Rômulo Bottrel conquista segunda vitória na Copa EFX Honda ASW
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda
Mineiro amplia liderança na estreia de Arujá (SP) no calendário da competição
Rômulo Bottrel segue invicto na Copa EFX Honda ASW |
Neste domingo (24), mais de 200 pilotos estrearam novas trilhas em Arujá (SP) na segunda etapa da Copa EFX Honda ASW. A cidade recebeu o campeonato pela primeira vez no Parque do Rodeio, onde os pilotos enfrentaram logo na largada um Cross Teste, antes de partir para os Enduros Testes e retornarem para o Extreme Teste na chegada de cada uma das três voltas da prova. Assim o público pode acompanhar muita ação durante todo o evento. No total foram percorridos cerca de 150 quilômetros.
A expectativa para a estreia da competição em Arujá era grande. "Sempre que é uma cidade nova ficamos meio apreensivos, até porque a própria população não conhece o evento, mas hoje puderam conhecer e gostaram. A presença foi maciça", analisou Fábio Simões, o Fabião, do Adrenatrilha Trail Club, organizador do campeonato.
Nielsen Bueno reagiu na competição com o segundo lugar na etapa |
Júlio Zavatti, o Bissinho, repetiu em Arujá a quarta colocação da abertura do campeonato |
"À princípio a Copa EFX veio para Arujá para fazer uma homenagem ao piloto Fabiano Verona, que nos deixou ano passado e era da cidade, então torcia muito para trazermos essa etapa. Ele tinha toda razão, a cidade é boa para andar e tem um lugar espetacular pra todo mundo, não só para os pilotos, mas para a população assistir também", comentou.
Apesar da previsão de chuva e muita lama, o tempo estava aberto e os competidores encontraram um percurso em boas condições. "As trilhas foram aprovadas por todos os pilotos. As especiais estavam bem técnicas. O pessoal gostou muito", completou Fabião.
Rômulo Bottrel, o Oncinha, repetiu o feito da abertura da temporada: conquistou novamente o primeiro lugar na categoria Elite, mantendo a liderança do campeonato. "Uma segunda vitória ajuda bastante, mas é preciso lembrar que tem um descarte na temporada, então o resultado ruim do Nielsen e do Cauê na primeira etapa serão descartados e a ausência do Rigor também. Não posso entrar com ar de favoritismo. A concorrência está bem próxima. Qualquer erro, caio para uma quarta colocação", avaliou o piloto da Gas Gas.
Cauê Aguiar, terceiro no pódio da Elite, na ponte que fez parte do primeiro Enduro Teste |
Loandro Anton equilibrou a disputa na E2 |
Para o piloto, o circuito estava no estilo das provas internacionais. "O Extreme e o Cross Teste ficaram bacanas porque cavou bastante. O chão era macio, então formou muita canaleta. Isso deu um ar de prova gringa. Foi bem divertido. Os Enduros Testes eram mais rápidos. Tive que dosar bastante a velocidade com o piso escorregadio para não sofrer um tombo forte e perder a vitória", encerrou.
Como esperado, Nielsen Bueno, da Honda Mobil, recuperou os pontos perdidos na estreia, quando um problema mecânico o deixou fora das primeiras posições, e encerrou o dia com a segunda colocação. "Como eu não pontuei na primeira etapa, eu vim para fazer uma prova mais de campeonato. Andei no limite que seria seguro para terminar a prova. O resultado não veio, fiquei em segundo. Feliz eu não estou porque eu queria ter vencido, mas para mim foi um bom resultado. Agora começo a projetar uma briga pelo campeonato para o ano todo", explicou.
Carlo Bergamaschi cada vez mais líder da categoria E1 |
Evaldo Nespoli conquistou o primeiro lugar na E5 |
Na E2, Loandro Anton surpreendeu a todos conquistando o lugar mais alto do pódio. "A prova para mim foi perfeita. Tentei andar certinho, sem errar nada, deu certo. Cuidei para não cair, estava uma prova meio lisa e bem técnica. Veio o resultado positivo. Estou agradecido pelo resultado", declarou. O catarinense que pretendia conhecer a competição, agora planeja partipar de todas as etapas restantes. "Pretendo fazer o campeonato todo. Vim para experimentar e é bom, as provas são bacanas", observou o piloto que divide a liderança da categoria com o mineiro Luiz Felipe Rosendo, segundo colocado em Arujá.
Marcella Gonçalves, até então líder da categoria Feminina, não pôde comparecer na etapa e desta forma abriu espaço para as concorrentes. Lilian Chagas e Tainá Aguiar disputaram a vitória e chamaram a atenção pelo esforço para concluir as três voltas da competição. Ambas sofreram com o desgaste de horas sobre a moto e precisaram mostrar garra no último obstáculo do Extreme Teste, uma barreira de pneus antes da chegada que parecia intransponível para as duas competidoras de pequena estatura, mas elas conseguiram. "Estava com bastante câimbra, tudo doendo, bem cansada, mas queria finalizar. Valeu muito a pena", afirmou Lilian, vencedora da etapa. Tainá fechou a prova na segunda colocação, resultado que lhe rendeu a liderança na classificação geral.
Lilian Chagas terminou a prova exausta, mas com garra garantiu a vitória na categoria Feminina |
Washington Caipira venceu pela primeira vez na temporada da E7 |
Luis Henrique Silveira, piloto que na próxima etapa, em Campos do Jordão (SP), estará competindo em casa, venceu com boa margem na E8. "A prova foi muito boa, o piso estava legal como estamos acostumados em Campos e vamos ver se consigo esse pódio lá também", disse o primeiro colocado.
Na classe E1 quem faturou a vitória foi Carlo Bergamaschi, que segue invicto na temporada. O vencedor da E3 foi Bruno Batista, enquanto na E4 Gabriel Carvalho levou a melhor, assim como Evaldo Nespoli na E5, Valdemir Rodrigues na E6 e Washington Caipira na E7. Entre os Clubes, o Pindorama Racing foi a melhor do dia, enquanto a Bike Box foi a mais rápida entre as equipes.
As categorias Infantil e Infanto Juvenil disputaram o Cross Country promocional no encerramento do evento. Na corrida das crianças, Enzo Silva conquistou a vitória na categoria XCI1, Renato Uemura na XCI2, Leonardo Fernandez na XCI3 e Beatriz Machado na Feminina. Entre os adolescentes, Fernando Shiga foi o mais rápido na classe XCJ1 e Márcio Júnior na XCJ2.
Campos do Jordão (SP), outra cidade que estreia no calendário, recebe a terceira etapa da competição no dia 19 de maio.
Resultados
Elite
1. Rômulo Bottrel
2. Nielsen Bueno
3. Cauê Paulini Aguiar
4. Júlio César Zavatti
5. Carlo Monaco Valença
E1
1. Carlo Bergamaschi
2. Felipe da Costa Wermuth
3. Richard Fliter
4. Claudiney da Silva Couto
5. Alexandre Pejon
E2
1. Loandro Roger Anton
2. Luiz Felipe Rosendo
3. Lucas Yoshio Ohara
4. Henry Horita
5. Renato Hagio
E3
1. Bruno Batista Martins
2. Denis de Almeida Silva
3. Ronald Santi
4. Betinho Polaz
5. Renan Bueno da Silva Filho
E4
1. Gabriel Carvalho Martins
2. André Tibyriçá
3. Bernardo Lopes Machado
4. Felipe Lima
5. Nilson José Alves
E5
1. Evaldo Nespoli
2. Felipe Montechiari Vanelli
3. Felipe Anzoli
4. Leandro Sbrissa
5. Nelson Cruciani Neto
E6
1. Valdemir Rodrigues Leite
2. Pelmio de Carvalho Filho
3. Clericson Alan
4. Júlio Cesar Pereira
5. Leonardo da Graça Ribeiro
E7
1. Washington Caipira
2. Jean Pierre Buttazzi
3. Adalberto Gerez
4. Alberto Medeiros
5. Lenilton Araujo dos Santos
E8
1. Luiz Henrique Silveira
2. Luiz Felipe de Paula
3. Gustavo Vieira Pereira
4. Luiz Guilherme Silveira
5. Luiz Fernando Fagundes
Feminina
1. Lilian Chagas
2. Tainá Aguiar
3. Janaina Souza
4. Mariana da Costa
Clubes
1. Pindorama Racing
2. Bike Box
3. Multracing
4. LM Preparações
5. Honda Racing
Equipes
1. Bike Box
2. Catarinas Racing
3. Pindorama Racing
4. Fas Gráficos
5. Os Vaca Brava
A Copa EFX Honda ASW é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, tem o patrocínio da Honda e ASW, co-patrocínio Motofield, Red Dragon e Power Motorrad, e apoio Dust Off Road, JetFio, Estopa Joanita, Sacramento, Sig Visual e Prefeitura Municipal de Arujá (SP).
Resultados completos para download (arquivos pdf):
Resultado por Categorias
Resultado Equipes
Resultados Clubes