1º Jarinu Superbikers de Motocross - Jarinu - SPTexto e fotos: Ronaldo Sampaio
A manhã de domingo do dia 20 de Novembro estava chuvosa na capital, mas mesmo assim fomos cedo em direção a Jarinu, para acompanhar o 1º Jarinu Superbikers de Motocross. Chegamos ao local do evento, de fácil acesso, e constatamos uma boa infraestrutura, com banheiros e praça de alimentação.
 Thiago Rubio |
A pista estava bem pesada, e em alguns pontos havia muita lama. Nos treinos poucos tiveram disposição para acelerar na lama, mas a manhã foi passando, o tempo foi abrindo, e no decorrer das baterias a pista foi ficando cada vez melhor. Com o risco de chuva afastado as provas aconteceram normalmente. Veja abaixo como foram as disputas, e quem foram os campeões do dia:
A categoria
Bronze 125cc foi a primeira das 9 baterias disputadas na tarde de domingo. A liderança da prova foi disputada entre Rafael Rateiro e Tiago Rubio. Rafael pulou na frente no momento em que caiu o gate, e Tiago esteve sempre na segunda posição. No início Rafael conseguiu se distânciar de seu adversário e não teve problemas para manter a dianteira, ao contrário de Tiago, que teve trabalho para manter a segunda posição diante da pressão de William Freitas.
Com aproximadamente dez minutos de prova, o cenário mudou, Tiago conseguiu escapar de William, e ainda se aproximou de Rafael, depois de um erro do líder da prova. À partir desse ponto Rafael não saiu mais do campo de visão de Tiago. Na última volta Rafael se atrapalhou com um retardatário caído na pista, e Tiago aproveitou a chance para receber a bandeirada quadriculada na frente. Rafael foi o segundo e William o terceiro. O irmão mais novo de Rafael, Rodrigo Rateiro, pilotando uma YZ 85cc, conseguiu um lugar no quarto degrau do pódio, depois de passar Alessandro Patelhi, que caiu durante a prova, conseguindo ainda a quinta colocação.
 Benedito Pinheiro |
Nacional Estreante na pista, Dudu Rocha, o organizador da prova, alinhou para mostrar que também é bom de braço. Alexandre Guizada, Dudu Rocha, Diego Bremer e Alex Guizada assumiram as cinco primeiras posições para garantirem, cada um, um lugar ao pódio. A exemplo da primeira bateria, um retardatário influenciou a troca das primeiras posições durante a prova. Alexandre vinha bem até os dez minutos de prova, quando o tráfego de retardatários aumentou, trazendo problemas para o líder.
Alexandre demorou para negociar a ultrapassagem e perdeu duas posições. Primeiro para Dudu, e depois para Benedito. Última volta, últimas curvas, tudo definido, o público presente comemorando antecipadamente a vitória do organizador do evento e... Dudu comemora e esquece que a prova ainda não terminou, se distrai e perde a frente da moto levando um pequeno tombo, suficiente para tirar-lhe a liderança, e quem recebeu a bandeirada quadriculada foi o piloto Benedito Pinheiro, Dudu chegou logo em seguida, alexandre Guizada foi o terceiro, Diego Bremer o quarto e Alex Franco Guizada o quinto colocado.
 Francisco Gianetti Neto |
Na
Prata 125cc os três primeiros termiram isolados, mas antes disso muita disputa aconteceu para que o pódio fosse definido. O piloto "Sênior", Sérgio Marreta, largou na frente de seus adversários mais novos, mas ainda na primeira volta começou a perder posições, para Alessandro Patelhi, Rafael Rateiro e depois para Chico Giannetti, que largou mau e veio se recuperando rápido já na primeira volta. Rafael Rateiro acelerou forte, e segurou as investidas do Chico Giannetti. Rafael vendeu caro a segunda posição, Giannetti só conseguiu a ultrapassagem na segunda metade da prova, e com isso o ponteiro já havia aberto uma considerável vantagem.
 Beto Tchutchuco |
Chico forçou o ritmo, tirou a diferença que o separava de Alessandro, e aos doze minutos conseguiu definitivamente a primeira posição. Desse ponto em diante Chico se distanciou na liderança e recebeu a bandeirada quadriculada como vencedor da prova. Alessandro confirmou a segunda posição, mas o terceiro posto ainda não tinha dono, isso porque Rafael perdeu a posição para William Freitas, que passou vários adversários durante a bateria, depois de um começo de prova complicado. Tiago Rubio terminou no lucro quando finalizou na quinta colocação. Tiago caiu no início da prova e retornou na última posição, mas sua perseverança foi recompensada com um lugar no pódio.
Na
Nacional Força Livre o piloto local, Alexandre Franco, mais uma vez veio pra pista, dessa vez liderando depois que o gate caiu, e conseguindo abrir boa vantagem nos minutos iniciais da prova. Mais atrás, na segunda posição, vem Valdemyr Ricardo, o já famoso Beto (também conhecido pelos mais chegados como Tchutchuco). Durante a primeira metade da prova "Beto Tchutchuco" tirou a diferença que o separava do líder, e depois disso começou uma bela disputa entre os ponteiros, que terminou aos onze minutos, momento em que "Beto Tchutchuco" assumiu a primeira posição da prova. Alexandre caiu e perdeu contato com o lider, ficando assim com a segunda posição. William Camargo, Benedito Pinheiro e Rodrigo Lorenzetti correram lado a lado durante a bateria para definir os demais lugares do pódio. William foi terceiro, Rodrigo o quarto e Benedito o quinto colocado.
 Pedro Beagim |
Mais disputas pela primeira posição, dessa vez para definir o vencedor de uma das provas mais fortes do dia, a
Ouro 125cc. O piloto local Pedro Beagin contou com o apoio do grande público e largou na ponta, Chico Giannetti veio logo atrás, mostrou logo que não iria facilitar as coisas para Beagin e realizou a ultrapassagem na terceira volta. Os dois primeiros abriram grande vantagem em relação aos demais competidores e correram num ritmo bem mais forte do que os demais. Beagin perseguiu Giannetti durante toda a prova, e os dois fizeram o público vibrar durante os quinze minutos da bateria. Com placa de duas voltas Beagin dá a cartada final, muda o traçado e passa Giannetti definitivamente, levando a galera ao delírio. Alessando Patelhi foi o terceiro, Tiago Rubio o quarto e William Freitas o quinto colocado.
A Nacional
Força Livre Alexandre Franco e Valdemyr "Beto" repetiram mais uma vez a disputa pela primeira posição, com Alexandre começando na frente, seguido desde o início por Beto. Os ponteiros chegaram a perder as primeiras posições em função de um toque que levou tanto Alexandre como Beto ao chão. William de Camargo e Rodrigo Lorenzetti assumiram temporariamente a primeira e segunda posição. Beto não perdeu muito tempo e logo já estava na liderança da prova. Já Alexandre não estava no seu dia, demorou um pouco mais, e quando voltou conseguiu retornar apenas à segunda posição, sem chances de ameaçar Beto. Final: Beto, Alexandre, William de Camargo, Rodrigo Lorenzatti e Benedito Pinheiro.
 Ariel Silva |
Na
Força Livre Prata Ariel Silva largou na terceira posição, atrás de Cristiano de Souza e Rafael Nicolau, mas algumas curvas depois já ocupava a primeira posição. Ariel fez uma prova à parte, vencendo com tranquilidade. Rafael superou Cristiano e terminou a bateria na segunda posição, bem a frente de Jairo da Silva, terceiro colocado. Cristiano e Fabio Vieira completaram o pódio.
Mais uma bela disputa envolveu os pilotos Lê Dias e Eduardo de Andrade pela primeira posição na
Sênior Over 33. Eduardo pressionou Lê durante dez minutos, até conseguir a ultrapassagem. Lê deu o troco, mas logo em seguida foi definitivamente ultrapassado por Eduardo. Ricardo Pilekas e Alessandro Patelhi também protagonizaram uma bela disputa pela terceira posição. Pilekas esteve à frente durante toda a bateria, mas na última volta Alessandro conseguiu a brecha que precisava, fez a ultrapassagem, terminando com a terceira posição. Em quinto chegou Celestino Flaire.
 Eduardo Andrade |
A última bateria do dia foi a
Força Livre Pró. Chico Giannetti e Pedro Beagim se reencontraram na pista para um tira-teima. A prova começou bem para Beagim, que pulou na frente, e diante de um traçado de difícil ultrapassagem largar na ponta significou uma boa vantagem.
A exemplo da Ouro 125cc os dois primeiros foram logo se distanciando, Beagim na frente, seguido de perto por Giannetti. O ritmo dessa prova foi ainda mais forte do que na Ouro 125cc. Giannetti tentava a todo momento a ultrapassagem, que aconteceu aos dez minutos, com uma bela manobra de Giannetti, que veio por dentro em uma das curvas do circuito, deixando Beagim sem defesa. Depois da ultrapassagem Chico abriu um pouco em relação a Beagim até receber a bandeirada quadriculada. Final: Chico Giannetti, Pedro Beagim Lê Dias, Cristiano de Souza, e Jairo da silva.
A premiação aconteceu no recinto do Parque Festa do Morango, onde uma banda de rock animou o público que ainda estava presente para aplaudir os vencedores ao final do dia.
Organizar uma prova de motocross, não é tarefa fácil, exige muita paciência, trabalho em equipe, dedicação e amor ao esporte. Existem muitos detalhes importantes e essenciais a serem verificados, tudo demanda tempo, esforço e patrocínio. O reconhecimento deste trabalho vem no decorrer de cada bateria, de cada disputa entre os pilotos, de cada troféu entregue no fim do dia, isso é o que dá a certeza do dever cumprido e este dever foi muito bem cumprido pelo jovem Eduardo Rocha, o Dudu, organizador do 1º Superbikers Jarinu de Motocross. Dudu esteve presente, fez acontecer, participou ativamente, e juntamente com sua equipe de apoio realizou uma bela prova.
Parabéns a você Dudu, e a todos aqueles que acreditaram e ajudaram a realizar esse belo evento. Esperamos estar de volta em breve, para acompanhar um evento maior e ainda mais belo no Parque Festa do Morango. Um abraço e até mais amigos
Resultados
1 |
181 |
Francisco Gianetti Neto |
Paulo Motor Sage |
2 |
738 |
Beagim |
Jund Extintores |
3 |
90 |
Alessandri Dias |
Mrp Racing |
4 |
987 |
Cristiano Bucno De Souza |
Sup Mercado Dalilo Jr |
5 |
847 |
Jairo Carlos Da Silva |
Dino Motos |
6 |
400 |
Eduardo De Andrade |
Madereira |
7 |
383 |
Sandro Alex |
- |
8 |
59 |
Fabio Rogerio G. Vieira |
Rekenqueld S |
9 |
7 |
Jeferson Biasin |
- |
10 |
141 |
Aniel Silva |
- |
1 |
141 |
Aniel Silva |
- |
2 |
29 |
Rafael Nicolau |
- |
3 |
847 |
Jairo Carlos Da Silva |
Dino Motos |
4 |
987 |
Cristiano Bucno De Souza |
Sup Dalilo Jr |
5 |
59 |
Fabio Rogerio G. Vieira |
Rekenquel S |
6 |
383 |
Sandro Alex Leite |
- |
7 |
217 |
Wagner Ramos |
- |
8 |
356 |
Nelson Francisco Silvareli |
Talique Materiais |
9 |
411 |
Mauricio Wanderley C B Jr. |
- |
10 |
436 |
Ricardo De Oliveira Nunes |
- |
1 |
738 |
Beagim |
- |
2 |
181 |
Francisco G. Neto |
Paulo Motor Fagi |
3 |
255 |
Alessandro Patelhi |
Box Calao X 15 |
4 |
92 |
Thiago Rubio |
Inpot Grafica |
5 |
126 |
Willian Freitas |
- |
6 |
32 |
Fernando Micheli |
Fx Pro Filter |
7 |
29 |
Rodrigo Ratiro |
- |
8 |
160 |
Celestino |
- |
9 |
730 |
Leonardo Contesini |
Myself |
10 |
436 |
Ricardo De Oliveira Nunes |
- |
1 |
181 |
Francisco G. Neto |
Paulo Motor Fagi |
2 |
255 |
Alessandro Patelhi |
Box Carlao X 15 |
3 |
126 |
Willian Freitas |
Auto Posto Moto Freitas |
4 |
29 |
Rafael |
- |
5 |
92 |
Thiago Rubio |
Input Grafica |
6 |
7 |
- |
Borracharia Do Duda |
7 |
160 |
Celestino Dos Anjos Flaire Jr |
- |
8 |
730 |
Leonardo Contesini |
Myself |
9 |
17 |
Jeferson |
- |
10 |
123 |
Ilton Moraes |
- |
1 |
92 |
Thiago Rubio S. |
Inpot Grafica |
2 |
29 |
Rafael Ratiro Nicolau |
Cadilacc Centro Automotivo |
3 |
126 |
Willian Freitas |
Auto Posto Moto Freitas |
4 |
2 |
Rodrigo Ratiro M |
Cadilacc Centro Automotivo |
5 |
255 |
Alessandro Patelhi |
Box Carlao X 15 |
6 |
730 |
Leonardo Contesini |
Myself |
7 |
232 |
Edison De Almeida |
- |
8 |
101 |
Paulo Rogério Gonçalves |
- |
9 |
436 |
Ricardo De Oliveira Nunes |
- |
10 |
18 |
Felipe Ozi |
Libanori Lustres Ltda |
1 |
400 |
Eduardo De Andrade |
Madereira |
2 |
90 |
Alessandre Dias |
Mrp Racing |
3 |
255 |
Alessandro Patelhi |
Box Carlao X 15 |
4 |
36 |
Ricardo Pileckas |
Motor Head Racing |
5 |
160 |
Celestino |
- |
6 |
217 |
Wagner C. Ramos C. |
- |
7 |
7 |
Sergio Marreta |
Ms Racing |
8 |
55 |
Pira |
Pira Diesel |
9 |
110 |
Diego Clayton |
Express Brasil |
10 |
11 |
Andre Felipe Do Prado Veloso |
Estacionamento Veloso |
1 |
1 |
Waldemyr R. Da Silva Beto |
Auto Mec. Silva |
2 |
86 |
Diego Bremer |
- |
3 |
128 |
Alexandre F. Guizada |
Blocos Nalini |
4 |
110 |
Diego Clayton |
Express Brasil |
5 |
765 |
Renato Boquino |
- |
6 |
944 |
Eduardo Dos Santos |
- |
1 |
1 |
Beto Waldemyr R. Da Silva |
Auto Mecanica Silva |
2 |
128 |
Alexandre Franco |
- |
3 |
46 |
Willian L. De Camargo |
Ormagil |
4 |
48 |
Rodrigo S. Lorenzetti |
- |
5 |
13 |
Benedito Pinheiro |
- |
6 |
73 |
Thiago Campos |
Borracharia Do Duda |
7 |
32 |
Carlos Fernando Da Silva |
- |
8 |
95 |
Jose D. Farias |
Zelao Terraplanagem |
9 |
14 |
Adelmo Rodrigues De Oliveira |
Refrigerantes Piracaia |
1 |
13 |
Benedito Pinheiro |
- |
2 |
308 |
Eduardo |
Usimor |
3 |
128 |
Alexandre F. Guizada |
Blocos Naline |
4 |
86 |
Diego Bremer |
Projeto Motos |
5 |
931 |
Alex Franco Guizada |
- |
6 |
46 |
Willian L. Camargo |
Ormagil |
7 |
32 |
Carlos Fernando Da Silva |
- |
8 |
14 |
Adelmo Rodrigues De Oliveira |
Refrigerantes Piracaia |
9 |
95 |
Jose D. Farias |
Zelao Terraplanagem |
10 |
57 |
Mikelli D Antola |
- |