X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Enduro de Erzberg 2013 - Erzberg - Áustria
Publicado em: 07/06/2013
Clique e saiba mais

Graham Jarvis conquista o Gigante de Ferro pela primeira vez
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: M. Grimsæth, Samo Vidic, Erwin Polanc, Philip Platzer



Assista na MotoX TV
Em matéria de Enduro Extremo, o piloto britânico Graham Jarvis é a principal estrela já há alguns anos, conquistando quase tudo que participou na modalidade. O "quase" tudo já não se aplica mais desde o último domingo.

Finalmente, Jarvis conquistou o ErzbergRodeo após três anos de tentativas frustradas. A de 2012 foi especialmente dolorosa, pois ele liderou quase todo o percurso e chegou a comemorar a vitória... somente para ser avisado que perdeu um posto de controle.

2013 foi o ano de sua redenção, numa edição marcada por condições climáticas extremamente desfavoráveis. Muitos classificaram a prova como o Erzberg mais difícil de todos os tempos.

Quem esteve presente foi Taddy Blasuziak, apenas como espectador, já que recupera-se de uma contusão na mão sofrida no Enduro X. Foi no Erzberg que Taddy encontrou o degrau para a fama, ao vencer a prova em sua primeira participação, quando ainda era um completo desconhecido. O polonês afirmou que quer competir novamente no Erzberg ano que vem, se sua agenda permitir.


Graham Jarvis

O prólogo foi especialmente difícil com temperaturas baixíssimas e a neve caindo sem dó. O mais rápido nessa fase foi o piloto da casa Lars Enökl com a marca de 6:43,283, dois segundos mais rápido que o conterrâneo Oswald Reisinger. Jonny Walker foi o terceiro a frente de Andreas Lettenbichler.

A grande surpresa desta fase foi o resultado de Jarvis. Somente 52º, 38 segundos mais lento que o líder. Significava que o piloto da Husaberg largaria apenas na segunda fila.


Jonny Walker jogou suas chances de vitória fora já na largada, quando sua moto começou a falhar por causa da água

Red Bull Hare Scramble


Chegado o dia do evento principal a vista da área de largada, completamente alagada, era desoladora. Mas o espirito do Enduro Extremo não deixou os pilotos desanimarem, afinal quanto pior, melhor, não é mesmo?

Na largada pouca gente pensou em poupar o equipamento e guardar energias para mais tarde, onde a coisa realmente complica. Ninguém ligou para a água e a disputa pela liderança começou acirrada desde os primeiros metros.

Jonny Walker saiu na frente, mas sua KTM achou que foi judiação demais o banho em temperaturas tão frias e resolveu apagar antes do primeiro subidão como dá para ver no vídeo (Walker é o número 3). 


O francês Matthieu Gagnoud foi o primeiro a escalar o paredão e assumir a liderança provisória. No primeiro posto de controle, com pouco mais de 12 minutos de prova, o espanhol Miguel Cervantes assumia a liderança enquanto Gagnoud ainda era o segundo. O francês não completaria a prova, ficando em 15º, primeiro a não alcançar o topo.

Saindo da segunda fila, Jarvis foi cauteloso: "Eu vi muitos pilotos da primeira fila enfrentando problemas com a água e sabia que deveria tomar muito cuidado. Escolhi minha linha e não fiz nada estúpido até me livrar da primeira pedreira. Depois disso é que comecei a pensar na corrida."


O piloto japonês Taichi Tanaka

Jarvis alcançou o primeiro posto pouco a pouco. Foi ganhando posições até assumir a ponta do alemão Andreas Lettenbichler a poucos metros do Carl's Dinner (13º PC), seção de grandes pedras onde a ajuda externa é proibida, que é o verdadeiro pesadelo de muitos pilotos.

Daí para frente Jarvis apenas ampliou sua vantagem, recebendo a bandeirada com a boa margem de 18 minutos sobre Lettenbichler. Na terceira posição chegou o companheiro de equipe de Jarvis, Alfredo Gomez, que em uma das terríveis subidas contou com a ajuda de Ivan Cervantes para vencer a seção, onde já havia falhado por três vezes.


Dougie Lampkin

Depois de perder muito tempo com a moto falhando antes mesmo da primeira subida, Jonny Walker alcançou o topo na quarta posição a frente de Ben Hemingway e Dougie Lampkin. Na sétima posição chegou o japonês Taichi Tanaka.


O doce sabor do triunfo após a confirmação da vitória

Resultados

1. Graham Jarvis, 52, GBR, Husaberg EC 300
2. Andreas Lettenbichler, 4, GER, Husqvarna WR 300
3. Alfredo Gomez Cantero, 24, ESP, Husaberg te 300 2t
4. Jonny Walker, 3, GBR, KTM 300EXC
5. Ben Hemingway, 25, GBR, Beta RR 300
6. Dougie Lampkin, 35, GBR, GasGas EC 300
7. Taichi Tanaka, 19, JPN, KTM 300 XCW
8. Ivan Cervantes, 6, ESP, KTM 250 EXC
9. Alex Van Den Broek, 40, NED, KTM 300cc
10. Pierre Pallut, 8, FRA, KTM 300 EXC
11. Wade Young, 14, RSA, Husaberg 300TE
12. Lee Sampson, 60, GBR, KTM 250
13. Dan Hemingway, 5, GBR, Beta 300rr
14. Philipp Scholz, 5, GE, KTM EXC 300



Pódio com Gomez, Jarvis e Lettenbichler


Ivan Cervantes



Veja também o Vídeo do Evento








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet