X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa São Paulo de Motocross - 1ª etapa - Jurumim - SP
Publicado em: 20/06/2013
Clique e saiba mais

Marcello Ratinho Lima, atual campeão, inicia Copa São Paulo de Motocross vencendo as principais categorias
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luis Bueno

Campeonato começou com mais de 300 inscritos


Largada da categoria MX2


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 616 Fotos!
Teve início, neste domingo, em Jurumim, interior paulista, a temporada 2013 da Copa São Paulo de Motocross, uma das competições de mais alto nível técnico disputadas no Estado. Este ano, a temporada da competição teve um início relativamente tardio, aumentando a expectativa entre os pilotos. A demora foi compensada com um evento bastante pretigiado. "Devido a alguns acertos com patrocinadores e também com as cidades que sediarão as cinco etapas, atrasamos um pouco o início do campeonato. Nesta abertura, trouxemos o Alemão (José Augusto Pelegrino) para a construção da pista. Procuramos aproveitar ao máximo a topografia do terreno deixando a pista bem técnica e com uma grande variedade de obstáculos e saltos, não perdendo em nada em relação às pistas do Campeonato Brasileiro", afirmou Domingos de Oliveira Júnior, diretor da Extreme Racing, empresa que promove a Copa SPMX.


Marcello Ratinho Lima


Dudu Lima
O público eufórico, que encheu as arquibancadas, pôde acompanhar muita disputa na MX2, uma das principais categorias do campeonato, que contou com o gate cheio e a presença de vários pilotos do campeonato nacional da modalidade. Caio Lopes fez o holeshot, mas rapidamente foi superado por Fábio Santos e Marcello Lima, o Ratinho, que travaram um duelo à parte. Pouco antes da metade da prova Ratinho ultrapassou Fábio Santos e a experiência do atual campeão fez a diferença para administrar a liderança. Eduardo Lima, o Dudu, irmão do vencedor, terminou na terceira colocação, com Caio Lopes atrás em quarto seguido de perto por Hector Assunção.

Para a nova geração, que tenta um espaço entre os principais pilotos, a competição contribui para o desenvolvimento da pilotagem. "A pista tem um traçado muito técnico e o nível do campeonato está muito alto com pilotos que disputam o Campeonato Brasileiro. A organização está no caminho certo, melhorando a cada Copa São Paulo", pontuou o piloto Gustavo Pessoa, oitavo colocado.


Fábio Santos


Rafael Bubinha Ribeiro
A MX Open, categoria mais esperada do dia, também foi a mais competitiva: Marcello Ratinho assumiu a ponta desde a largada e, em uma corrida impecável, sem erros, soube suportar a pressão de Fábio Santos no início da corrida só sendo ameaçado novamente na última volta, desta vez pelo seu irmão Eduardo Lima, segundo colocado.

Hector Assunção precisou trabalhar para conseguir a terceira posição, depois de muita insistência. Fabio Santos era o dono da colocação, mas depois de se defender por duas vezes não suportou o desgaste de mais uma disputa e cedeu, terminado na quarta colocação. Com uma corrida constante, Gustavo Pessoa completou o pódio na quinta colocação.

Marcello Lima, o Ratinho, venceu a prova e já almeja o título. "Ano passado fui campeão nas duas principais categorias da Copa São Paulo e nesta primeira etapa entrei com força total. Agora é buscar resultados, manter a posição e tentar ser campeão novamente este ano", concluiu o líder da competição na MX Open e na MX2.


Frederico Spagnol


Rodrigo Guedes
A adrenalina estava alta desde o começo das corridas. A primeira bateria disputada foi da classe 65cc, onde Bruno Zamana, piloto de Bragança Paulista, saiu na frente na largada. Rafael Ribeiro, o Bubinha, acompanhou o ponteiro de perto, assumindo a liderança no primeiro descuido do concorrente. Depois, com boa vantagem dos demais, Bubinha recebeu a bandeirada na primeira colocação. Bruno Zamana ainda foi ultrapassado por João Pinto, que ganhou várias posições durante a prova e terminou na segunda posição. Diogo Nascimento, em quarto, e João Pedro, em quinto, completaram o pódio.

A MX Júnior foi palco para a ótima corrida de Frederico Spagnol. O piloto largou na ponta e ganhou terreno à frente dos demais mantendo um ritmo forte. Quando recebeu a sinalização de duas voltas para o final da direção de prova, Spagnol tinha tranquilidade suficiente para administrar a liderança. Renato Muguinho, que vinha na segunda colocação, chegou a se aproximar do ponteiro, mas não encostou o suficiente para tentar ultrapassá-lo. Matheus Emílio terminou em terceiro seguido de Carlinhos Evangelista, na quarta posição, e Rafael Ribeiro em quinto. No meio de tantos marmanjos, Monique Camargo, a única menina no campeonato, chamou a atenção na disputa. "Graças a Deus, estou alcançando meus objetivos", declarou a piloto, nona colocada na etapa. "A pista é muito técnica, possibilita uma pilotagem mais agressiva, favorecendo os meninos, mas encaro numa boa", completou Monique.


Luciano Silva


Giovanny Camargo
Com uma largada surpreendente, André Stocovich disparou na frente, conquistando o holeshot na MX 30, porém foi ultrapassado por Marcelinho Souza logo na primeira volta. Quem surgiu na briga depois foi Rodrigo Guedes. O competidor fez várias ultrapassagens até encostar no ponteiro. Pouco depois, Guedes assumiu definitivamente a liderança da prova. Marcelinho terminou em segundo com Rodrigo Guerreiro na terceira colocação, Miguel Gataz foi o quarto e Luciano Silva, o quinto colocado. Stocovich sentiu a falta de ritmo de prova e acabou fora dos 10 primeiros.

Com muita experiência e habilidade para mostrar, os competidores da categoria MX 40 foram para a pista e provaram: a idade é só um número. O holeshot ficou por conta de Ney Marcolin, que se manteve na liderança até a metade da prova quando foi ultrapassado por Luciano Silva, o vencedor da classe. Faltando poucas voltas para o término da bateria, Amauri Corrêa assumiu a segunda colocação depois de muita briga com Marcolin. João Oliveira foi o quarto, seguido de Luciano Panhozzi completando os cinco primeiros.


Caio Lopes


Daniel Mendes
A categoria IMS 230 foi uma das mais disputadas, com várias trocas de posições. Gabriel Montagner foi o mais rápido na largada, entretanto logo foi pressionado por Caio Lopes, que assumiu a liderança após muita disputa e abriu certa vantagem sobre o segundo colocado. Nas últimas voltas, Gabriel tirou a diferença em relação ao ponteiro, mas Caio não cedeu ao adversário e recebeu a bandeira quadriculada à frente. Juninho Rossi terminou na terceira colocação, enquanto Nivaldo Viana, em quarto, e Alessandro Marfim, em quinto, fecharam o pódio.

"Estávamos com muita expectativa em relação a TTR230. Isto porque é o primeiro ano competindo com esta moto e nesta categoria, no entanto conseguimos um ótimo acerto do equipamento e os resultados estão sendo alcançados. Por estar do jeito que eu gosto, a pista foi o diferencial", declarou Caio Lopes.



Otávio Pelegrino
Faltou lugar no gate da MX Intermediária, categoria com o maior número de pilotos inscritos. O destaque inicial da prova ficou para Gustavo Marcolin, que não deu chances aos demais na largada e faturou o holeshot. Só que o panorama mudou rapidamente. Marcolin recebeu muita pressão dos demais pilotos até ser superado por Giovanny Camargo, que ditou o ritmo até a bandeirada, e por Lucas Caetano, que ainda forçou o ponteiro o quanto pôde, mas terminou na segunda posição. Gustavo Marcolin ficou com a terceira colocação. Completando o primeiro pelotão, estavam José Donizeti e Marcelinho Felipe na quarta e quinta posições respectivamente.

Para que todos os competidores pudessem participar, foi criada a categoria Extra, a disputa não valeu como somatória de pontos para o campeonato. Mesmo assim a disputa foi acirrada, com os pilotos buscando lugar no pódio. João Vitor, piloto da cidade de Tietê, foi o mais rápido na largada, mas ficou mesmo com a segunda colocação da prova quando, pois foi superado por Daniel Mendes, o vencedor da corrida. Felipe Togni faturou a terceira colocação, enquanto Felipe Terlize foi quarto, seguido de Hermínio Maninho.


Nivaldo Viana

Valmir Polaco foi quem puxou a fila na MX Nacional liderando a prova por algumas voltas. Alessandro Marfin não demorou para pressionar e ultrapassar Polaco, abrindo larga vantagem dos demais até ser surpreendido por problemas no pneu traseiro da sua moto a algumas voltas do final - assim, terminou na terceira colocação. Com o caminho livre, Nivaldo Viana, que não tinha feito boa largada, foi buscando posições e, capitalizando no problema de Alessandro, venceu a prova. Nilson Santos ficou com a segunda posição. Marcio Takamune foi o quarto a cruzar a linha de chegada seguido de Polaco.


Largada da categoria MX Open
Rick Paes, piloto de Artur Nogueira, surpreendeu a todos faturando o holeshot na categoria MX2 Amador, porém, em sua terceira corrida do dia, o piloto não conseguiu manter o ritmo e terminou na oitava colocação. Então, Guilherme de Lima assumiu e se manteve à frente por boa parte da prova, até que uma queda roubou várias posições do competidor que se recuperou até o terceiro posto. Com a queda de Guilherme, Otávio Pelegrino foi o vencedor da bateria, seguido de Bruno Araújo. Felipe Camacho, na quarta colocação, e Ari Pascoal, em quinto, completaram os cinco primeiros.

Para a organização, o campeonato começou em grande estilo. "Todas as expectativas para esta etapa foram superadas. Mais de 300 pilotos se inscreveram. Todas as baterias contaram com o gate cheio e por isso foi criada uma categoria extra que não soma pontos no campeonato, assim não deixamos pilotos de fora desta festa", destacou o promotor Domingos Júnior.


Próxima etapa será realizada na cidade de Salto

A Copa São Paulo de Motocross agora se encaminha para a cidade de Salto (SP), onde acontece a segunda rodada da temporada nos dias 06 e 07 de julho. O campeonato conta com o parocínio da IMS e Red Dragon, o co-patrocínio da General Motos, América Sports, ASW, Brasil Racing, SW4 Steel Works e apoio da All Sign, MRP Racing, Stocovich Design, Pro Mundial e Paty Tendas.

Resultados

P. # MX Open PATROCINIO
1 5 Marcello Lima EMG Racing/Kaw/Rinaldi/IMS
2 2 Eduardo Lima EMG Racing/Kaw/Rinaldi/IMS
3 30 Hector Assunção Circuit /Mobil/Mx Personal/Bike Box
4 70 Fabio Santo ASW/Motul/MRP/All Sign/Box 18/Stocovich/Show Radical/Habla MX
5 891 Gustavo Pessoa 100%/Fox/Hon/Rinaldi/Mobil/Itamaraca/Rock Parts
6 104 Kaio Miranda Kaw/Bud Racing/Oakley
7 919 Ricardo Jurça  
8 981 Wilgner Francisco MEC Motos/ EQP 13 Cajamar/Petit Prep.
9 620 Felipe Ferreira Newhead/Pró mx training/Ranca toco
10 251 Cauê Aguiar Kaw/Pireli/RM Racing/IN/one/Motul/Oakley
11 915 Victor M. Almeida Piradiesel
12 134 Caio Lopes Yam/Geração/ASW/SKF/Nicoboco/MRPro/Juli Lary/Technic/Infected Grafx/Motul/Rock Parts
13 517 Gustavo Trindade Franco Adrinamoto Marilia
14 911 Rene Rodrigues Água Poá/Kbça Racing
15 3 Ricardo (Cabeça)  
P. # MX2 PATROCINIO
1 5 Marcello Lima EMG Racing/Kaw/Rinaldi/IMS
2 70 Fabio Santos ASW/Motul/MRP/All Sign/Box 18/Stocovich/Show Radical/Habla MX
3 2 Eduardo Lima EMG Racing/Kaw/Rinaldi/IMS
4 134 Caio Lopes Yam/Geração/ASW/SKF/Nicoboco/MRPro/Juli Lary/Technic/Infected Grafx/Motul/Rock Parts
5 30 Hector Assunção Circuit /Mobil/Mx Personal/Bike Box
6 981 Wilgner Francisco MEC Motos/ EQP 13 Cajamar/Petit Prep.
7 104 Kaio Miranda Kaw/Bud Racing/Oakley
8 891 Gustavo Pessoa 100%/Fox/Hon/Rinaldi/Mobil/Itamaraca/Rock Parts
9 251 Cauê Aguiar Kaw/Pireli/RM Racing/IN/One/Motul/Oakley
10 620 Felipe Ferreira Newhead/Pró MX Training/Pista Ranca Toco MX
11 919 Ricardo Jurça  
12 19 Daniel Caputo Via Maimone/IMS/K21
13 513 Otavio Pelegrino Chicaroni Pista Alemão/Noffing Comp./ R7 Academia/Negretti Preparaçoes/Dedel Motos/Ride And Party
14 915 Victor M. Almeida Piradiesel
15 417 Lucas Caetano Bud Racing/Motul/FK Racing/Rock/Motofield/Quality Mix
P. # MX2 Amador PATROCINIO
1 513 Otavio Pelegrino Chicaroni Pista Alemão/Noffing Comp./ R7 Academia/Negretti Preparaçoes/Dedel Motos/Ride And Party
2 51 Bruno Araujo Visual Turismo/Herbalife
3 912 Guilherme de Lima R. Ks Frutas
4 99 Felipe Camacho Alpina Veiculos/Breno Preparações/Secr. Esporte S.J.Rio Preto
5 711 Ari Pascoal as Silva K2 Comercial
6 585 Thiago Farias Mult real/ LN Racing
7 84 Dudu Rossi w.w.w.rossiveiculos.com.br
8 841 Rick Paes All Sign/ Inove Personal Studio/3 Bros/ No Toil
9 42 Paulo Anselmi Mecânica Vera Cruz/Prefeitura Valinhos
10 12 Thigo Bazzo Super Toys
11 100 Fabricio Costa Camargo Otica Precisão
12 77 Renato Togni  
13 381 Jonathan Willians  
14 108 Luis Barbosa  
15 21 Felipe Terlize Industria Terlizz / Zé Som
P. # MX N PATROCINIO
1 48 Nivaldo Viana Sanmell Motos/Betão Preparações/Itavi Pedras/IMS/Technic Pneus
2 993 Nilson Santos Betão Preparações/Red Dragon/Technic Pneus
3 23 Alessandro T. Marfim Rodocar/Force Cam/Moura Motos
4 171 Marcio Faria Takamune Mec Motos/Petit Preparações/Gattaz mx
5 1 Valmir Polaco Polaco Motos/Motox/RX Grafx/Cross Racing/Neyfa
6 127 Guilherme Medina (Jurupita) W Tech/MRP Racing/Decore Grafixs Off Road
7 887 Juninho Rossi w.w.w.rossiveiculos.com.br
8 89 Reginaldo Ferreira Tete Motos
9 138 Gustavo Leardini  
10 20 Eduardo Simões Itavi pedras/Moto Mesquita
11 33 Renato Hermamm Prostore/Pro Tork Motosul/Box 33 Escap/Force Can/W Tech/2 Rodas
12 299 Renan Amaral Xtreme Racing
P. # MX Intermediária PATROCINIO
1 15 Giovanny Camargo  
2 417 Lucas Caetano Bud Racing/Motul/FK Racing/Rock/Motofield/Quality Mix
3 10 Gustavo Marcolin Nadiggi/Sttocovich/Longa Racing/Allsing/ctdm/cross racing
4 45 José Donizeti Marfin Rodocar/Marfim Cardan
5 225 Marcelinho Felipe General Motos
6 641 Diego Marcolin Nadiggi/Sttocovich/Longa Racing/ctdm/
7 89 Mauricio Bertola Via Maimone/Supermercado Berto/Madereira Baggio
8 188 Gustavo Basilio Stocovich/Breno Preparações
9 215 Nelson Moraes N.C. Moraes/Calango Cego/MXR Graficos/NFS/THS
10 614 João Marcos Camargo J.P. Motos
11 177 Bruno Spagnol Dgvitec Caldeiraria
12 115 Diego Jimenes 2DI/Power Clean/JPS Racing/MX Park
13 3 Ricardo (Cabeça)  
14 42 Danilo Anselmi Mecânica Vera Cruz/Prefeitura Valinhos
15 14 Marcos Pagarro junior Regi Preparações
P. # IMS 230F PATROCINIO
1 134 Caio Lopes Yam/Geração/ASW/SKF/Nicoboco/MRPro/Juli Lary/Technic/Infected Grafx/Motul/Rock Parts
2 303 Gabriel Montagner W Tech/Red Dragon/Force Can/Dedel Motos/Stocivich Design
3 887 Juninho Rossi w.w.w.rossiveiculos.com.br
4 48 Nivaldo Viana Sanmell Motos/Betão Preparações/Itavi Pedras/IMS/Technic Pneus
5 23 Alessandro T. Marfim Rodocar/Porce Cam/Moura Motos
6 94 Marcelinho Souza IMS/Papalegua Preparações/Oliver Racing
7 31 Rodrigo Yamamura 31 Motosport/TT Motos/K 21/Pizzaiolo
8 127 Guilherme Medina (Xurupita) W Tech/MRP Racing/Decore Grafixs Off Road
9 993 Nilson Santos Betão Preparações/Red Dragon/Technic Pneus
10 171 Marcio Faria Takamune Mec Motos/Petit Preparações/Gattaz mx
11 299 Renan Amaral Xtreme Racing Motos
12 22 Nielsen Augusto Liberty Motos/Littieri Racing/R Lima Comércio
13 304 Thiago Pires JR Rolamentos/Itupeva/Acqua Marine/KMF/Adrenalina Motos/Body Coach/Incol Lub/MXR/Marrckrosa/Raz/Kalango Cego
14 87 Dudu Rossi w.w.w.rossiveiculos.com.br
15 223 Leonardo da Costa Marfim Rodocar/Force Cam
P. # MX40 PATROCINIO
1 172 Luciano Silva Ferreira Creki veículos
2 9 Amauri Corrêa Sport Race
3 14 Valdinei Marcoli Nadiggi/Sttocovich/Longa Racing
4 412 João Batista Oliveira JPS Racing/ Motox
5 251 Luciano Panhozzi Sisteme Prever-Solucard
6 98 Alessandri Dias MRP Racing/ASW/Slin Grafcs
7 255 Alessandro Patelli  
8 747 Herminio Maninho  
9 91 Dener Daniel Alves  
10 210 Alexandre Terlizzi Moto Speed
11 12 Fabio Vieira  
12 232 Alcir Brito Franco  
13 234 Aristeu Gonçalves Jr.  
14 53 Julio Maimone Via Maimone racing
15 7 Sergio Marreta MS Racing
P. # MX 30 PATROCINIO
1 152 Rodrigo Guedes (Guedinho) Rout66 Motor/Sistema Prever
2 94 Marcelinho Souza IMS/Papalegua Preparações/Oliver Racing
3 133 Rodrigo Guerreiro  
4 14 Miguel Gattaz CT. Gattaz/Mec Motos
5 172 Luciano Silva Ferreira Creki veículos
6 9 Amauri Corrêa Sport Race
7 114 João Paulo Camargo J.P. Motos
8 57 Florindo "Furel" Salto Vacuo/Zani Soldas/Neyfa Parts/Mundi Motos Racing/Pref. Saltos/Ths/RL lubrif./GCA Transp/Jcm Log
9 52 Bruno Basso Belão Oficina R. Basso
10 911 Rene Rodrigues Água Poá/Kbça Racing
11 27 André Stocovich STOCOVICH
12 412 João Batista Oliveira JPS Racing/ Motox
13 12 Thigo Bazzo Super Toys
14 202 Daniel Mendes  
15 275 Daniel Vergueiro RS motos/Dust Grephics/Fisioperformace
P. # MX Junior PATROCINIO
1 61 Frederico Spagnol Longa Racing
2 101 Renato Muguinho Athena/ASW/Habibs/Budi/Yam/Pirelli/Motul
3 7 Matheus C. Emilio Oregon Blinfdados/IMS/Red Dragon/Dablio Alta Performace/Papaléguas Racing
4 28 Carlinhos T. Evangelista Itamaracá Hon/100%/Mobil/Fox/Rinaldi/RX Grafics
5 99 Rafael Ribeiro de Araújo Maxxi Energy/Mello Farma
6 930 Gustavo Yude Hablamx/Noffing/Ths/Neyfa
7 9 Leonardo Brentan Melo Breno/Preparações
8 109 Pedro Henrique B. Maciel Supermercado Du Tato
9 136 Monique R. S. de Camargo Kaw/ELF/ASW/Rock/Brasil Racing/Circuit/Stocovich
10 73 Emmanuel B. de Barros Mr Pró/Pista litierri/Ibox 28/LA Construções
11 173 Lucas Assis de Oliveira  
12 118 Victor Mendes Honorato  
13 33 Bruno Brunieri Zelão Motos/Agropecuária Brunieri
14 8 Rafael B. da Silva  
P. # 65cc PATROCINIO
1 99 Rafael Ribeiro de Araújo (Bubinha) Maxxi Energy/Mello Farma
2 210 João H. Pinto Negretti Preparações
3 90 Bruno Zamana Oregon Blindadn/ims/mrp/red dragon/dablio
4 2 Diogo Moreira Nascimento Kaw/ASW/Betão Prep./Rock/Sainte Marie.WRP/Elf/Stocovich/Brasil Racing
5 221 João Pedro Maxxi Energy/Duda Preparações/Bio Forma
6 22 Leonardo Gioti mini money
7 28 Victor Magalhães Dipi Tomateiro/Sttocovich/All Sing/Negretti/Z Rac.
8 127 Thiago Martins Mavia Moto Sporte
9 222 Murilo Oliveira Frasnelli Detroit Ret. Motores
10 16 Henrique Colla Dipi Tomateiro/Sttocovich/All Sing/Negretti
11 89 Pedro "pedrinho" MT. Locações/RCAA/Dedel Motos
12 1 Fernandinho Junior  
P. # Extra PATROCINIO
1 202 Daniel L. Mendes  
2 38 João Vitor Ruy Doces Meiaré/Ths/Mxr Graphics/Regi Reparações
3 23 Felipe Togni  
4 21 Felipe Terlize Industria Terlizz / Zé Som
5 747 Herminio Maninho  
6 71 Nelson Cifarele  
7 26 Eduardo Balan  
8 77 Renato Togni  
9 123 Luiz Fernando Garpelli Vale Verde Palace Hotel
10 89 Crislei de O. Moreira Primus Esquadrias
11 21 Vitor Pazini  
12 717 Caio Garcia  
13 259 Ivan Asturiano  






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet