X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa São Paulo - 6ª etapa - Atibaia - SP
Publicado em: 19/11
Clique e saiba mais

Campeonato é encerrado na Pista do Alemão
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio




Alfredo Pestana
A sexta e última etapa da Copa São Paulo de Motocross aconteceu nos dias 12 e 13 de Novembro, na famosa pista do Alemão, em Atibaia. Os campeões de sete das doze categorias do campeonato já estavam definidos, mas em todas as provas o público pôde conferir muitas disputas, e nem mesmo os já consagrados campeões aliviaram a mão debaixo de um Sol que castigou os competidores. Descubra nas linhas abaixo como foram as baterias, e quem foram os demais campeões.

Na primeira bateria do dia, a 125cc Amador B, Alfredo Pestana largou na ponta para dominar toda a bateria. Pestana acelerou forte durante toda a prova, e abriu grande vantagem até receber a bandeirada quadriculada distante do segundo colocado. Gabriel Oliveira e Caio Evangelista começaram bem a prova, na segunda e terceira posições, mas os dois pilotos caíram na terceira volta. Gabriel voltou várias posições atrás, enquanto Caio teve um prejuizo maior, tendo que abandonar a prova. Melhor para o campeão antecipado da categoria, Danilo Lima, que assumiu a segunda posição ao ultrapassar Kiko Mantovani. Kiko não se deu por vencido, e deu trabalho durante todo o restante da bateria, mas Danilo confirmou o segundo posto pouco a frente de seu adversário. Rafael Rateiro e Tiago Pioli completaram o pódio.


Guilherme Zago Xuxa
William Camargo liderou o início da Nacional Amador, mas foi perdendo posições no decorrer da prova, e terminou fora dos cinco primeiros. Guilherme "Xuxa", assumiu a ponta na segunda volta, trazendo com ele Eliandro "Tonelada" Consorte. Aos sete minutos Xuxa já se via isolado na frente, enquanto Tonelada e Person Pauletto sentiam a pressão de Valdemyr Ricardo, o Beto, que saiu de uma péssima largada, e passou os dois para assumir a segunda posição. Foi apenas nos minutos finais da prova que Beto conseguiu encostar em Xuxa, começando uma emocionante disputa pela vitória. Mesmo sob pressão, Xuxa consegue manter a posição, e comemora muito sua vitória, com Beto em segundo. Mais atrás chegou Tonelada, também tendo que suportar a pressão de Tiago Pioli, quarto colocado. Ivan de Oliveira foi o quinto colocado, depois de uma má largada. Essa categoria já tinha Beto como campeão.


Victor Tsuji
A 125cc Amador A largou em seguida. Os cinco primeiros colocados formaram um pelotão que corria no mesmo ritmo. Victor Tsuji assumiu a liderança na terceria volta, depois de superar Gustavo Pagliacci e Roberto Vilalva. Em seguida estavam Bruno Lima, já campeão da categoria, e Rogério Zanetti. A proximidade entre os cinco primeiros os obrigaram a forçar o ritmo, e em alguns momentos, pequenos erros acabaram por definir o pódio dessa bateria. Gustavo estava bem na prova, mas caiu e perdeu várias posições. Roberto também cometeu erro quando estava próximo do líder, perdeu a posição para Zanetti, e ainda terminou a prova sob a pressão de Bruno Lima, campeão antecipado, que não estava nos seus melhores dias, e também caiu durante a prova. Final da bateria, Victor Tsuji venceu depois de uma prova perfeita e sem erros. Rogério Zanetti chegou logo atrás, Roberto Vilalva foi o terceiro, Bruno Lima o quarto colado, e Tiago Salvioni o quinto. 


Paulo Giovani



Thales Villardi
Valmir Polaco pulou na frente ao cair o gate para a categoria Nacional Intermediária, mas já na segunda volta, Paulo Giovani mostrou porque já é o campeão da categoria, e passou Polaco para seguir em uma prova solitária. Polaco caiu aos seis minutos, cedendo a posição para Beto. Treze minutos de prova, os três primeiros colocados estavam isolados, e nenhuma alteração parecia possível, mas para o azar de Beto a corrente de transmissão de sua moto caiu, fazendo-o peder muito tempo para retornar a prova. Xuxa assumiu então a segunda posição. Tiago Pioli, segurando a pressão de Polaco, garantiu a terceira colocação, com Beto chegando apenas na quinta colocação.

Uma ilustre, e grata presença na 80cc. O campeão paulista e brasileiro dessa temporada, Thales Vilardi, veio prestigiar o evento, e como não poderia deixar de ser, venceu com facilidade, muito a frente do segundo colocado, Rodrigo Rateiro, que também terminou a bateria isolado. Samantha Trindade, Fernando Micleli e Rodrigo Freitas completaram o pódio. Pedrinho Ramos não participou da prova, mas já havia garantido o título na etapa passada.


Luis Biazotto
Na 125cc Intermediária, Tiago Tsuji e Danilo Lima largaram lado a lado, mas Tiago deu azar e caiu ainda na primeira volta. Thales Vilardi alinhou mais uma vez, e com sua pilotagem tranquila e consistente em pouco tempo já ocupava a primeira posição, trazendo com ele Heinz Crispim, pilotando uma KXF 250cc emprestada. Os dois primeiros foram se isolando dos demais pilotos, enquanto mais atrás Danilo torcia o cabo de sua dois tempos para garantir a terceira colocação. André Veiga foi o quarto e Chico Giannetti o quinto colocado. O campeão dessa categoria já havia sido definido, e é Chico Giannetti.

João Carlos Nunes, o Pezão, largou na ponta da Sênior 125, mas não suportou mais que cinco minutos o ritmo de Luis Biazzoto, e permitiu a ultrapassagem. Os primeiros colocados pilotaram próximos, num ritmo forte, e qualquer erro era punido com perda de posição. Pezão, foi superado também por Roberto Vilalva. Flavio Loffredo superou Kiko Mantovani e assegurou a quarta colocação. Filemon vareda, velho conhecido das páginas de teste da revista Dirt Action, participou da prova, e ocupava a quarta posição quando abandonou demonstrando cansaço. Nessa etapa, Pezão, que já estava com uma mão na taça, foi consagrado compeão da categoria. 

A principal categoria nacional, a MX-N, além de reunir os pilotos mais rápidos (entre as nacionais), na pista do Alemão conta com um clima de rivalidade maior. Isso porque muitos pilotos dessa categoria são locais, e a torcida comparece em peso para torcer por seus idolos. A já conhecida rivalidade entre Polaco, Paulo Giovani e Beto nessa prova fica ainda mais forte, e na largada justamente esses três pilotos assumiram as primeiras posições. Beto ficou na terceira posição, e aos poucos foi perdendo contato com Polaco e Paulinho. Polaco, no meio da bateria tinha certa folga, e parecia que essa seria dele, mas Paulinho não decepcionou a torcida, foi encostando em Polaco, roubando-lhe a posição na última volta, arrancando aplausos do público presente. Juliano Tavella e Ivan de Oliveira completaram o pódio. 


Fábio Aleixo


No início da Sênior Open, Fábio Aleixo, Pezão, Geo Ganzaroli e Edu Pinheiro estiveram muito próximos. Aleixo foi abrindo enquanto Pezão, Geo e Edu se acotovelavam nas curvas do circuito, até que um toque de Geo na roda de Pezão o tirou da disputa. Pezão a muito custo segurou a força da CRF 450cc de Edu Pinheiro, e foi recompensado com a segunda colocação. Geo se recuperou até o quarto posto e Carlinhos Veniss chegou em quinto. Nove pontos separava Aleixo de Pezão na classificação geral, com a vitória Aleixo pôde comemorar também a consquista do título.


A disputa pela liderança na MX2
Chico Giannetti largou na frente de Thales Vilardi e Pedro Ramos na prova mais forte do dia, a MX-2. Os três primeiros abriam rápido dos demais, e aos cinco minutos de prova Thales fechou o traçado em uma das curvas para assumir a liderança. Pedrinho vinha bem, mas caiu e perdeu posições, dando tranquilidade a Chico para terminar a prova no segundo posto. André Veiga foi o terceiro, Pedro Ramos o quarto e Giovani Bondança o quinto colocado. O campeão nessa categoria ainda não estava definido, mas Pedrinho tinha boa vantagem para Giannetti, e mesmo chegando duas posições atrás, o piloto local conseguiu confirmar a conquista do título.

Mais uma vez Fabio Aleixo largou na frente, agora na MX-1, mas dessa vez teve uma parada dura pela frente. Heinz Crispim largou na terceira posição, e rapidamente tratou de pressionar Edu Pinheiro para não permitir que o lider escapasse. Heinz conseguiu a segunda posição e foi diminuindo a diferença que o separava de Aleixo. Heinz tentou de todas as formas, mas Aleixo usou toda sua experiência para conter as investidas do jovem piloto. Os dois receberam a bandeirada ao mesmo tempo, com Aleixo na frente. Geo Ganzarolli dessa vez não caiu, conseguindo assim garantir o terceiro posto, seguido de Edu Pinheiro e Paulo Roberto. Danilo Toríbio, já campeão da categoria, não participou da prova, mas também esteve presente prestigiando o evento.


Heinz Crispim
Na última bateria do dia, a Força Livre, não teve pra ninguém. Heinz Crispim foi perfeito desde a largada, acelerou forte sua moto, sem cometer erros, e recebeu a bandeirada quadriculada com muita vantagem para o segundo colocado, André Veiga, que assumiu a colocação nos instantes finais da bateria, ao superar Chico Giannetti. Pulo Roberto e Guilherme Castanho completaram o pódio. Giannetti já havia garantido o campeonato nessa categoria.

Bom, fim de prova, fim de um dos campeonatos mais bem organizados da temporada, que inclusive, segundo sitação de um dos participantes da prova, deve servir de exemplo para outros organizadores, que organizam procas "maiores" ou mais "profissionais". A Copa São Paulo é com certeza um dos mais extensos campeonatos do esporte (12 categorias!), e mesmo assim a organização dá um show mostrando respeito pelos participantes, um show de competência na manutenção da pista (foram nada menos do que 3 manutenções de pista durante o domingo), e no cumprimento do cronograma. 

A prova é especilamente boa nessa pista, que conta com uma estrutura invejável, com irrigação permanente, vários tratores trabalhando ao mesmo tempo... Bom, enfim, sem me alongar demais, meus cumprimetos pessoais a toda equipe da Extreme Racing, ao Alemão, ao Sr Sérgio e todos os que trabalharam no campeonato e nessa etapa em especial. 

E um último apelo a vocês pilotos, que também tem todo meu respeito e admiração, prestigiem eventos dessa natureza, compareçam e fortaleçam eventos que mostrem preocupação com a segurança dos pilotos, que mostrem respeito a vocês, que fazem a festa, que são os astros principais desse espetáculo chamado motocross. Só assim esse belo esporte irá crescer, criando condições para, quem sabe num futuro próximo, o Motocross se tornar mais um esporte "profissional" em nosso país. 


Equipe da Extreme Racing, organizadora da Copa

Ah, mais uma, aguardem a Copa Verão, Junior (Extreme Racing) e Alemão vão arrebentar mais uma vez logo no início de 2006. Ufa, é isso, um abraço a todos, e nos vemos nas pistas!

Resultados

P. Força Livre Equipe
1 150 Heins Chispim MR Pró , File
2 550 Andre Veiga V V Racing Team
3 181 Francisco Gianetti Neto FAGI , Paulo Nºr
4 700 Paulo Rober (Betinho) Chama, America Sports, Tangs
5 134 Guilherme Cascalho CIA Athética
6 747 Ciacio Andrea RM Motos
7 82 Rafael Batista Arruda Dutrafer Reciclagem Industrial
8 194 Everton de Oliveira Pozzanti DR Car
P. MX1 Equipe
1 85 Fabio Aleixo Santos DirectLink , Carlão Racing
2 150 Heins Chispim MR Pró , File
3 209 Geo Ganzarolli Sagui Racing
4 400 Eduardo Andrade Madeiras Pinheiro
5 700 Paulo Rober (Betinho) Chama, America Sports, Tangs
6 134 Guilherme Cascalho CIA Athética
7 82 Rafael Batista Arruda Dutrafer Reciclagem Industrial
8 987 Cristiano Bueno de Souza
9 847 Jairo Carlos da Silva "Jairão" Dino Motos, R7 Automoveis , Markley
10 122 Sergio Bellini Junior
P. MX2 Equipe
1 7 Thales Vilard Felix da Silva Hon Racing , Fox , Mx Tech , Orbital
2 181 Francisco Gianetti Neto FAGI , Paulo Motor
3 550 Andre Veiga V V Racing Team
4 13 Pedro Ramos
5 170 Giovani Bondança
6 92 Thiago Rubio Salvioni Input Gráfica
7 226 Victor Tsuji Z Racing, All Clean, GPS Center, Tsuji Flores
8 29 Rafael Rateiro Nicolau Cadilac Centro Automotivo
9 413 Gabriel G. Almeida
10 18 Rony Edson 13 motos
P. Sênior Equipe
1 85 Fabio Aleixo Santos DirectLink , Carlão Racing
2 5 João Carlos Nunes Pezão
3 400 Eduardo Andrade Madeiras Pinheiro
4 209 Geo Ganzarolli Sagui Racing
5 379 Carlos Veniss V O S , Tampinha
6 42 Julio Cesar Tessaro
7 36 Gustavo Franklin San Rio , Hello Kitty
8 224 Luiz Bragança
9 996 Ricardo Andrade Madeiras Pinheiro
10 54 Edson Straub Moto Penha
P. MX-N Equipe
1 15 Paulo Giovani de Oliveira SKF, Vip Munck, Pico Rodas, RR Veiculos, Sebilosky, ACR
2 4 Polaco Polaco Preparações
3 71 Valdemyr Ricardo da Silva
4 79 Juliano Tavella Julimar Diesel
5 98 Ivan de Oliveira Mila Motos Itatiba, Vip Munck, Sebiloski Preparações, Pico Rodas
6 92 Thiago Piolli LM Preparações, SKF Rolamentos
7 284 Adauto R. de Oliveira Dablio
8 86 Diego Bremer Projeto Motos
9 69 Bruno Ribeiro Rota Baús
10 95 José Donizetti Faria Zelão Terraplanagem, Equipe de Piracaia
P. 125 Sênior Equipe
1 16 Luis Biazoto
2 352 Roberto Geraldo Vilalva Jet Time
3 5 João Carlos Nunes Pezão
4 269 Flavio Loffredo América Sports, Age Motos, Sebilosk
5 521 Cristiano Mantovani Luxor Engenharia
6 93 Alexandre Vieira Horto Veículos , Jobi Car
7 4 Renato Franco Mendes
8 379 Carlos Veniss V O S , Tampinha
9 302 Antonio Cesar Otero
10 255 Alessandro Patelli
P. 125 Intermediária Equipe
1 7 Thales Vilard Felix da Silva Hon Racing , Fox , Mx Tech , Orbital
2 92 Heins Chispim MR Pró , File
3 19 Danilo Lima Barney Motos, América Sports
4 550 Andre Veiga V V Racing Team
5 181 Francisco Gianetti Neto FAGI , Paulo Motor
6 54 Fernando Sibinel
7 411 Rogério Victor Zanetti Zanetti Motos Hon
8 170 Giovani Bondança
9 74 Thiago Koji Tsuji Z Racing, All Clean, GPS Center, Tsuji Flores
10 731 Jorge Mattar RM Racing , ASW, Ecodunas
P. 80cc Equipe
1 17 Thales Vilard Felix da Silva Hon Racing , Fox , Mx Tech , Orbital
2 2 Rodrigo Rateiro
3 7 Samantha Jurça Trindade Z Racing , Ultragrip , SP Finance, Motorani, Goop
4 32 Fernando Micleli FX Pro Filter , Motorani
5 151 Rodrigo Gaspar de Freitas General - Motos Brasil Racing Próx
6 110 Diego Neves Express Brasil
7 11 Andre Felipe do prado Veloso Estacionamento Veloso e Drogaria Rodoviária
8 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros Corretora
9 22 Pedro Nougalli
10 25 Kaleb Rosan
P. Nacional Intermediária Equipe
1 15 Paulo Giovani de Oliveira SKF, Vip Munck, Pico Rodas, RR Veiculos, Sebilosky, ACR
2 284 Guilherme Zago Grunwald (XUXA) Guaicurus, Freedom Fog, Posto do Trevo, Turella
3 92 Thiago Piolli LM Preparações, SKF Rolamentos
4 4 Polaco Polaco Preparações
5 71 Valdemyr Ricardo da Silva (Beto)
6 308 Eduardo Rocha (DuDu) Usimor Usinagem
7 98 Ivan de Oliveira Mila Motos Itatiba, Vip Munck, Sebiloski Preparações, Pico Rodas
8 77 Ralph Carlos Jr Constar Hon, Dablio, Alex Preparações, HSJ
9 95 José Donizetti Faria Zelão Terraplanagem, Equipe de Piracaia
10 48 Hélio Ap. Turela Turela
P. 125 Amador Equipe
1 226 Victor Tsuji Z Racing, All Clean, GPS Center, Tsuji Flores
2 411 Rogério Victor Zanetti Zanetti Motos Hon
3 352 Roberto Geraldo Vilalva Jet Time
4 4 Bruno Lima BarneyMotos, Borracharia 2 Irmãos
5 92 Tuiago Rubio Salvioni Input Gráfica
6 29 Rodrigo Rateiro
7 171 Ricardo P. Silva
8 120 Rogério Louro Viagens Visual
9 47 Renato Franco Mendes
10 255 Alessandro Patelli
P. Nacional Amador Equipe
1 284 Guilherme Zago Grunwald (XUXA) Guaicurus, Freedom Fog, Posto do Trevo, Turella
2 71 Valdemyr Ricardo da Silva (Beto)
3 119 Eliandro Consorti (Tonelada)
4 92 Thiago Piolli LM Preparações, SKF Rolamentos
5 98 Ivan de Oliveira Mila Motos Itatiba, Vip Munck, Sebiloski Preparações, Pico Rodas
6 308 Eduardo Rocha Usimor Usinagem
7 86 Diego Bremer Projeto Motos
8 46 William Camargo Orgagil Materiais p, Construção
9 128 Alexandre F. Guizada Blocos Nalini , São João Motos , Lubricar
10 69 Bruno Ribeiro Rota Baús
P. 125 Amador B Equipe
1 132 Alfredo Basanta Z Racing, All Clean , GPS Center , Tsuji Flores
2 19 Danilo Lima Barney Motos, América Sports
3 521 Cristiano Mantovani Luxor Engenharia
4 29 Rafael Rateiro Nicolau Cadillac Centro Automotivo
5 32 Thiago Piolli LM Preparações, SKF Rolamentos
6 122 Adriano L. F. Almeida Guizero Racing
7 13 Rony Edson 13 Motos
8 226 Gabriel Oliveira Equipe Prest. De Serviços, All Clean, Z Racing, Tsuji Flores, GPS Center
9 648 Bruno Ferraz Circuit, Operdreans, GonrBy Motocroos Shool
10 118 José Luis Marcon Jet Time






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet