Caio Lopes avança na classificação com vitórias na MX Gold e MX-N 
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia
 
  
   |  Largada da categoria MX Gold
 | 
 
O fim de semana chuvoso dos dias 20 e 21 espantou alguns pilotos e deu trabalho para os organizadores da quinta etapa da Copa Paulista de Motocross, realizada na cidade de Óleo. Com a condição climática desfavorável, a pista precisou de um tratamento especial para permitir a realização das provas com segurança o que provocou um pequeno atraso no cronograma, mas a competição foi confirmada.
Assim que o trabalho de recuperação do circuito terminou, a primeira bateria do dia alinhou para a disputa das categorias 
MX3, MX4 e MX5. Apesar de alguns escorregões a prova transcorreu normalmente. Os pilotos da cidade de Itaquaquecetuba dominaram o pódio marcando as quatro primeiras posições. Denner Alves manteve a ponta desde o início e venceu a bateria. Lincon "Pikachu" Ventura andou bem apesar de sofrer uma queda e voltar na ultima posição. Ainda assim teve tempo para se recuperar e conquistar a segunda posição. Amauri Bittencourt ficou em terceiro seguido por Leonardo dos Santos, outro representante de "Itaqua". Mauro César completou o pódio na quinta posição.
 
  
   |  Denner Alves
 | 
 
 
  
   |  Plínio Martinez Reche
 | 
 
A bateria seguinte contou com participação dos pilotos das categorias 
MX-N e Junior. Caio Lopes se adaptou muito bem ao barro e não teve dificuldades em vencer a MX-N com certa distancia de Fábio Brito. Marcelo Moraes, ao contrário, enfrentou problemas, mas ainda terminou em terceiro. Gabriel de Paulo chegou a encostar no terceiro colocado, mas teve que se contentar com a quarta colocação. O quinto lugar entre as motos nacionais ficou com Ricardo dos Santos.
Plínio Martinez Reche soube conduzir bem a moto no barro e com isso conquistou a vitória na Junior. Gabriel de Paulo, que também estava inscrito nesta categoria, terminou a prova com o segundo lugar. Saindo do bolo intermediário, Leonardo Daniel ganhou terreno para terminar a prova em terceiro seguido de perto por Bruno Dunhill. Julio Luz andava em um bom ritmo quando sentiu uma contusão no tornozelo e deixou a quinta colocação para Roberto de Oliveira. 
 
  
   |  Luiz Moura
 | 
 
 
  
   |  Leonardo Marfin
 | 
 
As categorias 
Prata Importada e Prata Nacional também andaram juntas. Entre as motos nacionais, Leonardo Marfim andou tranquilo na ponta até a bandeirada com Jean Bruno, seu perseguidor mais próximo, bem mais atrás. Bruno Bertolino e Fabio Porcino completaram na sequência.
Na Prata Importada a briga pela liderança foi mais equilibrada e emocionante. Marcos Zacarelli andou na frente no começo da prova, mas o tempo todo sofreu pressão de Luiz Moura que só sossegou quando assumiu a frente para vencer deixando o adversário em segundo. Os pilotos de Avaré, Antonio Eduardo e Giovani Biagio subiram ao pódio na terceira e quarta colocação. Adriano Ribeiro se manteve por toda a prova entre os primeiros e completou na quinta colocação.
Depois de passar por uma nova manutenção a pista ficou excelente e foi muito elogiada pelos pilotos. A 
MX Intermediária pegou o circuito em excelentes condições em uma prova com um bom número de participantes. Os irmãos Alessandro e Leandro Lencione largaram bem e assumiram o comando da corrida, porém Leandro foi ficando para trás e terminou a prova em quinto. Já Alessandro manteve o ritmo e não perdeu a oportunidade de vencer a prova. Ricardo de Oliveira foi o segundo colocado. Andando forte principalmente na parte final da prova, Leonardo Daniel saiu do meio do pelotão para terminar em terceiro, deixando Bruno Dunhill em quarto. 
 
  
   |  Alessandro Lencione
 | 
 
 
  
   |  Ezequias dos Santos
 | 
 
Na 
Extra 10, categoria que não é regular na competição, o paranaense Ezequias dos Santos pulou na frente tendo no começo da prova a companhia de Marcos Zacarelli. Porém, Zacarelli não sustentou o posto e terminou a prova na quinta colocação. Quem assumiu a segunda posição defonitivamente foi Jean Bruno. Leonardo Marfim empolgou o publico com sua corrida de recuperação chegando a ocupar a vice-liderança na volta final, mas uma queda logo em seguida fez com que ele terminasse na terceira posição. Bruno Dunhill repetiu o resultado da MX Intermediária e terminou mais uma vez na quarta posição.
Três pilotos duelaram pela liderança na prova da categoria 
2 Tempos. Amauri Bittencourt largou na frente, mas após um belo duelo quem assumiu a frente do pelotão para vencer foi Leonardo dos Santos. Amauri ficou em segundo e Luiz Moura, que estava na briga pela liderança no começo da prova, manteve um bom ritmo e terminou a prova logo em seguida na terceira posição. Reinaldo Domingues manteve a quarta posição de ponta a ponta e Andre dos Santos foi quem levou a melhor na disputa pela quinta colocação.
 
  
   |  Leonardo dos Santos
 | 
 
 
  
   |  Giovani Ferreira
 | 
 
As primeiras posições da 
Mini Moto foram definidas no começo da prova com a vitória de Giovani Ferreira e a segunda posição do mineiro Júlio Luz. Luiz Augusto Damazio chegou a ocupar o terceiro lugar, porém, com problemas na moto, ele terminou em oitavo. Quem assumiu a terceira posição foi Gabriel Pilegi e Antony Cris ficou em quarto, ambos pilotos de Piraju. Subindo uma posição em relação à largada, João Pedro Ribeiro terminou com o quinto lugar. 
A última bateria do dia, da aguardada 
MX Gold, mostrou uma bela disputa pela liderança no começo da prova. Tim Marfin largou na frente e liderou as primeiras voltas, sempre com muita pressão de Caio Lopes. A mudança na ponta veio e na sequência Tim deu uma escorregada, caiu e voltou atrás do pelotão. A partir daí, Caio Lopes não teve dificuldades e seguiu rumo a segunda vitória no evento. Denner Alves deixou para trás Fabio Brito ainda no começo da prova e terminou em segundo lugar. Tim Marfim conseguiu terminar a prova na quarta colocação. Em uma prova de recuperação, Alessandro Marfin garantiu o quinto lugar. 
 
  
   |  Caio Lopes
 | 
 
A próxima rodada do campeonato será realizada nos dias 10 e 11 de agosto na cidade de Manduri. A Copa Paulista de Motocross é organizada pela SMS Cross com supervisão da FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo) e patrocínio de Moura Motos, MRP Racing, Tako Som e Acessórios, SW4 Steelworks, MTM Brasil, Agro Vieira, MX Moto Racing, Rotte 66 Motors e Couto Moto Racing. Mais informações estão disponíveis no 
site oficial da competição.
Resultados
 
  
  
   | 1º | 134 | Caio Lopes | São Paulo | Nicoboco Skf Montana Geração Yamaha | 
  
   | 2º | 188 | Denner Daniel | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 3º | 13 | Fabio Brito | Sto Antonio Da Platina |  | 
  
   | 4º | 45 | Tim Marfin | Jau |  | 
  
   | 5º | 223 | Alessandro Marfin | Jau |  | 
  
   | 6º | 13 | Eder Gabriel | Manduri |  | 
  
   | 7º | 501 | Plinio Martinez | Caieiras |  | 
  
   | 8º | 175 | Alessandro Lencione | Paranapanema |  | 
  
   | 9º | 228 | Ricardo Oliveira | Avare |  | 
  
   | 10º | 23 | Giovani Ferreira | Pompeia |  | 
  
  
   | 1º | 91 | Denner Daniel | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 2º | 727 | Lincon Ventura | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 3º | 3 | Amauri Bittencout | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 4º | 97 | Leonardo Dos Santos | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 5º | 325 | Mauro Cesar Dos Santos | Piraju |  | 
  
  
   | 1º | 134 | Caio Lopes | São Paulo |  | 
  
   | 2º | 13 | Fabio Brito | Sto Antonio Da Platina |  | 
  
   | 3º | 37 | Marcelo Moraes | Cerqueira Cesar |  | 
  
   | 4º | 595 | Gabriel De Paulo | Bauru |  | 
  
   | 5º | 14 | Ricardo Dos Santos | Avare |  | 
  
  
   | 1º | 175 | Alessandro Lencione | Paranapanema |  | 
  
   | 2º | 228 | Ricardo De Oliveira | Avare |  | 
  
   | 3º | 188 | Leonardo Daniel | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 4º | 998 | Bruno Dunhill | Andira |  | 
  
   | 5º | 275 | Leandro Araujo | Paranapanema |  | 
  
   | 6º | 58 | Ezequias Dos Santos | Cambe |  | 
  
   | 7º | 3 | Amauri Bittencout | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 8º | 727 | Lincon Ventura | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 9º | 97 | Dener Daniel | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 10º | 62 | Andre Dos Santos | Guarulhos |  | 
  
  
   | 1º | 223 | Leonardo Marfin | Jau |  | 
  
   | 2º | 7 | Jean Bruno | Avare |  | 
  
   | 3º | 72 | Bruno Bertolino | Espirito Sto Do Turvo |  | 
  
   | 4º | X | Fabio Porcino | Aguas De Sta Barbara |  | 
  
  
   | 1º | 15 | Luiz Moura | Piraju |  | 
  
   | 2º | 299 | Marcos Zacarelli | Andira |  | 
  
   | 3º | 93 | Antonio Eduardo | Avare |  | 
  
   | 4º | 228 | Giovani Biagio | Avare |  | 
  
   | 5º | 28 | Adriano Ribeiro | Aguas De Sta Barbara |  | 
  
   | 6º | 82 | Willians Silva | Itaquaquecetuba |  | 
  
  
   | 1º | 501 | Plinio Martinez | Caieiras |  | 
  
   | 2º | 595 | Gabriel De Paulo | Bauru |  | 
  
   | 3º | 188 | Leonardo Daniel | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 4º | 998 | Bruno Dunhill | Andira |  | 
  
   | 5º | 73 | Roberto De Oliveira | Espirito Sto Do Turvo |  | 
  
   | 6º | 121 | Julio Luz | Camanducaia |  | 
  
  
   | 1º | 23 | Giovani Ferreira | Pompeia |  | 
  
   | 2º | 121 | Julio Luz | Camanducaia |  | 
  
   | 3º | 92 | Gabriel Pilegi | Piraju |  | 
  
   | 4º | 46 | Antony Cris | Piraju | Pastel Brasil | 
  
   | 5º | 17 | Joao Pedro Ribeiro | Aguas De Sta Barbara |  | 
  
   | 6º | 133 | Frederico Da Silva | Paranapanema |  | 
  
   | 7º | 21 | Suelen Bailon | Jau |  | 
  
   | 8º | 988 | Luiz Augusto Damazio | Piraju | Pastel Brasil | 
  
  
   | 1º | 58 | Ezequias Dos Santos | Cambe |  | 
  
   | 2º | 7 | Jean Bruno | Avare |  | 
  
   | 3º | 223 | Leonardo Marfin | Jau |  | 
  
   | 4º | 998 | Bruno Dunhill | Andira |  | 
  
   | 5º | 299 | Marcos Zacarelli | Andira |  | 
  
   | 6º | 72 | Bruno Bertolino | Espirito Sto Do Turvo |  | 
  
   | 7º | 228 | Giovani Biagio | Avare |  | 
  
   | 8º | 82 | Willians Silva | Itaquaquecetuba |  | 
  
  
   | 1º | 97 | Leonardo Dos Santos | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 2º | 3 | Amauri Bittencout | Itaquaquecetuba |  | 
  
   | 3º | 15 | Luiz Moura | Piraju |  | 
  
   | 4º | 33 | Reinaldo Domingues | Ourinhos |  | 
  
   | 5º | 62 | Andre Dos Santos | Guarulhos |  | 
  
   | 6º | 93 | Antonio Eduardo | Avare |  |