X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Brasileiro de Motocross

8ª etapa - Senador Canedo - GO - Provas de Domingo
Publicado em: 11/11/2013
Clique e saiba mais

Adam Chatifield levantou o troféu da MX1 e Paulo Alberto o da MX2 ao final da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto: Malu Souza / Lucídio Arruda - Fotos: Maurício Arruda


Primeira largada da categoria MX1


 Veja mais fotos do evento na galeria de imagens de domingo
A temporada 2013 do Campeonato Brasileiro de Motocross finalmente chegou ao fim, neste domingo (10). Os pilotos se despediram da competição com a oitava etapa, disputada em Senador Canedo (GO). A categoria mais emocionante foi a MX1, que teve a vitória do inglês Adam Chatfield, depois de muita briga com o espanhol Carlos Campano, que tentava o bicampeonato.

Na MX2, o português Paulo Alberto, que fez a estreia em terras brasileiras este ano, já saiu com o título, seguido pelo companheiro de equipe Thales Vilardi. Mais duas classes entraram em cena, a Júnior e a MX3, porém, com os campeões já definidos por antecipação: Enzo Lopes e Milton 'Chumbinho' Becker.

Novo!!! Assista aos vídeos das provas de domingo:
- Race Report Senador Canedo MX1
- Race Report Senador Canedo MX2

Veja também:
- Resultados das provas e os campeões definidos no sábado
- Assista as corridas na MotoX TV- (Race Report de sábado)
- Galeria de imagens de domingo
- Galeria de imagens de sábado
- Vídeo - On Board pela pista de Senador Canedo com Anderson Amaral

MX2


Thales Vilardi


Rafael Faria
Para as categorias que seriam decididas hoje, o dia foi de grandes disputas. Na MX2, Lucas Frazão saiu na frente na primeira bateria, mas já na segunda volta, passou a posição para Thales Vilardi, que não a deixou mais. Paulo Alberto, dessa vez, não se saiu muito bem. Depois de largar em sexto, somente conseguiu subir duas posições para chegar em quarto, o que já foi uma grande vantagem para Thales. Já Anderson Cidade, que havia saído em sétimo, fez uma ótima prova de recuperação e conseguiu o segundo lugar, seguido por Rafael Faria, que pulou de quinto para terceiro. A quinta posição ficou com Gustavo Amaral.

Thales repetiu o bom desempenho na segunda bateria, com mais uma vitória, mas o companheiro de equipe, Paulo Alberto foi inteligente o suficiente para não arriscar-se. Com um terceiro lugar na segunda prova do dia, o português celebrou o título da categoria, em sua primeira temporada no Brasil. Enquanto Theles venceu de ponta a ponta e ficou com o vice-campeonato, Paulo saiu em quarto e fez uma prova tranquila. Gustavo Amaral largou na vice-liderança e assim terminou a bateria. Anderson Cidade também manteve a regularidade e fez a quarta colocação do dia. Já Dudu Lima saiu bem atrás e foi se recuperando até chegar em quinto, posição que lhe deu o terceiro lugar do campeonato. Hector Assunção, que não concluiu a prova, ficou com o quarto lugar da temporada. Cidade foi o quinto.


Anderson Cidade


Português Paulo Alberto comemora o título com o companheiro de equipe Thales Vilardi
Paulo Alberto, que antes havia sido campeão do Arena Cross, já pensa no futuro. "Esse ano foi perfeito para mim. Estou muito contente. Trabalhei bastante durante todo o ano com a minha equipe. Felizmente consegui chegar a esta última etapa com uma boa margem de pontos. Então, tentei manter a calma o máximo possível para não cometer erros e conseguir este título. Tenho que agradecer muito a minha equipe, a Honda, todos estão de parabéns. Ainda estamos decidindo, mas é bem provável que eu siga no Brasil. Estou gostando bastante, as pessoas daqui são bem simpáticas comigo, por isso, só tenho a agradecer."

Thales comemorou o vice-campeonato e a dobradinha da equipe no pódio da categoria. "Foi uma etapa muito boa para mim. Minhas chances de ser campeão eram poucos, porque o Paulo tinha 18 pontos na minha frente. Eu sabia que era difícil. Tinha que fazer meu papel e vencer, além de contar com uma má sorte dele. Isso não aconteceu. Vice-campeão também é um título. Estou faliz também porque o título ficou na Honda. Esse era o objetivo da equipe. Parabéns ao Paulo."


Paulo Alberto

Para ele, a etapa de Sorriso foi um dos momentos decisivos para a vitória do português. "Ele estava muito bem preparado para o calor. E, também na etapa de Salvador, que mesmo o Paulo quebrando, eu não consegui ficar entre os cinco. Depois, em Foz do Iguaçu, caí na largada, depois tive outros problemas e fiquei em sétimo. Acho que em um campeonato em que o Paulo e eu acabamos disputando posição a posição, um erro como este é muito grande. Mas, o importante é que não me machuquei. Agora já posso começar a pensar no ano que vem."

MX1 Primeira Bateria


Largada da segunda bateria da MX1


Campano, Chatfield e Garcia
A decisão mais aguardada do dia, sem dúvida, era a da MX1. Com três possíveis candidatos ao título, Adam Chatfield, Jorge Balbi e Carlos Campano, a disputa prometia fortes emoções. Na primeira bateria o piloto da casa Wellington Garcia largou bem e imprimiu um forte ritmo na liderança.

A primeira baixa entre quem brigava pelo campeonato ficou por conta de Balbi que virou numa das sequências de obstáculos a abandonou a corrida. Campano encostou em Wellington na metade da bateria e os dois travaram, talvez, o melhor duelo do final de semana com uma intensa troca de posições durante duas voltas.

Quando o espanhol finalmente assegurou a liderança conseguiu abrir alguma vantagem. Vantagem que encolheu novamente na fase final quando Chatifield, ocupando a terceira posição, também encostou.
 
Na última volta Campano administrou o ritmo enquanto Wellington cedeu o segundo lugar para Chatfield pouco antes da chegada. O jogo de equipe gerou um certo descontentamento no público e nos pits, já que com Balbi fora, o inglês anda tinha uma certa tranquilidade nos pontos. O português Joaquim Rodrigues, que havia saído em quinto, melhorou uma posição e ficou à frente de Jean Ramos.

MX1 Segunda bateria


Carlos Campano e Wellington Garcia


Adam Chatfield
Para a bateria final a situação ficou a seguinte: Chatfield garantiria o título até com a quarta posição. Para Campano a conquista do campeonato ficou bastante complicada, até mesmo a ausência do adversário Balbi faria falta. Com o ombro lesionado seria um piloto a menos capaz de chegar na frente do inglês. Apenas 13 motos largaram na corrida final.

E a prova começou justamente com Campano, Chatfield e Wellington ocupando as três primeiras posições. Chatfield apertou o espanhol na tentativa da liderança, mas logo depois as colocações se estabilizaram.

O ritmo dos ponteiros foi contido nas oito voltas seguintes. Campano não acelerou tudo que sabia, enquanto Chatifield, escoltado por Wellington, o acompanhava de perto, mas também não tentava a ultrapassagem. Humberto Martin vinha na quarta posição a alguns segundos do primeiro pelotão.

Na nona volta veio a ordem do pit do Goiano: "Passa ele". E então Wellington apertou o ritmo e em duas voltas pulou da terceira posição para a liderança. O goiano usou toda a sua velocidade para abrir boa vantagem, animando o público enquanto Campano e Chatfield continuaram no jogo de gato e rato até a bandeirada.


Joaquim Rodrigues


Equipe festeja com o inglês no pódio
Com a terceira posição Chatfield comemorou o título com seis pontos sobre Campano. Antônio Jorge Balbi Júnior foi o terceiro na temporada. Wellington Garcia foi o quarto e Joaquim Rodrigues, que completou a prova em quinto, terminou com a mesma posição no campeonato.

"Para mim foi muito bom", comemorou Chatfield. "Foi isso que eu vim fazer aqui. Quero agradecer a toda a equipe que trabalhou muito duro. Eu fui o segundo colocado no ano passado. Estou muito feliz. Hoje foi perfeito."

Campano confessou que tentou fazer uma corrida segura na segunda bateria. "Eu só não queria me machucar. O Joaquim tentou me derrubar na primeira bateria e eu pedi que a CBM ficasse de olho. Andei bem devagar. Eles acham que eu iria bater nele como ele bateu em mim", justificou.

Welington Garcia subiu ao pódio emocionado, a vitória na segunda bateria foi bastante especial. "Quando a gente acha que está tudo perdido, sempre existe uma saída. Eu peguei uma gripe essa semana. Fiquei muito mal, com febre e dor de cabeça na sexta, e eu tinha trabalhado muito para chegar até aqui. Sem desmerecer os outros pilotos, para vencer aqui tem que estar tudo perfeito. Meu pai me pediu que eu me superasse, mas achava a vitória bem difícil. Por isso, não sei nem explicar, mas foi fantástica a minha vitória. Depois que eu passei o Campano, ainda não sabia que podia vencer. Depois que cruzei a bandeirada foi só alegria", analisou.


Wellington Garcia agitou o público com a vitória na segunda bateria

Junior


Enzo Lopes


Kioman Munoz
Mesmo com o título assegurado, o gaúcho Enzo Lopes fez questão de terminar a temporada com mais uma vitória e, novamente, de ponta a ponta. Kioman Munoz foi quem conseguiu se aproximar um pouco mais do campeão e ficou o tempo todo em segundo, posição em que cruzou a linha de chegada e a que terminou o campeonato. Leonardo de Souza fechou o ano com o terceiro lugar, depois de terminar a prova também em terceiro, à frente de Frederico Spagnol e Gabriel Della Flora. Vinícius Abreu e Renato Paz foram quarto e quinto, respectivamente, na temporada.

O vencedor revelou que pretende se dedicar mais às provas internacionais no próximo ano. "Queremos focar mais nas etapas lá de fora. Aqui só quando não tiver nada lá, mas darei meu máximo também. Fiquei satisfeito com a prova de hoje. Estava muito calor e a pista bastante esburacada", resumiu.

MX3


Carlos Maia e Mariana Balbi


Milton Chumbinho Becker
Na MX3, Milton 'Chumbinho' Becker também já havia faturado o título e correu de forma consistente, mas deixou a vitória escapar para Carlos Pereira Maia Filho e ficou em segundo. Quem largou na frente foi Mariana Balbi, que no sábado conquistou o título da MXF,  que ditou o ritmo nas primeiras voltas.

Maia passou Chumbinho e protagonizou uma emocionante briga pela liderança com Mariana, com direito a batida de guidão e tudo mais. Quando Maia assumiu a liderança, Chumbinho sofreu uma queda perdendo contato com a dupla na frente.

O catarinense perdeu algumas posições que recuperou durante a prova. Quando se aproximava de Mariana, já na fase final, a piloto mineira sofreu uma queda espetacular. Final: Carlos Maia, Chumbinho Becker, Walter Tardin, Erivelto Nicoladelli e Wolney Ferreira de Lima. Mariana chegou na sexta posição.


Público comemora com Carlos Maia a vitória na MX3

Para Carlos Maia, a vitória também foi bem especial, já que ele não disputava o Brasileiro desde 2001. "Eu ainda corria pela Honda nessa época. Depois disso, nunca mais andei no Brasileiro. Treinei somente 15 dias para esta etapa, com uma moto emprestada. Estava com muita desvantagem, mas a torcida me incentivou. A pista minou muito meu preparo físico, porque é muito veloz. Só tenho a agradecer. Gostaria muito de correr uma temporada completa, mas é preciso patrocínio. Espero que alguém tenha assistido a corrida e me convide para a disputa da categoria MX3 em 2014."


Equipe Honda festeja os títulos da MX1 e MX2

A 8ª etapa tem a organização da Pódio Projetos Esportivos, realização da FMG (Federação de Motociclismo do Estado de Goiás) e supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Os patrocinadores locais são: TV Anhanguera, Moto Aires, Prefeitura de Senador Canedo e Secretaria de Estado de Indústria e de Comércio de Goiás. O Campeonato 2013 tem o patrocínio da Rinaldi, Honda, Yamaha, X Motos do Brasil, Petrobrás, Lubrax, IMS Racing, Peterlongo e Circuit.

Clique aqui para ver os Resultados das Baterias

Classificação Final do Campeonato Brasileiro de Motocross 2013

P. # MX1 M Patrocínio Pts
1 407 Adam Chatfield Hon Hon / Vulcano / Ipiranga / Ims Racing / Pirelli / Bm-motos 329
2 115 Carlos Campano Yam Yam / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli Yoshimura 323
3 3 Antonio Jorge Balbi Kaw Pro Tork, Kaw / 2b Racing, Mobil,pirelli / Allsign, Martpluss 279
4 21 Wellington Garcia Hon Hon / Ims / Pirelli / Mobil 273
5 108 Joaquim Rodrigues Hon Hon / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano 256
6 5 Marcello Lima Kaw Emg / Kaw / Rinaldi / Ims 237
7 101 Humberto Martin Yam Yam / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Yoshimura 214
8 992 Jean Carlo Ramos Kaw X-motos Do Brasil / Jmr Escola De Motocross / Pirelli / Swimex / Serginho Suspenções / Stocovick 208
9 8 Cristopher Castro Yam Yam / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli Yoshimura 189
10 4 Roosevelt Assuncao Yam Circuit (fabricando Pilotos) 136
11 172 Claudner rocha Hon Cleidimar Racing / Ims / Podium Projetos Esportivos / Vinâo Lantenagem 66
12 77 Marcos Guilherme     62
13 710 Venicio Voigt Yam Ims Racing / Nene Peças E Boutique / Yam Motos Neno / Cme De Braço Do Trombudo 61
14 35 Daniel Pessanha   Race Tech / Sandro Moura Fitness / Federal Motos / Braseg Drogaria 48
15 303 Gabriel Montagner Hon Www.rossiveiculos.com.br / W-tech / Force Cam / Red Dragon / Muay Thai Ninja 44
16 317 Carlos Eduardo Mendes Kaw Pro Tork / Metalcar/Kaw / Dimension Bombas Injetoras / Ask Motors / Grupo Serrano 36
17 292 Douglas Parise Kaw Total / Rinaldi / Kaw / Bsc / Brasil Racing / Moto E Cia/M3 Racing 35
18 116 Rafael Faria Yam Yam/Geração/Monster / Asw/Pirelli/Yoshimura / Mxf Racing Parts/Serginhosusp 31
18 421 Lucas Favero Basso Kaw Rinaldi / Artcross Graphics / Ims Racewear / Tbt Suspensões / Cereais Basso / Adubos Coxilha 31
20 516 Marcelo Dessunti Yam Cardigan Fimes E Comunicaçao / Enzo Suspençoes / Plmxpark / Grilo Face / Meninas Da Uel 27
P. # MX2 M Patrocínio Pts
1 211 Paulo Alberto Hon Hon / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano 351
2 27 Thales Vilardi Hon Hon / Mobil / Pirelli / Subs / Rsmx31 / Ims 345
3 2 Eduardo Lima Kaw Emg / Kaw / Rinaldi / Ims 288
4 1 Hector assunçao Kaw Circuit (fabricando Pilotos) / 252
5 20 Anderson cidade Yam Yam / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Yoshimura 251
6 412 Endrews Armstrong Hon Dunas / Hon / Pirelli / Ims 183
7 116 Rafael Faria Yam Yam/Geração/Monster / Asw/Pirelli/Yoshimura / Mxf Racing Parts/Serginhosusp 177
8 544 Marçal Muller Yam Yam / Grupo Geração / Monster Energy / Asw / Pirelli / Yoshimura 175
9 891 Gustavo Pessoa Hon Rinaldi / Mobil / Itamaraca Rodas E Pneus / Hon / Rockparts / Foxracing 144
10 83 Anderson Amaral Kaw Rota Do Mar/Kaw,wrp / Irrigaçao Borborema,rock Parts / Briger Jeans / Motul,jt Racing / Sport Company, / Planeta Motos 138
11 70 Fabio Dos Santos Hon Box18 Race Team ,asw / Motul ,gs / Stocovich / Mrp ,allsign / Show Radical Acerbis / Habla Mx 136
12 111 Gustavo amaral Kaw Rota Do Mar / Kaw / Briger Jeans,mr Pro,stocovick / Wrp ,motul,irrigaçao Borborema / Sport Company,wrp,jt Racing, / Rock / / Planeta Motos 116
13 505 Sean Lipanovich Hon Ctls-mx Parts / Hon / Açai Vitanat / Belparts / 5inco / Rinaldi 105
14 32 Rodrigo Lama Tm Rinaldi / Tm / Frutyba / Pref. Aracaju / Lider Moto Peças / Circuit 98
15 127 Ismael Rojas Hon Hon / Dunas / Ims / Pirelli 92
16 97 Pedro Rosa Bueno Suz Multiciclo / Muscle Milk / Fmf-rsmx-dp Brakes- / Lori Fitness 88
17 194 Leonardo Lizott Hon Vulcano / Ipiranga / Hon / Ims/Pirelli / Bsc Gigamix/Drd 86
18 815 Lucas frazão     85
19 169 Diego Henning Hon Ims Racingvulcano / Ipiranga / Hon /Pirelli 75
20 31 Jose Brayan Kaw Kaiane Malhas / Mormaii / Mcr Racing / Ama Racing Oils / Vallen Helmets / Enox,schumi 70
P. # MX3 M Patrocínio Pt
1 2 Milton Becker Kaw Pro Tork 2b Kaw / Chumbinho Training / Ama Lubrificantes / Pirelli / Tbt 194
2 932 Erivelto Nicoladelli Hon Konder Baterias Para Motos / Chapam Motopeças / Prefeitura Municipal De Orlean / Ims / Meneguel Motos 151
3 81 Mariana Balbi Kaw Pro Tork,kawasaki,mobil / 2bracing,pirelli, Allsing, / Martpluss 133
4 25 Walter Sergio Tardin Hon Tardin Lingerie 124
5 991 Davis Guimarães   X Moto Brasil / Pirelli / Adrenalina Racing / Rock Parts / Biologica 121
6 47 Julio Cezar xavier Hon Rota Do Mar / Moda Center / Sport Company / Ims / Mr Pro / Gato Boy 56
7 321 Joao Batista Barbosa   Lavanderia John Cler 55
8 206 Samuel Robaina     51
9 203 Wolney Ferreira De Lima Hon Prefeitura De Jaragua Go / Fiquei Rancing / Rfix Graficos 50
10 86 Leandro Schwindt Ktm Cargovale Transportes / Sobrerodas Racing Sports / Prorace Suspenções / Tardin Langerie 50
11 112 Raissa Alves Carvalho Hon Mormaii / Agua Mineral Pura / Pix Graphics / Ctmtxschool / Inforshoop Informatica / Sandet Mxr 42
12 369 Risaldo Caetano De Carmo Hon Supermercadocristorei2 / Dorisley Rally / Vulcano Energy Drink / Arroz Tio Jorge / Duparma Produtos Alimenticios / Calçados Koc Pit 39
13 9 Richard Beroisz Kaw Mcr Racing / Richard Berois Competiçoes / Luciano Laminas 37
14 23 Ademir todeschini Hon Expresso Sul Transportes 31
15 29 Stefany G. Serrao Hon Hon Ims General Motos / Motul / Valflex / Vulcano / Stocovicht / Nfs 29
16 159 Brunna Bartz Humeniuk Hon Bogo Filtros / Repsol / Asw / Sauber Quimica / Cortez Agricola / Fort Grenn 27
17 335 Carlos Pereira Maia Kaw Rio Construções / Rapozão Racing / Brasil Racing / Barbantech / Agua Iza 25
18 818 Wendel Da Costa Silveira Hon Itabaiana Motos Hon / Top Gram Marmores E Granitos / Ducatti Contrucoes 25
18 911 Rene Rodrigues Hon Água Poá / Kbça Racing 25
20 588 Francisco Ferro Junior Kaw Calixto Preparações 20
P # Junior M Patrocínio Pts
1 16 Enzo Lopes Ktm Pirelli / Mobil / Red Bull / Circuit / One Industries / Works Suspension 197
2 199 Kioman Navarro Munhoz Ktm Rede Sysdata/ Scitech/ Rinaldi / Tonin Bala/ Podio/ / Tudo Chevrolet 148
3 45 Leonardo De Souza Hon Hon / Mobil / Rinaldi / Ct Leandro Silva / Mx Parts / Belparts 118
4 143 Vinicius Abreu De Sa Hon Endomed / Racex / Vertente / Maira Distribuidora / Rg Auto Peças 104
5 101 Renato Mattos Paz Yam Yam Geração / Habib's / Bud / Asw / Pirelli / Motul, Águas Poa, Slin 102
6 919 Gabriel Della Flora   Vulcano / Ipiranga / Ims / Hon / Rinaldi / Total 97
7 818 Yuri Morel Campello   Stam / Mx -tech 89
8 103 Matheus Klysman Ktm Prefeitura De Jaragua Go / Fiquei Racing / Rfix Graficos 83
9 111 Vitor Igor De Almeida Hon Dunas / Hon / Ims / Pirelli 78
10 822 Ramyller Alves Hon Yam Geração / Motoshop / Fmf / Pirelli / 100% / Rock 67
11 18 Leonardo S Limberger Hon Zanela Eventos / Works Suspensoes 65
12 8 Jose Felipe Mombach Ktm Supermercado Mombach / Pai-trocinio 59
13 28 Carlos Evangelista Hon Hon / Mobil / Rinaldi / Rock Parts / Rx Graphics / Mr Pró 57
14 960 Yuri Serfiotis Da Silva Hon Imact Vale / Primelan / Versatil Imp Digital / Farmacia Jardim Real / Adriela Uniformes / Herbalife 48
15 3 Arthur Piva Todeschini Yam Pirelli / Yam-geração / Expresso Sul / Asw / Tbt 47
16 61 Frederico Spagnol Kaw Longa Racing 45
17 35 Luiz Eduardo Silva Kaw Lider Motopeças / Comercial Lopes / Mobil / Especial Alimentos / Texx / S Pessoa Distribuidora 26
18 119 Pedro De Melo Neto Hon Vlt Gás Alagoas,asw, Mrpracing / /Nfs Racing, Motul,w-tech / Fa Serviços Imobiliarios / Rede Farma, Detone / Espaço Do Bordado,interativa S 26
19 222 Leonardo De Almeidaa Hon X Motos Do Brasil / Aerocon / Jarva Imports / Colombo Leiloes / Mitas/Putoline / Serginho Suspensões 25
20 711 Enzo Barbosa Hon John Cler Lavanderia / Jgm Construtora 23









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet