X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

9ª etapa - Maggiora - Itália
Publicado em: 16/06/2013
Clique e saiba mais

Mundial de Motocross retorna ao histórico circuito de Maggiora
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda / Lucídio Arruda - Fotos: Ray Archer / Sarah Gutierrez 

Gautier Paulin deu o troco roubando a festa da torcida italiana



Assista na MotoX TV
O Mundial de Motocross chegou à Itália, na cidade de Maggiora, para sua nona etapa neste final de semana. Na terra do campeão mundial Cairoli, não foram os homens da casa que reinaram no topo do pódio apesar do apoio maciço dos torcedores - 38.00 fãs presentes - e sim a mulher da casa, Chiara Fontanesi.

O circuito de Maggiora é clássico e tem muitas boas histórias para contar, como o Motocross das Nações de 1986 onde o norte-americano Johnny O'Mara com uma 125cc chegou na frente de todos os europeus com motos 500cc. Apesar de toda a tradição, a pista já estava fora do Mundial de Motocross há mais de uma década. Neste retorno uma parte do traçado foi cortado e alguns grandes pulos adicionados ao tradicional sobe e desce pelas colinas. A modernização para os padrões atuais, entretanto, não anulou a essência do circuito.

Pit Beirer, chefe de esportes a motor da KTM comentou: "Acho que foi um dos melhores GPs que tivemos nos últimos anos e talvez devêssemos voltar mais às pistas tradicionais como esta onde temos muitos fãs."


Para se ter uma idéia do estado de tradição do circuito que recebia GPs já na década de 70, pilotos como David Philippaerts e Davide Guarneri decoraram suas motocicletas com cores e desenhos clássicos. A Honda de Philipperts no vermelho, azul e amarelo, e a KTM de Guarneri em branco e azul, replicando os modelos da década de 80.

Chiara Fontanesi

Corridas


MX3 - Sob um sol forte e temperaturas altas, antes das corridas das principais classes, aconteceram as disputas da terceira rodada dos campeonatos MX3 e WMX. A primeira bateria da MX3 já havia acontecido no sábado com a vitória de Martin Michek (que fez uma prova aqui no Brasil em 2012) seguido de perto por Klemen Gercar, vice-líder do campeonato. Na segunda bateria, já no domingo, o defensor do título Matthias Walkner largou determinado a subir da quinta colocação do dia anterior, vencendo a corrida praticamente sozinho. Gercar foi o segundo novamente e faturou o primeiro na geral.

WMX - Apesar das concorrentes de peso, quando as mulheres entraram na pista, não teve quem acompanhasse o ritmo de Chiara Fontanesi. Chiara já havia vencido a primeira bateria durante o sábado. Domingo não foi diferente na segunda bateria. A australiana Meghan Rutledge, largou na frente e fez o holeshot, mas a liderança não ficou em suas mãos por muito tempo: caiu logo na primeira volta. Chiara assumiu a ponta e a briga da corrida ficou pelo segundo lugar entre Natalie Kane e Stephanie Laier, com Natalie levando a melhor. Agora Chiara soma 150 pontos na disputa pelo campeonato e uma diferença de mais de 30 pontos sobre a vice-líder, Meghan Rutledge.

"Quando você ganha um GP é sempre emocionante. A emoção é diferente a cada vez, mas aqui na Itália é especial. Ver todas as pessoas torcendo para mim me deixou muito contente", contou a líder do campeonato feminino. "Quero me esforçar para ganhar todas as etapas esse ano", continuou. Alguém ainda duvida?

MX1 - Revanche francesa


Paulin e Cairoli nas voltas finais da MX1 (Assista ao vídeo)


Francês subiu ao pódio emocionado
Gaultier Paulin reinou na casa do principal concorrente, Antonio Cairoli. O reinado não veio fácil. Na primeira bateria, o francês ficou com a terceira colocação atrás de Clement Desalle e Ken de Dycker, depois de uma prova de recuperação: o piloto da Kawasaki foi jogado para fora na primeira curva após a largada e retornou na décima colocação. Paulin conseguiu rápidas ultrapassagens chegando até o sexto lugar, quando uma queda de Cairoli lhe deu mais uma posição. Daí para frente era questão de tempo passar os concorrentes Van Horebeek e Kevin Strijbos até a terceira colocação. Na quarta colocação ficou Cairoli, à frente de Van Horebeek, em quinto, e Max Nagl, em sexto.

Na segunda bateria das 450cc, Paulin largou decidido: seria o piloto a ser superado. Pulando na frente e fazendo o holeshot, Paulin dominou a ponta do começo ao fim, porém sem muito tempo para descansar: apenas três segundos de vantagem sobre Ken de Dycker, que forçou o primeiro colocado durante a primeira metade da prova. Cairoli logo chegou determinado a vencer em casa, o italiano passou o companheiro de equipe e entrou na disputa pela liderança.


Clement Desalle venceu a primeira bateria e abandonou a segunda com problemas mecânicos


Obviamente, Cairoli era o mais assediado pelo público
Apesar de chegar perto de passar Paulin e até ameaçar uma tentativa de ultrapassagem, o #222 teve de se contentar com a segunda posição na beteria. Na queda da primeira corrida, o competidor voltou a sentir dores no joelho machucado em 2008. Completando os cinco primeiros Ken de Dycker terminou seguido por Jeremy Van Horebeek e Tomy Searle. Depois da vitória na primeira corrida, o belga Desalle abandonou a segunda bateria sem pontos quando sua Suzuki simplesmente parou e recusou-se a funcionar de novo.

Depois de um final de semana perfeito, Paulin revelou que estava, sim, emocionado com o desfecho da etapa. "Foi uma vitória inacreditável em uma pista especial, cheia de história por trás, e agora tenho orgulho de fazer parte dessa história. Também a sensação incrível de correr em frente a um público tão efusivo é especial. Na França, as pessoas torciam por mim e agora torciam por Antonio. Eles estavam perto da pista, consegui ouvir os gritos quando Antonio chegou perto. Nem precisei do "pit board" dos mecânicos, já que eu escutava os espectadores", contou o vitorioso do dia. "Estou ansioso para a etapa da Suíça. A pista é do tipo que eu gosto e quero focar em cada GP, sem me preocupar com o campeonato. Quero ganhar mais corridas!", encerrou Paulin, que depois dessa etapa deve estar confiante e com um sorriso de orelha a orelha.


Ken de Dycker foi o segundo colocado no GP. Davide Guarneri o oitavo com sua KTM "clássica"

Na geral, Gaultier Paulin oficialmente desbancou Cairoli, vencendo a etapa. Ken de Dycker e Cairoli ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. Entretanto o defensor do título ainda continua com uma vantagem confortável, mais de 50 pontos, sobre Paulin.

Mesmo com a grande diferença na disputa pelo campeonato, para Cairoli esta não foi uma etapa favorável aos padrões do piloto - até a oitava etapa, se não fosse o primeiro a cruzar a linha de chegada, Cairoli era o segundo. "O erro foi meu. Molharam a pista e perdi a frente da moto, escorreguei. Torci meu joelho e estava sentido dor, então corri meio travado até o fim da prova", comentou. O piloto também declarou que largou na segunda bateria pensando em vencer, porém a dor voltou a atrapalhar. "Tive uma boa largada, mas não estava correndo com confiança, podia ter forçado mais".


Max Nagl supera um dos muitos subidões do circuito

MX2 - Herlings tem trabalho para conquistar mais duas vitórias


Largada MX2


Tonkov liderou a classificatória no sábado e as duas baterias do domingo. Infelizmente um incidente na chegada lhe custou o terceiro lugar
Quem assistiu as classificatórias de sábado notou como é difícil ultrapassar em Maggiora. Jeffrey Herlings passou a corrida toda tentando encontrar um lugar para passar o russo Alex Tonkov. Quando finalmente conseguiu, na última volta, se perdeu na curva seguinte e foi ao chão, devolvendo a liderança e a pole-position para Tonkov.

No domingo, Tonkov continuou extremamente rápido. Fez o holeshot e chegou a sofrer uma pequena queda ainda na primeira volta. Perdeu a posição apenas para o espanhol Jose Butron. Herlings passou um bom tempo em terceiro, novamente procurando um pontos para superar o russo, o que conseguiu na
nona volta. Para ultrapassar o espanhol Herlings não perdeu tanto tempo assim: foi chegar e passar.

Depois disso a briga ficou interessante pela segunda posição com uma batalha acirrada e muito contato direto entre Tonkov e Butron. O russo tomou a frente por algum tempo para devolver a posição quando subiu a placa de duas voltas.

Na chegada, Tonkov foi para o tudo ou nada... e ficou com o nada.... Sofreu uma queda nos metros finais e cruzou a linha de chegada separado de sua moto. Apesar da contagem no transponder colocar Tonkov como terceiro, o jovem piloto da Honda foi mais tarde desclassificado. No Mundial é preciso cruzar a linha montado em sua motocicleta, senão não vale! Confira o momento em dois vídeos (vídeo 1 / vídeo 2). 


Jose Butron


Jeffrey Herlings
Segunda bateria


E o holeshot foi novamente para... adivinhem? Tonkov! O russo estava inspirado no circuito italiano. Desta vez Herlings não ficou de brincadeira e tomou a liderança já na terceira volta para vencer a 15ª bateria do ano.

Tonkov resistiu no segundo posto o quanto pôde, mas, novamente, a duas voltas do final não suportou a pressão do piloto da casa Alessandro Lupino empurrado por dezenas de milhares de torcedores. O segundo lugar de Lupino o colocou no pódio da etapa depois da sexta posição na primeira bateria. Butron completou o pódio com o quinto lugar na segunda bateria.

"Tonkov foi uma adversário difícil neste final de semana. Ele fez três boas largadas, mas no final consegui passar e abrir boa vantagem", comentou o líder da pontuação Herlings. Ele aproveita a folga no Mundial no próximo domingo para correr em casa uma etapa do holandês antes de voltar aos GPs na Suécia. "Eu nunca venci lá, espero conseguir dessa vez", finalizou o campeão da MX2.


Alessandro Lupino

Resultados

Pos Nr MX1 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 21 Paulin, Gautier FRA Kaw 20 25 45
2 9 de Dycker, Ken BEL KTM 22 20 42
3 222 Cairoli, Antonio ITA KTM 18 22 40
4 89 van Horebeek, Jeremy BEL Kaw 16 18 34
5 12 Nagl, Maximilian GER Hon 15 15 30
6 22 Strijbos, Kevin BEL Suz 14 14 28
7 100 Searle, Tommy GBR Kaw 11 16 27
8 39 Guarneri, Davide ITA KTM 12 13 25
9 121 Boog, Xavier FRA KTM 13 12 25
10 25 Desalle, Clement BEL Suz 25 0 25
11 132 Potisek, Milko FRA Yam 7 11 18
12 777 Bobryshev, Evgeny RUS Hon 6 10 16
13 91 Karro, Matiss LAT KTM 9 6 15
14 60 Ullrich, Dennis GER KTM 4 8 12
15 11 Mackenzie, Billy GBR Yam 5 7 12
16 999 Goncalves, Rui POR KTM 8 4 12
17 24 Simpson, Shaun GBR TM 10 0 10
18 7 Barragan, Jonathan ESP KTM 0 9 9
19 511 Dami, Stefano ITA Yam 3 3 6
20 34 Roelants, Joel BEL Yam 0 5 5
21 116 Paschynskyi, Mikola UKR KTM 2 2 4
22 167 Tiainen, Santtu FIN Hon 1 1 2
Pos Nr MX2 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 84 Herlings, Jeffrey NED KTM 25 25 50
2 17 Butron, Jose ESP KTM 22 16 38
3 300 Lupino, Alessandro ITA Kaw 15 22 37
4 911 Tixier, Jordi FRA KTM 18 18 36
5 45 Nicholls, Jake GBR KTM 20 13 33
6 23 Charlier, Christophe FRA Yam 16 15 31
7 111 Ferris, Dean AUS Yam 14 14 28
8 152 Petrov, Petar BUL Yam 11 12 23
9 259 Coldenhoff, Glenn NED KTM 12 11 23
10 59 Tonkov, Alexander RUS Hon 0 20 20
11 119 Pocock, Mel GBR Yam 13 5 18
12 817 Clermont, Jason FRA Kaw 6 10 16
13 44 Banks-Browne, Elliott GBR KTM 7 8 15
14 76 Rauchenecker, Pascal AUT KTM 3 9 12
15 221 Ratsep, Priit EST KTM 9 3 12
16 136 Olsen, Stefan Kjer DEN Hon 4 6 10
17 122 Ferrandis, Dylan FRA Kaw 10 0 10
18 243 Gajser, Tim SLO KTM 1 7 8
19 14 Anstie, Max GBR Suz 8 0 8
20 151 Kullas, Harri FIN Hon 2 4 6
21 461 Febvre, Romain FRA KTM 5 0 5
22 991 Seewer, Jeremy SUI Suz 0 2 2
23 141 Desprey, Maxime FRA Yam 0 1 1

Classificação Geral

Pos Nr MX1 Nat. Total
1 222 Cairoli, A. ITA 417
2 21 Paulin, G. FRA 366
3 25 Desalle, C. BEL 334
4 9 de Dycker, Ken BEL 319
5 22 Strijbos, K. BEL 271
6 100 Searle, Tommy GBR 266
7 12 Nagl, M. GER 220
8 89 van Horebeek, J. BEL 205
9 999 Goncalves, Rui POR 180
10 19 Philippaerts, D. ITA 145
11 39 Guarneri, D. ITA 145
12 777 Bobryshev, E. RUS 143
13 121 Boog, Xavier FRA 136
14 24 Simpson, Shaun GBR 130
15 34 Roelants, Joel BEL 129
16 40 Leok, Tanel EST 108
17 7 Barragan, J. ESP 93
18 91 Karro, Matiss LAT 56
19 183 Frossard, S. FRA 47
20 95 Justs, Augusts LAT 43
21 132 Potisek, Milko FRA 19
22 85 Dougan, Jason GBR 19
23 215 Lynggaard, K. DEN 17
24 60 Ullrich, D. GER 13
25 131 Aubin, Nicolas FRA 12
26 11 Mackenzie, B. GBR 12
27 407 Chatfield, A. GBR 12
28 206 Aranda, G. FRA 12
29 167 Tiainen, S. FIN 12
30 277 Lehtla, Lauri EST 12
31 249 Larsen, N. DEN 10
32 903 Balbi, Antonio BRA 9
33 116 Paschynskyi, M. UKR 9
34 511 Dami, Stefano ITA 7
35 103 Van Dueren, K. BEL 6
36 997 Watson, Nathan GBR 6
37 120 Soubeyras, C. FRA 6
38 51 Getteman, Jens BEL 6
39 871 Izoird, Fabien FRA 5
40 81 Law, Jamie GBR 4
41 145 Leonce, Loic FRA 4
42 276 Santos, Hugo POR 3
43 992 Ramos, J. BRA 3
44 714 de Reuver, M. NED 2
45 64 Ito, Masanori JPN 2
46 62 Ferrari, Fabio ITA 1
47 74 Steinbergs, I. LAT 1
48 821 Basso, Mateus BRA 1
Pos Nr MX2 Nat. Total
1 84 Herlings, J. NED 447
2 911 Tixier, Jordi FRA 323
3 17 Butron, Jose ESP 285
4 23 Charlier, C. FRA 261
5 259 Coldenhoff, G. NED 260
6 111 Ferris, Dean AUS 225
7 45 Nicholls, Jake GBR 214
8 14 Anstie, Max GBR 201
9 300 Lupino, A. ITA 199
10 122 Ferrandis, D. FRA 159
11 119 Pocock, Mel GBR 158
12 152 Petrov, Petar BUL 158
13 59 Tonkov, A. RUS 132
14 461 Febvre, Romain FRA 103
15 141 Desprey, M. FRA 97
16 151 Kullas, Harri FIN 92
17 76 Rauchenecker, P. AUT 87
18 136 Olsen, S. DEN 78
19 33 Lieber, Julien BEL 71
20 44 Banks-Browne, E. GBR 62
21 221 Ratsep, Priit EST 43
22 737 Teillet, V. FRA 42
23 817 Clermont, J. FRA 40
24 112 Heibye, Even NOR 39
25 128 Monticelli, I. ITA 37
26 922 Fors, Kevin BEL 36
27 243 Gajser, Tim SLO 28
28 991 Seewer, Jeremy SUI 22
29 613 Decotis, James USA 11
30 685 Lenoir, Steven FRA 8
31 211 Alberto, Paulo POR 8
32 127 Vilardi, T. BRA 8
33 172 Van Doninck, B. BEL 7
34 189 Bogers, Brian NED 7
35 203 Hauptli Cidade, A. BRA 6
36 63 Klein Kromhof, C. NED 5
37 195 Justs, Roberts LAT 5
38 210 Brylyakov, V. RUS 5
39 232 Andrade, R. BRA 4
40 88 De Waal, M. NED 3
41 20 Dunn, James GBR 1
42 142 Paturel, B. FRA 1






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet