Meo, Salvini e Nambotim vencem abertura da temporada
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Jonty Edmunds
Johnny Aubert |
O Mundial de Enduro deu a largada para a temporada 2013 aqui na América do Sul. O Chile recebeu a primeira e segunda etapas da competição que em seguida vai para a Argentina, país que sedia as duas etapas seguintes.
O ponto de partida do campeonato foi a cidade de Talca, localizada mais ou menos no centro do território chileno, 250km ao sul da capital Santiago. O final de verão da região, com clima bastante seco e quente, previa trilhas empoeiradas para os pilotos.
Os motores já roncaram para valer na sexta-feira à noite com o Super Teste no circuito construído em frente ao ginásio municipal, acompanhado por cerca de 6.000 espectadores. O francês Johnny Aubert foi o mais rápido entre os 124 participantes do GP do Chile com o tempo de 2:05.21, dois décimos de segundo mais rápido que o italiano Alex Salvini. Christophe Nambotin, também francês, foi o terceiro mais rápido no cômputo geral. Uma das vítimas do Super Teste foi o britânico David Knight que se enroscou em marcadores da pista e marcou apenas o 12º tempo geral.
1º Dia
Antoine Meo |
Pierre Alexandre Renet |
Como esperado o clima seco e empoeirado marcou o primeiro dia de trilhas. Felizmente a temperatura caiu um pouco em relação aos dias anteriores, aliviando um pouco a vida dos pilotos.
Na classe E1, uma batalha ferrenha entre o francês da KTM Antoine Meo e o finlandês da Husqvarna Juha Salminen. Meo foi o mais rápido em cinco dos nove trechos cronometrados e completou o dia com 28 segundos de vantagem sobre Salminen.
O vencedor comentou: "Esse foi o início de temporada que eu estava esperando. Sabia que o Juha ia atacar no início. Consegui ganhar o primeiro teste, mas ele foi mais rápido nos dois seguintes. Depois disso apertei o ritmo e venci os quatro testes seguintes. Me senti confortável o dia todo e ao final tudo deu certo para mim."
A disputa pela vitória na classe E2 foi entre franceses. Pierre Alexandre Renet (Husaberg) faturou três das nove especiais do dia, assim como o compatriota Johnny Aubert. A diferença na soma dos tempos entre os dois foi de apenas quatro segundos.
Christophe Nambotin |
Joakim Ljunggren |
"Foi uma luta dura com Aubert durante todo o dia. Ele era mais rápido no Cross Teste, mas eu achei bons traçados no Enduro Teste onde é preciso pilotar suave para ser rápido", comentou Renet após o pódio. "Assim que ajustei minha pilotagem ganhei confiança a cada volta. Foi duro, mas estou feliz com a vitória."
Entre os grandes motores da Classe E3, o sueco Joakim Ljunggren (Husaberg) levou a melhor sobre Christophe Nambotin (KTM) também com uma pequena margem de 5 segundos. Apesar de ter vencido "apenas" duas especiais, contra quatro de Nambotin, Ljunggren foi quem acumulou menos tempo na chegada. O italiano Manuel Monni venceu os outros dois testes restantes, mas seu dia intercalou altos e baixos e dois testes com tempos longe dos dez primeiros o deixaram apenas na oitava posição.
"Sabia onde podia ser rápido e onde não podia e felizmente a estratégia funcionou. Depois de um inverno frustrante no SuperEnduro fico feliz em reverter as coisas aqui no Chile", comentou o sueco que não vencia desde 2009, quando ganhou uma etapa em seu país natal.
2º Dia
Juha Salminen |
Alex Salvini |
No segundo dia foram mais três voltas com três testes cronometrados em cada uma delas. Antoine Meo começou com mais uma performance sólida, sendo o único a completar o primeiro teste abaixo da casa dos 11 minutos. Porém, ao longo do dia cometeu alguns erros e chegou a ser ultrapassado pelo italiano Thomas Oldrati (Husaberg). Os dois chegaram praticamente empatados para o último Extreme Teste do GP, e foi justamente onde Meo reencontrou o melhor de sua pilotagem para garantir a vitória na etapa e a liderança do campeonato.
"Comecei muito bem pela manhã, mas me perdi um pouco durante o dia. Na última volta dei o meu máximo e ao marcar o melhor tempo no último Extreme Teste consegui faturar a vitória", disse Meo, único piloto das três classes principais a conquistar uma dupla vitória no Chile.
A grande surpresa do dia ficou por conta do italiano Alex Salvini, da HM Honda, que fez uma primeira volta espetacular vencendo as três especiais. Nas voltas seguintes venceu mais uma especial em cada uma e foi capaz de administrar a liderança com 14 segundos de vantagem sobre o espanhol Ivan Cervantes (KTM) e 24 sobre Aubert.
Salvini comemorou muito sua primeira vitória num GP do Mundial de Enduro: "Estou muito feliz com a vitória. A minha primeira no Enduro. Me senti forte durante todo o dia e pilotei da maneira que sei que sou capaz. Foi um grande dia!"
Na classe E3 Nambotin deu o troco em Ljunggren, vencendo cinco das especiais e a geral do dia com 18 segundos de vantagem, apesar de não se sentir confiante com o acerto da motocicleta.
"Apesar da vitória foi um dia difícil para mim. Eu lutei para ficar à vontade na trilha e caí mais do que gostaria. Mas estou feliz com os resultados consistentes. Consegui bons pontos nesse primeiro GP."
Brasileiro na etapa
Apesar da relativa pouca distância nessa etapa de abertura, apenas um piloto brasileiro se arriscou no GP de abertura do Mundial de Enduro. Rigor Rico competiu na classe Junior com uma Gas Gas 300 2T. Classificou-se em 23º no primeiro dia e 19º no segundo.
Rigor Rico foi o único brasileiro na competição - foto: Adalto Motoraid |
"Pus a cabeça no lugar e andei com muito mais calma no segundo dia, conseguindo baixar os tempos. Errei pouco, o meu principal erro foi não conseguir subir de primeira uma ladeira no Extreme Teste e acabei perdendo bastante tempo. Andei sem cansar muito, a trilha tinha terreno acidentado e controle de horário apertado, e fui 19º", disse Rigor.
Classificação Geral
1 |
MEO Antoine |
40 |
20 |
20 |
FRA |
KTM |
2 |
SALMINEN Juha |
28 |
17 |
11 |
FIN |
HVA |
3 |
SEISTOLA Matti |
28 |
15 |
13 |
FIN |
HVA |
4 |
OLDRATI Thomas |
24 |
7 |
17 |
ITA |
HUSABERG |
5 |
REMES Eero |
24 |
9 |
15 |
FIN |
TM |
6 |
JOLY Jérémy |
23 |
13 |
10 |
FRA |
|
7 |
DEPARROIS Nicolas |
19 |
11 |
8 |
FRA |
YAMAHA |
8 |
ALBERGONI Simone |
19 |
10 |
9 |
ITA |
HM HONDA |
9 |
BOISSIERE Anthony |
13 |
6 |
7 |
FRA |
SHERCO |
10 |
MICHELUZ Maurizio |
11 |
5 |
6 |
ITA |
SUZUKI |
11 |
GUERRERO Cristobal |
8 |
8 |
--- |
ESP |
KTM |
12 |
SOTO Christian |
7 |
2 |
5 |
CHL |
|
13 |
SALAZAR Jetro |
6 |
3 |
3 |
PER |
|
14 |
GARATE Javier |
5 |
1 |
4 |
CHL |
|
15 |
URRUTIA Nicolas |
4 |
4 |
--- |
CHL |
|
1 |
SALVINI Alex |
35 |
15 |
20 |
ITA |
HM HONDA |
2 |
RENET Pierre Alexandre |
33 |
20 |
13 |
FRA |
HUSABERG |
3 |
AUBERT Johnny |
32 |
17 |
15 |
FRA |
KTM |
4 |
CERVANTES Ivan |
30 |
13 |
17 |
ESP |
KTM |
5 |
KNIGHT David |
22 |
11 |
11 |
GBR |
|
6 |
MENA Oriol |
20 |
10 |
10 |
ESP |
HUSABERG |
7 |
GUERRERO Victor |
18 |
9 |
9 |
ESP |
KTM |
8 |
SANTOLINO Lorenzo |
15 |
8 |
7 |
ESP |
HVA |
9 |
BASSET Antoine |
14 |
6 |
8 |
FRA |
YAMAHA |
10 |
BALLETTI Oscar |
12 |
7 |
5 |
ITA |
|
11 |
QUEYREYRE Alexandre |
11 |
5 |
6 |
FRA |
YAMAHA |
12 |
BENAVIDES Kévin M. |
7 |
3 |
4 |
ARG |
KTM |
13 |
ISRAEL Vicente |
4 |
4 |
--- |
CHL |
|
14 |
CAIMI Franco |
4 |
1 |
3 |
ARG |
KTM |
15 |
ISRAEL Benjamin |
3 |
2 |
1 |
CHL |
|
1 |
NAMBOTIN Christophe |
37 |
17 |
20 |
FRA |
KTM |
2 |
LJUNGGREN Joakim |
37 |
20 |
17 |
SWE |
HUSABERG |
3 |
THAIN Rodrig |
28 |
13 |
15 |
FRA |
GAS-GAS |
4 |
CORREIA Luis |
24 |
11 |
13 |
PRT |
BETA |
5 |
LEOK Aigar |
20 |
15 |
5 |
EST |
TM |
6 |
MONNI Manuel |
19 |
8 |
11 |
ITA |
KTM |
7 |
KEHR Marcus |
19 |
10 |
9 |
DEU |
KTM |
8 |
PHILIPPAERTS Deny |
15 |
7 |
8 |
ITA |
BETA |
9 |
PLANET Fabien |
14 |
4 |
10 |
FRA |
SHERCO |
10 |
ROBERT Christophe |
13 |
9 |
4 |
CHE |
HUSABERG |
11 |
FORTUNATO Benoit |
12 |
5 |
7 |
FRA |
HM HONDA |
12 |
TARKKALA Marko |
12 |
6 |
6 |
FIN |
|
13 |
DIAZ Homero |
6 |
3 |
3 |
MEX |
|
14 |
OVALLE Matias |
3 |
1 |
2 |
CHL |
|
15 |
URRUTIA Cristobal |
2 |
2 |
--- |
CHL |
|
1 |
REDONDI Giacomo |
40 |
20 |
20 |
ITA |
KTM |
2 |
MCCANNEY Daniel |
28 |
17 |
11 |
GBR |
GAS-GAS |
3 |
PHILLIPS Matthew |
26 |
11 |
15 |
AUS |
HVA |
4 |
LARRIEU Loïc |
26 |
13 |
13 |
FRA |
HUSABERG |
5 |
ROMAN Mario |
23 |
6 |
17 |
ESP |
HUSABERG |
6 |
KVARNSTROM Robert |
22 |
15 |
7 |
FIN |
BETA |
7 |
MANZI Jonathan |
20 |
10 |
10 |
ITA |
KTM |
8 |
MORI Nicolo |
17 |
8 |
9 |
ITA |
BETA |
9 |
OLIVEIRA Luis |
17 |
9 |
8 |
PRT |
YAMAHA |
10 |
MORONI Rudi |
11 |
7 |
4 |
ITA |
KTM |
11 |
HARPER Mitcham |
10 |
5 |
5 |
AUS |
|
12 |
D'AMBROSIO Edoardo |
6 |
--- |
6 |
ITA |
YAMAHA |
13 |
EDLUND Johan |
6 |
4 |
2 |
SWE |
HUSABERG |
14 |
ROJAS Diego |
5 |
2 |
3 |
CHL |
GAS-GAS |
15 |
GUTIERREZ Diego |
4 |
3 |
1 |
ARG |
|
1 |
HERRERA Benjamin |
40 |
20 |
20 |
CHL |
|
2 |
MCCANNEY Jamie |
34 |
17 |
17 |
GBR |
HUSABERG |
3 |
ELOWSON Albin |
24 |
9 |
15 |
SWE |
HUSABERG |
4 |
NOGUEIRA Henrique |
23 |
15 |
8 |
PRT |
TM |
5 |
TRAININI Nicholas |
20 |
13 |
7 |
ITA |
HUSABERG |
6 |
BORJESSON Jesper |
20 |
11 |
9 |
SWE |
HUSABERG |
7 |
HERRERA Diego |
20 |
10 |
10 |
CHL |
|
8 |
KUTULAS Nicolas |
14 |
8 |
6 |
ARG |
|
9 |
BRESOLIN Matteo |
13 |
--- |
13 |
ITA |
KTM |
10 |
CIUCCI Dawid |
11 |
--- |
11 |
ITA |
|
11 |
BENAVIDES Luciano |
11 |
7 |
4 |
ARG |
|
12 |
ETCHEVERRIA Samuel |
11 |
6 |
5 |
CHL |
|
13 |
MARIN Alonso |
7 |
4 |
3 |
CHL |
|
14 |
SALAZAR Ian |
5 |
5 |
--- |
PER |
|
15 |
PAVEZ Felipe |
3 |
3 |
--- |
CHL |
|
16 |
TAVERNE Sebastian |
2 |
--- |
2 |
CHL |
|
17 |
VASQUEZ Javier |
2 |
2 |
--- |
CHL |
|
18 |
DIEZ Jorge |
1 |
--- |
1 |
CHL |
|