X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa MX Park de Motocross - 5ª etapa - São Paulo - SP
Publicado em: 06/12/2013
Clique e saiba mais

Deninho Alves conquista principais títulos da Copa MX Park 2013
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda


Largada das categorias MX2 e MX45


Circuito fica na zona leste de São Paulo
A história da pista MX Park, o mais antigo e tradicional circuito de motocross em atividade da capital paulista, se funde com a trajetória do esporte no Estado de São Paulo. Ainda no final da década de 80, estive pela primeira vez no conhecido traçado da zona leste - que na época tinha outro nome - para acompanhar meu irmão Lucídio Arruda que então começava a competir. Lá acompanhei provas importantes e do mais alto nível, entre elas o Campeonato Estadual que naquele período contava com a participação dos principais pilotos do País. Depois disso muita coisa aconteceu, o MX Park sumiu por um tempo e depois voltou com uma grande inovação: a iluminação artificial! A novidade agitou a noite dos pilotos com provas noturnas durante a semana, algo inédito no Brasil e que fez muito sucesso, mas com o tempo foi arrefecendo. No momento atual, sob o comando de Edson Jácome, o foco do local é o piloto amador e o campeonato próprio promovido na totalidade no bairro de Itaquera.


Deninho Alves


Felipe Zambrini
No último sábado de novembro, dia 31, este templo do motocross paulista foi sede da quinta e última etapa da Copa MX Park de Motocross 2013. Na atual fase, o circuito recheado de mesas e com o solo dos sonhos de qualquer piloto (uma macia camada de saibro cobre boa parte do trajeto), tem um piloto que já há algum tempo domina as corridas e sabe os segredos do traçado, por isso pode ser considerado o atual rei do MX Park: Deninho Alves. Com sobras, foi ele mais uma vez o destaque da competição garantindo vitórias e títulos nas principais categorias.

Na disputa da MX1, Deninho teve em Rogério Louro um grande adversário. Louro começou a corrida final na frente e permaneceu na ponta por cinco voltas, sempre perseguido e pressionado por Deninho. Depois da ultrapassagem, Deninho não teve uma grande folga, pelo contrário, também foi perseguido até a última volta, mas mantendo uma pequena margem que impedia um ataque do adversário. "Eu estava com uma pontuação confortável no campeonato. Entrei na corrida para chegar em uma posição legal e graças a Deus consegui a ultrapassagem e depois procurei manter. Cansei, a pista está bem esburacada, tentei andar mais redondo e deu tudo certo, venci mais uma", afirmou o campeão da categoria.


Veja mais fotos da prova na galeria de imagens do evento


Michel Ikeda
Rogério Louro terminou em segundo com boa vantagem sobre Felipe Zambrini que desde o começo manteve a terceira colocação. O quarto lugar ficou com João Oliveira, que correu distante da briga, mas também não permitiu a aproximação de Mário Casalinho, quinto colocado.

Na última e principal bateria, da categoria MX Open, muitos destes pilotos voltaram à pista para uma nova disputa. Desta vez foi Felipe Zambrini quem liderou o início de prova, seguido por Rogério Louro e Deninho. Bastaram quatro voltas estudando os adversários, para Deninho mostrar mais uma vez que conhece cada pedaço do traçado no MX Park. Com a condição mais complicada do terreno após várias baterias, encontrar as melhores linhas era fundamental para ser eficiente, e foi isso que Deninho fez, mudou o traçado, superou Louro e logo depois assumiu a liderança definitivamente com a ultrapassagem sobre Zambrini.


Fábio Aleixo


Rogério Louro
Enquanto as posições eram mantidas na frente, Guilhermo Gragnolati se destacava do segundo pelotão. Após uma largada ruim, ele fez diversas ultrapassagens para assumir a quarta colocação e viu a chance de crescer na prova com a queda de Louro, claramente cansado já na fase final da prova. A disputa terminou com mais uma vitória e o segundo título para Deninho. Zambrini conquistou a segunda colocação seguido por Guilhermo e Louro, terceiro e quarto colocados. A quinta posição ficou com Carlos Flocos, que teve mais motivos pra comemorar na corrida da MX2, como veremos adiante.

A corrida da MX2 foi disputada em conjunto com a MX45 e a surpresa foi que o destaque geral da bateria foi um veterano. Fábio Aleixo usou toda a sua experiência para superar os garotos, aliás os veteranos estiveram em maioria, mesmo entre aqueles que disputavam a classe MX2. Largando na quarta posição, Aleixo rapidamente recuperou posições até ultrapassar Roberto Gimenes para assumir definitivamente a liderança garantindo a vitória com grande vantagem.


Leonardo Santos


Marcelo Silva
"A primeira vez que corri aqui foi em 1987, eu adoro aqui, é maravilhoso. Foi minha terceira prova do dia, essa com os moleques da MX2 juntos, o que dá um incentivo a mais. Tinha bastante buraco, mas consegui manter um ritmo legal e foi ótimo", comentou Aleixo. Roberto Gimenes, Flávio Loffredo, Márcio Costa e Walter Lopez ocuparam da segunda até a quinta posição do pódio da MX45.

O segundo colocado geral e vencedor da MX2 foi Michel Ikeda, outro piloto experiente. "Já tinha conquistado o título na MX4 (em uma bateria anterior) e vim só fazer uma brincadeira na MX2. Logo cheguei na liderança da categoria e vi que tinha mais um piloto na frente, mas era da MX45, então como eu ja tinha uma distância boa fui tranquilo e 'tirei a mão' nas últimas voltas", disse Ikeda, que carimbou a faixa do campeão Carlos 'Flocos', segundo colocado na bateria. Guilhermo Gragnolati, Lincoln Ventura e Denner Daniel, foram respectivamente o terceiro, quarto e quinto colocados da classe.

Aleixo também foi o vencedor da MX4, onde logo superou Flávio Loffredo para entrar na briga com o líder Luciano 'Mineiro'. Em poucas voltas estava decidido, Aleixo assumiu a primeira colocação e o adversário teve que se contentar com o segundo lugar. No final da prova, o campeão Michel Ikeda se aproximou perigosamente de Mineiro, mas as posições foram mantidas e o vencedor da temporada subiu ao pódio em terceiro. Roberto Albanese foi o quarto colocado e Loffredo o quinto.


Repare no piso de concreto, pouco comum nos gates brasileiros, na largada da categoria 2 Tempos


Largada da categoria MX4
A MX3 foi marcada por um tradicional duelo desta temporada: Rogério Louro versus João Oliveira. Na largada, Louro levou vantagem e teve início a disputa que durou os 15 minutos mais duas voltas da bateria. João tentou, perseguiu todo o tempo de perto, mas o líder não deu chances, faturou a vitória e o título. "A temporada foi difícil, bastante disputada com o João e alguns outros pilotos. Hoje consegui largar bem, mas ele apertou o tempo todo", destacou o campeão. Fábio Aleixo ocupou o terceiro lugar do início ao fim e também esteve no pódio desta prova. Mario Casalinho ganhou o quarto lugar de presente no final, quando Diego Jimenes deixou a moto apagar caindo uma posição na classificação.

A categoria 2 Tempos sempre tem espaço garantido no cronograma da competição e é bastante prestigiada pelos pilotos. Esta classe foi também uma das mais divertidas de se acompanhar na grande final, pois teve uma intensa batalha envolvendo cerca de cinco pilotos. O pelotão se formou, algumas vezes mais compactado outras menos, e permaneceu do início ao fim disputando cada espaço da pista. Marcelo Silva assumiu a ponta na largada e só olhou para frente, ficando alheio a forte batalha que rolava logo atrás.


Alan Paixão


Marcos Antônio
"Vi que estava uma bagunça e nem olhava para trás", contou Marcelo, que teve sucesso com a estratégia e venceu, superando o campeão antecipado da categoria Alan Paixão. Renato Gragion cresceu na parte final da prova, quando ganhou duas posições, e com isso levou o terceiro lugar que até então parecia nas mãos de Luiz Felipe Bragança, piloto que gravou um vídeo onboard - confira no final da matéria - onde é possível assistir de dentro da pista alguns momentos da bateria. Quinto colocado geral, Leonardo Santos foi o vencedor da sub-categoria 125cc, mas o resultado não foi suficiente para desbancar André Hirokawa, que mesmo terminando quatro posições para trás foi o campeão da temporada.

Na categoria Nacional, Marcos Antônio liderou do início ao fim, mesmo com a perseguição de Felipe Santiago, o segundo colocado, e Alexandre Borracha, o terceiro. Com a vitória, Marcos levou também o título. "O vice-lider não pôde vir na última etapa, mas a temporada teve sempre muita disputa com o Borracha e Felipe também, como foi hoje", explicou o campeão. Wanderley Cruz e Djalma freitas completaram o pódio.


Felipe Santiago


Circuito surgiu na década de 1980 na capital paulista
As categorias Intermediária e MX Park contam com uma exigência peculiar no regulamento, já que os pilotos não podem rodar abaixo do tempo limite determinado pela organização. Isso para que apenas iniciantes disputem estas provas e, conforme evoluam, optem por outras categorias. Em ambas, alguns pilotos acabaram quebrando a barreira, provocando desclassificações. Na Intermediária, Alan Paixão venceu e levou o título seguido por Leonardo Santos, Marcelo Silva, Rafael Batista e Renato Furtado. Na MX Park, Felipe Santiago venceu, mas o título foi de Paulo Sérgio. Na prova Paulo Torres foi o segundo, Wanderley Cruz o terceiro, Clézio Leôncio o quarto e Walter Lopez o quinto.

A Copa MX Park de Motocross tem o apoio de 2DI Publicidade, Visual Turismo, Dust Off Road e Village Imóveis. Para mais informações, acesse o site oficial da pista.

Assista ao vídeo onboard com Luiz Felipe Bragança na categoria 2 Tempos:



Resultados da etapa

MX3
1º - 120 Rogerio Louro
2º - 412 João Oliveira
3º - 51 Fábio Aleixo
4º - 420 Mário Casalinho
5º - 115 Diego Jimenes
6º - 727 Lincon Ventura
7º - 109 Alexandre Griebelle
8º - 220 Júlio Preto (Bill)
9º - 101 Rogerio Batista
10º- 70 Francisco Júnior

Nacional
1º - 9 Marcos Antonio
2º - 95 Felipe Santiago
3º - 56 Alexandre Borracha
4º - 41 Wanderley Cruz (Dé)
5º - 740 Djalma Freitas
6º - 13 Bruno Silva

MX4
1º - 51 Fábio Aleixo
2º - 777 Luciano Mineiro
3º - 99 Michel Ikeda
4º - 413 Roberto Albanese
5º - 357 Flávio Loffredo
6º - 91 Dener Daniel
7º - 14 Guilhermo Gragnolati
8º - 18 Sandiro Freitas
9º - 359 Russo Lima
10º- 8 Gustavo Rodrigo

2 Tempos
1º - 399 Marcelo Silva
2º - 403 Alan Paixão
3º - 240 Renato Gragion
4º - 23 Luiz Felipe Bragança
5º - 97 Leonardo Santos
6º - 5 Renato Furtado
7º - 704 Maurilio Anastacio
8º - 17 Clesio Leoncio
9º - 696 Andre Hirokawa
10º- 107 Paulo Cezar

MX1
1º - 188 Denner Daniel (Denninho)
2º - 120 Rogerio Louro
3º - 51 Felipe Zambrini
4º - 412 João Oliveira
5º - 420 Mário Casalinho
6º - 220 Julio Preto (Bil)
7º - 914 Bruno Batista
8º - 101 Rogerio Batista
9º - 280 Alexandre Costa
10º- 36 Henrique Castro

Intermediária
1º - 403 Alan Paixão
2º - 97 Leonardo Santos
3º - 399 Marcelo Silva
4º - 914 Rafael Batista
5º - 5 Renato Furtado
6º - 03 Rafael Saccheto
7º - 299 Rodrigo Silva
8º - 70 Francisco Júnior
9º - 33 Joel Ribeiro
10º- 100 Alisson Agusto

MX45
1º - 51 Fábio Aleixo
2º - 73 Roberto Gimenes
3º - 357 Flávio Loffredo
4º - 347 Marcio Costa
5º - 42 Wlter Lopez

MX2
1º - 99 Michel Ikeda
2º - 33 Carlo Flocos
3º - 14 Guilhermo Gragnolati
4º - 727 Lincon Ventura
5º - 91 Dener Daniel
6º - 102 Ricardo Santos
7º - 188 Leonardo Daniel
8º - 569 Leandro Lauria
9º - 26 Mateus Brumana
10º- 78 Alessandro Machado (Fusquinha)

MX Park
1º - 95 Felipe Santiago
2º - 2 Paulo Torres
3º - 41 Wanderley Cruz(Dé)
4º - 17 Clezio Leoncio
5º - 42 Walter Lopez
6º - 76 Ari Barreto
7º - 39 Paulo Sergio
8º - 740 Djalma Freitas
9º - 160 Igor Daniel
10º- 33 Joel Ribeiro

MX Open
1º - 188 Denner Daniel(Denninho)
2º - 51 Felipe Zambrini
3º - 14 Guilhermo Gragnolati
4º - 120 Rogerio Louro
5º - 26 Carlos Flocos
6º - 727 Lincon Ventura
7º - 914 Bruno Batista
8º - 101 Rogerio Batista
9º - 357 Flávio Loffredo
10º- 73 Roberto Gimenes

Classificação final do campeonato após cinco etapas:

MX3
1º 120 - Rogerio Louro, 119
2º 412 - João Oliveira, 111
3º 115 - Diego Jimenes, 77
4º 220 - Julio Preto (Bill), 75
5º 19 - Aelex Jazadi, 60
6º 222 - Giancarlo Vancini, 45
7º 43 - Denis Cordeiro, 45
8º 569 - Leandro Lauria, 44
9º 151 - Ariel Silva, 43
10º727 - Lincon Ventura, 31

Nacional
1º 9 - Marcos Antonio, 115
2º 56 - Alexandre Borracha, 102
3º 95 - Felipe Samtiago, 100
4º 800 - Robson Xim, 44
5º 18 - Thiago Bezerra, 43
6º 740 - Djalma Freitas, 41
7º 194 - Viviano Teles, 36
8º 41 - Wanderley Cruz (Dé), 33
9º 82 - Jean Carlo, 28
10º 78 - Otacilio Júnior, 27

MX4
1º 99 - Michel Ikeda, 101
2º 91 - Dener Daniel, 87
3º 357 - Flavio Loffredo, 80
4º 413 - Roberto Albanese, 78
5º 14 - Gulilhermo Gragnolati, 60
6º 73 - Roberto Gimenes, 54
7º 51 - Fábio Aleixo, 50
8º 6 - Renato Franco, 47
9º 969 - Rogerio Marques, 47
10º 8 - Gustavo Rodrigues, 46

250cc 2 Tempos
1º 03 - Alan Paixão, 111
2º 704 - Maurilio Anastacio, 79
3º 26 - Alexandre Cezar (Ceará), 67
4º 3 - Amauri Guida, 60
5º 240 - Renato Natengas, 54
6º 257 - Cristhians Fernandes, 50
7º 399 - Marcelo Silva, 45
8º 05 - Renato Furtado, 28
9º 727 - Lincon Ventura, 25
10º 69 - Wilians Hirocho, 22

125cc 2 Tempos
1º 66 - Andre Hirokawa, 88
2º 97 - Leonardo Santos, 78
3º 119 - Maecelo Pentado, 62
4º 00 - Laercio Neves, 47
5º 986 - Vinicius Guimaraes, 47
6º 107 - Paulo Cezar, 45
7º 17 - Clezio Leoncio, 38
8º 696 - Eder Samensar, 34
9º 31 - Cristiano Lima, 32
10º 72 - Lucasa Alves, 26

MX1
1º 188 - Denner Daniel Alves, 122
2º 120 - Rogerio Louro, 106
3º 412 - João Oliveira, 90
4º 115 - Diego Jimenes, 66
5º 151 - Ariel Silva, 52
6º 43 - Denis Cordeiro, 50
7º 204 - Heitor Freitas China, 49
8º 19 - Alex Jazadi, 40
9º 914 - Bruno Batista, 29
10º585 - Tiago Farias, 29

Intermediária
1º 403 - Alan Paixão, 98
2º 715 - Willinas Armênio, 90
3º 33 - Jose Roberto, 85
4º 35 - Alex Sander, 47
5º 78 - Alessandro Machado Fusquinha, 45
6º 399 - Marcelo Silva 39
7º 6 - Cleyton Santos (Chibinha), 38
8º 914 - Rafael Batista, 36
9º 9 - Mayque Sousa, 36
10º300 - Raphael Mathias, 27

MX5
1º 357 - Flavio Loffredo, 107
2º 73 - Roberto Gimenes, 102
3º 51 - Fabio Aleixo, 50
4º 969 - Rogerio Marques, 44
5º 102 - Reinaldo Lobo, 31
6º 3 - Hugo Barth, 29
7º 99 - Valmir Antunes, 20
8º 709 - Jair Gano, 20
9º 111 - Manoel Lisboa, 18
10º347 - Marcio Costa, 18

MX2
1º 108 - Carlos Augusto Flocos, 110
2º 91 - Dener Daniel, 85
3º 188 - Leonardo Daniel, 82
4º 78 - Alessandro Machado (Fusquinha), 82
5º 102 - Ricardo Alves, 63
6º 569 - Leandro Lauria, 62
7º 2 - Eduardo Leão, 56
8º 585 - Tiago Farias, 50
9º 6 - Cleyton Santos, 31
10º 88 - Alexandre Dethomazo, 31

MX Park
1º 39 - Paulo Sergio, 81
2º 95 - Felipe Santiago, 65
3º 144 - Edson Soares - Presidente, 56
4º 111 - Robson Huseein, 55
5º 17 - Clesio Leoncio, 53
6º 82 - Wilian Oliveira Kabelo, 48
7º 33 - Joel Ribeiro, 43
8º 740 - Djalma Freitas, 42
9º 135 - Pedro Alexandre, 33
10º194 - Viviano Teles, 25

MX Open
1º 188 - Denner Daniel Alves - Denninho, 125
2º 120 - Rogerio Louro, 102
3º 108 - Carlos Flocos, 85
4º 115 - Diego Jimenes, 67
5º 326 - Heitor Freitas (China), 39
6º 14 - Guilhermo Gragnolati, 36
7º 151 - Ariel Silva, 33
8º 91 - Dener Alves, 32
9º 100 - Alison Augusto, 31
10º 51 - Felipe Zambrini, 22









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet