X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa Interestadual de Motocross - 1ª etapa - Itajubá - MG
Publicado em: 23/03/2013
Clique e saiba mais

Itajubá recebe abertura da temporada com arquibancadas cheias
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada da categoria MX Open


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 609 Fotos!
Itajubá, município mineiro, preparou uma festa incrível para dar início a Copa Interestadual de Motocross 2013, nos dias 16 e 17 de março, que, combinada com toda a experiência da Extreme Racing, resultou em um evento comparável aos campeonatos nacionais da modalidade. O público receptivo e simpático lotou a estrutura preparada para a abertura do campeonato, tanto a enorme arquibancada, quanto área VIP, e até mesmo os arredores do circuito. Nem mesmo a chuva fez o povo arredar pé, com o público acompanhando tudo até a última bateria do dia. A pista, mesmo sendo em terreno plano, agradou aos pilotos, e na hora de acelerar mais uma vez o destaque foi Fabinho Santos, que aos 16 anos já começou a competir também com as 450cc.


Fabinho Santos


Caio Lopes
Na categoria MX2, Fabinho competiu com uma motocicleta emprestada. Na largada ele dividiu a primeira curva com Cauê Aguiar e Wilgner "Guigão", e logo em seguida Caio Lopes reforçou o pelotão. Ao final da primeira volta, Caio e Fabinho estavam lado a lado. Depois de alguma disputa, Fabinho conseguiu superar Caio, que chegou a conquistar a ponta momentaneamente. A briga pela liderança continuou intensa, Caio pressionou, mas o líder não permitiu um revide e pouco a pouco consolidou a posição recebendo a bandeirada com boa distância para o adversário, que ficou com a segunda posição. Ricardo Jurça, mostrando velocidade e consistência, garantiu a terceira colocação, enquanto mais atrás a emoção continuava na decisão da quarta colocação. Na disputa pelo posto Cauê mostrou que, apesar de estar um pouco afastado do motocross, não esqueceu como se faz e neutralizou os ataques de Diego Henning até a bandeirada.

Todos estavam curiosos para ver como o vencedor da MX2 se sairia com a moto de 450cc, e a oportunidade veio com a MX Open. Fabinho largou bem e assumiu a ponta mostrando-se muito a vontade. Já na primeira volta deixou os adversários para trás, e com uma pilotagem limpa, sem erros nem firulas, ele venceu a prova facilmente. Rafael Jachetta, muito rápido, ocupou a segunda posição durante a primeira parte da prova, depois foi superado por Caio Lopes e Ricardo Jurça que, em uma disputa muito forte levantaram o público. Ricardo surpreendeu Caio com sua insistência e agressividade, chegando a roubar a vice-liderança, mas acabou levando o troco. Mesmo participando de sua terceira prova consecutiva (MX2, MXN e MX Open), Caio conseguiu segurar o adversário até a bandeirada ficando mais uma vez com a segunda colocação. Cauê fez mais uma prova consistente e, mesmo integrando o pelotão intermediário nas primeiras voltas, conseguiu superar adversários difíceis, terminando com uma excelente quarta posição, logo a frente de Rafael Jachetta e Wilgner Guigão.


Lucas Costa


Juninho Rossi
Além de conquistar dois segundos lugares nas principais provas do dia, Caio Lopes ainda participou das categorias nacionais com uma Yamaha TTR230, completando uma verdadeira maratona sobre a moto. Na categoria 230F, depois de uma largada perfeita, ele escapou da concorrência e foi abrindo até receber a bandeirada isolado na primeira posição. Nilson dos Santos percorreu um caminho semelhante e terminou a prova na segunda colocação sem ser ameaçado por outros pilotos. Deivid Vicente, Fernando Leite e Gustavo Miranda completaram o pódio.

A bateria da MXN largou logo depois da prova da MX2, por isso Caio Lopes nem saiu da pista, trocou sua 250F importada pela 230 nacional e alinhou. Quando o gate estava pra baixar, um piloto caiu ao lado de Caio e desviou sua atenção. A trapalhada fez o piloto da Yamaha largar mais atrás, enquanto Juninho Rossi assumia a liderança. Logo o ponteiro tinha boa vantagem enquanto Marcelinho Souza, Caio e Nilson Santos travavam uma batalha emocionante, que durou várias voltas. Quando Caio finalmente conseguiu assumir a segunda posição a distância para o líder ainda era ampla e assim as duas primeiras posições foram definidas. Marcelinho assumiu a terceira colocação e voltas depois Nilson abandonou a prova, deixando o quarto posto para Felipe Arantes. Fernando Leite ficou com a quinta posição.


um grande público prestigiou o evento mesmo debaixo de chuva


Ricardo "Kaphê"
Massoud Nassar, ídolo local, trabalhou muito apoiando a organização no evento, e pode perceber todo o carinho e apoio de seus fãs fora das pistas, mas também dentro dela. Ele largou na MX30 e chegou a liderar no início, mas o motor de sua moto abriu o bico, deixando o campeão na mão. Assim Massoud foi obrigado a abandonar a disputa e saiu da pista aplaudido de pé pelo público. Voltando a disputa pela vitória, Lucas Costa assumiu a liderança com o abandono de Massoud, acelerou forte daí em diante e não permitiu a aproximação de Tiago Bueno, outro piloto local que fez bonito, conquistando a segunda posição. Nelson Moraes superou Rafael Arruda na metade da prova, terminando com a terceira posição. Luis Gustavo Tassi completou os cinco primeiros colocados.

Na prova que reuniu MX40 e MX45, Ricardo "Kaphê" largou na frente, chegou a disputar a liderança com Fabio Aleixo, mas acabou tendo Luis Gustavo Tassi como seu principal adversário. Kaphê trabalhou a prova toda para manter uma distância segura, até confirmar a vitória com Tassi em segundo. Aleixo ficou na terceira posição até as voltas finais, momento em que perdeu posições para José Carlos Guimarães e Ney Marcolim. Resultado da MX45: Ricardo Kaphê, José Guimarães, Fábio Aleixo, Edvaldo Rosa e Neto Melo Franco. Resultado da MX40: Ricardo Kaphê, Luis Gustavo Tassi, Ney Marcolim, Edvaldo Rosa e Cleverson Almeida.


Leonardo Borges, o Costelinha


Bruno Zamana
Leonardo Borges, o Costelinha, em um dia vitorioso ficou com a primeira posição na MX2 Amador e na MX Intermediária. Na primeira prova, que contou com maior número de participantes e foi disputada debaixo de chuva, ele garantiu o holeshot e venceu depois de liderar de ponta a ponta. Guilherme Ribeiro, recém-chegado da categoria 85cc, mostrou que está bem adaptado a nova máquina, acelerou forte, e garantiu a segunda posição ao superar Antone Dias na última volta. Otávio Pelegrino, o Tatá, fez o motor de sua 125cc 2 Tempos apitar no meio das 4 tempos para terminar a prova em uma excelente quarta colocação, à frente de Wilson Avelar.

Na Intermediária, Costelinha repetiu o feito, largou bem, liderou a prova toda e venceu. Dessa vez seu principal oponente foi Felipe Zambrini, que embora não tenha estado colado ao líder manteve um ritmo forte, ou seja, o menor erro de Costelinha daria a oportunidade que ele precisava. O erro não veio, Costelinha venceu e Felipe manteve a segunda posição até a bandeirada. Paulo Coutinho ficou com a terceira posição, Guilherme Ribeiro foi o quarto colocado e Diego Marcolim completou o pódio.


Tiago Azevedo


Diogo Nascimento
Na prova da 65cc Bruno Zamana dominou, não largou na ponta, mas rapidamente superou João Henrique Silva assumindo a liderança definitivamente. Rafael Araújo, o Bubinha, caiu na largada e perdeu posições, mas não desanimou e, empurrado pelo incentivo do público, foi buscando a recuperação. Bubinha chegou em João Henrique e assumiu a segunda posição na metade da bateria definindo os primeiros colocados. João Pedro Raimundo e Diogo Nascimento completaram o pódio.

Tiago Azevedo impressionou com sua velocidade na prova da MX Junior, e mesmo sendo mais novo que a maioria dos seus adversários liderou de ponta a ponta, vencendo a bateria de forma consistente. Matheus Emílio não largou bem, disputou posição com o amigo e rival Renato "Muguinho" Paz, recuperando terreno até terminar com a segunda colocação. Yuri Serfiotis foi o terceiro, Muguinho o quarto e Luis Felipe Maciel o quinto colocado.

Na prova dos caçulinhas da 50cc 2t e 50cc 4T, Diogo Nascimento venceu com facilidade. Os irmãos Brenda e Bruno Dias mais uma vez disputaram em família, com ela levando a melhor na disputa pela segunda colocação. Felipe Silva terminou com a quarta posição geral, e a vitória na 50cc 4T.


Gate das categorias MX40 e MX45


Felipe Silva
O evento fez parte das festividades dos 194 anos de Itajubá, comemorarados no dia 19 de março. O prefeito Rodrigo Riera e seu vice, Christian Gonçalves prestigiaram a festa o dia todo, mostrando integração com a população. Com o apoio irrestrito dos administradores, a prefeitura entregou um espetáculo à altura do merecimento da bela cidade. Aproveitando a oportunidade, uma ação social foi promovida: a entrada custou um quilo de alimento não perecível que será doado a entidades assistenciais. A grande concentração da população, estima-se que mais de 10.000 pessoas passaram pelo evento, contribuiu para o sucesso na arrecadação.

A primeira etapa da Copa Interestadual de Motocross contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Itajubá, o patrocínio da IMS e Red Dragon, o co-patrocínio da General Motos, ASW, América Sports, Brasil Racing, SW4 Steel Works e WRP, e o apoio da MRP Racing, Paty Tendas, Stocovich Design e All Sign Graphics.

Resultados

P. MX Open Equipe
1 70 Fabio Santos Hon Dunas/IMS/Box 18/Pirelli/Stocovich
2 134 Caio Lopes Fernandes FRT/Yam/Geração/ASW/Nicoboco/Rock Parts/infected grafx/SKF/Betão Preparações
3 991 Ricardo Jurça  
4 251 Cauê Aguiar Kaw/Pirelli/RM Racing/IN/One
5 39 Rafael Jachetta ASW/MRP racing/FB Motos/Mantovani Preparações/N Som
6 887 Juninho Rossi Rossi Veículos
7 981 Wilgner Francisco Mora Motos/Mec Motos/Petit Preparações/Reginaldo Pneus
8 188 Denner Daniel Alves (Deninho) ASW/MX Family/Motofield/Pharma Atual/MXR Graficos/2DI/MX Park;Extreme Racing/Cross Racing
9 415 Paulo Alberto Coutinho Moto Gerais/Coutinho /Show Radical
10 123 Tiago Bueno  
P. MX2 Equipe
1 456 Fabio Santos Hon Dunas/IMS/Box 18/Pirelli/Stocovich
2 134 Caio Lopes Fernandes FRT/Yam/Geração/ASW/Nicoboco/Rock Parts/infected grafx/SKF/Betão Preparações
3 991 Ricardo Jurça  
4 251 Cauê Aguiar Kaw/Pirelli/RM Racing/IN/One
5 191 Diego Henning Saga Veículos/ Dedel Motos /Pista do Alemão
6 981 Wilgner Francisco Mora Motos/Mec Motos/Petit Preparações/Reginaldo Pneus
7 13 Massoud Nasar  
8 39 Rafael Jachetta ASW/MRP racing/FB Motos/Mantovani Preparações/N Som
9 188 Denner Daniel Alves (Deninho) ASW/MX Family/Motofield/Pharma Atual/MXR Graficos/2DI/MX Park;Extreme Racing/Cross Racing
10 123 Tiago Bueno  
P. MX30 Equipe
1 774 Lucas Costa  
2 123 Tiago Bueno  
3 215 Nelson Moraes N.C. Motores/Kalango Cego/MXR Graficos/NFS
4 248 Rafael Batista Arruda  
5 727 Luiz Gustavo Tassi Tassi Racing Team
6 94 Marcelinho Souza IMS/Oliver Racing/Slin/Marques Pneus/Papaléguas Racing
7 415 Ederson Franhan  
8 480 Edvaldo Rosa Toyomatic/MX track Bragança
9 35 Daniel dos Reis Auto Eletrica Movel Fumaça
10 51 Juraci Petroni  
P. MX40 Equipe
1 25 Ricardo Sebbe (Kaphê) Kaw/Brasil Racing/Rock Parts
2 727 Luiz Gustavo Tassi Tassi Racing Team
3 14 Valdinei Marcolin  
4 480 Edvaldo Rosa Toyomatic/MX track Bragança
5 302 Cleverson R. Almeida (Broa)  
6 318 Clayton de Oliveira  
7 49 Luis Marcos Rosa  
8 98 Alessandri Dias MRP Racing/ASW/Slin/MR Pro
9 98 Roberto Bello Pitzer  
10 719 Kazuhiro Abe WS Motos
P. MX45 Equipe
1 25 Ricardo Sebbe (Kaphê) Kaw/Brasil Racing/Rock Parts
2 600 José Carlos G. Guimarães  
3 51 Fabio Aleixo Santos Direct Link/CM Racing
4 480 Edvaldo Rosa Toyomatic/MX track Bragança
5 117 Neto Melo Franco Grupo Novacar Ford
6 450 Rodolfo Prado Feira do Verde
7 112 Fabio Nougalli Laskani Importadora
8 715 José Luis Prado SS EXP Motocross Team
9 105 Adilson Fubá Fubá Reciclagem
P. MX Intermediária Equipe
1 35 Leonardo Borges (Costelinha) Stop Car/OAK/Desmanche do Gato
2 153 Felipe Zambrini Direct Link/CM Racing
3 415 Paulo Alberto Coutinho Moto Gerais/Coutinho /Show Radical
4 912 Guilherme Lima Ribeiro ks frutas
5 641 Diego Marcolin  
6 474 Omar Abraão Jorge  
7 822 Julio Fontes (Queijinho) Cross Preparações/Moto Peças Primos/Laticínios Santanata
8 35 Murilo Vitor Pereira  
9 381 Jonathan William Fernandes  
10 28 Andre Floré Sanches Motos Import
P. MX2 Amador Equipe
1 35 Leonardo Borges (Costelinha) Stop Car/OAK/Desmanche do Gato
2 912 Guilherme de Lima Ribeiro KS Frutas
3 178 Antone Dias (Pêo) Deno Peças/MRA Motos
4 513 Otávio P. Chicaroni Pista do Alemão/Borracharia Estilo/RX Grafics/R Sete Academia/Marcos Negretti/Dedel Motos
5 2 Wilson Avelar  
6 456 Carlãozinho Universal Fit/Studio UP/Panorama FM
7 22 Lefontine Mota de Oliveira (Lê)  
8 14 Flavio Ferreira Nogueira Panchinho Racing
9 13 Guilherme Paiva LG Materiais/Bananal Frutas e Legumes
10 192 Carlos A. Couto Junior  
P. MXN Equipe
1 887 Juninho Rossi Rossi Veículos
2 48 Caio Lopes Fernandes FRT/Yam/Geração/ASW/Nicoboco/Rock Parts/infected grafx/SKF/Betão Preparações
3 94 Marcelinho Souza IMS/Oliver Racing/Slin/Marques Pneus/Papaléguas Racing
4 96 Felipe Arantes Dablio/Motoparts/MotoLiris/General Motos/CRV/Dr. Bruno A. Mangia/Xandrico Terraplanagem
5 13 Fernando Leite  
6 294 Guilherme dos Santos Grillo Gaby Motos
7 3 Carlos Henrique Romaneli Auto Peças Magalhães
8 8 Gustavo Pereira Miranda Depósito de Gás Maristela
9 1 Victor Mota  
10 177 Ezequiel Dionizio Kaebike Shop
P. 230F Equipe
1 48 Caio Lopes Fernandes FRT/Yam/Geração/ASW/Nicoboco/Rock Parts/infected grafx/SKF/Betão Preparações
2 3 Nilson Moreira dos Santos Jr Droga Nova/Betão Preparações/Red Dragon
3 901 Deivid fernando R. Vicente Moto Gerais
4 13 Fernando Leite  
5 8 Gustavo Pereira Miranda Depósito de Gás Maristela
6 2 Guilherme O. Leite  
7 555 Ericsson (Gordo) Speed Moto Peças/ Jad Log
8 8 Enio de Oliveira Pinto Auto Mecanica do Eninho
9 17 Ezequiel Dionizio Kaebike Shop
10 21 Joelis Sanches Costa Sanches Moto Import
P. MX JR Equipe
1 76 Tiago Azevedo Breder Motos/Mototop/Motul/Rinaldi/Protork
2 107 Matheus C. Emilio Oregon Blindados/IMS/Red Dragon/Rota Baus/Papaléguas racing
3 960 Yuri Serfiotis Herbalife/Versatil/Fronteiras Restaurantes/Adriela Uniformes
4 101 Renato Muguinho Yam Geração/Habibis/Bud/ASW/Pirelli/Motul/Águas Poa/Slin
5 108 Luis Felipe B. Maciel (Felipe Du tato) Supermercado Du tato
6 22 Felipe Leite Frenhan e Leite Automóveis
7 7 Mayke Meneguci  
8 369 Gabriel Rodrigues Carvalho Carvalho Racing
9 11 Pedro Henrique Pereira Projeto Motos/Brandão Motos
10 5 Weverton Vinícius (Minininho) MRA Motos
P. 65cc Equipe
1 90 Bruno Oliveira Zamana Oregon Blindados/IMS/Papaléguas Motos/Colégio Sta Barbara
2 99 Rafael Araújo (Bubinha)  
3 210 João Henrique P. da Silva  
4 21 João Pedro Raimundo Maxi Energy/Bio Farma/Duda Preparações
5 2 Diogo Moreira Nascimento Kaw/Betão Prep./ ASW/Rock/Pro Rinaldi/Mundial
6 28 Victor Colla de Magalhães Didi Tomateiro/Stocovich/;Marco Negretti Preparações/Sebiloski/Z Racing
7 457 Eduardo B. Teixeira (Dudu Bueno) Caprice Intima/ OAK
8 16 Henrique C. de Magalhães Didi Tomateiro/Stocovich/Marco Negretti Preparações/Sebiloski/Z Racing
P. 50cc 4T Equipe
1 22 Felipe F. M. Silva Engebras
P. 50cc 2T Equipe
1 2 Diogo Moreira Nascimento Kaw/Betão Prep./ ASW/Rock/Rinaldi/Mundial
2 10 Brenda Morais Dias MRP Racing/ASW/Slin/MR Pro
3 15 Bruno Morais Dias MRP Racing/ASW/Slin/MR Pro
4 21 Marlon Menegua  






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet