos que compareceram ao evento supervisionado pela FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo).

O dia de competições começou com a MX2, que estava com os dois campeonatos sendo liderados por Netinho Araujo, um ponto à frente de Daniel Caputo, piloto que veio embalado após o ótimo resultado conquistado na etapa anterior, em Pilar do Sul. Netinho assumiu a frente da bateria justamente com Daniel em segundo. Porém, ambos foram surpreendidos por Wilgner ‘Guigão’ Francisco que ultrapassou Daniel e partiu para cima do líder. De forma inteligente, Netinho, vendo que Guigão era mais rápido e não ameaçava sua posição no campeonato, abriu para que ele assumisse a ponta e ficou em segundo administrando sua diferença para Daniel. Gui Nascimento terminou a prova em quarto após sofrer pressão de Leandro Tambellino no começo da prova. Na parte final, Leandro perdeu o quinto posto para Alessandro Lencione Araujo. O segundo posto foi suficiente para Netinho Araujo unificar os títulos Sul Paulista e Paulista da MX2.


João Vitor Cardeli


Wilgner ‘Guigão’ Francisco
Em seguida entraram na pista os pilotos da MX1. O título dessa categoria para os dois campeonatos pendiam a favor de João Vitor Cardeli. Mas para o vice-campeonato do Paulista ainda haveria forte disputa entre Patrick Jonge e Giovanny Camargo. Tratando de garantir definitivamente os títulos, João Vitor pulou na frente e manteve um bom ritmo de prova. A segunda posição era de Giovanny que sob muita pressão foi ultrapassado por Patrick e após um escorregão perdeu a terceira posição para Pedro Sampaio Junior. Mais tarde, na parte final da prova, Giovanny recuperou o terceiro lugar. Fazendo uma corrida tranquila, Diego Jimenes terminou em quinto. Os resultados confirmaram o favoritismo de João Vitor Cardeli que assegurou os títulos das duas competições. O vice-campeonato Sul Paulista ficou com Giovanny Camargo e o Paulista com Patrick Jonge.

Na MX5 Joel Miranda tentou unificar os títulos. Ele liderava o Sul Paulista, mas estava atrás de Francisco "Chico" Mora no Paulista. No começo de prova, João Cardeli assumiu a ponta, seguido de Flávio Lofredo, Joel Miranda, Florival França e Julio Maimone. Chico Mora largou bem, mas uma queda na primeira volta fez com que tivesse que iniciar uma corrida de recuperação. Na metade da prova, Lofredo assumiu a ponta e venceu a bateria. Cardeli ficou em segundo. Joel Miranda perdeu algumas posições e terminou em sexto, o suficiente para conquistar o Sul Paulista. Mesmo com a sétima posição, Chico Mora assegurou o Paulista. A prova terminou com Florival França em terceiro, Júlio Maimone em quarto e José Castro em quinto.


Eduardo Tanimoto


Flávio Loffredo
A MX4 foi marcada por um jogo de equipe mal sucedido, protagonizado por Flávio Loffredo e Giancarlo Vancini, e que resultou na desclassificação dos dois pilotos. Com isso a vitória ficou para Eduardo Tanimoto. Dayan Mori terminou em segundo. Lutando pelo título, Hermínio "Maninho" Oliveira completou a disputa em terceiro e faturou o Sul Paulista. Porém, o resultado não foi suficiente para levar o Paulista que ficou com Reinaldo "Piu" Pinheiro, mesmo terminando a prova em sexto. Hermínio foi o vice no mesmo campeonato. Com uma corrida consistente, Joni Souza subiu ao pódio na quarta posição. Aristeu Gonçalves Junior andou forte na metade final para sair do meio do pelotão e terminar a prova em quinto.

O Campeonato Sul Paulista da MX3 já havia sido decidido a favor de João Vitor Cardeli na etapa anterior. Faltava apenas definir o Paulista, e a briga foi forte entre ele e Rodrigo Guedes. Com uma tocada rápida, em tarde inspirada, João Vitor dominou a prova de ponta a ponta. Rodrigo bem que tentou no começo da prova ultrapassar o adversário, mas não teve como esboçar um ataque e foi obrigado a se contentar com a segunda posição assegurando o vice-campeonato. Alessandro Lencione fez uma boa corrida na terceira posição. Já Diego Jimenes saiu do fundo do pelotão para conquistar o quarto posto, seguido de Fabrício Camargo.


Yuri Serfiotis


João Pedro Vitorino
Yuri Serfiotis surpreendeu e venceu a categoria Intermediária com certa folga numa tocada segura. Vitor Paiotti, campeão antecipado no Paulista, fez uma corrida de recuperação e conseguiu terminar em segundo. Após ultrapassar Plínio "Cabelo" ainda no começo da prova, Bruno de Oliveira manteve a terceira posição. Luiz Almeida terminou em quinto. Mesmo ausente, Geovanne Romanha assegurou o título sul-paulista.

Humberto Morais Junior e Yuri Serfiotis dominaram a temporada toda na categoria Junior. Humberto já foi para Angatuba com o título Sul Paulista, mas ainda disputava o Paulista com Yuri que tinha grande vantagem. A pista pesada devido a forte chuva que caiu instante antes, fez com que a prova fosse desafiadora para os pilotos. Andando muito bem no barro, Yuri Serfiotis manteve a ponta com Humberto Morais em segundo. Mesmo caindo ainda no começo da prova, Caio Maffer conseguiu terminar em terceiro. Matheus Maia e Rafael Opalenski completaram o pódio. Yuri sagrou-se campeão Paulista com Humberto no vice-campeonato. O resultado também serviu para Yuri ficar com o vice do Sul Paulista.

As categorias 65cc e 50cc já haviam definido seus campeões em Pilar do Sul. Na 50cc, João Pedro Vitorino entrou na pista e não deixou ninguém carimbar sua faixa, mesmo com Rafaella Bertin tentando todo tempo assumir a liderança da prova. Thiago Silva ficou no terceiro lugar. João Oliveira foi o quarto e o pódio foi completado por outra presença feminina: Ana Clara Morais. João Pedro Tozzo ficou com o vice-campeonato nos campeonatos.


Matheus Hashimoto


Leonardo Marfin
Já na 65cc Leonardo Souza tentou, mas não conseguiu segurar Matheus Hashimoto que venceu a prova e carimbou a faixa de campeão do adversário. Rafael Opalenski ficou com vice-campeonato nas duas competições.

Nas motos nacionais Alessandro Marfin mostrou grande regularidade na temporada e que é o cara a ser batido em 2014. Ele entrou na pista brigando pelo título Paulista da MXN2 e MXN Gold. No Sul Paulista, o líder absoluto era Augusto "Gordinho" Izaias. Porém, na bateria da MXN2, que ocorreu debaixo de chuva, Alessandro Marfin largou bem e conseguiu se manter em pé no escorregadio circuito. Mario Terato largou em segundo, mas perdeu posições e terminou em sexto. Com isso quem terminou a prova em segundo foi Pedro Sampaio Junior. Uma corrida consistente fez com que Felipe Paiva terminasse a prova em terceiro, com Reginaldo Silva, o único que poderia atrapalhar as conquista de Augusto "Gordinho" Izaias, em quarto. Completando o pódio ficou o campeão Sul Paulista 2013 da MXN2, Gordinho. O vice-campeonato ficou com Reginaldo Silva. No Paulista o título ficou com Alessandro Marfin e o vice com Gordinho.


Alessandro Marfin


Netynho Araújo
Na principal categoria para motos nacionais, a MXN Gold, a luta de Alessandro Marfin pelo título era com Rodrigo Guedes. Já no Sul Paulista, Augusto "Gordinho" tinha uma razoável folga em relação a Reginaldo Silva. E essa folga no campeonato foi útil devido ao resultado final da prova, com Gordinho terminando em sexto com o título e Reginaldo em quinto, insuficiente para mudar a classificação. No Paulista a coisa ia bem para Rodrigo Guedes que pulou na frente. Apesar do esforço, Alessandro Marfin não foi capaz de se aproximar do líder. Só que tudo mudou no final. Faltando uma volta, Rodrigo Guedes levou uma pequena queda que resultou na perda de duas posições, terminando a prova em terceiro. Alessandro Marfin e Felipe Paiva ultrapassaram e completaram na frente. A vitória assegurou o título para Alessandro Marfin. Guedes ficou com o vice.

"Foi um ano muito bom apesar de alguns problemas durante a temporada. Quero agradecer a toda a minha família, equipe e a todos que torceram por mim. Mas ainda não dá pra comemorar muito, por que ainda falta a disputa dos títulos da IMS 230F e MXN na Copa São Paulo", lembrou Marfin.


Largada da categoria MX2


Daniel Caputo
Embalado pelo título Paulista na categoria MXN3 do Enduro de Velocidade, Anderson Marcondes teve que fazer uma corrida "cabeça" para sair desta etapa com mais dois títulos. Largando na frente, ele manteve a ponta somente no começo da prova, pois logo foi superado por Leonardo Marfin, irmão de Alessandro Marfin. A partir daí o piloto de Tatuí teve cabeça para assegurar o segundo lugar em uma pista muito escorregadia. Alex "Tom" Antonio ficou com o terceiro posto seguido de Jessé Cardoso e José Pinto. Benedito Muraro ficou com o vice-campeonato nas duas competições.

"Foi uma temporada ótima, fui campeão em tudo que disputei e isso aumenta mais ainda minha responsabilidade para 2014", destacou Anderson.

As maiores emoções foram guardadas para a última prova do dia, da classe MX Gold, principal categoria para motos importadas. Netynho Araújo e Daniel Caputo lutavam pelo título Paulista e Sul Paulista, mas não eram os únicos na disputa. Giovanny Camargo e Guigão Francisco também estavam na briga. O líder da categoria no Paulista era João Vitor Cardeli, mas o regulamento só permite que um piloto seja campeão em duas categorias. No caso dele, já campeão da MX1 e MX3, não havia como continuar na briga. E foi justamente João Vitor quem pulou na frente do pelotão e aguentou o quanto pôde as investidas de Wilgner "Guigão". Após ser ultrapassado, João Vitor acompanhou de perto o novo líder e soube administrar a distância em relação ao terceiro colocado Netynho que também se distânciou de Daniel Caputo. Patrick Jonge terminou em quinto. No resultado final, Netynho venceu o campeonato paulista tendo Guigão em segundo. No Sul Paulista o título ficou com Daniel Caputo e o vice-campeonato para Netynho.


Largada da categoria MX Gold


Wheeling também foi atração em Angatuba
"Sofri com algumas lesões e isso me prejudicou em algumas etapas, mas estou feliz com os títulos da MX2 e MX Gold", disse Netynho Araujo. Já para Daniel Caputo o ano de 2014 será para recuperar os titulo da MX2 e lutar de novo na MX Gold. "Agora é pensar o planejamento de 2014 e ver o que ter que ser feito para terminar o ano com títulos", ressaltou o piloto de Tatuí.

Para o presidente da FMESP, João Cardeli, a temporada foi positiva. "Apesar de ter começado com poucos eventos, fechamos a ano com 20 provas realizadas em nossos campeonatos. Para 2014, já começaremos em janeiro com a abertura do Sul Paulista em Guapiara e no mês de fevereiro teremos duas etapas do Campeonato Paulista de Enduro de Velocidade", destacou. Com respeito as novidades para 2014, Cardeli disse que no início do ano elas serão divulgadas.

O Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2 e o Campeonato Sul Paulista de Motocross têm patrocino da Pro Tork, Mec Motos e LR Gramas e conta com organização da Cross Sport e Vitória Moto Clube.

Resultados da etapa:

Pos MX1 Equipe
1 149 João Vitor Cardeli Mec Motos, K21, Via Maimone, Drogaria Avallone
2 971 Patrick Thiago De Jonge  
3 15 Giovanny Camargo  
4 3 Pedro Sampaio Jr  
5 115 Diego Jimenes 2di, Power Clean, Jps
6 100 Fabricio Costa Camargo Ct Rancho 22, Ótica Precisão
7 8 Lucas Queiroz Fonseca André Moto
8 7 Sidi Perussi Perussi Moto Parts, Academia Movimento
9   Jefferson M. Nusse  
Pos MX2 Equipe
1 981 Wilgner "guigão" Francisco  
2 211 Netynho Araujo  
3 19 Daniel Caputo Blackout, Via Maimone, K21
4 35 Guilherme "gui" Nascimento Dusty Graphics
5 275 Alessandro Lencioni Araujo  
6 161 Leandro Tambelli Rodrigues K 21 Graficphs
7 515 Edson "tatu" Costa Transxavier
8 704 José Castro  
9 99 Luis "saron" Moraes Saron, Ims, K21, Maimone
10 747 Herminio" Maninho" Oliveira Maninho Couros
Pos MX3 Equipe
1 149 João Vitor Cardeli Mec Motos, K21, Drogaria Avallone, Via Maimone
2 152 Rodrigo Guedes "guedinho" Router Motors 66
3 275 Alessandro Lencioni Araujo  
4 115 Diego Jimenes 2di, Power Clean, Jps
5 100 Fabricio Costa Camargo Ct Rancho 22, Òtica Precisão
6 60 Eduardo Balan Dudu Pneus E Rodas
7 161 Leandro Tambelli Rodrigues K 21 Racing
8 239 Aristeu "chaverinho" G. Jr  
9 7 Sidi Perussi  
10 49 Ivan César Ferrari Mf Diesel
Pos MX4 Equipe
1 22 Eduardo Tanimoto Ras Motors
2 199 Dayan Lopes Mori Farinilla, Moto Guia Hon, Jfi, K 21, Thd
3 747 Herminio"maninho" Oliveira Maninho Couros
4 12 Joni Florencio De Souza Mini Money, Ct Rancho 22
5 234 Aristeu Gonçalves Jr.  
6 121 Reinaldo "piu" Pinheiro Aeville
7 49 Marcos F. Ferrari Mf Diesel
8 321 Roberto Flavio Araujo Itapeva Cross
9 70 Sidnei "lord" Rodrigues Corvos Moto Clube
Pos MX5 Equipe
1 357 Flávio Lofredo Rx Graphics
2 27 João Cardeli Fmesp., Cross Sport - Vmc
3 239 Florival"val" França Bueno  
4 53 Julio Maimone Via Maimone
5 704 José Castro  
6 73 Joel F. Miranda Moto Forty
7 159 Francisco "chico" Mora Mora Imoveís, Fikar
8 90 Irineu Manoel  
9 118 Marcos Loureiro Irmãos Loureiro - Danone
10 139 Francisco "kiko" E. Araujo Kiko Gás
Pos Intermediária Equipe
1 960 Yuri Serfiotis  
2 19 Vitor Paiotti Jc Racing
3 250 Bruno L. De Oliveira  
4 408 Plinio "cabelo" C. De Oliveira  
5 28 Luiz Messias De Almeida Confie Distribuidora
6 250 Rodrigo Araujo Souto Mais Motos
7 301 Diogo Cerri  
8 212 João Lara  
9 81 Airi Basso  
10 98 Leandro Delgado Raab Auto Escola
Pos MX Gold Equipe
1 981 Wilgner "guigão" Francisco  
2 149 João Vitor Cardeli Mec Motos, K 21, Via Maimone, Drogaria Avallone
3 211 Netynho Araujo  
4 19 Daniel Caputo Blackout, Via Maimone, K 21
5 971 Patrick Thiago De Jonge  
6 15 Giovanny Camargo  
7 1 Pedro Sampaio Jr  
8 239 Cefas Dos Santos Rodrigues  
9 275 Alessandro Lencioni Araujo  
10 100 Fabricio Costa Camargo Ct Rancho 22, Òtica Precisão
Pos MXN2 Equipe
1 23 Alessandro Marfim Rodocar Racing
2 1 Pedro Sampaio Jr  
3 227 Felipe Ferreira De Paiva  
4 68 Reginaldo Jesus Ferreia Silva 100% Jesus
5 379 Augusto "gordinho" A. Izaias Gordinho Tornearia,gt Aços,parmacenter,miraluz,são Jorge,
6 8 Mario Terato  
7 71 Fábio Nunes Moto Peças São Miguel
8 259 Jean Silva Aires  
9 4 Jefferson "deto" Campos  
10 786 Paulo Roberto Oliveira  
Pos MXN3 Equipe
1 233 Leonardo Da C. Marfim Rodocar Racing Jaú
2 133 Anderson U. Marcondes Flavio Motos
3 794 Alex "tom" Antonio Tom Motos
4   Jesse Cardoso  
5   José Faustino Pinto  
6 90 Irineu Manoel  
7 57 Rodrigo Rodrigues  
8   Edmar Loureiro Irmãos Loureiro
9 25 Ricardo Nunes Da Silva K 21, Moto Space
10 259 Jonathan Aires Pires  
Pos MXN Gold Equipe
1 23 Alessandro Marfim Rodocar Racing Jaú
2 227 Felipe Ferreira Da Paiva  
3 152 Rodrigo "guedinho" Guedes Router Motors 66
4 1 Pedro Sampaio Jr  
5 68 Reginaldo Jesus Ferreira Da Silva
6 379 Augusto "gordinho" Izaias Gordinho Tornearia,gt Aços,parmacenter,miraluz,são Jorge
7 71 Fabio Nunes Moto Peças São Miguel
8 86 Bruno L. De Oliveira  
9 25 Sérgio Campos  
10 157 Sandro Silva  
Pos Junior Equipe
1 960 Yuri Serfiotis  
2 78 Humberto G. Morais "junior" Calhas Ton,drogaria São José,agro Maia,amsp
3 999 Caio Mafer  
4 9 Matheus Maia Agro Maia
5 2 Rafael Opalenski Rr Racing, Urso Motos
Pos 65cc Equipe
1 48 Matheus Hashimoto Moura Motosd, Sms Cross
2 22 Leonardo "léo" G.g. Souza Mini Money, Ct Rancho 22
Pos 50cc Equipe
1 13 João Pedro Pereira Vitorino Jpj Bar/Restaurante,wgb Seguros,wd Motos,morcegão Su
2 25 Rafaella Bertin  
3 107 Thiago Silva  
4 11 João Paulo De Oliveira F. Filho  
5 97 Ana Clara Gusmão Morais Agro Maio, Dio Graphics, Calhas Ton

Classificação final do Paulista FMESP

Pos MX1 Pts
1 João Vitor Cardeli 174
2 Patrick Thiago de Jonge 120
3 Giovanny Camargo 119
4 Hermínio "Maninho" Oliveira 36
5 Mauricio Bertola 25
Pos MX2 Pts
1 Netynho Araujo 158
2 Daniel Caputo 152
3 Wilgner" Guigão" Francisco 124
4 Guilherme Nascimento 98
5 Leandro Tambelli Rodrigues 58
Pos MX3 Pts
1 João Vitor Cardeli 173
2 Rodrigo "Guedinho" Guedes 142
3 Leandro Tambelli Rodrigues 71
4 Sidi Perussi 43
5 Giancarlo Vancini 42
Pos MX4 Pts
1 Reinaldo "Piu" Pinheiro 133
2 Hermínio "Maninho" Oliveira 119
3 Dayan Lopes Mori 104
4 Giancarlo Vancini 89
5 Marcos F. Ferrari 80
Pos MX5 Pts
1 Francisco "Chico" Mora 133
2 Joel F. Miranda 102
3 Marcos Loureiro 82
4 Julio Maimone 68
5 Benedito "Super" Oliveira 57
Pos MX Gold Pts
1 Netynho Araújo 136
2 Wilgner "Guigão" Francisco 127
3 Daniel Caputo 121
4 Giovanny Camargo 107
5 Patrick Thiago de Jonge 99
Pos Intermediária Pts
1 Vitor Paiotti 149
2 Yuri Serfioris da Silva 70
3 Divanei Andrade Silva 60
4 Leandro Serrano 40
5 Geovane Romanha 35
Pos MXN2 Pts
1 Alessandro Thiago Marfim 150
2 Augusto "Gordinho" A. Izaias 111
3 Reginaldo de Jesus Ferreira Silva 102
4 Mario Jorge Terato 77
5 Rodrigo Yamamura Guimarães 25
Pos MXN3 Pts
1 Anderson U. Marcondes 126
2 Benedito Delanhesi Muraro 89
3 Leonardo da Costa Marfim 105
4 Irineu Manoel 40
5 Rodrigo Martins Oliveira 35
Pos MXN Gold Pts
1 Alessandro Thiago Marfim 140
2 Rodrigo "Guedinho" Guedes 119
3 Augusto "Gordinho" A. Izaias 105
4 Reginaldo Jesus Ferreira Silva 101
5 Benedito Delanhesi Muraro 32
Pos Junior Pts
1 Yuri Serfioris da Silva 140
2 Humberto Gusmão de Morais Jr 108
3 Rafael Opalenski 68
4 Caio Machado Ferreira 43
5 Elizio B. Silva 28
Pos 65cc Pts
1 Leonardo Gabriel G. de Souza  -
2 Rafael Opalenski  -
Pos 50cc Pts
1 João Pedro Pereira Vitorino  -
2 João Pedro Gomes Tozzo  -

Classificação final do Sul Paulista

Pos MX1 Pts
1 João Vitor Cardeli 147
2 Giovanny Camargo 108
3 Herminio "Maninho" Oliveira 68
4 Mauricio Bertola 45
5 Julio Maimone 35
Pos MX2 Pts
1 Netynho Araujo 134
2 Daniel Caputo 129
3 Guilherme "Gui" Nascimento 50
4 Joel F. Miranda 34
5 Reinaldo "Piu" Pinheiro 29
Pos MX3 Pts
1 João Vitor Cardeli 141
2 Rodrigo Guedes 65
3 Leandro Tambelli Rodrigues 57
4 Sidi Perussi 55
5 Reginaldo Jesus Ferreira da Silva 25
Pos MX4 Pts
1 Herminio "Maninho" Oliveira 116
2 Reinaldo "Piu" Pinheiro 100
3 Marcos F. Ferrari 86
4 Dayan Lopes Mori 66
5 Sidnei "Lord" Rodrigues 62
Pos MX5 Pts
1 Joel F. Miranda 99
2 Francisco "Chico" Mora 82
3 Marcos Loureiro 80
4 Julio Maimone 67
5 Francisco "Kiko" E. Araujo 46
Pos MX Gold Pts
1 João Vitor Cardeli 122
2 Daniel Caputo (campeão) 115
3 Netynho Araujo 112
4 Giovanny Camargo 97
5 Herminio "Maninho" Oliveira 42
Pos Intermediária Pts
1 Geovanne Romanha 107
2 Vitor Paiotti 92
3 Divanei Andrade Silva 67
4 Augusto "Gordinho" A. Izaias 34
5 Ivan Lucas de Meira 30
Pos MXN2 Pts
1 Augusto "Gordinho" A. Izaias 114
2 Reginaldo Jesus Ferreira da Silva 84
3 Rodrigo Yamamura Guimaraes 77
4 Alessandro Thiago Marfim 70
5 Mario Jorge Terato 50
Pos MXN3 Pts
1 Anderson U. Marcondes 122
2 Benedito Delanhesi Muraro 75
3 Irineu Manoel 47
4 Rodrigo Martins Oliveira 32
5 Thiago Gomes Bezerra 26
Pos MXN Gold Pts
1 Augusto "Gordinho" A. Izaias 105
2 Reginaldo Jesus Ferreira da Silva 82
3 Alessandro Thiago Marfim 70
4 Rodrigo Guedes 56
5 Rodrigo Yamamura Guimaraes 50
Pos Junior Pts
1 Humberto Gusmão Morais Jr. 124
2 Yuri Serfiotis 70
3 Matheus Henrique de Meira 60
4 Rafael Opalenski 59
5 Caio maffer 58
Pos 65cc Pts
1 Leonardo G.G. de Souza -
2 Rafael Opalenski -
Pos 50cc Pts
1 João Pedro P. Vitorino -
2 João Pedro Gomes Tozzo -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet