X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Mundial - 5ª e 6ª etapas - Puerto Lumbreras - Espanha
Publicado em: 15/05/2013
Clique e saiba mais

Tempo seco e poeira marcam dois dias de vitória para Ivan Cervantes e Christophe Nambotin
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Jonty Edmunds

Etapa espanhola abre a temporada européia do campeonato
 

Christophe Nambotin amplia vantagem no campeonato da E3


Assista na MotoX TV
De volta ao solo europeu, no último fim de semana, foram realizadas a quinta e sexta etapas do Mundial de Enduro, em Puerto Lumbreras, na Espanha. Sem muita diferença das etapas sul-americanas, as disputas foram acirradíssimas, com os competidores cumprindo o trajeto com poucos segundos de diferença um do outro.

Assista 2 vídeos na MotoX TV:
- Melhores momentos do primeiro dia
- Melhores momentos do segundo dia

Um dos principais nomes da temporada, Ivan Cervantes resumiu o que foi o final de semana de competição: "Depois de sete horas em cima da moto, houve três ou quatro pilotos com pouquíssimos segundos de diferença entre eles. Não é só fisicamente exaustivo, também é mentalmente esgotante".

Primeiro dia


O clima "caliente" do país, combinado com as trilhas rochosas e empoeiradas, se saiu mais traiçoeiro do que o esperado. O experiente David Knight, da Honda, ficou pelo caminho na volta de abertura, quando machucou o polegar direito e o pulso esquerdo, e teve a companhia de Pela Renet, Cervantes e Johnny Aubert. Os quatro se perderam já no deslocamento.

Na E2, correndo em casa, não teve quem segurasse Ivan Cervantes. O piloto competiu confiante, sabendo administrar o ritmo e a hora de conquistar a liderança. O espanhol capitalizou em cima da dificuldade de Alex Salvini nas subidas, tomando a ponta da disputa.

Com o apoio da torcida espanhola, Ivan Cervantes foi imbatível na E2


Manuel Monni arregaça as mangas nos bastidores
Um pouco atrás, Johnny Aubert, da KTM, e Pela Renet, da Husaberg, competiam pelo terceiro lugar do pódio. Aubert, que parecia não acertar o passo durante o dia, também se beneficiou de um erro do concorrente: Renet gastou mais de 50 segundos para conseguir vencer uma subida, enquanto Aubert ficava com a terceira colocação. Oriol Mena completou o Top 5.

Na E1, a prova foi marcada por surpresas. O finlandês Eero Remes assumiu o comando do pelotão e liderou boa parte do trajeto durante o dia, mas não teve como se defender dos ataques de Seistola. Sem vencer desde 2011, a sede de vitória era tanta que não houve obstáculo que segurasse o piloto até o primeiro lugar do pódio. Cristobal Guerrero provou ter se recuperado da cirurgia no ombro, presente das trilhas da América do Sul, e encerrou o dia com o terceiro lugar.

Mais emocionante ainda foi a disputa atrás do top 3. Juha Salminem e Antoine Meo, os favoritos, caíram ficando com um prejuízo difícil de recuperar. O primeiro a ir ao chão foi Salminem, durante o Extreme Teste. Pouco depois foi a vez de Meo no Enduro Teste.
 

Antoine Meo teve problemas no primeiro dia, mas segue líder na E1


Juha Salminen sofreu com o calor espanhol
Com as quedas, a batalha para recuperar posições levou a mais erros por parte dos dois rivais. Até que no final, ambos resolveram ir com mais calma. Salminem terminou em quarto e Meo em quinto. Para o piloto da KTM, líder da temporada, o primeiro dia foi difícil: "Cai muitas vezes", reconheceu Meo.

Apesar de um dedo quebrado, Nambotin não deixou a vitória escapar na E3. Ganhando tempo progressivamente à medida que avançava na trilha, o francês administrou uma vantagem de 43 segundos sobre o segundo colocado Manuel Monni.

"Realmente curti hoje", afirmou Nambotin. "As montanhas no extreme teste estava se tornando cada vez mais difíceis, então apenas tentei correr no meu limite, sem cometer erros. É ótimo vencer", encerrou.

Engano pensar que a vice-liderança facilmente ficou nas mãos do italiano. Monni brigou com Aigar Leok durante todo dia até o momento da queda de Leok, quando o piloto teve que acelerar o ritmo para segurar a terceira colocação. Joakim Ljunggren, por dois segundos, chegou à frente do português Luis Correia, encerrando o dia com o quarto lugar.
 
Segundo dia


Cenário da Espanha é um dos mais exigentes da temporada devido ao clima seco


Aigar Leok
Enquanto o primeiro dia em terras espanholas triunfou uns e arrasou outros, o domingo foi principalmente um dia de recuperações, mas - para quem já estava um nível acima - foi o momento para manter a invencibilidade e conquistar pontos importantes no campeonato. Definitivamente, os competidores enfrentaram seus limites no meio de muita poeira nas trilhas longas e rápidas em busca do melhor saldo para encerrar o final de semana.

No segundo dia de competições, Nambotin ainda era o homem a ser superado na E3. Sem desespero e sem erros durante todo o domingo, o francês conquistou novamente a vitória.

"Estou tão feliz de vencer os dois dias aqui na Espanha", declarou o piloto. "Foi uma prova difícil, sem pontos para descanso. Me esforcei durante a manhã para abrir vantagem, assim consegui manter o controle da liderança durante o dia".

Com um desempenho melhor, Joakim Ljunggren se encontrou na competição no decorrer do domingo. Do quarto lugar de sábado, Ljunggren saltou para a vice-liderança. Já o estoniano Aigar Leok, apesar do incômodo do tombo do dia anterior, manteve um ritmo forte para segurar a terceira colocação. Mathias Bellino, campeão mundial de júnior, conquistou - pela primeira vez nesta temporada - um resultado entre o top 5, o piloto terminou em quarto à frente de Luís Correa, que manteve o saldo do primeiro dia de disputas.

Alex Salvini forçou Cervantes o quanto pôde, mas não conseguiu a liderança

Vencendo três especiais, Antoine Meo retomou o primeiro lugar do pódio, conquistando a quinta vitória da temporada. "Eu precisava vencer hoje e recuperar alguns dos pontos que perdi ontem. Dei tudo durante a manhã, então controlei meus tempos para vencer com segurança", declarou o francês da KTM.
 

Joakim Ljunggren continua na briga pelo título da E3

Em ritmo constante e rápido, Eero Remes cruzou a linha de chegada a 17 segundos de diferença de Meo, ficando com a segunda colocação. Juha Salminen foi um dos que mais sofreram no clima mediterrâneo espanhol, o finlandês não encontrava um ritmo confortável nas condições difíceis, entretanto terminou o dia completando o top 3.

Cristobal Guerrero perdeu a chance de um segundo pódio em casa por três segundos. Finalizando atrás de Salminen, o espanhol ficou com a quarta posição, à frente de Matti Seistola, da Husqvarna, que não manteve a consistência e velocidade de sábado.

Com o melhor tempo no extreme teste, Ivan Cervantes não teve moleza com o italiano Alex Salvini afoito para tomar a liderança. Entretanto, fazendo prova livre de erros, o espanhol assegurou a segunda vitória na rodada da E2.

"Foi um final de semana inacreditável para mim", declarou Cervantes. "Vencer ontem (sábado) me deu a confiança de que eu poderia ganhar novamente. Hoje (domingo) estava decidido a não deixar ninguém me ultrapassar," completou.


Matti Seistola quebrou o jejum de vitórias


Cristobal Guerrero enfrentou as provas com o ombro machucado e surpreendeu
A decisão de Cervantes foi tão absoluta, que mesmo com o tempo mais rápido no ultimo enduro teste, Salvini não conseguiu superar o rival, tendo que se contentar com a segunda colocação.

Não caindo nas armadilhas do dia anterior, Pela Renet completou o pódio da E2, finalizando o domingo seis segundos atrás de Salvini. A quarta e a quinta colocações ficaram para Johnny Aubert e Oriol Mena, respectivamente.

O chefe de equipe do time de fábrica da KTM, Fabio Farioli, comentou o fim de semana dos seus pilotos, vencedores nas três categorias: "Cervantes teve um excelente resultado, Antoine mesmo depois de um tombo no domingo continuoucom um ritmo intenso e Nambotin estava muito rápido. Também tivemos um desempenho muito forte do Guerrero. Esta prova é muito física, não esperava que ele fosse tão competitivo depois do machucado no ombro. Deve ter sido uma corrida bem dura para ele", reconheceu.

Sem perder tempo, o campeonato parte rumo a Portugal, onde acontecem as próximas etapas na cidade de Torres Vedras neste final de semana. Os dias 18 e 19 de maio prometem ser agitados no cenário do esporte: paralelamente ao Mundial de Enduro, acontece a sétima etapa do Mundial de Motocross no Brasil, a segunda etapa dos X-Games na Espanha e a abertura do AMA Motocross nos Estados Unidos.

Resultados

E1 (Soma dos dois dias)
1 - Antoine Meo - France - KTM
2 - Eero Remes - Finland - KTM
3 - Juha Salminen - Finland - Husqvarna
4 - Cristobal Guerrero - Spain - KTM
5 - Matti Seistola - Finland - Husqvarna

E1 Classificação Geral
1 - Antoine Meo - 111
2 - Juha Salminen - 90
3 - Matti Seistola - 89
4 - Eero Remes - 79
5 - Thomas Oldrati - 64

E2 (Soma dos dois dias)
1 - Ivan Cervantes - Spain - KTM
2 - Alex Salvini - Italy - HM - Honda
3 - Pierre - Alexandre Renet - France - Husaberg
4 - Johnny Aubert - France - KTM
5 - Oriol Mena - Spain - Husaberg

E2 Classificação Geral
1 - Alex Salvini - 109
2 - Ivan Cervantes - 100
3 - Pierre - Alexandre Renet - 93
4 - Johnny Aubert - 88
5 - Victor Guerrero - 58

E3 (Soma dos dois dias)
1 - Christophe Nambotin - France - KTM
2 - Joakim Ljunggren - Sweden - Husaberg
3 - Aigar Leok - Estonia - TM
4 - Mathias Bellino - France - Husaberg
5 - Luis Correia - Portugal - Beta

E3 Classificação Geral
1 - Christophe Nambotin - 110
2 - Joakim Ljunggren - 97
3 - Aigar Leok - 87
4 - Luis Correia - 72
5 - Manuel Monni - 71

EJ (Soma dos dois dias)
1 - Matthew Philips - Australia - Husqvarna
2 - Giacomo Redondi - Italy - KTM
3 - Mario Roman - Spain - Husaberg
4 - Daniel McCanney - Great Britain - Gas - Gas
5 - Robert Kvarnstrom - Sweden - Beta

EJ Classificação Geral
1 - Matthew Philips - 103
2 - Giacomo Redondi - 98
3 - Daniel McCanney - 86
4 - Mario Roman - 65
5 - Robert Kvarnstrom - 62

Youth Cup (Soma dos dois dias)
1 - Jamie McCanney - Great Britain - Husaberg
2 - Albin Elowson - Sweden - Husaberg
3 - Dawid Ciucci - Italy - KTM

Youth Cup Classificação Geral
1 - Jamie McCanney - 114
2 - Benjamin Herrera - 95
3 - Albin Elowson - 76
4 - Matteo Bresolin - 65
5 - Dawid Ciucci - 58

Feminina (Soma dos dois dias)
1 - Laia Sanz - Spain - KTM
2 - Jessica Gardiner - Australia - Sherco
3 - Jane Daniels - Great Britain - Husaberg
4 - Juliette Berrez - France - Yamaha
5 - Jemma Wilson - Australia - Honda

Feminina Classificação Geral

1 - Laia Sanz - 40
2 - Jane Daniels - 32
3 - Jessica Gardiner - 30
4 - Juliette Berrez - 28
5 - Audrey Rossat - 21







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet