X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Copa EFX Honda ASW - 1ª etapa - Itupeva - SP
Publicado em: 25/02/2013
Clique e saiba mais

Mais de 300 inscritos prestigiaram a abertura do campeonato de enduro mais badalado do país
Redação MotoX.com.br - Malu Souza / Maurício Arruda - Fotos: Maurício Arruda

Rômulo Bottrel, o Oncinha, faturou a primeira etapa, em Itupeva (SP)


Rômulo Bottrel venceu a abertura da Copa EFX Honda ASW


Assista ao vídeo do evento na MotoX TV
Foi dada a largada para a temporada 2013 da Copa EFX Honda ASW. Com 315 pilotos nas trilhas, a primeira etapa foi mais uma vez um sucesso em Itupeva (SP), neste domingo (24). Os competidores venceram o forte calor e cumpriram um percurso desafiador, que como já é tradicional, passou por dentro do Shopping SerrAzul, chamando a atenção dos visitantes. Na categoria principal, o vencedor foi o mineiro Rômulo Bottrel, da Gas Gas, seguido por Rigor Rico, Carlo Mônaco, Júlio César Zavatti, o Bissinho, e Felipe Legarrea.

Veja também:
-
Uma seleção com mais 20 imagens da prova
- Galeria de imagens do evento com 554 fotos!

Antes de entrar na disputa, os competidores fizeram uma bela homenagem ao atual campeão da competição, Felipe Zanol, que se recupera de um acidente sofrido durante um treino nos Estados Unidos. O number plate número 1 ficou reservado para o piloto e todos os participantes colocaram em suas motos um adesivo com uma mensagem de apoio a sua recuperação.
 

Rigor Rico estreou com a segunda colocação na categoria Elite


Nielsen Bueno enfrentou problemas mecânicos e ficou fora do pódio
O saldo do dia foi bastante positivo, segundo Fábio Simões, do Adrenatrilha Trail Club, organizador do campeonato. "O mais importante é que, em uma prova com uma quantidade grande de pilotos, não tivemos nenhum acidente. Tínhamos uma equipe completa com ambulâncias e socorristas e eles não foram acionados. Em uma prova como esta, com um sol forte, é muito importante. Além disso, foi bem bonita a homenagem que foi feita para o Zanol. Isso só mostrou o quanto ele é querido e importante para o esporte", resumiu.

O vencedor da categoria Elite e do geral, Rômulo Bottrel, comemorou o bom início de campeonato. "Essa etapa para mim foi uma surpresa. Estava com uma moto diferente e no começo as coisas não estavam encaixando muito bem. Não tinha idéia da minha posição. Dedico essa vitória ao Zanol. Ele faz muita falta e é um pena que não possa estar conosco, mas daqui a pouco ele estará de volta", disse.

Para ele, o equilíbrio já da primeira disputa do ano estava bem grande. "Essa primeira etapa já foi bem difícil. Ao contrário do ano passado não choveu, o chão estava bem duro. A frente da minha moto estava escapando, então tive que andar com bastante cuidado. Todo mundo estava bem próximo. Vários pilotos ganharam especiais, por isso, estava bem concorrido", finalizou.


Carlo Mônaco ocupa a terceira colocação no campeonato


Bissinho, quarto colocado, mostra a homenagem dos pilotos ao atual campeão Felipe Zanol que se recupera de um acidente
A segunda posição na Elite ficou com o estreante na categoria, Rigor Rico, que ficou satisfeito por ter alcançado a vice-liderança. "Essa foi uma prova bem legal. No ano passado, não corri o campeonato todo, mas consegui algumas vitórias na E2. Esse ano vou fazer a competição completa. Sabia que seria uma prova muito difícil na categoria Elite, mas vim bem focado e o resultado veio. Estou feliz pela segunda posição. É apenas o começo da temporada", analisou.

Nielsen Bueno, atual vice-campeão e um dos favoritos na classe principal, chegou a vencer especiais do percurso, mas foi prejudicado por um problema mecânico. "Perdi muito tempo. Precisei andar devagar em algumas especiais até conseguir solucionar o problema e isso acabou com minha chance de conquistar um bom resultado. Ainda bem que há um descarte, agora preciso pensar nas próximas etapas", explicou o piloto da Honda que completou o percurso com um inesperado 12º lugar.

Bissinho, piloto que possui um título da competição, saiu satisfeito com o quarto lugar nesta primeira prova. "Foi um começo muito bom de temporada. Estou parado há sete meses por conta de uma cirurgia no joelho e poder subir ao pódio é muito bom. Foi um dia muito legal. Tive alguns erros que comprometeram um pouco para que eu conseguisse uma melhor colocação, mas graças a Deus consegui estar no pódio entre os cinco primeiros", contou o campeão de 2010.


Luiz Felipe Rosendo é o líder da E2


Carlo Bergamaschi venceu um bom duelo pela vitória na E1
Na E1, o vencedor foi Carlo Bergamaschi após um equilibrado duelo com Ripi de Oliveira. Claudiney Couto conquistou a terceira colocação, seguido pelo piloto de rali Ramon Sacilotti. "A prova estava muito gostosa. O traçado foi bem legal. Foi uma boa experiência. Ainda estou aprendendo a andar nessa modalidade. Estou muito satisfeito com o quarto lugar. Espero terminar o campeonato ganhando. Aprender em cada etapa e melhorar sempre", analisou. Luiz Henrique Bastos completou o pódio da categoria na quinta colocação.

Luiz Felipe Rosendo faturou a vitória na E2 com pouco mais de dois segundos de vantagem sobre Loandro Anton. "O circuito foi bem rápido. Não choveu e a poeira dificultou um pouco. A quantidade de pilotos foi muito boa. O terreno é bem parecido com o que a gente treina em Minas Gerais. Estou muito empolgado para seguir a Copa. Eu sou o atual vice-campeão da E2 e só perdi na última etapa pelo critério de desempate. Não cai em hora nenhuma. Andei tranquilo e poupei muito a moto porque nós temos um campeonato ainda para seguir. Espero subir ao pódio mais vezes", disse o mineiro.

Ronald Santi levou a melhor na E3. "A prova foi muito boa. No ano passado choveu bastante. Esse ano o tempo colaborou. Estava muito calor. A pista não estava muito difícil. O que dificultou foi o nível técnico dos pilotos. Todos andam muito bem. A diferença em todas as categorias foi pequena. A Copa EFX Honda ASW começou o ano com mais de 300 pilotos. Uma prova excelente, que tem tudo para crescer", analisou o atleta da ASW Enduro Team.


Ronald Santi faturou a vitória na E3


Marcella Gonçalves venceu a disputa entre as mulheres
A disputa foi intensa pelo segundo lugar, com Bruno Martins se Fábio do Nascimento terminando no mesmo segundo. Por uma diferença mínima, Bruno começou a temporada na vice-liderança. No entanto, o terceiro lugar não desanimou Nascimento: "É a primeira vez que estou correndo na Copa. Acho que vou conseguir fazer o campeonato todo. A prova para mim foi muito boa e o organizador está de parabéns. Adorei", comentou.

 André Tibiryçá, fez um ótimo retorno ao campeonato com o melhor resultado da E4. "Eu já tinha disputado a competição há uns dois anos. Fiquei um tempo longe e hoje voltei na expectativa de fazer o melhor tempo e até o final do ano pegar um pódio. Fiquei bem surpreso com o primeiro lugar e, também, acho que a maior surpresa foi ver que a competição evoluiu para um nível espetacular. Acho que não tem absolutamente nada que tenha sido ruim. Quero continuar até o final do campeonato e quem sabe pegar o primeiro lugar", afirmou.

Outros vencedores foram Evaldo Tavares Nespoli na E5, Pelmio de Carvalho Filho na E6, Fábio Wolf Campos na E7, Thiago Henrique Pires na E8 e Marcella Gomes Gonçalves na Feminina. A Copa EFX prestigiou também os pequenos, que entraram nas trilhas sem medo nas categorias Infantil e Infanto Juvenil para uma prova promocional de Cross Country.

Na categoria Clube, a Gas Gas Racing Team saiu na frete e repetiu o resultado entre as Equipes.

A competição retorna com a segunda etapa no dia 24 de março, em Arujá (SP).

Calendário da Copa EFX Honda ASW de Enduro 2013

2ª etapa - Arujá - SP (24/03)
3ª etapa - Campos do Jordão - SP (19/05)
4ª etapa - Pindamonhangaba - SP (14/07)
5ª etapa - Mogi das Cruzes - SP (15/09)
6ª etapa - Poços de Caldas - MG (20/10)


Competição terá nova rodada no dia 24 de março em Arujá (SP)


Veja também:
-
Uma seleção com mais 20 imagens da prova
- Galeria de imagens do evento com 554 fotos!

Em breve vídeo exclusivo do evento

Resultados

Elite
1. Rômulo Bottrel
2. Rigor Rico
3. Carlo Mônaco
4. Júlio César Zavatti
5. Felipe Legarrea

E1
1. Carlos Bergamaschi
2. Ripi de Oliveira
3. Claudiney Couto
4. Ramon Sacilotti
5. Luiz Henrique Bastos

E2
1. Luiz Felipe Rosendo
2. Loandro Anton
3. Paulo Henrique Vieira
4. Bruno Marafão
5. Vinícius Luis Lopes da Silva

E3
1. Ronald Santi
2. Bruno Batista Martins
3. Fábio do Nascimento
4. Luiz Bueno da Silva Filho
5. Denis de Almeida Silva

E4
1. André Tibiryçá
2. Adrian Balbugian
3. Felipe Lima
4. Gabriel Martins
5. José Luís Alves

E5
1. Evaldo Nespoli
2. Otávio Carradori
3. Riago de Oliveira
4. Leandro Magnusson
5. RosrigoGomes

E6
1. Pelmio de Carvalho Filho
2. Carlos Augusto Constantino
3. Clericson Alan
4. Júlio Cesar Pereira
5. Marcos Barros

E7
1. Fábio Wolf Campos
2. Alexandre Fernandez
3. José Alexandre Tommazo
4. Adalberto Gerez
5. Washington Caipira

E8
1. Tiago Henrique Pires
2. Giuliano Luiz Greco
3. Gustavo Belintani
4. Cássio Isidoro
5. Bruno Viviani

Feminina
1. Marcella Gomes Gonçalves
2. Janaina Souza
3. Tainá Aguiar
4. Stefany Serrão
5. Lilian Chagas

Clube
1. Gas Gas Racing Tem
2. Bike Box
3. Interatlantica/IMS/Estopa Joanita
4. Multracing
5. Mão Colada

Equipe
1. Gas Gas Racing Tem
2. Pindorama Racing
3. Bike Box
4. Interatlantica/IMS/Estopa Joanita
5. Caça Trilha

A Copa EFX Honda ASW é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, tem o patrocínio da Honda e ASW, co-patrocínio Motofield, Red Dragon e Power Motorrad, e apoio Dust Off Road, JetFio, Estopa Joanita, Sacramento, Sig Visual e Prefeitura Municipal de Itupeva (SP).

Resultados completos para download:
Resultado por Categorias
Resultado Equipes
Resultado Clubes
Imagens Relacionadas:

Parque fechado

Copa EFX Honda ASW

Rômulo Bottrel

Copa EFX Honda ASW

Extreme Teste

Copa EFX Honda ASW

Travessia do Shopping SerrAzul

Copa EFX Honda ASW

Pódio da categoria Elite

Copa EFX Honda ASW

Pilotos enfrentaram um Cross Teste, um Extreme Teste e dois Enduros Testes

Copa EFX Honda ASW

Itupeva (SP) é tradicional palco da abertura do campeonato

Copa EFX Honda ASW

Largada do Cross Teste

Copa EFX Honda ASW

Ronald Santi, líder da E3

Copa EFX Honda ASW

Prova promocional de Cross Country nas categorias Infantil e Infanto Juvenil

Copa EFX Honda ASW

Rômulo Bottrel na travessia do Shopping SerrAzul

Copa EFX Honda ASW

Seção de pedras no Extreme Teste

Copa EFX Honda ASW

Luiz Felipe Rosendo conquistou a vitória na E2

Copa EFX Honda ASW

Extreme Teste

Copa EFX Honda ASW

Marcella Gonçalves venceu a classe feminina

Copa EFX Honda ASW

Pilotos concentrados na largada do Cross Teste

Copa EFX Honda ASW

Parque Hopi Hari faz parte do cenário da competição

Copa EFX Honda ASW

Márcio Joanita Nascimento na seção de pedras do Extreme Teste

Copa EFX Honda ASW

Rigor Rico é o vice-líder da Elite

Copa EFX Honda ASW

Travessia do Shopping SerrAzul é atração da prova

Copa EFX Honda ASW





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet