Taddy Blazusiak conquista o quarto título mundial da modalidade na segunda bateria do dia
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Edmunds J./ Divulgação
Belo Horizonte (MG) sediará quinta etapa do campeonato na temporada 2014
Taddy Blazusiak |
Taddy Blazusiak parecia ansioso pelo quarto título no Mundial de SuperEnduro desde o começo da temporada, chegando para a disputa desse fim de semana com uma vantagem de 29 pontos. O piloto da KTM disparou na primeira bateria do dia, mas com uma largada não tão boa teve que superar Johnny Walker e o rival David Knight, respectivamente, segundo e terceiro colocados.
A segunda rodada contou com largada "reversa", para complicar só um pouquinho a vida do defensor do título: Blazusiak começou a volta na última colocação. Sendo forçado a passar por cima de quem estivesse no caminho, o polonês alcançou a segunda posição, já que o espanhol Daniel Gilbert não deu moleza e defendeu a liderança até cruzar a linha de chegada. Mesmo assim, os 17 pontos do segundo lugar foram o suficientes para a coroação de Blazusiak como campeão antes da última bateria.
Assista 4 vídeos na MotoX TV:
-
Melhores Momentos - Vídeo Oficial
-
Melhores Momentos - Enduro 21
-
Onboard com o campeão Taddy Blazusiak
-
Highlights Team Husaberg
Jonny Walker |
Alfredo Gomez |
"É inacreditável! Depois do acidente antes do GP da Polônia, tive só três meses para trabalhar duro, sofrer e voltar ao meu melhor para conquistar meu quarto título mundial", declarou o satisfeito Blazusiak. "E hoje a plateia foi incrível, isso me ajudou muito!", acrescentou o piloto.
Com o campeonato já decidido e um tombo do polonês da KTM no trecho de pedras, o caminho ficou livre para os outros pilotos de ponta na terceira bateria. David Knight assumiu a liderança assim que pôde e seguiu confortavelmente rumo a sua segunda vitória em cima de uma Honda e ao vice-campeonato mundial. Para Johnny Walker o segundo lugar foi o suficiente para a terceira colocação da temporada. Em terceiro chegou Alfredo Gomez, espanhol da Husaberg.
Assim o pódio final ficou, mais uma vez, com Taddy Blazusiak no lugar mais alto, ao lado de David Knight e Johnny Walker na terceira posição. Na categoria Júnior, o título ficou com Danny McCanney, seguido respectivamente por Pawel Szymkowski e Giacomo Redondi.
Kyle Redmond |
David Knight |
David Knight: "Ser vice após 5 anos fora do campeonato, atrás apenas do Taddy é como uma vitória para mim. Taddy mereceu o título. Nos orgulhamos de vencer provas contra motos de fábrica e contra o melhor piloto do planeta. Isso com uma nova Honda 450 e minha equipe particular, com poucos, mas muito importantes, patrocinadores que tornaram tudo realidade."
Quem também participou dessa final foi o britânico Graham Jarvis que se encontra no Brasil para uma série de cursos. O grande nome do Extreme Enduro foi sexto colocado geral na etapa tendo como melhor resultado um quarto lugar na última bateria.
"Foi bom experimentar algo novo nesse final de semana. Não sabia ao certo o que esperar e levei algum tempo até me ajustar a esse tipo de competição. Depois da classificatória comecei a encontrar a confiança e melhorar meu ritmo. Na prova final fiz uma boa largada e terminei em quarto. Acho que com um pouco mais de treino posso melhorar minha velocidade e me tornar mais competitivo", analisou Jarvis.
Encerrando o campeonato ficou a notícia do maior número de etapas - sete - para a próxima temporada devido à popularidade crescente da modalidade. Iniciando ao final de 2013 e seguindo até fevereiro de 2014, o calendário inclui novos países, entre eles o Brasil. O país deve receber a quinta rodada, em Belo Horizonte (MG), no dia 18 de janeiro.
Pódio |
Graham Jarvis |
Resultado geral da etapa
Senior
1. Taddy Blazusiak - KTM
2. David Knight - Honda
3. Jonny Walker - KTM
Junior
1. Giacomo Redondi, Italy, KTM, 37
2. Danny McCanney, UK, Gas Gas 31
3. Pawel Szymkowski, Poland KTM, 31
Classificação Final
Senior
1. Taddy Blazusiak (KTM) 162
2. David Knight (KTM) 130
3. Jonny Walker (KTM) 119
4. Alfredo Gomez (Husaberg) 99
5. Kornel Nemeth (KTM) 89
6. Joakim Ljunggren (Husaberg) 67
7. Thomas Oldrati (Husaberg) 52
8. Daniel Gibert (Husaberg) 47
9. Christophe Braund (Sherco) 46
10. Ivan Cervantes (KTM) 33
Junior
1. Danny McCanney (Gas Gas) 101pts
2. Pawel Szymkowski (KTM) 89pts
3. Giacomo Redondi (KTM) 88pts
4. Johan Edlund (Husaberg) 83pts
5. Magnus Thor (KTM) 62pts
7. Christopher Stromgren (Husaberg) 26pts
8. Martin Larsson (Husaberg) 19pts
9. Mickael Persson (Husaberg) 18pts
10. Jesper Borjesson (Husaberg) 17pts
Calendário 2013/2014
2014 FIM SuperEnduro World Championship:
Etapa 1 - Novembro 17, Liverpool, Inglaterra
Etapa 2 - Dezembro 7, Tampere, Finlândia
Etapa 3 - Dezembro 14, Lodz, Polônia
Etapa 4 - Janeiro 11, Guadalajara, México
Etapa 5 - Janeiro 18, Belo Horizonte, Brasil
Etapa 6 - Fevereiro 8, TBA (talvez Barcelona)
Etapa 7 - Fevereiro 22, Tours, França